segunda-feira, 9 de junho de 2014

O TDAH SEM NOÇÃO




Sempre imaginamos que a Ritalina ( ou qualquer outro medicamento) vai mudar nossas vidas, vai transformar-nos em dínamos de eficiência e perfeição. Mas existem várias facetas do TDAH em que os remédios não atuam.
Você tem noção de tempo? Eu não. Principalmente médio e longo prazo.
Sempre sou surpreendido pelas datas e eventos. De nada vale me convidar, ou agendar algo comigo com antecedência. Aliás, quanto mais antecedência pior.Trinta dias me parecem uma eternidade, algo tão longínquo... De repente, chegou! Fico louco.
- Meu Deus! Como já é o dia do evento?
Muita gente acha que é conversa fiada, afinal trinta dias são trinta dias aqui ou no Irã. Um mês. Mas a minha noção de tempo é diferente, acho distante, me mantenho relaxado e tranquilo. E os dias vão se esvaindo sem que eu perceba.
Depois de amanhã é o dia D, a data fatídica e inadiável. E eu nada fiz em relação a isso.
Avise-me em cima da hora e eu me manterei em alerta. Simples assim.
Mas não é apenas o tempo, o dinheiro é igual.
Ele tem o dom de acabar sem que eu perceba, de forma inesperada, sem um aviso sequer.
E ele acaba! Eu não sabia disso! Sempre achei que existia uma fada que repunha o dinheiro na minha conta. Mas não! Na verdade existem seres malignos que surrupiam lentamente pequenas somas de meu dinheiro, fazendo com que eu perca a conta.
E aí eu tiro um extrato. Claro que só tiro o extrato quando o saldo está nas últimas.
E num passe de mágica, todas as despesas ali relacionadas foram feitas por mim!
Isso é um absurdo!
Deveria existir muito mais dinheiro nessa conta!
Mas não há!
Os bancos são mestres em hipnotizar a gente para que acreditemos que fomos nós mesmos que usamos aquele dinheiro.
Dia desses quase tive um infarto; surgiu diante de mim uma despesa que eu não havia feito. E uma despesa alta, significativa. Claro, pensei na hora, clonaram meu cartão. Até senti um certo alívio. O banco vai repor o meu dinheiro.
Conferi de novo; função débito com a data da véspera. Eu tinha encontrado a razão dos meus sobressaltos, alguém vinha clonando meu cartão.
Qual o quê! Um raio caiu sobre mim iluminando minha mente: EU HAVIA PAGO UMA CONTA NA VÉSPERA, EXATAMENTE NAQUELE VALOR!
Fiquei mortalmente ferido. Eu não podia responsabilizar a ninguém.
Saí do banco esbravejando  e amaldiçoando meu salário, minhas despesas e a mim mesmo. E claro, ao TDAH, que nessa hora é ótimo ter algo para empurrar a responsabilidade.
De novo surpreendido pela absoluta falta de noção!
Até quando?

16 comentários:

  1. Alexandre, venho passando pelo mesmo sentimento. Meu tempo anda numa velocidade diferente do mundo e isso tem me desgastado muito. São tantos os efeitos atuais que nem sei por onde começar, estou sem forças pra sair do fundo do poço. Dá vontade de parar com tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a vontade, parar o mundo; ou o tempo.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    2. Quantas vezes eu tive vontade de ter um controle remoto para pausar o mundo. :(

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, faça como eu, decretei moratória em todos os meus cartões, devo não nego pago quando puder, faze o que? deixar a minha familia passar fome por conta dos altos juros cobrado pelos bancos. relutei muito, mas agora cancelei todos os cartões, lembram do ditado " ou vai pelo amor ou pelo dor ", esta muito dificil mas vamos superar.
    abraço
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Marcelo. O meu problema é não conseguir controlar meu dinheiro. Esqueço que paguei uma conta e não tenho mais todo aquele saldo...
      Um saco.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  4. Pessoal, não sei vocês, mas eu sou uma pessoa que quer muita coisa, e tudo ao mesmo tempo. Dá vontad ede ser rico para ter tudo, mesmo eu sabendo que não sou e que dificilmente serei. Existe em mim uma tendência forte que me leva a criar Fantasias na minha cabeça. O que eu não entendo é por que eu realmente acredito nessas fantasias, enquanto as estou imaginado. Será que não é só algo psicológico? Mesmo que o remédio ajude, tudo isso é só imaginação, e uma tendência forte em mim. Não parece ser nada biológico... parece ser realmente só uma característica minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ''mas eu sou uma pessoa que quer muita coisa, e tudo ao mesmo tempo''Descreve a mim perfeitamente,acho que somos impacientes e ate mesmo imaturos,maturidade reconhecida e ter maturidade de mudanças.Um dos exemplos bobos meu e que quero ler vários livros de uma vez só,pego um,leio outro e assim sucessivamente,no final,leio todos por incompletos.

