quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A RITALINA NÃO FAZ MAIS EFEITO








De todos os posts que escrevi, o mais lido é o que falo sobre os efeitos da Ritalina. Um dos comentários mais recorrentes é de que, após um tempo, a Ritalina para de fazer efeito. Será?
Gostaria de lembrar que não sou médico, psicólogo ou farmacêutico; sou um mero portador de TDAH que se aventura a descrever experiências, sensações e emoções. Este post não tem qualquer pretensão científica, narro apenas minha experiência com o medicamento.
Em minha primeira consulta com minha Neurologista, Dra. Valéria Modesto, chegamos a conclusão de que devido à minha péssima memória eu deveria usar a Ritalina LA; menor número de tomadas diárias, menores as chances de ficar sem medicamento. Nos primeiros dias os efeitos benéficos são avassaladores; você acorda de um torpor em que estava enterrado há anos. No meu caso cinquenta anos. O problema foi que a Ritalina LA me deixou absurdamente irritado, eu explodia por qualquer coisa, sem a menor paciência pra nada. A solução foi passar para a Ritalina comum.
Passei a fazer uso de dois comprimidos de 10mg por dia, e os tomava religiosamente.
Minha irritabilidade diminuiu muitíssimo e os efeitos benéficos se mantiveram. O problema, é que não sou lá muito religioso, e passei a esquecer de tomar o segundo comprimido. Quando me lembrava, já ia lá pelas cinco da tarde e eu não via mais muita razão pra tomar a Ritinha. Por falta de disciplina, acostumei-me a ficar sem a segunda dose e comecei a achar que não precisava dela. Estava ótimo com apenas um comprimido por dia.
E comuniquei isso à minha médica. Passei então a fazer uso de apenas um comprimido pela manhã e me achei ótimo assim.
Em julho de 2012 minha vida virou um caos. Problemas financeiros e de relacionamento transformaram meu dia a dia num inferno. O que acabou culminando em separação e mudanças radicais em minha vida profissional.  No meio deste turbilhão, um belo dia decidi tomar um comprimido de Ritalina depois do almoço. A cortina se reabriu e eu revi a paisagem da janela. Foi um choque, um choque bom, ótimo. Aí eu percebi o que havia feito com meu tratamento: sem perceber, acostumei-me aos efeitos da Ritalina e achei que não precisava dela. Caí num enorme conto do vigário. Aplicado por mim mesmo. Após um longo período sem o segundo comprimido, ao tomá-lo pude perceber nitidamente seus benefícios, e voltei a tomá-lo; não religiosamente com antes, pois sou um péssimo religioso, mas com uma disciplina de quem sabe que precisa e pode melhorar a própria vida.
E aí eu faço uma analogia com os comentários de que após um tempo de uso a Ritalina deixa de fazer efeito: não caia nessa, você habituou-se ao seu novo ritmo de vida, à sua nova atenção, às suas novas atitudes. Apenas isso. Imagine-se de óculos novos; nos primeiros dias tudo o que você vê é novidade, é lindo, multicolorido, ao final de um tempo você acostuma-se às cores e formas nítidas, mas isso não significa que seus óculos deixaram de funcionar, você é que acostumou-se a um novo padrão visual.
O que você precisa agora é aplicar um nitro na sua Ritalina, não aumentando a dosagem ou mudando de medicamento, mas cercando-se de apoio psicológico, mudança de atitude e ampliando seu auto conhecimento e o seu conhecimento sobre a doença.
Pense nisso: acostumamos a tudo na vida, para o bem ou para mal. Acostumamos também com o medicamento e somente com sua supressão percebemos o quanto ele é eficiente.
Claro que isso não impede de mudar de medicamento ou de dosagem, mas isso deve ser feito baseado na premissa correta e não em uma falsa impressão de que o medicamento que fazia efeito até ontem, deixou de fazer hoje.
Não caia nessa auto sabotagem.

224 comentários:

  1. saudade da Rita. Troquei de médico e ele quer me dar remédio pra ansiedade antes do tratamento da rita. Paciência né fazer o que.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desde que descobri que sou TDA meu médico optou por tratar primeiro a ansiedade pq segundo ele a Ritalina aumenta a ansiedade e eu sou altamente ansiosa.hj depois de 4 meses ele emfim me receitou a Ritalina 10 mg.

      Excluir
    2. Eu até entendi o ponto de vista dele. Realmente a gente aposta muito na Ritalina e ela não faz nenhuma mágica. Mas pelo que vi ela é fundamental no tratamento.

      Excluir
    3. Bom dia!
      Sim, ela é fundamental no tratamento, mas na grande maioria dos casos o TDAH vem acompanhado de outras doenças que os médicos chamam de comorbidades, a depressão e a ansiedade são as de maior incidência.
      Leve seu tratamento a sério, você só tem a ganhar.
      um abraço
      Alexandre

      Excluir
    4. Alexandre,

      Concordo, não desistam. Mas sou meio cético quanto a ideia de que a tolerância não existe. Tenho lido estudos e artigos falando que a Ritalina (e outros remédios psiquiátricos) não é solucão de longo prazo (LONG TERM SOLUTION). Se quisermos fazer uma analogia com algo no imaginário popular, podemos fazê-la com a cocaína. A Ritalina, como um tipo de anfetamina tem um mecanismo muito semelhante a cocaína, pois ela inunda as sinapses de DOPAMINA (e outros neurotransmissores) inibindo a RECAPTAÇÃO desse neurotransmissor. Ouvimos falar muito (não tenho experiência pessoal) que na medida em que é consumida, os viciados sentem necessidade de aos poucos aumentar a dose de cocaína para fazer o mesmo efeito que antes. Li em um artigo que ao ter as sinapses inundadas de DOPAMINA de forma artificial nosso corpo tende a diminuir a produção natural de dopamina (feedback já instaurado no TDAH). Por isso, quando paramos de tomar a Ritalina, sentimos uma espécie de síndrome de abstinência, pois devido a este ajuste do corpo, e agora sem o recurso artificial, os níveis de dopamina ficam abaixo inclusive de antes de começarmos a tomar o medicamento...Assim, por vezes, algumas características do TDAH que não eram tão fortes em nós, se tornam mais evidentes, tornando-nos mais caracteristicamente TDAHs do que antes. Isso meio que eu senti na pele, além da tolerância que foi acontecendo aos poucos.
      Além do que ainda não existem pesquisas que deem conta de prejuízos de uso a longo prazo da Ritalina na saúde como um todo (rins, fígado, coração, sistema circulatório e no próprio cérebro)
      Quanto a efeitos colaterais, pessoalmente senti uma diminuição da memória imediata (brancos homéricos com palavras e idéias aprendidas inclusive quando era criança, lá atrás!) e dificuldade em articular conceitos, que por vezes me faziam desistir de cansaço da coisa não vir(como bom TDA, nunca desisti de articular idéias novas, preciso dar um nexo dentro desse turbilhão de idéias, preciso explicar). Esses efeitos pararam aos poucos quando parei de tomar a Ritalina (normal, não a LA).

      MAS ESCUTEM POR FAVOR: O REMÉDIO É EXTREMAMENTE ÚTIL como ferramenta de tratamento. NÃO NEGO QUE ELE PERMITIU A MUITA GENTE RETOMAR SUAS VIDAS E SE TORNAREM MAIS PRODUTIVOS ATÉ POR UM LONGO PERÍODO DE SUAS VIDAS. Mas por conta dessa perspectiva que eu abri, eu a uso (a Rita Li) transitoriamente, inclusive como recurso pra me deixar mais "consciente" (fora do universo paralelo, meio idealizado do TDA) e com motivação (tenho depressão como comorbidade) para buscar novos recursos não medicamentoso, mas efetivos (minimamente respaldados por pesquisas científicas, como por exemplo a MEDITAÇÃO). Só largarei o remédio QUANDO TIVER SINAIS OBJETIVOS DE EFICÁCIA dos métodos alternativos. Se não for com um método, pode ser com uma somatória de eficácias (dieta, meditação, etc). Pra ter esses sinais objetivos, sem cair no engano do universo TDAH, acho que tenho que tirar partido de critérios bem objetivos que eu mesmo percebo e crio (ou que já existem...tipo softwares que medem a atenção)...enfim..acho que um certo ceticismo e mesmo espírito crítico deve residir tanto lá como cá....ainda mais quando sabemos que a ciência não conhece tudo, embora conheça bastante coisa.

      Excluir
    5. Agregando informação, um BLOG de uma médica americana diz que o tratamento, diante da tolerância criada, é meramente ir aumentando a dose do medicamento...até chegar num patamar limite....a partir do qual não há mais como avançar. No caso dessa médica, nesses casos ela recomenda tratamentos do tipo treino cerebral) como o NEUROFEEDBACK.

      Tal médica tem o seguinte canal no youtube http://www.youtube.com/user/tessmesser1?feature=watch

      o Blog dela é http://www.primarilyinattentiveadd.com/

      Essa médica não é contra medicação e é interessante porque é especialista nos do tipo PREDOMINANTEMENTE INATENTOS....Diferenciando os efeitos dos remédios para esse caso específico, pois a resposta costuma ser diferente em algumas características nesse tipo de paciente.

      Excluir
    6. Estou muito desapontada , além de pagar bem mais caro , essa ritalina LA30mg parece farinha de trigo pois não sinto diferença alguma e como se nao tivesse tomado nada, gostaria de saber se mais pessoas se sentem assim , vou entrar em contado com a novartis .

      Excluir
  2. Cara... perfeitoooo esse post! Fantastico!Como a gente se perde e se enrola, ne?! Felizes aqueles que sao capazes de perceber suas auto sabotagens! Voce é o cara meu.. CONTINUE. Um passo por vez nos levam muito longe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Você não existe, Mari!
      Obrigado, de novo.
      Vamos lá, né amiga, um passo de cada vez, juntos sempre.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  3. Quando fui ao medico, ele me receitou ritalina de 10mg, 3 comprimidos por dia, afinal eu fico acordada entre trabalho e faculdade mais de 12 horas. Porem tbm não tomei religiosamente. Vou entrar na justiça para ter minha ritalina de graça, ai vou pedi para meu medico me passar LA, pois tomando 20 mg de uma vez a normal me sinto com coração acelerado e com 10mg, sinto que é fraca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Encontrar a dosagem certa requer paciência e muita observação. O que você está fazendo está correto, mas convém não alimentar esperanças demais na LA pois no meu caso não foi legal; eu fiquei muitíssimo irritado.
      Converse com seu médico pra chegar na dose ideal.
      Uma dica, acerte sua dosagem primeiro pra só depois entrar na justiça pois você irá receber aquilo que estiver no processo e não poderá mudar a menos que entre com novo processo.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    2. E possivel ter vida normal acordar cedo pra trabalhar quem toma ritalina

      Excluir
  4. Caro Alexandre,

    eu conversei com meu neurologista sobre isso tem pouco tempo... eu achei que estava fazendo menos efeitos, porém ele observou que outros fatores influenciam no efeito do remédio (eu tomo venvanse 50mg), ele não descartou o aumento da dosagem, porém, a priori, ele disse que seria melhor tratarmos estes efeitos secundários e, desta forma, me receitou outro remédio para controlar as oscilações do meu humor. Hoje tomo o Venvanse pela manhã e, antes de dormir, tomo a Quetiapina, um remédio regulador de humor, usado no tratamento do transtorno bipolar, porém uso em dosagem muito pequena (apenas 25mg/dia) enquanto para o tratamento do transtorno, a dosagem é de 450 a 700 mg/dia. Tem funcionado bem. O ponto deste comentário é que, muitas vezes o remédio perde um pouco de sua efetividade, não pelo fato do organismo se acostumar com ele, pois isso não ocorre nem com a ritalina, nem com o venvanse (já tomei o primeiro e tomo o segundo), mas talvez por outras comorbidades relacionadas ao TDAH forjado durante anos, que ajudaram a moldar nossas características de hoje. Ressaltando, o rémédio não para de agir, apenas tem sua ação omitida por outros fatores. Desta forma, àqueles que sentem isso na medicação, eu recomendo entrar em contato com o médico responsável pelo tratamento imediatamente, pois pode ser isso que esteja acontecendo e, num turbilhão de emoções, pensamentos, todos esses modeladores do nosso futuro, um dia perdido é um dia perdido. Espero ter dado minha colaboração!

    Abraço,

    Frank

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Frank!
      Bom tê-lo de volta.
      Concordo com você, já li por aí que em cerca de 70% dos casos o TDAH vem acompanhado de comorbidades; se não me engano a depressão é a maioria. Mas o que eu quis realçar nesse post foi o que aconteceu comigo. Eu me enganei ao ponto de acreditar que podia reduzir a dosagem do remédio. E creio que muita gente cai no conto oposto, que precisa aumentar a dose do medicamento, quando na verdade o que precisamos é atacar as outras frentes; inclusive as comorbidades.
      Some não, meu amigo, gosto muito dos seus comentários.
      Um grande abraço
      Alexandre

      Excluir
  5. Meu melhor remédio pra TDAH foi a psicologa Cognitivo-comportamental + Rita/Concerta/Venvanse...

    Sendo a psicologa a peça mais importante...

    O remédio te ajuda muito, pois te tira do buraco, mas depende de vc andar depois de sair... e a psicologa do tipo COGNITIVO-COMPORTAMENTAL é uma excelente guia depois do buraco...

    Mas tem que ser a COGNITIVO-COMPORTAMENTAL...

    Tentei dois psicólogos analistas (Psicanálise) e não da em nada, pq o maior problema do TDAH está nas ações e costumes adquiridos com o tempo de vida...

    Comigo foram 20 e tantos anos até descobrir que eu corria na areia em quanto os outros no asfalto...

    O remédio não faz tudo, ele faz a parte dele...
    E pra ele ter 100% de efeito, vc precisa estar bem, e com vontade de fazer diferente...


    Tomei Ritalina, não deu mt certo, tomei venvanse, melhorou, mas faltava algo...

    Tomei Ritalina com auxilio da psicologia, e melhorou muito minha vida em geral... Tomei o Venvanse com o auxilio e o ganho foi o mesmo....

    Hoje tento aprender com o uso do remédio...

    Aprendo comigo mesmo, sobre o efeito do remédio eu analiso e presto atenção nas decisões que tomo, e percebo que muita coisa posso continuar fazendo mesmo sem remédio...

