terça-feira, 19 de março de 2013

O TDAH E A ALMA QUE ME HABITA





Que alma é essa que me habita e não se basta?
Que precisa acorrentar-se a outra pra sentir-se viva?
Que coração trago no peito que só sabe bater em resposta a outro?
Por onde vaga minha mente que só vê sentido quando em sintonia com outra?
Quem sou eu?
Esse sou eu, ou apenas uma projeção daquilo que eu poderia ser se minha vida me bastasse?
Se minha vida me coubesse.
Se viver minha vida me satisfizesse.
Meus pés me levam por caminhos conhecidos, mas meus olhos recusam-se a enxergá-los.
Tropeço nos mesmos lugares, caio nos mesmos abismos, meu peito sangra mais uma vez.
Que alma é essa que não se satisfaz com seu próprio corpo?
Que coração é esse que sente-se triste na tranquila estrada de mão única?
Os pés cobertos de cicatrizes demonstram o erro das escolhas; mas o que fazer se um coração enegrecido de tristeza só pulsa de felicidade ao ouvir com nitidez o eco de outro coração?
E tudo o que a mente pensou, todas as estratégias racionais que foram armadas, o aparente poder da razão sobre o coração, reduzem-se a pó, esmigalhados pelo poder infinito de uma alma vulcânica. Como um tsunami implacável, os sentimentos arrastam toda a força da razão levando consigo a prudência, a cautela e
a vontade de mudar o próprio destino.
O cenário que se desenha é conhecido:  toda a força e beleza do vulcão e suas consequências funestas.
Mas, lá no âmago da montanha incandescente, existe a esperança; esperança não, a certeza, de que um dia, uma flor há de brotar na lava fria e será o início de um enorme jardim que cobrirá o vulcão eternamente.

13 comentários:

  1. Gostaria de compartilhar com vocês minha experiencia, estou tomando concerta a 14 dias e tenho sentido efeitos mais negativos do que positivos, minha ansiedade aumentou e geralmente durante o dia quando o efeito do remedio vem mais forte, sinto mão gelada e com suor, estou sentindo um efeito semelhante ao de subistancias como MDMA so que em doses bem menos fortes.
    A sensação que me passa é que parece que estou meio chapado e com pouca emoção, esse sentimento de letargia é normal no inicio?

    obrigado amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, amigo!
      Eu nunca tomei Concerta, mas é a mesma substância da Ritalina e não tive esse tipo de sintoma. O que tive foi perda da fome e mãos trêmulas. É importante que você relate isso ao seu médico e discuta com ele se mantém esse mesmo medicamento, ou essa mesma dosagem. Eu, por exemplo, comecei com Ritalina LA mas ficava irritado demais, passei pra Ritalina comum e foi muitíssimo melhor.
      Mas não desista do tratamento, ele é fundamental pra nossas vidas.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  2. Estou tomando Concerta XL desde novembro do ano passado, tenho sofrido com os efeitos colaterais, principalmente a irritabilidade, pensamentos ruins e ansiedade, eu nao consigo parar de roer as minhas unhas, nunca foi tao intenso, sem contar que continuo fazendo varias coisas ao mesmo tempo, gastando o que nao posso, e perdendo a nocao do tempo, estou esperando minha proxima consulta para pedir um novo medicamento, pois, ja se passaram quatro meses e os efeitos continuam, ja estou cheia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Você está certíssima, converse com seu médico sobre esses efeitos. O remédio tem de ser uma solução e não um problema. Quando comecei meu tratamento tomava a Ritalina LA, fiquei irritado demais. Explosivo. Conversei com a minha médica e mudei para a Ritalina comum, foi ótimo. Tente essa mudança, ou de dosagem, mas tenha um canal aberto com seu médico para discutir essa questão, é fundamental que você se dê bem com o remédio. O tratamento é duradouro, e nós TDAHs temos tendência a abandonar tudo que demore um pouco mais, imagine se tiver efeitos colaterais. rsrs
      Um abração e boa sorte no tratamento, não o abandone, sua vida vai agradecer muito.
      Alexandre

      Excluir
  3. Olá Alexandre como vai?

    Assim como muitos que comentaram aqui, procurei um médico, por causa da dificuldade fora do normal que tinha nos estudos. Tomo ritalina e os efeitos tem sido muito bons.

    Mas não era sobre isto que eu queria dizer. Sei que você não é medico, mas mesmo assim gostaria de fazer uma pergunta.
    Tenho um primo, que deve ter uns 22 anos agora. Quando ele tinha 1 ou 2 anos, ele teve várias convulsões, teve até parada cardíaca, foi bem grave e ele quase morreu.
    Durante muito tempo ele tomou aquele medicamente Gardenal.
    Esse meu primo sempre foi muito mal nos estudos, terminou o ensino médio fazendo supletivo. Agora esta fazendo odontologia, e me parece que não é bom aluno.
    O pai e a mãe dele, dizem que ele nunca foi bem na aula porque é "vagabundo".
    Fico pensando se o fato dele ter tido convulsões quando era criança pode ter afetado o ritmo de aprendizagem dele.
    Até hoje, ele frequenta médicos, sempre fazendo eletrocardiogramas da cabeça.