      Eu,TDAH É Insatisfeito.

      Excluir
    2. Isso é típico do TDAH. Nossa mente é quase incontrolável e nossa insatisfação nos leva a fantasiar com uma vida que não temos e, provavelmente, nunca teremos.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  5. Alexandre, como sempre, você escreve e descreve com perfeição!!!
    Lendo o texto acima, assumo, essa sou eu....
    E só posso acrescentar que, além de arcarmos com toda a alta carga de consequências arrasadoras - por tudo isso -, fatalmente somos chamados de "irresponsáveis", "folgados", ou coisas ofensivas do gênero... E isso "apenas", acarreta mais um fardo imenso a se carregar... Sem dúvida, não ter noção do tempo nos "transforma", aparentemente, perante os outros... num ser "sem noção"... O que bem sabemos, não é verdade... Eliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É engraçado, Eliana, a minha noção de tempo é defeituosa. Quando imagino uma distância enorme o troço tá em cima de mim. Estou sempre sendo surpreendido.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  6. Ai ai ai,perda de noção de Tempo? rsr Quem dera se nós tivéssemos apenas a perda de noção de tempo,são milhares de sintomas negativos,isso acaba com minha auto estima particularmente,eu aparento ser uma pessoa burra socialmente mesmo não sendo,qualquer pessoa que conversa comigo perceberá que sou ate bastante inteligente,porem,as minhas atitudes mostra muito pelo contrário.

    Sou distraído,esquecido,perco meus objetos pessoais frequentemente,minha atenção por 15 horas por dia e mínima só não e mais porque dormo rs,descuidado,minha procrastinação e imensa(pois sei que no fundo não sou capaz) impulsivo,desorganizado,não sei analisar o tempo e planejar as obrigações e deveres,quando percebo,''Olha,falta um segundo pra você terminar o que deveria ter começo e não começou,nessa hora,como já de costume,sento no sofá com uma decepção e desorgulho próprio,na verdade,minha honra e orgulho próprio se desfez totalmente,não me sinto Homem e capaz de enfrentar essa Vida competitiva e Cruel,aonde a lei da Natureza prevalesse,o mais Fraco não tem vez.

    Se você que leu esse meu relato e um dia teve esses mesmos sintomas que tenho atualmente Me ANIME e diga que conseguiu Sair dessa Vida Maldita,não precisa ser um comentário verídico e verdadeiro,e só pra poder sonhar que um dia vou sair Dessa.

    Eu,TDAH É Insatisfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, amigo Anônimo, curar-se você não vai; mas melhorar com certeza você consegue.
      Você se trata? Toma remédios?
      Se sim, volte ao seu médico e rediscuta seu tratamento, sua dosagem, seu remédio.
      Se não, procure já um médico e trate-se, a gente muda muito.
      Se sua condição financeira permitir, faça uma Terapia Cognitiva Comportamental, é uma super ferramenta de apoio.
      Boa sorte!
      Alexandre

      Excluir
  7. Eu sou expert em falta de noção. Não sei se é por eu estar sempre por fora do que realmente acontece a minha volta, mas tenho o dom de falar o que não podia, e fazer o que não devia. Sempre. Todo dia, o dia inteiro. Não acerto uma. Faço comentários indelicados, tenho atitudes inconvenientes, e para os outros, estranhas. Muitas vezes, quero dizer algo amistoso, mas por falta de traquejo meu, parece que insinuei algo ofensivo, e o que era pra ser um bate papo acaba em desentendimento.
    Prometo sempre pra mim mesma que vou ser mais atenta, mais perceptiva, mas no dia seguinte faço tudo igual.
    Falta de noção é comigo mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha falta de noção me faz ser sempre inconveniente, grosseira, sem tato, sempre sem eu querer e sem perceber. Sou sempre a esquisita. Isso me faz viver com medo de interagir com os outros. Sou o contrário dos outros, quanto mais eu quero agradar uma pessoa, menos eu falo, por que já sei o que vem.

      Excluir
    2. Acho que nesses casos, o ideal é pensar antes de responder, ou se estiver fora do ar, fique em silêncio. O silêncio é de ouro.
      kkkkkkkk
      Abraços
      Alexandre

      Excluir