    É difícil sem, mas não impossível...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dalmo!
      Obrigado por sua participação e depoimento.
      Concordo, só o remédio não resolve. Minha médica fala que a cognitivo -comportamental é a terapia mais eficiente pro nosso caso. Ainda não fiz por falta de grana.
      Mas um depoimento favorável é muito importante.
      Apareça mais vezes.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  6. Ola Alexandre

    Tenho 26 anos e me classifico como um carro batido se concertando aos poucos kkkkkk.Ja fiz duas cirugias de coluna (artrodese L4 e L5)uma aos 14 e outra recentemente que graças a Deus foi bem sucedida, acredito que a coluna mexeu na minha musculatura e tenho sintomas de fibromialgia, que quando aumentam utilizo a lemeterapia que me ajuda bastante, claro que sou bastante encurtado nos membros inferiores.A 2 anos atrás tive um câncer na tiroide, e retirei toda a tiroide e fico a base do hormônio (200 mg), sou uma pessoa aciosa, já tive varios pensamentos suicidas onde trato com cymbalta de 60 e melhorei muito com esse remêdio e pretendo utilizar os 8 meses para eliminação completa da anciedade e pensamentos negativos e suicidas.Sobre a atenção, perco muito fácil, fico atento a tudo e a todos, quantas chaves que eu perdi ou pensei que perdi kkkkk mas não tinha perdido. Sobre a fala tenho que me concentrar para falar com exatidão e expor as minhas ideias com clareza, para elaboração de texto tenho dificuldades de elaborar de maneira clara e objetiva como pode perceber kkkk, sempre tomo feedback negativo nesse ponto no serviço, e tenho dificuldade de armazenar informações precisas não a informação em geral, sobre assuntos e acontecimentos a minha memória e muito boa.Sobre as provas, sempre tenho a percepção que poderia ir melhor do que vou.E o que eu faço para superar isso?
    Sou muito determinado no que eu quero, e com os problemas passei ter uma percepção melhor do que acontece, claro que posso ter virado hipocondríaco ou viciado em médico tentando melhorar tudo que é possível mas quem não ficaria no meu lugar? kkkkk. Atualmente estou estudando para um concurso e passei no meu psiquiatra e ele me indicou a ritalina 10 mg tomar metade de um comprimido antes de estudar e o gabalon que uma vitamina para melhorar a memoria, anteriormente tinha comentado com ele que acho que poderia ter um defecit de atenção, ele falou que é muito difícil diagnosticar que teria fazer vários exames e o assunto foi esquecido e fomos tratando a anciedade até a consulta da semana passada.Nesses dias tomei três vezes por volta da hora do almoço, realmente melhorou bastante a atenção, mas tenho muito medo dos efeitos colaterais dele,a contra-edicação para quem tem problemas na tiroide vide bola e também de ficar careca kkkkk aplico tônico capilar todos os dias a noite kkkk.Após o concurso pretendo retomar a psicologia, parada por causa da faculdade e problemas da coluna e começar a fonoaudiologia.Meu objetivo e ser feliz sempre e superar as dificuldades que a vida me da.Após esse pequeno relato kkkkk, que era necessário para entendimento da situação, o que vc acha da utilização da ritalina para o meu caso?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Tiago!
      Cara, eu discordo de sua auto definição.
      Você não é um carro batido, você é um herói!
      Um cara forte pra caramba! Meus parabéns!
      Já li e reli seu comentário umas 200 vezes e nunca sei o que responder. Não tenho conhecimento científico pra opinar, mas como ser humano, como pessoa, você é foda. Se me permite dizer isso.
      Você enfrenta e supera barreiras fortíssimas.
      Não posso falar como médico, mas meus cabelos ainda estão aqui, embora ralos. Mas tenho 52 anos e meu pai é careca desde os 27.
      Acho que você deve discutir a questão da tireoide com seu oncologista os benefícios da ritalina.
      Quanto ao resto meu amigo, você é um exemplo, quem deveria escrever um blog é você. Lendo seu comentário fiquei com inveja da sua força e coragem.
      Muito obrigado por participar do meu blog e desculpe-me por não ter respondido antes.
      Abração com muita admiração
      Alexandre

      Excluir
    2. Boa noite Alexandre!
      Cara obrigado pela resposta e carinho, vou "discutir" com o meu psiquiatra a melhor utilização da ritalina, tenho que posso considerar "um leve tdah".
      Sobre carro batido é uma brincadeira para discontrair tanta coisa com uma pessoa só. kkkkkk
      Sobre ter um blog, eu penso de escrever um livro um dia, mas não tenho qualidade suficiente de escrita no momento, para traduzir a mensagem que eu quero passar.
      Abraços e continue na divulgação do blog que é muito importante.
      Tiago

      Excluir
    3. Oi Tiago!
      Que bom que voltou!
      Não espere pelo ótimo e perca o muito bom!
      Esse é um comportamento típico do TDAH; eu também quero escrever um livro mas um livro profissional, por uma editora séria e com distribuição nacional. Enquanto isso não vem, desabafo e aprendo a escrever no blog; torturando meus amigos leitores que, como você, não desistem de mim.
      Experimente, Tiago, você vai se surpreender com os resultados positivos desses desabafos.
      Abração e muito obrigado, de novo.
      Alexandre

      Excluir
    4. Ola Alexandre!
      É uma coisa a si pensar, deve ser muito bom ter um blog e desabafar e se sentir útil a outras pessoas, mas preciso ver o tempo, e sempre rever as tais prioridades, vou conversar com a minha psicóloga sobre isso, ela segue a linha da terapia ocupacional (comecei a um mês!).
      Quando você está bem, quer abraçar o mundo, mas quero fazer tudo muito bem, além que é uma grande responsabilidade com os leitores do blog e uma exposição grande da minha vida.
      Também tem outra coisa, manter uma rotina de organização para mim é difícil, mas pode ser pelo blog eu consiga aprender isso.De qualquer forma pensarei seriamente sobre o assunto, sendo uma idéia que pode ser amadurecida ao passar do tempo!
      Abraços
      Tiago

      Excluir
    5. Tiago, tbm estou estudando para concurso e tenho TDAH, gostaria de trocar informações contigo. Se puder me escrever camilinhags@hotmail.com

      Excluir
  7. Olá, estava procurando os aspectos da Ritalina e vi seu blog e lendo resolvi falar um pouco desse sintoma. Sou psicanalista e psicóloga, e só posso falar do meu estudo, pois não estudo os outros, e logo não sei. Mas a psicanálise vê esse diagnóstico, em cima de uma estrutura psíquica, ou seja, como essa pessoa responde as demandas da vida, por exemplo, e vemos que essa agitação, tem um aspecto de uma depressão, é muito agitado sim, mas não falo daquela depressão do romantismo, onde a pessoa se apresenta parada, sonolenta. A depressão é um sintoma e vai expressar essa impossibilidade dessa pessoa suportar, a falta, que é a angústia, a grande mobilidade, é justamente mascarar a sua dor, se agita bastante, não para, porque se parar não suporte a dor de se sentir aniquilado, perdido, mas o mais irônico dessa doença, é que cada vez a agitação precisa ser maior, para dar conta do impossível, e como é impossível, cada vez a dosagem aumenta. Perder faz parte do processo da vida, e suportar a angústia e todo o mal estar que a vida nos traz faz parte. Se não consegue, então busque ajuda. Um Abraço. Livia de Figueiredo - Psicóloga e Psicanalista - Rj - (21) 9832 4425.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Lívia!
      Obrigado por sua participação e opinião. É muito importante ouvir a palavra de quem entende.
      Desculpe a demora em responder mas as vezes me perco um pouco nessa estrutura do blogger. rsrs
      Creio que no TDAH adulto a psicanálise seria bastante útil. Ao longo da vida criamos muitas 'estratégias' para sobreviver e/ou convivemos com críticas e sucessões de derrotas que acabam por criar sentimentos e crenças muitas vezes inverídicas a nosso próprio respeito. A psicanáilise ajuda muito a superar esses problemas e a 'descobrir' que realmente somos.
      Mais uma vez, obrigado por sua participação e por ter enriquecido nossa discussão.
      Pena que moremos em cidades diferentes, gostaria de conversar com você pessoalmente.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  8. O TDAH é uma FARSA. Não há rigor científico no diagnóstico. Prestem atenção. Se informem:
    http://www.youtube.com/watch?v=Oz_rySWHexo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA, BOM DIA!
      VOCÊ É O PIOR TIPO DE IGNORANTE QUE EXISTE, AQUELE QUE SE ACHA INTELIGENTE E BEM INFORMADO. A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE RECONHECE A EXISTÊNCIA DO TDAH, NÃO VAI SER UM VIDEOZINHO POSTADO POR UM COVARDE SEM CORAGEM DE SE IDENTIFICAR QUE VAI TER ALGUM PESO CIENTÍFICO.
      MOSTRE A SUA CARA E DISCUTA COM HONESTIDADE E EMBASAMENTO CIENTÍFICO.
      PARE DE DESTILAR SUA ESTUPIDEZ E IGNORÂNCIA CONTRA O QUE VOCÊ DESCONHECE.

      Excluir
    2. Alexande entendo muito bem a sua indignação pois só quem realmente passa por isso é que sabe que não é uma invenção;que a pessoa acima sinta na pele depois poderá opinar. pra quem está do lado de fora é fácil falar só Deus sabe o que passamos.Um abraço!
      Ana

      Excluir
    3. Acho que quem não tem interesse no assunto, não deveria nem se dar ao trabalho de acessar este site. Me admira este tal Marcos perder o tempo dele aqui.

      Excluir
  9. Olá! e estou com tdah mas o médico quer que eu trate ansiedade primeiro e receitou escitalopram. Será que posso tomar ritalina ao mesmo tempo? Não pergunto para ele pq é bem cauteloso mas eu não vejo problema. O que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Creio que você deve aceitar a opinião de seu médico, pode ser a melhor estratégia na ótica dele. Se você não sentiu firmeza no seu médico, vá em outro.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  10. BOA TARDE GOSTARIA MITO DE FALAR CO VC
    EE EMAIL KARINA.SOARES.21@HOTVAIL.COM

    ResponderExcluir
  11. Legal este blog, Sou obesa e sedentária, depois de muitas tentativas para emagrecer, me auto-diagnostiquei como compulsiva alimentar.
    Por indicação da nutricionista, fui no psiquiatra, no final da minha apresentação ele me diz que eu o deixei confuso, (rsrs) sua 1ª impressão é que a compulsão alimentar surgiu por conta da hiperatividade mental,
    Sua receita foi ler o livro "Mentes Inquitas" excelente livro, pude enterder o que ele quiz dizer, e porque de muita coisa.
    Na consulta seguinte o diagnostico TDAH, tomo 60mg de Ritalina e 60mg de fluxetina, ha quase dois anos, não abandono a ritalina por nada, minha vida mudou muito, consiguo dormir sem criar novelas na cabeça até a exaustão, não chego mais atrasada no trabalho, consigo realizar minhas tarefas em tempo habil, meu bom humor voltou a 1000.
    Hoje eu consigo dizer NÂO para minha compulsão alimentar, até minhas novelinhas eu consigo dar stop.
    Como é bom ter o controle do que fazemos.
    Abraços.
    Elaine Tepassé - Curitiba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Elaine!
      Ainda não tinha visto nenhuma menção às novelinhas antes de dormir. Não durmo sem minhas novelinhas, mesmo com a Ritalina. rsrs
      Na verdade eu as cultivo, gosto, pois enquanto as crio não estou pensando em problemas e amolações. E elas não me tiram o sono.
      Parabéns, um dos maiores sinais de que você é uma pessoa saudável foi o fato de ter procurado ajuda médica. Isso é ótimo e garante um grande passo no sucesso do seu tratamento.
      Muito obrigado pelas palavras de incentivo e por sua contribuição.
      Um grande abraço e volte sempre

      Alexandre

      Excluir
    2. Poxa...é impressionante como lemos coisas aqui é nos identificamos. So eu achei que fosse louco de inventar coisas para dormir.

      Excluir
  12. http://melhorcomritalina.blogspot.com.br/ meu blog sobre minha experiencia com a ritalina

    ResponderExcluir
  13. http://melhorcomritalina.blogspot.com.br/ meu blog sobre minha experiencia com a ritalina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!
      Vou conhecê-lo sim.
      Boa sorte e divulgue-o precisamos de apoio e divulgação do TDAH.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  14. Boa noite,
    O efeito da ritalina, para mim, enfraquece em períodos de elevado estresse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Acredito que isso possa ocorrer mesmo.
      Eu as vezes tenho essa impressão.
      Converse com seu médico e veja o que pode ser feito.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  15. Meu filho de 6 anos foi diagnosticado como portador de TDAH pela neurologista apos relatório emitido pela escola, onde consta que o mesmo nao obedece e não cumpre todas as atividade em sala e muitas vezes nao fica na sala e quando o pegam para levá-lo a sala se joga no chão e faz piraça e não gosta de seguir as regras. Particularmente acho que é apenas piraça e também age como uma criança abaixo de 6 anos, apesar de ser muito inteligente e saber todas as atividades que não cumpre em sala, é filho único e não tem contato com outras crianças (somente na escola). Gostaria de saber o que acham se realmente é portador? estou com medo de dar a ritalina receitada pela neuro, o que faço? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Creio que o ideal é levá-lo em outro médico sem mencionar o relatório 'oficial' da escola e o diagnóstico do médico anterior.
      Narre as 'queixas' da escola, o comportamento REAL de seu filho e deixe que o médico faça os testes e chegue a uma conclusão.
      Na dúvida, consulte sempre uma segunda opinião, ou uma terceira. É a saúde de seu filho.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    2. Verifique se ele possui transtorno desafior opositivo, as vezes acompanha o TDAH como comorbidade.

      http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerClassificacoes&idZClassificacoes=221

      Excluir
  16. Boa tarde,
    Tomo Parnate e clonazepan(Rivotril, atualmente. Sofro de depressão e fobia social generalizada grave. Os remédios que já tomei sempre afetaram a minha concentração e memória. Agora penso em fazer concurso público. Será que peço para o meu psiquiatra receitar a Ritalina para esses sintomas colaterais? Gostaria da opinião de vocês.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Se você está em dúvida, consulte seu médico ou mesmo um novo médico. A Ritalina é usada como estimulante para o TDAH por que temos uma perda de um neuro transmissor, se sua falta de concentração e memória é causada por outros fatores, pode ser que a Ritalina não aja adequadamente. Além do mais os efeitos colaterais da Ritalina no seu caso podem ser piores do que os benefícios.
      Converse francamente com seu médico.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  17. Boa tarde a todos, PARABÉNS PELO BLOG!! ;D
    Tenho entrado para ler os posts nos últimos dias, pois tive a curiosidade de procurar saber mais sobre o TDAH.
    Eu tenho 34 anos, sempre fui muito inteligente com cálculos e execução de trabalhos manuais, memória nunca foi boa, mas procurei exercitar e condicionar para melhorar.
    Desde o início da adolescência que estudo com música ligada, pois só assim consigo me concentrar mais, pois caso contrário ouço tudo o que está acontecendo ao meu redor o tempo todo.
    Eu não me lembro de sentir paz em minha cabeça, são tantos pensamentos o tempo todo (parece que tem vespas na minha cabeça, além do barulho externo), hoje não tenho conseguido ler nem me concentrar nem com música.
    Não consigo ler mais que 4 páginas, sou apaixonada por filmes, mas não consigo mais sentar e assistir nem 1/4 de um filme.
    Eu brinquei a vida toda de que tenho um "fogo no rabo" sem fim, e sempre fui um furacão para fazer tudo, desde que estivesse anotado na agenda, senão eu não me lembraria de forma alguma.
    Trocar esquerda por direita, almoço por jantar, sempre fiz isso a vida toda. Mas ultimamente tenho esquecido demais das coisas. Se eu tiver que fazer algo e não anotar naquela hora (anoto na mão), daqui 1min não sei mais o que era. Se consigo lembrar 3h depois, daqui 1min se não anotar já esqueci denovo, às vezes vai semana para me recordar.
    Eu sou inteligente, muito esforçada, mas estou MORTA de cansada, minha cabeça parece que está entrando em parafuso.
    Estou pensando em ir a um psiquiatra, mas vejo vocês falando da ansiedade, eu sou extremamente ansiosa também, e acho que tenho características de bipolar (tenho lido sobre o assunto). Pensa numa pessoa que faz as melhores e as piores merdas do mundo (desculpa o termo).
    Só eu sei o que já passei, por conta de ser impulsiva demais....estou me tornando inconsequente.
    Tenho medo de ir a um especialista.
    Quem tem TDAH aqui se identifica comigo?
    Fernanda