    Não sei se estou certa, mas ouvi dizer que a convulsão "queima" muitos neurônios.
    Você acha que a convulsão pode ter afetado o cérebro dele, a ponto de afetar a aprendizagem? Tenho muita vontade de dizer a ele para procurar meu neurologista e relatar o caso dele.
    Mas por outro lado, esse meu primo faz tratamento com medico até hoje, e o médico dele já deveria ter diagnosticado algo.
    Ei, bela poesia, pra quem tem tdah você escreve bem até demais!

    Ana Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Ana Lúcia!
      Não sou médico, mas por experiência própria, as convulsões não afetam a inteligência de ninguém. Logo abaixo você elogia minha escrita e eu também tive convulsões na infância e cheguei a tomar Gardenal. E estou aí. Eu acho que ele deveria, sim, procurar um outro médico para avaliar o tratamento que está sendo feito.
      Agora, um cara que faz odonto não deve ser tão vagabundo assim. Se bobear, os próprios pais são responsáveis pelo jeito dele. Eles não o super protegeram na infância? Um menino que quase morreu...
      As vezes o que ele precisa é de um psicólogo, que o ajude a centrar-se melhor.
      TDAH sempre tem fama de vagabundo, eu já tive. Quem sabe?
      O caso dele é bastante complexo, ele deveria procurar ajuda mesmo.
      Um abração e obrigado
      Alexandre

      Excluir
    2. Oi Alexandre obrigada pela resposta.

      Voce disse algo que eu esqueci de comentar, realmente os pais e as irmãs mais velhas ( ele é o caçula), o superprotegeram depois dessas convulsões.
      Ele sempre foi e é até hoje muito arteiro. É do tipo de desliga o relógio de luz da casa dos outros, quando esteve no quartel foi até detido por mal comportamento. Ele está sempre aprontando alguma coisa. As pessoas da nossa família até falam que ele tem um parafuso a menos...
      Mas apesar disto é um menino muito educado e amoroso com todos.
      Ele está fazendo odontologia, porque entrou numa faculdade particular, onde não havia muita concorrência. Antes de odonto, ele estava fazendo enfermagem.
      Só sei que os pais o cobram demais, porque ele não se sai bem nos estudos.
      Mas quando eu falar com ele, vou recomendar uma consulta com meu neurologista. Mais uma vez obrigada por esclarecer minha duvida.
      Ana Lúcia

      Excluir
    3. Oi Ana Lúcia!
      Pois é, os pais muitas vezes são responsáveis por boa parte dos problemas dos filhos. Tenho uma amiga psicóloga que diz que o excesso de amor é mais prejudicial para uma criança do que a falta dele. Em geral, o excesso de amor impede a pessoa de crescer e de 'aparelhar' para a vida.
      E essa cobrança também deve ser um negócio só de fachada. Ele já deve ter percebido que as cobranças não resultam em nada prático, são vazias como bolhas de ar.
      Trabalho com uma pessoa assim. O pai faz um escândalo danado, ameaça, mas ele chega no trabalho meio dia de ressaca, gasta o dinheiro do pai, cria atrito com todo mundo.Ele, e todos nós que os conhecemos sabemos que as ameaças do pai não passam disso.
      Um grande abraço
      Alexandre

      Excluir
  4. Ola gostaria de saber se ha alguma previsao para a venda da ritalina voltar ao normal pois estou prestando exame da OAB e tenho q estudar... estou preocupada com o fato de ficar sem o remedio justamente esses dias...
    Eu tomo a ritalina de 10mg mas acho q vou trocar minha receita para a LA, como ela funciona? é muito diferente da de 10 mg? Obrigada Tas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Alguém postou no blog que a previsão é para o final de abril.
      Não sei se é oficial pois foi anônimo, mas parece que está respondido numa reclamação do site reclame aqui em Salvador.
      Abraços e boa sorte no exame.
      Alexandre

      Excluir
  5. Se você tivesse a opção da cura você a escolheria?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde comecei a tomar concerta hoje 18mg estou estudando pra concurso e o médico me prescreveu. Por enquanto não senti nada de diferente vcs sabem se demora pra começar a fazer efeito?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde comecei a tomar concerta hoje 18mg estou estudando pra concurso e o médico me prescreveu. Por enquanto não senti nada de diferente vcs sabem se demora pra começar a fazer efeito?

    ResponderExcluir