    ResponderExcluir
  18. Ainda sou eu, a Fernanda...fico imaginando que já convivi com situações que achei tão difíceis de administrar, e hoje penso que não está tudo normal comigo.
    Já pesquisei na internet sobre o que é "viver como se estivesse em um sonho", às vezes fico dias me sentindo assim, vendo as coisas distantes, aí tenho dificuldade de identificar num final de dia o que eu vivi, pensei ou sonhei.
    Fico mega estranha quando estou assim.
    Ou então outros dias passo me irritando com tudo e com todos.
    Outros como se eu fosse a mulher mais linda, eficiente e inteligente do mundo.
    De repente vem um cansaço desumano, e minha energia baixa de uma forma ao outro extremo.
    Tomo remédio para enxaqueca praticamente diariamente. Já fui ao neurologista, psiquiatra (na época ela disse que era depressão, mas o medicamento não deu certo e eu desisti), acupunturista, fisioterapeuta, reumatologista, psicoterapeuta, cabalista....dentre outros, a última agora é: tem 4 domingos que passo a manhã em um centro espírita, para ver se me ajuda a melhorar, rs, estou fazendo tratamento lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Fernanda!
      Sim, parece que é TDAH! Mas somente um médico pode dar esse diagnóstico.
      Em geral o TDAH vem acompanhando de comorbidades (doenças que vem acopladas à doença principal), as mais comuns são depressão e ansiedade. Eu fui premiado com transtorno de humor. Como se fosse um bipolar light. Meu humor varia muito rápido, e pode acontecer mais de uma vez por dia. As vezes basta uma palavra, uma música, um pensamento e o humor muda da água pro vinho, ou vice versa.
      Acesse www.tdah.org.br e veja se existe algum médico cadastrado em sua cidade. Se não tiver, procure um neurologista ou psiquiatra, mas pergunte se ele trata de TDAH.
      Sim, Fernanda, eu já me senti espectador da minha vida em vários momentos. Isso melhorou muito. Agora fui promovido, sou o diretor e produtor da minha vida. Eu que mando!
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    2. jaqueline schiuindt31 de julho de 2013 19:32

      Oi Alexandre! Meu nome é Jaqueline me identifiquei com o seu transtorno pois já fuii diagnosticada com tdha e também como bipolar e tomei quase todas as medicações existentes! E agora me derão o diagnóstico de tdha com comorbidade bipolar. Ainda não me encontrei então pensei que pudesse conversar comigo um pouco para que eu descubra algo que vá me ajudar! Obrigada. Meu imail é jaquelineschuindt@hotmail.com

      Excluir
    3. Boa noite, Jaqueline!
      me procure no Face, mesmo ausente do bate papo estou ali quase todas as noites e terei o maior prazer em conversar com vc.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    4. Oi Fernanda, eu estava lendo este blog que por sinal e muito bom, quando me deparei com o seu post.!!!
      me identifico muio com o seu caso, tenho 30 anos e possuo TDA. Comecei a tratar a uns 5 anos atras. o tratamento comecou com clonazepan(rivotril) e escitalopran (anti-depressivo), mas foi somente 2 anos apos que eu comecei a fazer uso de estimulantes. Fiz uso de Adderall e escitalopran, acabei saindo do escitalopran e mantive o adderall a ate 6 meses atrasa, quando comecei o tratapendo com metilfenidato(ritalina).

      minhas caracteristicas parecem ser semelhantes as tuas. sobre tudo na parte:

      "De repente vem um cansaço desumano, e minha energia baixa de uma forma ao outro extremo."

      isso sempre foi um problema, mas durante o uso do medicamento nao acontecia com frequencia. Entretanto, de uns dias para ca tenho sentido fortemente esse efeito pouco tempo apos tomar a ritalina de 10mg que ja nao parece fazer muito efeito.
      enfim, espero que ja tenha resolvido seu problema.

      abs

      Excluir
  19. Tenho TDAH diagnosticado, e tb faço acompanhamento com a neuropsicóloga. No final deste mês encontrei problemas para comprar a Ritalina normal, então o meu médico mudou para a LA20mg, até o fornecimento da normal restabelecer. Acontece que estou sentindo um pouco de sono com a LA. se alguém já sentiu este efeito e superou, me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Não sou médico, mas por experiência própria, pode acontecer sim. Esse é um dos efeitos colaterais descritos na bula, mas em geral passa após um período de adaptação do organismo.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    2. Olá eu deixei de ler esse blog mais estou retornando agora e gostando ainda mais da suas postagens,sabe Alexandre? estou olhando muito de suas postagens e me indentifiquei com o colega logo Acima quando tomei ritalina há 2 anos atrás uma neurologsista me pasou para tomar eu sentia muita sonlência e cansaço aumentava ainda mais a minha falta de atenção sou o Tda(distraído) agora não lembro qual era o tipo cansaço nos 7 meses que tomei,ai um psiquiatra indicado pela psicóloga que me atendia ele passou pamelor e meses depois ele me passou o BUP, o que são antidepressivos ai não rolou me deixou super agitada e fui para pro neurologista estranhou por que a ritalina não deu certo para mim,ele atribuiu ao meu nascimento que foi complicado perdi oxigênio e passei da agora de nascer isso pode ter afetado na minha aprendizagem da faculdade e me receitou a fluoxentina (daforin) e não ocorreu nada nenhuma mudança e ele disse que iria melhorar o que não aconteceu vou para outro neurologista de recife que diagnosticou que minha avó tem esclerose Lateral amielotrófica (ELA) doença do balde de gelo e nenhum conseguia passar um dedicamento nem o diagnóstico certo e esse conseguiu.
      E estou numa luta para terminar a faculdade atrasei 2 anos de curso e em situação de risco de não concluir o curso, pq não consigo pagar as cadeiras,mais estou lutando com todas as forças que Deus e os anjos que colocam em minha vida para me ajudar,só falta a coordenação da faculdade se sensibilizar e me dar direrito de ter um tempo maior e suporte que preciso em todas as disciplinas e não algumas enviei o documento revelando esse documento ao coordenador do curso e disse que só iria ler e só.
      Sempre faço a minha parte de estudar,anoto as coisas que devo fazer ,mais estou desorganizada ainda e procrastino um buscado isso estou buscando e lutando pra mudar não é fácil.
      E sabe fico em dúvidas quanto a ritalina por que usava 2 doses e só 1 e o efeito do cansaço e sono não passava, se ele serve para os TDAs distraídos ou se precipitei em mudar? é isso que saberei dia 17 com novo neurologista do mês de Janeiro vamos ver o vai dar,por que os médicos e psicólogos que fui apresentaram dificuldade no meu tratamento, não sabem e muitas vezes lidar ou estão preparados já procurei os do meu alcance tentei de nada e não consegui ainda o tratamento correto que é bastante dificultoso para quem mora no interior da paraíba.
      Mais sabe de uma coisa vivo pela fé e um Deus que pode tudo vou confiar e me entregar
      O blog tá de parabéns!

      Excluir
    3. Qual medico que te receitou ritalina?

      Excluir
    4. ritalina é pura enganação. depois de um tempo ela só me dava sono e me fazia querer mais, mais, mais. estou até hj sofrendo com a dependencia que essa porcaria me criou. fora o cansaço que vc acorda. irritação, depressão, pânico, ansiedade e etc.

      Excluir
    5. Desculpe, mas o que vc diz não é verdade. Tomo ritalina desde 2010 e no ano passado fiquei quase oito meses sem remédio. Não existe dependência de ritalina, nem essa conversa de ter que aumentar a dose, tomo 20 mg/dia a quatro anos e me sinto bem.
      Ou vc é mal acompanhada por médicos ou tem alguma comorbidade que não contou aqui.
      Alexandre

      Excluir
    6. Boa noite , tenho tdah, e a primeira medicação receitada pelo meu neuro foi venvanse , ele é sensacional , fiquei muito pro ativa , e comecei a colocar minha vida em ordem , e de quebra uma euforia fora do normal ! Mas como nem tudo são flores quando acaba o efeito parece que cheguei da guerra ... Esgotamento ,irritação , tristeza , mas aí vem o dia seguinte , tomo venvanse de novo e volta a euforia , ou seja ... Vivo de autos e baixos ... Não sei até quando aguento , rsrs . Amanhã vou experimentar a ritalina 2x por dia e ver o que vai acontecer ...

      Excluir
    7. Eu senti algo parecido com o Stavigile, ficava animado de dia mas à noite parecia que cheguei de uma guerra de cansado, em poucas semanas não aguentei pois esse cansaço foi se acumulando. Estou tentando a Ritalina e está sendo melhor e vou tentar o Venvanse assim que consultar com meu médico. A Ritalina que deu certo para mim foi a não LA, a LA me fez muito mal, parece que é outro medicamento.

      Excluir
  20. Tambem tenho TDAH, e jah fiz o uso de ritalina porem precisei parar pois provocava tremores e arritimia em mim,passei pro concerta,pelo orap,bup,tegrex,e recentemente pelo reforgan e realmente com o tempo o organismo parece ficar mais resistente a medicação e simplismente deixa de fazer efeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Junior!
      Obrigado por sua colaboração.
      Parece que isso realmente acontece com algumas pessoas.
      Temos que estar sempre alertas para perceber essas reações ( ou a falta delas) e voltar ao médico para fazer a mudança, se for realmente necessária.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  21. Meu filho tem 7 anos e desde mais novo questionei seu comportamento e acho que so agora diagnosticarao com tdah e estou com medo de dar a ritalina

    ResponderExcluir
  22. Meu filho tem 7 anos e desde mais novo questionei seu comportamento e acho que so agora diagnosticarao com tdah e estou com medo de dar a ritalina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Fabi!
      Não deve ser fácil dar a uma criança um remédio tarja preta, mas por experiência própria e por informação da minha médica, parece que quanto mais cedo o tratamento é iniciado, maiores são as chances de que a criança chegue à adolescência sem sequelas ou comprometimentos.
      Já existem estudos que apontam nesse sentido.
      Existe muita desinformação e ignorância a respeito da Ritalina. É um remédico que é comercializado desde a década de 50, ou seja, mais de 60 anos de mercado. Se fosse nociva como falam já teria sido proibida a muito tempo em países mais sérios do que o nosso.
      Seu filho (e você) merecem essa chance, faça um teste se você notar reações muito ruins suspenda o tratamento.
      A Ritalina não causa dependência, fiquei duas semanas sem receita e nada senti ( a não ser a volta dos sintomas), não existe síndrome de abstinência ou nada parecido.
      Abraços e boa sorte
      Alexandre

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Meu filho tem 7 anos e desde mais novo questionei seu comportamento e acho que so agora diagnosticarao com tdah e estou com medo de dar a ritalina

    ResponderExcluir
  25. Bom dia!
    Depois de tomar alguns medicamentos para Ansiedade, o médico me receitou a Ritalina 10mg ... porém não encontro em lugar algum para comprar.
    Estou com uma receita para 3 caixas. :(
    Já andei muuuuito e não encontrei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Godoi, a ritalina comum está em falta no mercado brasileiro. Parece que só em maio normalizará.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  26. Eu tenho DDA (Sou do tempo que se diagnosticava com este termo) e sempre consegui me clinicar com a receita Azul B2, entretanto a ANVISA sem ter o que fazer resolveu colocar este medicamento na receita A3 beje, uma receita exclusiva para psiquiatras e neurologistas, ocorre que no meu município nenhuma rede pública municipal e estadual possuem esta receita o que força a uma consulta particular (De R$ 160,00 até R$ 200,00) para que eu possa receber tal receita e comprar uma Ritalina de R$ 20,00. O que eu chamo de "falsa burocracia" ou "monopólio de carniceiros". Muito conveniente tal fato favorecer as clinicas particulares! O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Israel!
      Nada, meu amigo, vai ter de seguir as noemas da ANVISA.
      Você não conseguirá em nenhuma farmácia séria.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Fala Alexandre tudo certo?! Acabo de descobrir que vivo no mundo TDAH!! Estou um pouco espantado. E esse espanto acontece a cada vez que vejo uma característica calçando como uma luva em minha "personalidade"! E isso acaba de acontecer ao ler o seu blog em um dos comentários (novela para dormir da Elaine Tepasse). Nunca havia lido sobre isso antes, mas já havia comentado com a psicologa (sempre preciso chegar à exaustão para conseguir dormir, na cama ou não). Ainda não tomo a Ritalina ou qualquer outro remédio, mas devo iniciar em breve de acordo com o Neuro. Parabéns pela bela escrita. Eu gostaria de falar com você ou alguém que seja TDAH sobre algumas dúvidas, tenho muita curiosidade sobre o comportamento antes e depois da Ritalina. msn: ch_nascimento@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlão, bom dia!
      Não se espante, amigo, liberte-se!
      Claro que falar assim parece fácil, e não é, mas essa é a palavra que melhor define o diagnóstico. A partir de agora você tem a certeza de que não é aquele ET que você se sentia até então e pode mudar completamente o rumo da sua vida. Por outro lado sua responsabilidade aumenta, já não tem mais a desculpa do comportamento estranho pra se esconder. Trate-se, Carlão, você vai ver como a vida muda para melhor. Dê-se esse direito, de viver melhor, de colher os frutos que a vida pode lhe dar.
      Vou te adicionar ao msn, estou a sua disposição.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  29. Com a colaboração do sr. Marcos hoje descobri que sou uma grande farsante.
    Sou uma mulher de 49 anos aparentemente normal. Só eu sei o que se passa dentro de mim. Sou da época que se apanhava de vara quando se era muito bagunceiro. Provoquei um desmatamento no quintal. rsrs. Tinha algo errado comigo, mas minha mãe, sem cultura nenhuma diagnosticava: "é falta de umas boas varadas". Na escola eu era considerada até bem inteligente, terminava logo as tarefas e ia ajudar os colegas. Os problemas de matemática eu sempre sabia a resposta, mas nunca conseguia dizer como chegava a resposta correta, pois não conseguia montar o problema no caderno. Minha mente trabalhava a mil por hora. Conseguia até prever a reação das pessoas em algumas situações, o que me ajudava ser mais atentada ainda. Só que as pessoas começaram a esperar muito de mim e eu não conseguia mostrar que dentro de mim tinha uma pessoa desesperada, que não tinha controle dos seus próprios pensamentos. Era muitos pensamentos, muitas direções, muito tudo e muito rápido. Aí eu não conseguia fazer nada. Era como se a outra que estava dentro de mim me arrastasse a força, enquanto eu queria ir a passos lentos. Eu me mostrava muito alegre, agitada, diziam que era ligada em 220, mas só eu sabia como eu era tímida e como doía. Comecei várias vezes inúmeros cursos, de bordado, corte e costura, natação, francês, datilografia, rsrs, manicure, cabeleireiro, informática, etc...Consegui terminar o segundo grau porque minha mãe literalmente me obrigou. Comecei a faculdade. Não estava mais suportando minha vida, tinha que fazer alguma coisa. Resolvi me casar. Eu vivia apaixonada. Esqueci-me de dizer que trocava muito de namorado. Calma! No meu tempo era no máximo beijo na boca (minha mãe arrancaria a floresta Amazônica). rsrs. Aos dezenove anos me casei super apaixonada e contra a vontade da minha mãe. Larguei a faculdade. Aos vinte e um a paixão havia acabado. Entrei em depressão. Não comia. Dormia a base de remédio. Fiquei com 39 kg, distribuídos em 1,65cm, parecia um esqueleto. Desde então passei a tomar remédios controlados, nunca mais parei. Tomei muitos remédios que me ajudaram, tenho que reconhecer, mas como sempre nunca estava satisfeita... cont... F.B.

    ResponderExcluir
  30. Cont...F.B. Aos vinte e três anos larguei um marido maravilhoso (não me pergunte o motivo, não sei). Aos vinte e cinco fui morar com um homem que tinha acabado de conhecer (tb não me pergunte ). Tive dois filhos maravilhosos que me fizeram dar uma parada, mas continuava sofrendo. Aos trinta e cinco catei meus filhos (razão da minha vida) e fui embora. Sempre em busca de algo que não sabia o que era. E tome tarja preta! Mudei de cidade várias vezes. Fui a psicólogo, igreja evangélica, cartomante, centro kardecista (me ajudou muito), troquei de médicos, de remédios, fiz tudo. Aos 38 anos fiz um concurso público e comecei a trabalhar, aos 42 voltei para faculdade, claro que em outro curso. Meu estado mental cada vez pior. Problemas no trabalho, mudei de setores, de função, o interessante é que era elogiada em todas, mas eu nunca estava satisfeita. Dificuldade nos estudos. Comecei a ter problemas físicos. Cheguei a um estado tal que meu corpo começou a travar. Tratei com ortopedista, reumatologista, geriatra, e nada. Minha memória começou a falhar absurdamente. Neurologista? "É ansiedade, procure um psiquiatra". Tome mais remédio e nada. Cheguei a tomar nove diferentes tipos de remédios, uns quinze comprimidos por dia. Era para ansiedade, dor, fibromialgia, anti-inflamatório e mil outras coisas mais. Tinha dia que eu enchia a cara de remédio para dormir e pulava na cama. Depois de sofrer horrores por 46 anos, um dia minha irmã me enviou um artigo sobre TDAH, já que ela me identificou ali. Li o tal artigo e em seguida tudo o mais que encontrei sobre o assunto. Não tive dúvidas. Procurei um especialista (bem carinho) que mandou eu fazer uns testes com uma psicóloga. O teste era como um joguinho de vídeo game, fiquei p... da vida de ter que pagar na época mais R$ 180,00 por um exame ridículo, até um retardado era capaz de fazer aquilo. No dia que busquei o resultado "eu chorei". Um retardado podia até conseguir, mas alguém acelerada como eu não. Aí.....esse especialista, baseado naquele testezinho , mais todas as besteiras comportamentais praticadas por mim ao longo da minha vida, concluiu que sofro desse abençoado transtorno (pelo menos tenho uma boa desculpa para as minhas besteiras). Comecei com o abençoado medicamento (Ritalina) muito temerosa, mas hoje posso dizer que me ajudou muito, estou longe da perfeição, mais posso dizer que melhorei em torno de 85%. O TDAH é uma FARSA que pode ser desmascarada com Ritalina. Depois que comecei a me tratar com o medicamento minha farsa se transformou numa mentirinha inocente. rsrs. Vou te contar... A gente sofre com o transtorno e sofre de novo com a ignorância de quem não sente na pele. Será que sofri minha vida inteira de algo que não existe, "é tudo uma farsa". Hoje estou bem, tomo diariamente só quatro abençoadinhos de 10mg. Lembrem-se nem tudo que é bom para um será bom para o outro. Bjs. Sejam felizes. Com ou sem remédios. MELHOR SEM... F.B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, FB!
      Que depoimento doloroso e bonito!
      Parabéns por sua força interna, sua vontade de viver e sair desse buraco sem fim. A Ritalina é importante e fundamental no nosso dia a dia, mas tenho lutado para que as pessoas percam essa ideia de que ao tomá-la passaremos a ser perfeitos. Ora, nem os 'normais' são perfeitos, não existe ninguém perfeito. Seremos ' apenas ' normais, comuns, sem destruirmos tanto a nossa vida.
      Parabéns FB, e obrigado por abrilhantar o nosso blog que esse depoimento tão pungente.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    2. Muito interessante a sua historia!!
      estou feliz por voce ter achado as respostas de que procurava.

      Excluir
  31. PARTE 01 - POIS SO CABEM 4000 CARACTERES - PRIMEIRO COLOQUEI OLÁ E ANÔNIMO PARA VER SE SAIA LEGAL E NÃO IDENTIFICADO... DEU CERTO PORTANTO LÁ VAI MINHA EXPERIÊNCIA COM UM TDAH.

    SOU APAIXONADA POR UM TDAH - ACONTECEU A DOIS ANOS... BEM VOU NARRAR MINHA HISTÓRIA.

    VEJA PARTE 02 - POIS SO CABEM 4000 CARACTERES

    ResponderExcluir
  32. PARTE 02 – POIS SÓ CABE 4000 CARACTERES

    EU, CASADA A 17 ANOS INFELIZ....ELE CASADO A 26 ANOS , MAS ERA TOTALMENTE LIVRE SÓ NO PAPEL NINGUÉM MANDAVA NELE OU ELE RESPEITAVA COMO SER CASADO... FILHOS? AMA MAS NÃO ABRAÇA...NÃO SE ABRE....NÃO DÁ UMA ATENÇÃO COMO DAMOS A NOSSOS FILHOS... ANTIGA ESPOSA? FINANCEIRAMENTE DESTRUIDA.. ELE USOU NOME DA MÃE DELA, DA FILHA... DO PAI DELE SUJOU TUDO... IMOVEIS DA FAMILIA? RESTOU MUITO POUCO DO QUE TINHA...SALVOU A CASA QUE MORAVA COM A FAMILIA E A CASA DO PAI QUE ESTÁ COMO USUFRUTO COM IRMÃO.. BANCOS? TOTALMENTE INDIVIDADO.. AGIOTAS? USANDO UM BURACO PRA TAMPAR OUTRO... E ASSIM VAI..
    JÁ CONHECIA ESTA PESSOA ( ELE ) A MUITO TEMPO, MAS NÃO IMAGINAVA QUE ELE PODIA TER ESTE PROBLEMA... COM ALGUNS DIAS DE RELACIONAMENTO PROFISSIONAL COM ELE ME DEI CONTA QUE ESTAVA APAIXONADA, ME SEPAREI IMEDIATAMENTE ACHANDO QUE TINHA ENCONTRADO MEU PRINCIPE... COMEÇAMOS A TER UM RELACIONAMENTO, ELE AINDA "CASADO" OU SEJA MORANDO JUNTO COM A FAMILIA AINDA DEMOROU 1 ANO PRA ELE SAIR DE CASA E IR MORAR EM OUTRO LUGAR PARA NÃO NOS SEPARARMOS JUNTOS E CHAMAR ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  33. PARTE 02 – POIS SÓ CABE 4000 CARACTERES

    EU, CASADA A 17 ANOS INFELIZ....ELE CASADO A 26 ANOS , MAS ERA TOTALMENTE LIVRE SÓ NO PAPEL NINGUÉM MANDAVA NELE OU ELE RESPEITAVA COMO SER CASADO... FILHOS? AMA MAS NÃO ABRAÇA...NÃO SE ABRE....NÃO DÁ UMA ATENÇÃO COMO DAMOS A NOSSOS FILHOS... ANTIGA ESPOSA? FINANCEIRAMENTE DESTRUIDA.. ELE USOU NOME DA MÃE DELA, DA FILHA... DO PAI DELE SUJOU TUDO... IMOVEIS DA FAMILIA? RESTOU MUITO POUCO DO QUE TINHA...SALVOU A CASA QUE MORAVA COM A FAMILIA E A CASA DO PAI QUE ESTÁ COMO USUFRUTO COM IRMÃO.. BANCOS? TOTALMENTE INDIVIDADO.. AGIOTAS? USANDO UM BURACO PRA TAMPAR OUTRO... E ASSIM VAI..
    JÁ CONHECIA ESTA PESSOA ( ELE ) A MUITO TEMPO, MAS NÃO IMAGINAVA QUE ELE PODIA TER ESTE PROBLEMA... COM ALGUNS DIAS DE RELACIONAMENTO PROFISSIONAL COM ELE ME DEI CONTA QUE ESTAVA APAIXONADA, ME SEPAREI IMEDIATAMENTE ACHANDO QUE TINHA ENCONTRADO MEU PRINCIPE... COMEÇAMOS A TER UM RELACIONAMENTO, ELE AINDA "CASADO" OU SEJA MORANDO JUNTO COM A FAMILIA AINDA DEMOROU 1 ANO PRA ELE SAIR DE CASA E IR MORAR EM OUTRO LUGAR PARA NÃO NOS SEPARARMOS JUNTOS E CHAMAR ATENÇÃO.
    VEJA PARTE 03 POIS SO CABEM 4000 CARACTERES

    ResponderExcluir
  34. PARTE 03 – POIS SÓ CABE 4000 CARACTERES

    ESTAMOS FICANDO A DOIS ANOS COM MUITA CONSTANCIA EM SE VER. COMEÇEI A OBSERVAR SEU COMPORTAMENTO AOS 50 ANOS DE IDADE E ME CHAMOU MUITO A ATENÇÃO O JEITO INQUIETO, RAPIDEZ, ESQUECIMENTO, DESATENÇÃO, E IRRESPONSABILIDADE COM AS CONTAS ( ATÉ O MOMENTO ACHAVA QUE ERA SOMENTE PROBLEMAS FINANCEIROS ).
    ACHEI QUE ELE ESTAVA ASSIM POR PROBLEMAS FINANCEIROS, POIS ELE VINHA COM AQUELA CONVERSA .. TROCAR UM CHEQUE PRA MIM, EMPRESTAR UM POUCO DE DINHEIRO QUE DEPOIS PAGAVA E ASSIM POR DIANTE...
    BEM EU GANHO BEM EM DETERMINADA ÉPOCA DO ANO E ELE SOUBE DISSO - MEU PRIMEIRO ERRO ACONTECEU .. TENTEI TIRAR ELE DAS DÍVIDAS - ISSO ME CUSTOU + DE R$ 500.000,00 até hoje - fiz financiamento em meu nome, emprestei dinheiro que eu ganhava trabalhando... SÓ QUE APRENDI QUE TEMOS QUE SER BONS E NÃO BOBOS - PEGUEI UM ÚNICO IMÓVEL QUE RESTOU NO VALOR DA DÍVIDA COMO SEGUNRAÇA E PASSEI PRO MEU NOME COMO GARANTIA DA QUITAÇÃO NOS BANCOS... SEM SER A CASA DE MORADIA DA FAMILIA DELE.
    FUI EMPRESTANDO DINHEIRO, TENTANDO MONTAR NEGOCIOS PARA TRABALHO COM ELE, MAS ELE NÃO DÁ SEQUENCIA, POIS AS DIVIDAS COM AGIOTAS CONTINUAVAM A DOIS ANOS ATRAS FALTOU UM POUCO PARA COBRIR E ELE SEMPRE FAZENDO SUAS ATRAPALHADAS NOS NEGOCIOS DE COMPRA E VENDA QUE FAZIA E ISTO FOI CRIANDO UM BURACO CASA VEZ MAIOR.
    VEJA PARTE 04 POIS SO CABEM 4000 CARACTERES

    ResponderExcluir
  35. PARTE 04 – POIS SÓ CABE 4000 CARACTERES

    BEM ANTES DO BURACO FICAR TÃO GRANDE ( ANTES DE ACONTECER TUDO ISTO FINANCEIRAMENTE ) A 1 ANO ATRAS COMEÇEI A PESQUISAR SEUS COMPORTAMENTOS E DESCOBRI QUE ELE É TDAH - CONHEÇAMOS O TRATAMENTO COM RITALINA LA - E ESTAMOS ATÉ HOJE... FOI MUITO DIFÍCIL CONVECE-LO E LEVA-LO AO MÉDICO POIS NUNCA NA VIDA TINHA IDO AO MÉDICO, FEITO ALGUM EXAME, OU SEQUER TOMADO UM COMPRIMIDO PRA DOR DE CABEÇA -- NUNCA!!! - IMAGINEM COMO FOI DIFÍCIL CONVECE-LO QUE TINHA UM PROBLEMA QUE SUA FAMILIA TANTO EX MULHER COMO SEUS PAIS NA INFÂNCIA NÃO TINHAM PERCEBIDO.ACREDITEI NA SUA MUDANÇA E TENTEI AJUDA-LO FINANCEIRAMENTE PRA SAIR DE SUAS DIVÍDAS E TENTAR TER UMA VIDA NORMAL - COMO COMPRAR E VENDER E CONTAR APENAS COM SEU LUCRO PARA VIVER... SÓ QUE SEMPRE FICAVA PRA TRAZ UM POUQUINHO QUE SE TORNOU AQUELE POUCÃO QUE INFORMEI ACIMA.
    ELE SABE COMO EU SOU "UMA PESSOA CUIDADORA "..ESTÁ EM MIM ISTO DOENTE TAMBÉM DE CERTA FORMA - SÓ ESTOU FELIZ SE ESTOU AJUDANDO ALGUÉM - ( MINHA TERAPEUTA ME INFORMOU DISSO, ONDE COMEÇEI A ME OBSERVAR E DESCOBRI QUE SOU REALMENTE ASSIM - E ESTOU EM TRATAMENTO COM A TERAPEUTA ), POIS ME SINTO RESPONSAVEL PELO MEU PARCEIRO.. TENTEI VÁRIAS VEZES JÁ COM TODA ESTA DÍVIDA AJUDA-LO MAIS UMA VEZ... PORQUE ELE SE MOSTRAVA QUE ESTAVA TENTANDO MUDAR...FOI A IGREJA EVANGELICA - SE BATIZOU - SÓ QUE QUANDO ELE SE DESESPERA FINANCEIRAMENTE QUE CONTINUA A ACONTECER ATÉ HOJE RECORRE PARA LADOS ERRADOS - COMO USAR NOME DE OUTRA PESSOA ( ESTA OUTRA PESSOA SABENDO ) PARA LEVANTAR DINHEIRO EM BANCO E DEPOIS QUEBRAR EMPRESA "TUDO DA CABEÇA DELE " "VOU SALDAR MINHAS DIVIDAS FAZENDO ISTO "... QUANDO NÃO TEM DESESPERO PARA COBRIR CHEQUE DE AGIOTA E PEGAM O QUE OFERECE - "PARECE QUE NESTES MOMENTOS TUDO DE RUIM VEM PARA COMPLICAR MAIS E AO MESMO TEMPO OFERECER SOLUÇÃO FINANCEIRA " - IMAGINEM QUE OFERECERAM PARA ELE PILOTAR CERTO CARRO PARA TRANSPORTAR CERTA COISA QUE LHE DARIAM R$ 15.000,00 - "NOSSA, ELE PENSOU... AGORA SALDO O CHEQUE DE SEGUNDA FEIRA... VOU FAZER..." SÓ QUE ELE ME DISSE GRAÇAS A DEUS... E EU MAIS UMA VEZ AJUDEI E ELE NÃO ENTRAR NESSA ROUBADA.. OUTRA VEZ PEDIRAM PARA USAR A CONTA CORRENTE NO NOME DELE QUE DARIAM UMA COMISSÃO POR MÊS - ( MEU DEUS, DISSE A ELE, COMO VOCÊ PODE FAZER ISTO - NÃO SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO, NEM PRA ONDE VAI ... NÃO FAÇA ISSO ... MAIS UMA VEZ AJUDEI PRA ELE NÃO ENTRAR NESTA ROUBADA )... SÓ QUE EU ACHO QUE QUEM ESTÁ ENTRANDO NUMA ROUBADA SOU EU... ELE DESCOBRIU MEU PONTO FRACO "MEDO QUE ACONTECE ALGUMA COISA COM ELE "E ACHO QUE ESTÁ USANDO ISTO. POIS AMOR DIZ SENTIR POR MIM, MAS NÃO DEMOSTRA "ATÉ AÍ TUDO BEM O TDAH É ASSIM... SÓ QUE ME USAR...ISTO TÁ COMEÇANDO A DOER... ELE FEZ ISTO COM A FILHA, COM O PAI... COM A EX ESPOSA... E AGORA ESTÁ FAZENDO COMIGO ( A ÚNICA COISA QUE TENHO UMA GARANTIA FINANCEIRA QUE JÁ SE ESGOTOU EM MEU NOME ), AGORA QUERO VENDER ESTA PROPRIEDADE PRA SALDAR A DÍVIDA QUE TEM COMIGO E ELE EMOCIONALMENTE ME COMOVE PRA NÃO VENDER QUE ELE VAI DAR UM JEITO....ESTOU FICANDO CANSADA DISSO... TENTO ACREDITAR NA MUDANÇA DELE ..ESTOU ACOMPANHANDO ELE AO MÉDICO, MAS ELE NÃO QUER FAZER TERAPIA... VOU COM ELE UMA VEZ POR SEMANA NA IGREJA E ISTO SIM TEM AJUDADO...QUANDO VAI CONSEGUE DORMIR...POIS ELE DORME MUITO POUCO OU NADA AS VEZES PASSA 4 DIAS DORMINDO UMA HORA POR DIA....ELE É TOTALMENTE INCONSEQUENTE DE SEUS ATOS FINANCEIROS .... TERRÍVEL... PEÇO A DEUS QUE O AJUDE..NÃO SEI QUANTO TEMPO MAIS VOU AGUENTAR...E ISTO PORQUE AINDA NEM MORAMOS JUNTOS E NÍNGUÉM SABE DE NOSSO RELACIONAMENTO, POIS ELE NÃO QUER ABRIR PARA A FAMILIA ANTES DE SALDAR O DÉBITO QUE TEM COM ELES, OU SEJA ACHO QUE ELE NÃO VAI ME ASSUMIR NUNCA.... FICO NO AGUARDO DE COMENTÁRIOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que loucura!
      Saia disso enquanto é tempo. Você vai ficar sem nada. Passei isso em menor intensidade, pois foi apenas uma vez. Mas cheguei a conclusão de que não tenho dom de administrador, não posso ser dono de negócio. No máximo, posso ter um sócio que administre os negócios sem a minha interferência ou sugestão. Mas isso implica numa confiança absoluta nop sócio, o que também é quase impossível.
      Resultado: trabalho com manutenção de celulares sozinho e vivo daquilo que produzo para terceiros. É pouco, meio incerto mas não envolvo ninguém mais. Saia o mais rápido possível, isso não tem fim.
      Alexandre

      Excluir
    2. Pelo que entendi você pode fazer o impossível para ajudar que esta pessoa que você se relaciona não vai mudar. Ele é um predador, um egoísta, um manipulador. Pode até ser que melhore o comportamento com tratamento médico, mas falta de caráter não se muda com isso. Vá ser feliz, com certeza você deve merecer. Mas um detalhe: muito longe dele.

      Excluir
  36. obrigada, Alexandre. Estou consciente disso! Pelo menos tentei.... amo essa pessoa, mas realmente não posso mais ajudar... vou tentar vender o imóvel e saldar minha dívida e não vou mais ajudar, por mais que meu coração diga que sim.

    vou continuar a me comunicar com vc.

    abr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda estou pensando que sua atitude pode ser pedagógica e despertá-lo para o 'mal' que está fazendo com as pessoas que o amam e apostam nele.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  37. Sou muito ansioso!!! Vou começar o tratamento hoje a tarde com Ritalina, meu médico não citou tratamento da ansiedade primeiro!! Será que devo procurar outro mesmo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei muito a respondê-lo. E aí, tomou a Ritalina? O que achou dos resultados?
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  38. Amei este post! Fiz exatamente isso: deixei de tomar a ritalina porque acreditei que não fazia mais efeito. E o que aconteceu? Esqueci que estava dirigindo e bati o carro na velocidade da via atrás de outro veículo. Graças a Deus não tive ferimentos graves, mas o meu carro teve perda total. Não consigo nem pensar que poderia ter machucado alguém... Tudo isso porque eu acreditei que não tinha uma doença, que estava tudo bem, que a ritalina não fazia mais efeito.

    ResponderExcluir
  39. Olá pessoal! Uso Ritalina a uns 02 anos e percebo que o único sintoma que foge ao meu controle é a dor de cabeça que surge quando o efeito do medicamento está passando. Não é uma dor insuportável, mas atrapalha! Li um comentário de uma pessoa em um blog dizendo que, para amenizar esse problema, seu médico teria dito para ela tomar o máximo de água possível durante o dia (inclusive vários copos logo na sequencia da ingestão da Ritalina!)... será que isso tem algum fundamento científico? Alguém já descobriu como minimizar os efeitos da tal dor de cabeça sem precisar recorrer a analgésicos (que causam diversos danos ao organismo se tomados diversas vezes por semana: atacam o fígado e diminuem a capacidade natural do organismo de produzir substâncias químicas contra a dor de cabeça).
    Abraços a todos os que comentaram e parabéns ao autor!
    Cleber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Cleber!
      Nunca tive dor de cabeça com a Ritalina, aliás me dou muito bem com ela.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  40. Boa tarde Alexandre !
    Primeiramente, parabéns pelo blog e pelo espírito de solidariedade.

    Tenho todos os sintomas de TDAH e estou querendo me consultar c/ um profissional, porém fiquei na dúvida: Um Neurologista ou Psiquiatra ? Qual especialidade é mais direcionada p/ o TDAH ?

    Outra dúvida: No seu caso, vc fez acompanhamento paralelo c/ algum psicólogo ?

    Grato e abs.,
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Carlos!
      Em geral o neurologista é que faz o diagnóstico.
      Entre no site da ABDA (www.tdah.org.br)e procure se em sua cidade existe algum médico cadastrado ali, do contrário, ao ligar para marcar consulta, pergunte se o médico trata de TDAH. Existem uns pseudo profissionais que não acreditam na existência do TDAH, contrariando a própria OMS Organização Mundial da Saúde que reconhece a sua existência.
      Eu fiz Coaching, Carlos, uma espécie de retreinamento psicológico, mas se você tiver condições financeiras para tal, faça uma terapia. Nós adultos já criamos muitos hábitos, cicatrizes e feridas na alma que não serão curadas só com a ritalina.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    2. Boa tarde Alexandre !
      Através de amigos, consegui algumas indicações de neuros, só preciso agora verificar se tratam de TDAH (e se atendem também pela Unimed). Quanto ao coaching, que vc mencionou, é feito por psicólogo também ? É diferente de terapia ?

      Grato e abs.,
      Carlos

      Excluir
    3. Bom dia, Carlos!
      O coaching não é feito, necessariamente, por uma psicóloga. No meu caso, minha coach é pedagoga.
      O coach é uma espécie de reprogramação mental, um retreinamento. Ali aprendemos a trabalhar com metas, e cumpri-las. A ter objetivos e atingi-los. Tudo o que não fazemos por causa do TDAH. E tem curta duração.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  41. Olá pessoal, sou um cara de 31 anos que tenho "tinha" 3 empresas quebradas, um casamento acabado, não conclui todos os estudos universitários etc, etc... Depois da 3ª falência, olhei para mim mesmo e pensei, não é possível tem alguma coisa de muito errado comigo ... Cheguei a ler o livro "mentes inquietas" Pesquisei inúmeras coisas até descobri que tinha TDAH, diagnosticado pelo IPQ peguei carona em uma pesquisa genética, e fui beneficiado com o tratamento, que realmente é muito caro, depois que minha esposa ter me deixado e ter sido mandado embora da ultima empresa que trabalhei, pois estava pagado débitos da minha ultima falência, não tinha dinheiro nem para comprar bala ... Mas opa ! Hoje depois de um ano, estou aqui empregado em um ótima corporação, já fui promovido duas vezes em 8 meses. tomo ritalina LA uma vez ao dia, faço meditação (mindfulness zilowska) Tenho um excelente plano de saúde que consigo um baita desconto em medicações ... Olho há um ano e vejo hoje minha vida... Não tenho palavras para descrever, somente se emocionar ... É logico que é um emgodo qualquer medicação desse porte, digo isso porque se tivesse tido a oportunidade de escolher minha carreira ( filosofia, psicologia, artes) e tivessem pais que me dessem esse suporte ... Realmente não precisaria de medicação nenhuma “somente o mundo da lua e inspiração” ... Mas tive que trabalhar com engenharia, mas não me arrependo de nada, não culpo meus queridos pais, mesmo pq eles também não tiveram instrução... Agora o que me corta o coração é ver inúmeras pessoas quem esse tipo de problema e não tem o mínimo de ajuda. OBS:Contatos IPQ (011) 3069.6971 – Falar com Jo e ou Dra. Maria Aparecida – UNIFESP: Grupo de pesquisas de Meditação (Mindfullnes) Dra. Viviane 9 82431467

    Abraço e boa sorte a todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Carlos!
      Que meditação é essa? Jamais ouvi essa palavra antes!
      Fale mais sobre isso, por favor!
      Obrigado por sua participação e um abraço
      Alexandre

      Excluir
    2. Alexandre, bom dia !

      É um grupo de estudos desenvolvido pela Dra.Viviane da UNIFESP á ideia é fazer uma monitoração de resultados de antes e depois da meditação. com vários protocolos e passos.

      O estudo é tão top 10 que o professor é um Neurologista escocês.

      Excluir
  42. Alexandre, também quero parabeniza-lo pelo trabalho de fomentar a informação dessa síndrome que ainda não consigo julgar se é ruim ou boa ... rs ! Mas tem lá suas vitimas... Fica essas palavras á todos, que com certeza já devem ter visto.

    Chapeleiro Maluco: - Alice, acho que estou ficando maluco.

    Alice: Sim, você é totalmente maluco.. Mas vou te contar um segredo: As melhores pessoas são assim

    Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, né Carlos, essa é uma doença que muitas vezes pra quem está de fora é até divertida. mas pra quem vive é um terror.
      Sempre penso em areia movediça, ou subir uma ladeira empurrando um carro enguiçado.
      Abração e obrigado pelo incentivo.
      Alexandre

      Excluir
  43. Olá estive lendo a histórias e gostei muito,também sou TDAH !!!uma outra hora conto minha história á todos Vocês.Mas estou enteressada em saber sobre essas histórias que fazemos até exustão,isso é característica do TDAH?História que imaginamos e fazemos o tempo todo,sempre bem sucedidos e sempre o protagonista e estamos em evidência,choramos e até rimos sozinhos....Seria isso? dê exemplos sobre isso !!!!Grande abraço Michelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle... dar exemplos não é comigo! hehehe
      Mas que essas "histórias", bem do jeito que você descreveu, sempre fizeram parte de minha "mente inquieta... eu posso garantir!

      Excluir
    2. Creio que sim, Michelle! Eu fazia tantas, mas tantas, que acho que não vivia a vida concreta.rsrsrs
      Meu sucesso era infinito em minha cabeça. E o fracasso na minha vida.
      Adorei seu comentário, será o próximo post.
      Abração
      Alexandre

      Excluir
  44. Já faz algum tempo que visito o seu blog. Me constrange muito as vezes certas matérias veiculadas, que comparam o efeito da cocaína com da ritalina .Não vou negar que já fiz uso de cocaína e já fui viciado em maconha. A vida passou, , e, coincidência ou não comecei a usar ritalina faz uns 2 anos, de lá para cá posso dizer que com certeza minha vida mudou muito. Realmente a ritalina no inicio do tratamento nos dá uma sensação de prazer mas nada comparado à cocaína,. A ritalina, pelo menos comigo, não funcionava dessa forma. Fiz uso de antidepressivos durante praticamente toda minha vida, porém ,nunca senti melhora de nada. Me sentia péssimo por isso, passei a imaginar que se tratava de algum problema mental sério. o que ocorria comigo. Perdi a fé nos especialistas, comecei a desconfiar de mim mesmo, mas um dia , graças a meu bom deus,tive a oportunidade de entrar em um desses fóruns por aí e encontrei inumeras pessoas que agiam e sentiam justamente o que eu sentia. Percebi que não estava nesse planeta sozinho, apartir daquele dia comecei a pesquisar sobre tdah e coincidentemente cheguei a esse blog. Procurei um novo médico e com a maior cara de pau disse, doutor tenho tdah e quero ser tratado. Ele de imediato vei com aquela conversa mole, bla, bla, bla´, e eu com aquuuuuuuuuuela paciência, retruquei o senhor vai ou não me tratar, ele meio que desnorteado olhou para mim e disse, vc está me ordenando? Eu simplesmente disse, Doutor eu só quero me achar normal, pois durante minha vida já tomei de tudo, fiz uso de drogas.....
    Ele me presceveu a ritalina de 10mg 1 vez ao dia, na condição de que eu retornasse em dez dias com a caixa que havia adquirido para ser se eu estava abusando. Daquele dia em diante posso dizer que eu renasci,e hoje não me considero drogado, muito menos dependente.No inicio do tratamento fiquei com aquela euforia enorme, e logo achei que tudo o que eu havia lido sobre a ritalina e seus efeitos semelhantes com a cocaína eram verdadeiros. Mera suposição, com o passar do tempo não só eu mas todos à minha volta notaram minha mudança de comportamento, CLARO QUE NÃO FOI SÓ A RITALINA, sou cristão e acredito acima de tudo na vontade Deus,mas o medicamento apartir do momento que aumentou minha disposiçao, fui capaz de fazer certas tarefas que para mim pareciam simplesmente impossíveis, como por exemplo conseguir acordar cedo e não passar o dia inteiro pensando em voltar para a cama e dormir e dormir.
    NÃO ESTOU AQUI QUERENDO DIZER QUE A RITALINA É A PILULA DA FELICIDADE,mas me tirou de um marasmo de duas décadas, acabou a preguiça e consegui me livraR da MALDITA MACONHA!!!!
    HOJE TENHO 35 ANOS, JÁ HAVIA ME FORMADO DESDE 2006, AOS TRONCOS E BARRANCOS,hoje consigo sentar me concentrar e estudar.
    A questão é que desde a falta da mesma no mercado, tudo aquilo que eu sentia antes de toma-la parecia vir a tona. Fiquei louco e disse: é sou só mais um " viciado", só mudei de droga! Eu fazia uso de 2 comprimidos de 10mg ao dia. Fui ao médico e ele me receitou a ritalina que estava disponível no mercado, a LA 30 mg. Essa realmente é muuuuuuuuuuuuuuuuuuito forte, nem parecia que era o mesmo medicamento. Os efeitos colaterais constantes na bula praticamente eu passei a sentir todos. Tomei atitude drastica, naõ recomendavel, mas que deu " certo" estou dividindo a mesma compro capsulas vazias em farmacias de manipulação e faço a divisão. Não recomendo fazerem isso, pois afinal naõ sou médico, mas foi uma alternativa que encontrei e que esta dando certo. FICO MUITO TRISTE POR SABER QUE MUITOS NOS JULGAM DROGADOS, mas um drogado não tem consciencia de seus atos, um drogado não busca por melhor qualidade de vida lutando todo dia por torna-la mais efetiva, um drogado sempre coloca acima de qualquer coisa, eu não eu uso a rita para me focar e tentar ser alguem melhor e mais capaz, consciente de que tenho essa doença, mas que eu sou terráquio.... um abraço a todos, Agradeço a DEUS por aquele sagrado momento que me levou a descobrir o que realmente me fazia sofrer tanto...

    ResponderExcluir
  45. APENAS CORRIGINDO O FINAL DO TEXTO

    um drogado sempre coloca A DROGA acima de qualquer coisa, eu uso a ritaLINA para me focar e tentar ser alguem melhor e mais capaz, consciente de que tenho essa doença, mas que eu sou terráquio.... um abraço a todos, Agradeço a DEUS por aquele sagrado momento que me levou a descobrir o que realmente me fazia sofrer tanto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Doddy!
      Muito bacana seu depoimento. Só quem passou por todo o nosso calvário sabe o que sentimos quando experimentamos o medicamento.
      Obrigado por partilhar sua experiência conosco e, perdoe-me a demora na resposta mas a vida anda muito corrida.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Nossa...eu encontrei esse blog por acaso e adorei...estou a dias lendo a respeito de TDAH pois eu desse criança me achei diferente e triste pois apesar de ser considerada uma pessoa bem inteligente nunca consegui conclui meus projetos, começo algo hoje e em dois dias desisto....estou estudando para concurso e leio...leio..leio mas na verdade estou me enganando pois não consigo me concentrar além de um raciocínio a 1000 por ora....para vcs terem uma idéia eu escovo os dentes e ao mesmo tempo penteio o cabelo....aff...é um desespero...mas acho que vi uma luz no fim do túnel...

    ResponderExcluir
  48. pode me chamar de Mari....mensagem do dia 21/06/2013.... 12:04.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Nunca tinha ouvido falar em escovar dentes e pentear os cabelos ao mesmo tempo. rsrsrs
      Não sou médico, mas o que você narra se parece muito com o TDAH. Não perca mais tempo, procure um médico e trate-se, sua vida vai mudar muiiiiiiitoooo.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  49. Oi Alexandre...heheh...marquei para quinta uma consulta e espero de verdade que me digam algo que me ajude....ele é especialista em TDAH e tbm em concurso público....Mari.

    ResponderExcluir
  50. Boa noite! Pessoal sou novo no blog e estou com dificuldades para encontrar Ritalina10 mg em sao Paulo capital alguem pode me dizer onde eu posso encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que já normalizou, Giliard.
      Abraço
      Alexandre

      Excluir
  51. Oi, ótimo blog! Apesar de vc falar sobre vc, aprendi muito sobre mim! Tenho uma pergunta: quanto tempo devo esperar até ter algum efeito? Eu fui diagnosticado com TDAH há pouco tempo (um mês) e estou tomando como indicado (uma capsula de Concerta 36mg de manhã). Até agora, apesar de me deixar mais acordado, não tem efeito nenhum na minha concentração (antes fazia mil coisas ao mesmo tempo agora faço mil coisas a mil por hora ao mesmo tempo...). A pergunta é: quando é hora de desistir porque a medicação não faz efeito nenhum? Existe alguma medicação alternativa que valeria a pena perguntar ao meu médico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tomando ritalina La 30mg há duas semanas e posso dizer que não senti nenhuma ou quase nenhuma melhora na concentração, distração, etc. Isso é comum?

      Excluir
    2. Boa noite Regina!
      É comum sim, às vezes a LA não faz muito efeito pois a liberação do metilfenidato é mais lenta. Na ritalina comum essa liberação é de forma mais imediata o que pode aumentar o efeito em algumas pessoas.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    3. Anônimo, desistir jamais! Mudar o medicamento ou sua dosagem, sempre. Converse com seu médico.
      Alexandre

      Excluir
  52. Quando tomo a ritalina fico bem, mas algumas horas depois, começo a ficar muito irritada. Tem alguma alternativa pra não ter esse mau humor??

    ResponderExcluir
  53. oi descobri que tenho tdah comesei tomar a ritalina estou ancioso para ver o resultado o meu caso eu não consigo consentrar e tenho muita dificulidade pa aprender as coisas tenho muita anciedade e nao consigo falar em publico
    achei esse blog por acaso e gostei muito vou ta sempre ligado sou de minas gerais me chamo milton abracos

    ResponderExcluir
  54. oi descobri que tenho tdah comesei tomar a ritalina estou ancioso para ver o resultado o meu caso eu não consigo consentrar e tenho muita dificulidade pa aprender as coisas tenho muita anciedade e nao consigo falar em publico
    achei esse blog por acaso e gostei muito vou ta sempre ligado sou de minas gerais me chamo milton abracos

    ResponderExcluir
  55. Vou começar a tomar a Ritalina amanha, e seja o que Deus quiser! hehehehe
    Tenho uma pergunta, li a bula e vi que tem váriossssssss efeitos colaterais, nervosismo, altera pressão, perda de apetite, palpitações...etc
    Alexandre, vc sentiu algum destes efeitos? Poderia me falar mais sobre isso? Estou preocupada quanto a isso! Muito Obrigada! Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, acabei de chegar da minha médica e estávamos comentando sobre isso, eu só senti a boca seca e perdi a fome. Minha pressão hoje estava em 12/8.
      Acompanhe as reações do seu organismo, mas não se encane com esses efeitos.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  56. Meu filho de 10 anos tem TDAH e à 2 anos e meio que toma Ritalina 10 mg,só quando vai para a escola, e faz terapia com Psicólogo. Mas estou super encucada ,por estar sabendo de quem toma Ritalina à logo tempo, poderá mexer com as faculdades mentais ou melhor, não ser uma pessoa normal mentalmente futuramente. Por favor, os que tem experiências nisso ,possam me dar um retorno. Agradecerei bastante. (crodrigues846@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Cleide. Não se preocupe com essas lendas, a Ritalina não provoca nenhum dano sobre as faculdades mentais. Segundo os médicos quanto mais cedo começar o tratamento menores são os sintomas na vida adulta.
      Esqueça isso e cuide da vida de seu filho, ele vai te agradecer no futuro.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  57. Eu tomava uma dose muito alta de Ritalina LA, 70mg.
    Alem de muito caro, dava muita dor de estomago e ficava muito irritado.
    Mudei para lexpro 10mg, e estou bem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel, não conheço esse remédio mas se te faz bem, ótimo.
      Eu também não me dei muito bem com a LA, me deixava nervoso demais. Passei a tomar a comum e foi muito bom. A partir da semana que vem estarei experimentando o Venvanse. Depois falarei sobre essa experiência.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  58. Cara, assino embaixo tudo o que você falou. Descobri que tinha deficit de atenção no ano passado, e desde então comecei o tratamento com a Ritalina. A partir daí foi tudo maravilhoso, conseguia estudar, conseguia me planejar como nunca tinha feito antes. Mas o tempo foi passando, uns 6 meses aproximadamente, e tive essa sensação que a Ritalina tinha parado de fazer efeito, e como eu estava com uma ansiedade muito forte o meu médico suspendeu o medicamento. Resultado?? Fiquei mal, voltei a ser aquela pessoa desorganizada e atrapalhada de antes. É justamente isso, depois de um tempo você se "acostuma" com o seu novo jeito de ser e acha que o remédio parou de fazer efeito, mas é puro devaneio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, amigo!
      Obrigado pelo apoio.
      Não podemos abandonar o tratamento de forma alguma.
      Essa semana comecei com o Venvanse, caro pra caramba mas dizem maravilhas dele.
      Vou experimentar uns dias e posto sobre o que senti com ele.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  59. ESTOU USANDO RITALINA PARA TDAH HÁ 4 MESES E JÁ EMAGRECI 12 KG, É NORMAL? ESTOU PREOCUPADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Marcello!
      Amigo, 12 quilos em 4 meses tá demais, né.
      A ritalina tira a fome, senti isso nos primeiros meses, mas depois normalizou. Até gostei desse efeito pois tava meio gordinho, mas 12 quilos é demais.
      Volte ao seu médico e discuta com ele outras formas de se fortalecer, ou trocar o remédio.
      Abração
      Alexandre

      Excluir
  60. Muito legal Alexandre.

    ResponderExcluir
  61. Será que existe alguem com Distimia e Tdha?

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde. meu histórico é bem complicado. Fui extremamente mal na escola a partir da 6 série. fui reprovado duas vezes, expulso e fiquei sem estudar por 2 anos. minha vida sempre foi a música. sempre fui desatento, já perdi mais de mil celulares.. perdi muitos alunos particulares por falta de responsabilidade e organização. não consigo prestar muito atenção quando conversam comigo.. minha vida profissional anda de mal a pior, estou desestimulado, e desanimado. vivo de elogios como: você é muito bom, toca muita e etc. mas trabalho que é bom nada. Desisto fácil dos trabalhos.. fui no psiquiatra e o medico me disse que tenho DDA. e que já perdi muito tempo na vida. Mas ele não quis me dizer os efeitos colaterais. disse que não tem nenhum.. e não foi muito claro comigo. cheguei a comprar o remédio, mas estou bem preocupado em tomar.. andem lendo coisas que dizem muitas coisas preocupantes em relação ao "concerta" que é a mesma coisa da ritalina.. estou completamente confuso. não sei se tento uma terapia comportamental ou parto pro remédio mesmo com medo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amigo, desculpe a demora em respondê-lo.
      Olha, não sou médico e falo por experiência própria, os efeitos colaterais da Ritalina são muitíssimos menores do que aqueles causados pelo TDAH em nossas vidas. Você não tem nada a perder, sua vida já está ruim, então tente algo.
      Abraços e boa sorte!
      Alexandre

      Excluir
  64. quando eu tomo ritalina ou venvanse nao consigo chegar a estados mais profundos e restauradores de meditacao....
    pra mim eh so mais uma droguinha q nem maconha ou cocaina que pode ajudar por um curto periodo de tempo apenas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi bem qual estado profundo de meditação você se refere. Meditar é uma arte que tem de ser aprendida e exercitada, nem é essa a função dos remédios.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que triste isso, hein George!
      Infelizmente a medicina é usada por muita gente pra ganhar dinheiro. Até não sou contra ganhar dinheiro, mas dessa forma mercenária é um abuso.
      Quanto aos efeitos da Ritalina pra mim foram muito positivos e benéficos.
      Uma grande ferramenta de auxílio no tratamento é o auto conhecimento e o auto controle. Informe-se o mais que puder sobre o TDAH e pense sempre antes de agir, analise se aquela atitude ou caminho que você quer seguir é opção sua ou é a ação do TDAH sobre você.
      Dê-se dois segundos antes de responder ou agir, dois segundos bastam pra que você engula aquela palavra ferina que magoa ou aquela atitude que poderá se arrepender.
      Um abraço e boa sorte
      Alexandre

      Excluir
  66. Caramba, como é legal ver tanta gente parecida comigo! Fui diagnosticada há pouco tempo como portadora de TDAH. Tenho 32 anos e quando ouvi isso parece que foi a explicação pra um monte de coisas da minha vida inteira. Como TDAH não tava na moda quando eu era criança, fui vivendo assim cheia de artifícios pra tentar fazer as coisas funcionarem. Tanto que desde os 15, 16 anos tomo Neosaldina pelo seu poder estimulante, não pra dor. Descobri que Neosaldina melhorava minha concentração e foi minha salvação por muitos anos. Só com um problema: eu também sofro de enxaqueca e com o passar do tempo eu tava tomando doses cavalares de Neosaldina todo dia e quando precisava de um analgésico, nenhum funcionava. Eu tinha criado resistência. Nos últimos dois anos eu passei a ir pra urgência pra timar analgésicos mais potentes direto na veia. E no início desse ano nem isso adiantava mais. Eu estava ficando louca de dor. Some-se a isso todo o problema que a procrastinação causa à sua vida profissional. Eu vivia a base de pó de guaraná e Neosaldina diariamente, mas tinha que parar tudo por causa das enxaquecas. Os médicos da urgência já me conheciam. Até que fui pra esse neuro especialista em enxaquecas. Tive que fazer umaa desintoxicação igual a que qualquer drogado faz. E foi horrível. Uma semana que não vou esquecer nunca mais. Passei por tanta dor que lembro que a única parte que não doía eram as pontas dos cabelos, literalmente. Hoje a dor de cabeça tá controlada, mas depois de tantos anos tomando algo pra me estimular e pra dor ao mesmo tempo que eu já não sabia mais onte começava um e terminava outro. Os estimulantes eram minha forma de viver em sociedade. Aí na não teve jeito, começou a aparecer de novo a necessidade de tomar remédios. Mas eu não podia mais. Então marquei com o médico pra dizer a ele que sem algo externo eu não conseguia fazer nada que incluísse sentar e ficar parada por muito tempo. Já tava pronta pra ouvir ele me dizer que eu era uma grande preguiçosa e que eu procurasse terapia. Fiz terapia dos 19 aos 27 e nada. Sempre senti muita culpa por me auto medicar de naneira tão cavalar e achava que tava merecendo um puxão de orelhas enorme. Mas ao invés disso, o médico me diagnosticou com TDAH e pela primeira vez eu me sinto satisfeita com o diagnóstico e também compreendida. Tô tomando Ritalina LA 20mg de manhã e Quetiapina 25mg de noite pra ajudar no tratamento da enxaqueca. Detalhe: 99% da minhas dores de cabeça começam no exato momento que eu sei que eu tenho a obrigação de sentar pra fazer alguma coisa e já sei que vai ser uma tortura. Sinto tanta culpa por não cumprir com essa responsabilidade que dói. De verdade. Agora espero que essa medicação realmente me ajude a estabelecer uma vida profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me jesussssssss, tomar neosaldina pelo efeito estimulante, desculpe, mas que tolice heim? O estimulante da neosaldina é o guaraná, bastava comprar guaraná e tomar e ai nao teria ficado viciada em analgésico...mas enfim, fora sua história com analgésicos de resto vc é igual a mim

      Excluir
    2. História complicada essa, hein! Gisele, acho que o estimulante da Neosaldina é a cafeína, somada aos analgésicos podem dar esse efeito estimulante mesmo. Mas muito louco.
      O TDAH se manifesta das mais diversas formas e já vi de tudo nesse blog como forma de conviver e superar seus estragos. Parece que nossa amiga agora está sendo acompanhada , espero que dê tudo certo.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  67. Ola, estava procurando informacoes e seu blog me apareceu como "uma luz no fim do tunel" fui diagnosticada com Tdah, ou Dda. Nao sei bem, acho q eh apenas Dda, pq nao sou Hiperativa, tenho serios problemas de concentracao, dificuldade nos estudos e sono fora de hora, falta de foco e organizacao. Enfim, tenho ja meus 23, entao foi uma surpresa esse diagnostico mas aceitei comecar a tomar Ritalina, mas nao surtiu efeitos e me causou sono. Entao a Neuro me prescreveu o Venvanse. Gostei mto, nao é nehuma formula magica, mas me deu mais disposicao pro estudo e diminuiu o sono. Mas ja com 10 dias de uso comecei a sentir uma ansiedade e irritabilidade sem explicacao, do nda. Tava tdo bem com o medicamento e puff! Me socorri num rivotril, mas nao sei se pode e ate tenho medo dele diminuir a eficacia do Venvanse. Vc ja passou por isso, ou alguem q toma essa medicacao ja passou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, estou passando por isso, deu 10 dias 2 e parecer que alguma coisa foi ligada em um interruptor. Ansiedade muito grande, medo de perder o controle da situação e ai vai...

      Excluir
    2. Não me dei nada bem com o Venvanse. Me senti um autômato, parecia que tinha sido lobotomizado.Voltei pra Ritalina.

      Excluir
  68. Estranho ver a visão de cada um sobre o metilfenidato, porque foi utilizado em mim como tratamento de TDA (tenho 34 anos) numa clínica ao mesmo tempo que tratava meu vício em cocaína.
    Depois descobriram que eu tinha, agravada por abuso de tóxicos por 22 anos, transtorno esquizoafetivo, o que achavam ser transtorno bipolar, e que as alucinações auditivas e olfativas que eu tinha e tenho era só droga. Aí que entra o metilfenidato...sendo receitado ritalina de 10 pra tomar cinco por dia e depois amainar o ritmo com alprazolam, haloperidol e nortriptilina foi uma bênção.
    O problema é que agora se eu ficar SEM o metilfenidato eu não paro de ouvir gargalhada e meu nome sendo dito, desde no prédio do lado quanto na rua e atrás da porta do meu quarto. Será que metilfenidato é tão bom pra tratar cocainômano assim? E não é uma exarcebação do meu TOC agora que tenho organização e meória mas faço tudo de uma maneira robótica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, não tenho o menor conhecimento pra opinar sobre isso. A Ritalina é um remédio usado nos EUA desde 1957 e vem sendo ministrado amplamente desde então. E ainda tem gente que critica e prega o banimento da Ritalina, uns idiotas.
      Alexandre

      Excluir
  69. MEU FILHO ESTÁ TOMANDO RITALINA LA PARA IR A ESCOLA , E DEPOIS A TARDE TOMA UM RITALINA COMUM10 MG, E A NOITE TOMA 1 ML DE RISPERIDONA. NAO ESTOU GOSTANDO DA RITALINA LA POIS NEM PARECE Q TOMOU E ELE FICA MUITO AGITADO.ANTES ELE TOMAVA 4 RITALINA DE 10MG POR DIA COM MEIO COMPRIMIDO DE ATENSINA ,EU ACHAVA ÓTIMO ,MAS A MEDICA Q LEVEI AGORA DISSE Q ATENSINA DÁ PROBLEMAS DE CORAÇAO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei nada a respeito da ATENSINA, mas a ritalina LA me deixava muito nervoso. Não seria interessante vc ouvir uma terceira opinião médica?
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  70. Qual a diferença da LA pra comum? Eu sinto uma sensação estranha na boca do estômago, igual quando estou prestes a ter uma crise de pânico, estou no terceiro dia de ritalina e estou confusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A LA, Gisele, tem sua liberação de forma mais lenta, portanto prolongada. Seu efeito dura cerca de oito horas. Pra mim foi horrível, ficava uma pilha de nervos.
      A Ritalina comum libera o metilfenidato de forma mais rápida, porém acaba rapidinho.
      Os efeitos colaterais da Ritalina, em geral, desaparecem com duas semanas. Eu, graças a Deus, tive pouquíssimos efeitos. Boa sorte!
      Alexandre

      Excluir
  71. Hoje, um ano depois desta postagem, como está sua dosagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, ando numa fase meio confusa de vida; tenho tomado de duas a três ritinhas por dia. Aos domingos não tomo.

      Excluir
  72. Prezados,
    Hoje faz uma semana que estou tomando ritalina comum de 10 MG 3x por dia em 4 em 4 horas, percebi que algumas coisa começaram a mudar na vida, fiquei com menos fome (Perde 2,5K , porém estou fazendo exercícios), estou conseguindo me concentrar mais, tenho menos ansiedade (Sou muito ansioso) . Desde do final do ano estou passando por uma fase muito difícil financeiramente e no inicio do ano acabou meu relacionamento com uma pessoal que gosto muito, então estou vivendo uma bola de neve, mas depois que a ritalina entrou na minha vida comecei a perceber estou conseguindo organizar mais meus objetivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querido, espere alguns meses ou 1 aninho. vc vai ver o que essa droga faz com vc. Te leva do céu ao inferno. no começo é uma maravilha. dps ela acaba com tua saúde.

      Excluir
  73. Ritalina mudou minha vida!

    Não tive nenhum efeito colateral até o momento, apenas um leve enjoo no final do efeito do medicamento!
    E uma leve mudança na função psicomotora, mas bem suave!

    A única coisa que eu não gostei muito foi o sono, pois pensei que iria tirar meu sono, mas que nada e ainda consigo dormir direto depois de tomar ritalina, gostaria de perder um pouco o sono, pois depois do meio dia me da aquela vontade de dormir insuportável, não vou falar isso pro meu médico porque é capaz de ele mudar de medicamento e me dar stravigille ou algo do tipo!

    E com relação a comida continuo com a mesma fome de leão de antes!

    ResponderExcluir
  74. Olá ... "Dono do blog" poderia me passar seu contato pessoal?

    ResponderExcluir
  75. Nada funciona. Nem remédio nem terapias. Feliz os que têm algum resultado.

    ResponderExcluir
  76. Tomo este remédio mais não evolução nenhuma só sinto as vezes muita dor de cabeça mas a distração continua volte e meia eu troco o remédio mais não vejo resultado nenhum já fiz tratamento com uma fonodiologa só que eu não pude dar continuidade porque fica muito caro o tratamento

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde. Sou diagnosticado como portador de TDHA desde os 15 anos de idade. Iniciei o tratamento usando Ritalina LA, depois passei para o Concerta e agora uso o Venvanse. Na realidade o que eu percebo é que tenho um ganho muito grande na capacidade de concentração com o uso do remédio, ganho esse percebido com mais clareza quando fico um tempo sem tomar ou quando estou usando uma medicamento e passo para o outro. Me formei no ensino médio, na faculdade e hoje estou na pós-graduação... utilizo o medicamento apenas quando estou estudando, finais de semana ou mesmo quando estou trabalhando não sinto tanto a falta do remédio. O que mais me incomoda como efeito colateral são o trismo mandibular e a irritabilidade. Não acredito que sejamos dependentes do medicamento, já fiquei longos períodos sem utilizar em várias oportunidades por meses. Agora o tratamento ajuda muito no sentido de nos livras das viagens em mundos paralelos durante a execução de algum trabalho, de perder tudo que possuímos, controlar, pelo menos em mim a conversa compulsiva, diminui muito as vezes em que repito uma frase apenas movimentando os lábios para me certificar que ela estava correta, talvez pelo fato de falar sem pensar. Acredito que devemos ter muito cuidado ao iniciar um tratamento medicamentoso e principalmente devemos acreditar e confiar no médico e no diagnóstico levando em consideração sua base científica para tal e não apenas a nossa vontade em resolver o problema da dificuldade em concentra que todo ser vivente pode ter em determinadas situações. Quando não estamos motivados a fazer algo ou não queremos não a Ritalina de 46mg concerta de 54 ou Venvanse de 70mg que resolva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde tem alguém que não fasa uso do concerta e tenha para doar vender mais barrato.obrigado

      Excluir
  78. *livrar *concentrar *há...

    ResponderExcluir
  79. Muito bom ler tudo isso. A vida inteira eu fui uma crianca brilhante, com mil habilidades, mas uma dificuldade enorme com numeros. Tanto que hj aos 28 anos nao sei olhar horas muito bem. Entrei e 4 cursos diferentes me graduei com muito custo em uma. Neste tempo todo entre depressao e sindrome do panico, sempre me senti constrangida achando que eu era uma preguiçosa dissimulada. Saindo de um emprego para o outro de um relacionamento para outro sem explicacao, ja que tudo sempre estava normal, menos na minha cabeça que teimava em sempre viajar por horas e horas. Pensamrntos suicidas, esses fazem parte da minha vida como meu disturbio alimentar.. bulimia e mais um dos segredos. Em fim de uma crianca promissora sou uma adulta problematica. Sou uma mulher bonita sei que tenho inumeras qualidades, Mas elas vao morrendo aos poucos. Ainda tenho esperança de tudo acabar e conseguir tomar as redias da minha vida. Enquanto isso vou levando ja que sou muito covarde para me matar.

    ResponderExcluir
  80. Oportunidade de doar o seu rim E SER RICO


    Oi a todos, eu estou dizendo isso porque eu não posso mantê-lo para o meu eu mais agora que sou melhor e forte, eu fiz uma operação na Índia, há dois meses depois de um amigo meu me orientou a pirâmide hospital especializado que comprar rim humano eu não acredito que ele até i em contato com eles para confirmar o meu eu, eu nem sequer acreditar neles em primeiro lugar, porque foi-me dito para registrar com o NKF alguma quantia que eu não estava mesmo tendo em mãos, nesse momento, Depois de lhes dar todo o meu informações em seu saber o quão sério eu sou, Eles me dão uma garantia de pagamento de 500.000,00 dólares, que me i foi pago metade do dinheiro antes de ir para a Índia para a operação, que é a
    soma total de R $ 500.000,00 dólares depois que eu pago a comissão de registro para sua NKF. Estou dizendo isso porque eu quero que todos a sua quem realmente quer ser um doador de rim para contatá-los no e-mail abaixo. Meu nome é Lilian Minton, entre em contato com eles e você vai ver um bom resultado do que você quiser, eu sei o que estou falando.

    pyramidmedicalcenter@gmail.com

    ResponderExcluir
  81. "Bom dia, se você quer comprar um rim ou você quer vender rins? Procurando
    oportunidade de vender seu rim para o dinheiro Devido ao avanço financeiro e não sei o que fazer, então contacte-nos hoje e vamos oferecer-lhe uma boa quantia para sua clínica kidneys.Our especialista em cirurgia renal e que também tratam de compra e transplante renal. Se você estiver interessado comprar ou vender um rim, por favor não hesite em contactar-nos por e-mail. Email: doctorhowardclinic@outlook.com

    ResponderExcluir
  82. Você quer comprar um rim ou você quer vender sua
    rim? Tem
    em busca de uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro
    devido à ruptura financeira para baixo e você não sabe o que
    que, em seguida, contacte-nos hoje e vamos lhe oferecer um bom
    quantidade de dinheiro para o seu rim. Meu nome é Doutor emmychris
    sou um
    Nefrologista no Níger médica internacional. Nossa clínica é
    especializado em cirurgia de rim e também lidar com
    compra
    e transplante de rins com a vida de um
    doadora correspondente.
    Estamos localizados na Índia, Nigéria, EUA, Malásia.
    Se você está interessado em vender ou comprar rim de por favor não
    hesite em contactar-nos através do e-mail.
    Email: dremmychris@gmail.com

    cumprimentos
    Dr emmychris

    ResponderExcluir
  83. Dureza é sentir que se enquadra em tantas características e não ter recursos para buscar ajuda.
    São 34 anos de sentimentos de fracasso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito dificil amigo. O que você pode tentar é o auto conhecimento e auto controle, uso muito isso. Leio sempre tudo o que posso sobre TDAH. Sempre que vou tomar uma decisão, um caminho, tento descobrir se o que quero é ditado pelo TDAH ou por mim mesmo. Entendeu?
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  84. Fui diagnosticado com TDAH, procurei o psiquiatra pois perdi o interesse em tudo , minha vida indi para o fundo do poço, após 10 meses de pristiq o médico me receitou Ritaluna LA 10mg pela manhã e donaren antes de dormir....Só nos primeiros dias senti uma pequena melhora na concentração, mas uma grande diferença na autoconfiança... Fiquei bem mais confiante ao falar em público...porém agora estou na terceira semana e sem concentração nenhuma, muito ansioso, sonolência durante o dia, sem foco....alguém teve isso?

    ResponderExcluir
  85. Fui diagnosticada com TDAH enquanto tomava Quetros (humor). Agora tomo apenas Concerta 54mg. Apesar de sentir uma diferença mínima nos primeiros dias, estou apavorada por não sentir os efeitos que todos dizem. Além da boca seca, da insônia e da irritação, meu foco não melhorou quase nada. Continuo tendo meus lapsos de memória, minha confusão mental (sem a sucessão de imagens e palavras mentais, mas...). Ser TDAH fez tanto sentido pra mim, explicou tanta coisa que pensei que, finalmente, seria "normal". Mas agora, com o remédio não fazendo efeito, faço oq?

    www.comtdahesemumputonobolso.blogger.com

    ResponderExcluir
  86. Tenho sido rejeitado por meu marido depois de 5 anos de casamento só por causa de outra mulher, e ele me eo garoto deixou a sofrer. Um dia, quando eu estava lendo através da web, eu vi um post sobre como este lançador de magias nesse endereço lovespelltemple@gmail.com ter ajudar a mulher a voltar seu marido e eu dei-lhe uma resposta ao seu e-mail e ele me disse que uma mulher teve um feitiço sobre o meu marido e ele me disse que ele vai me ajudar e depois de 3 dias que eu vou ter o meu marido de volta. Eu acreditei nele por causa da sua abordagem educada e sinceridade e hoje eu estou contente de deixar que todos sabem que este lançador de magias tem o poder de trazer os amantes de volta porque eu sou agora feliz com a minha marido.lovespelltemple@gmail.com

    ResponderExcluir
  87. Alexandre me ajuda com toda experiência e estudo estou tomando ritalina 10 mg 3 x ao dia estou no meu 3 dia quando tomo passa alguns segundos sinto aquele bem estar mais em um estralar se dedos me bate uma forte depressão vontade de chorar muito ruim liguei para o médico ele
    Me deu um calmante a noite n estou entendendo essa angustia a Rita me ajudou to bem ativa mais com
    Essa deprê me responda se alguém estiver passando por isso tb

    ResponderExcluir
  88. Dani... a ritalina foi uma MERDA na minha vida. tomei por 3 anos. fiquei viciada. no começo era uma maravilha uruuuuuuuuullll. tudo lindo e maravilhoso. depois de um tempo, ela me dava depressão forte, pânico, pensamentos obsessivos compulsivos, e tudo de ruim. Isso que eu tomava antidepressivo junto. Hoje mudei para venvance que nao dá esses efeitos colaterais, por enquanto, quando o efeito passa.
    Só digo uma coisa: FUJAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA da ritalina. Ela acabou com minha vida. E não só a minha, mais de 3 amigas que conheço. boa sorte

    ResponderExcluir
  89. Bem-vindo ao médico da clínica walter. Você quer vender seu rim ou outros órgãos se sim se candidatar a uma venda hoje e você vai ser dada a máxima satisfação que você me need.Contact via e-mail: doctorwalterclinic@gmail.com

    ResponderExcluir
  90. Somente me manifesto a fim de relatar a minha experiência com a ritalina. O fato é, se trata ou não tdah, eu não sei, mas sei que possui efeitos quase idênticos à cocaína, entretanto, esta última se demostra muito mais forte e aquela (ritalina) numa medida um tanto controlada, com efeitos colaterais menos intensos. Talvez, quem já experimentou ambas sabe o que eu estou dizendo. Não a fim de ferir qualquer outra opinião, mas apenas deixando a minha, de acordo com a minha experiência com essas duas substâncias, eu digo, que este medicamento é um perigo à sociedade. Qualquer pessoa que já foi tratada com a ritalina e gostou dos efeitos, será facilmente, se experimentar, atraído pelos efeitos da cocaína, que parecem ser multiplicados ao da ritalina, inclusive efeitos colaterais. É só minha opinião, sem espaços para respostas ou debates, tive problemas com cocaína, mas Deus me ajudou a sair disso e me apeguei nos estudos e me encantei do que poderia ser a ritalina, porém, jamais, novamente, usarei, pois jamais quero me lembrar o que é a cocaína, jamais quero ver minha família sofrendo. A minha colaboração para o mundo sobre este assunto eu deixo aqui, é um passado que eu quero esquecer. Assim deixo meu relato sobre minha experiência e levemente deixo minha opinião, não sei se essas reações são comuns, pelo menos em mim foi o que aconteceu, o que eu percebi, o que eu senti. Volto aos meus estudos sem qualquer medicação, sem qualquer plus ++, sei que é difícil, mas se eu vou chegar em algum lugar é somente a ajuda de Deus que eu quero.

    ResponderExcluir

  91. A medicação é indicada após uma análise da proporção entre os benefícios e riscos em cada caso particular.

    A terapia psicofarmacológica quando indicada, deve de estar estritamente vinculada a uma psicoterapia que aponte a auto-regulação e readaptação sócio-emocional e cognitiva. Com a finalidade de que o sujeito consiga lidar com êxito nas distintas áreas, aceitando, reconhecendo e controlando por ele mesmo suas características neuropsicológicas específicas, para que estas não sejam limitantes no seu desenvolvimento e não dependam do acerto na dose correta e dos bons efeitos dos psicoestimulantes para toda sua vida.

    A pessoa com TDAH como portador de um transtorno que em sua evolução afeta a construção da identidade, sua auto-estima e a regulação cognitivo-emocional, deve de ser tratada em psicoterapia sem dilação, sem espera. Os efeitos imediatos do metilfenidato úteis para agüentar a investida do TDAH no ambiente, não deveriam desviar a nossa atenção em intervir nestas dimensões que determinarão a evolução da pessoa, seja ou não medicado.
    Prof. Fernando Bryt Trosman
    http://ansiedade-tdah-rj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente seu comentário. Poste-o novamente no texto que publiquei ontem. Basta acessar o www.tdah-reconstruindoavida.com.br , que você js estará no post mais recente. Ótima a sua abordagem.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  92. Bem-vindo ao HENRY EMPRÉSTIMOS DA EMPRESA
    (Um serviço personalizado para todas as suas necessidades financeiras)
    Nós, os Provedores de empréstimos henry empresa oferece empréstimo
    a uma muito baixa taxa de juros de 3%, nós oferecemos pessoais
    empréstimos, de consolidação da dívida empréstimo, Venture Capital,
    Negócios empréstimo, Empréstimo para a Educação, Home Loan, e
    Empréstimo por qualquer motivo e necessidades urgentes !. com um
    duração máxima de 30 anos.
    Você já foi rejeitado pelo seu banco? Você
    tem mau crédito? Você tem contas a pagar? Você está dentro
    dívida? Você precisa montar um negócio? Não se preocupe
    mais como nós estamos aqui para oferecer-lhe um empréstimo com juros baixos.
    Nossa empréstimo varia de R $ 5.000 USD (cinco mil US
    dólares) para
    US $ 50, 000,000.00. (Cinqüenta milhões de dólares norte-americanos). Nós também
    emprestar em dólares dos EUA e Euro !! e também calcular
    o montante do empréstimo no dólar, euro ou libras
    Desviadas para o EMAIL:
    henryloanscompany@yahoo.com
    1. Seus nomes completos: _______
    2. Endereço para contato: _______
    3. País de residência: ______
    4. Valor do Empréstimo Necessário: ________
    5. Duração: _____
    6. Sexo: _____
    7. Profissão: ________
    8. Renda Mensal: _______
    9. Data de nascimento: ________
    10.Telephone Número: _________
    Seu em serviço,
    Sr. Henry empréstimos Empresa
    Email: henryloanscompany@yahoo.com

    ResponderExcluir
  93. Bom dia!! Agora são 7h da manhã e não consigo dormir pq tomei 4 compridos de Rita (10mg) nesta ordem: 20h, 22h, 0h, 1h e 01:30 h
    Regado a muita vodka. Não façam isso! Hoje em dia consegui me.livrar da Rita no dia a dia, mas ela me viciou no uso recreativo!!

    ResponderExcluir
  94. Boa tarde, Alexandre!

    Hoje tomei o primeiro comprimido, LA, 10mg. Não senti efeito algum, permaneci no mesmo nível de concentração que estava na noite anterior antes de tomar o remédio. Existe um certo tempo necessário para que a substância comece a fazer efeito ou devo aumentar a mg?

    Kléber

    ResponderExcluir
  95. Mi nombre es Malina, de Reino Unido. Deseo compartir mi testimonio con el público en general acerca de lo que este templo llama (DR soleado) han hecho por mí, este templo acaba traído mi ex perdida amante a mí con su gran obra hechizo, yo estaba saliendo con este hombre llamado Steven nos Estuvimos juntos durante mucho tiempo y nos encantó nuestra auto de pero cuando he podido darle un hijo varón de 5 años me dejó y me dijo que no puede seguir ya entonces estaba ahora en busca de maneras de conseguir que vuelva y también quedar embarazada, hasta que un amigo mío me habló de este templo y me dio su correo electrónico de contacto, entonces no creer esto cuando me puse en contacto con mis problemas se preparaban los elementos y lanzar el hechizo para mí y traer a mi esposo perdió la espalda , y después de un mes perdí mi flujo mensual e ir para una prueba y el resultado declaré que yo estaba embarazada, soy feliz hoy soy una madre de un par de gemelos de un niño y una niña, yo agradezco el templo una vez más por lo que han hecho por mí, si está por ahí pasa a través de cualquiera de estos problemas se enumeran a continuación:

    (1) Si usted quiere que su ex atrás
    (2) si usted siempre tiene pesadillas.
    (3) ¿Quieres ser promovido en su oficina.
    (4) Si usted quiere un hijo.
    (5) La atención a base de plantas
    (6) ¿Quieres ser rico.
    (7) ¿Quieres atar su esposo / esposa a ser suyo para siempre.
    (8) Si necesita ayuda financiera.
    (9) Que la gente obedezca tus palabras y hacen su deseo
    (10) Caso resolver E.T.C
    {11} VIH

    Póngase en contacto con ellos en su correo electrónico templo en drsunnydsolution1@gmail.com y obtener todos sus problemas resueltos

    Gracias.

    ResponderExcluir
  96. Bom dia,
    sou Felipe e uso ritalina faz 4 anos por indicação de um amigo. Tive uma depressão num relacionamento o que me fez notar que eu era um " cavalo paraguaio" ( só tinha saída, começava várias atividades e não terminava nenhuma). Comecei com a Rita 10 mg e cheguei a estudar no começo por 15 horas com breves pausas. Sem condições de manter uma consulta psquiatrica de R $250 mensais pois apenas estudava, comecei a comprar no Paraguai (tenho parentes lá ) a Rita brasileira e a modalidade Paraguaia LÁ de 20 mg. Além disso fiz uso de outras drogas ilegais (lsd e ecstsy) de forma recreativa( 1 sábado por mês numa balada). Passei em concursos Públicos e namoro faz 5 anos. Ritalina mudou minha vida em nível de produtividade, foco e atenção. Chego a fazer o dobro de serviço de pessoas "normais". Tenho uma irmã que tem TDAH e faz tratamento com o médico. Somos muito parecidos e fiz o tratamento paralelo (erroneamente) e nunca fui ao médico. Meus efeitos colaterais: perseguição, fobia social ( trabalho com atendimento), irritado e grosso ( mudança de humor tipo tripolar) e esquecimento de coisas que eu não considero importante mas que para outras pessoas que se relacionam comigo parece que é como se estivesse lidando com a aquela peixe do filme procurando Nemo- que se esquece de tudo. Tb troco e misturo palavras tipo : reia ( na verdade queria ter falado renner ou c&a). E por último também não tenho papas na língua (falo muitos absurdos que não falaria caso contasse até 10) . Vou ao médico não para retirar a ritalina e sim tratar essas psicoses secundárias. Ritalina mudou minha vida para melhor e apenas exponenciou
    "Características indesejáveis " que eu já tinha. Hoje procurei ler na Internet pois estou usando uma dose maior e as pessoas acham que eu estou louco. Enfim, apenas um desabafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a tomar Ritalina 10 mg a um mes, gostei dos efeitos. Após um mês de uso me sinto parecido com o que você sente em relação aos colaterais. Depois de 5 horas que eu tomo a ritalina sinto um colateral muito forte, assim tomo 3 vezes ao dia a ritalina para evitar ficar 5 horas sem a substância.

      Excluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. Alexandre, parabéns pelo blog.
    Será que os resultados da Ritalina LA são diferentes da Ritalina normal? Vi você comentando que tomou a Ritalina LA e ficou muito irritado e agora tomando a Ritalina normal você ficou bem. Estou me sentindo muito irritado com a Ritalina LA já no primeiro dia que comecei a tomar, será que a Ritalina normal ( sem ser LA) não dará esse efeito colateral da irritabilidade?
    Comecei a tomar a Ritalina LA hoje as 7h da manhã, senti que deu uma sensação boa, mais disposto e alegre, porém lá pelas 11h da manhã comecei ficar extremamente irritado, impaciente, ansioso e nervoso, e estou assim até agora a noite.

    ResponderExcluir
  99. bom dia Alexandre, percebi que você tem um conhecimento muito bom sobre esse assunto! queria tirar uma duvida, meu caso é o seguinte, já tomo 3 meses a ritalina LA, tive alguns avanço, mais ainda não me sentir totalmente confortável. Depois de ler o seu Blog estou resolvendo mudar pra ritalina normal. queria saber quantos mg você começou tomando e quantas pílula por dia você toma! grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego, comecei com dois comprimidos um pela manhã e outro depois do almoço. Vario muito a dosagem. Se percebo que não estou bem, se dormi mal à noite, se tenho es perspectiva de um dia mais complexo, tomo dois de uma vez ou outro entre as dosagens habituais.
      A Ritalina comum é bastante tranquila. Não tomo aos domingos e feriados e sempre tive poucos efeitos colaterais.
      Boa sorte
      Alexandre

      Excluir
  100. Fui a uma psiquiatra em junho, ela me avaliou e me receitou a Ritalina, até hoje não tive coragem de tomá-la, já pesquisei e li muito sobre o medicamento, só nesse blog é a sexta vez que entro.

    Tenho medo de tomar e me arrepender, de adquirir o que nem tenho, meu únicos problemas são: procrastinação, sono excessivo, distração e falta de concentração.

    E se eu tomasse por apenas dois meses, quando então será a prova de meu concurso, será que em um período tão curto me trará efeitos colaterais ou comorbidades??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luna! Olha não acredite no que falam sobre a Ritalina. Eu tomo a cinco anos e nesse período parei várias vezes de tomar por esquecimento, falta de receita ou porque cheguei a conclusão de que poderia viver sem remédio. Nunca tive efeitos colaterais com a Ritalina comum, a Ritalina LA me deixou muito irritado. Claro, todo remédio pode causar efeitos colaterais (meu pai não pode tomar aspirina pois ataca seu estômago) mas os da Ritalina são bem tranquilos.
      Quanto a você usar até o concurso funciona sim e muito bem. Ela aumenta a concentração, o foco e a memória e melhora também a disposição. Não conheço ninguém que tenha ficado dependente, muito pelo contrário, todo mundo que conheço esquece de tomar, abandona...
      Pode ter certeza, não ganho nada por defender a Ritalina e só falo o que conheço.
      Boa sorte
      Alexandre

      Excluir
  101. Bom dia Alexandre, já tomo a Ritalina a 5 anos, com diversas modificações em doses e, como você, não me adaptei as medicações de absorção lenta. De alguns meses para ca tenho percebido ( familiares e amigos também ) uma dificuldade em reter conteúdos estudados. Estudo fora o trabalho muitas horas por dia, e apesar de ter melhorado muito a alimentação e ter iniciado uma rotina de exercícios, ainda continuo com os mesmos problemas de memoria. Atualmente reduzi muito as tomadas e percebo que uso muitas vezes para me manter acordado. Ah tenho o tipo predominantemente desatento. Tens tido contato com outras pessoas com as mesmas queixas?? Tens experiência com o uso do Vivance?? Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Olha, não gostei do Venvanse. Em uma dosagem maior, acho que de 70 mg, me senti um autômato. Nem reagia ao que me acontecia. O de 30 mg foi água com açúcar. Minha mulher amou o de 30 mg.
      Experimenta...
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  102. Perdão Alexandre , mas a minha ignorância me faz permitir fazer uso de algumas perguntas sobre a ritalina . Li muitos comentários , mas não encontrei nada parecido com o meu , vou resumir para não ficar chato e esclarecer que faço uso de medicação prescrita pelo médico.
    Após muitos anos fui diagnosticado com transtorno bipolar , mas antes passei por dois psiquiatras mercenários e que me deixavam ou muito irritado ou muito lerdo , até que um agrande amigo me sugeriu que eu fosse a uma psiquiatra , posso dizer que depois dela sou outra pessoa .Tomo medicamento para o transtorno e uns desses medicamentos são usados durante a noite para diminuir a excitação e ajudar a dormir, isso sempre foi difícil,mas estava dormindo normalmente. Acontece que comecei a fazer uso da ritalina por indicação de um neurologista e achei tranquilo ,apesar de sentir as vezes uma taquicardia.Mas a pergunta é a seguinte alguém já tomou e conseguiu dormir?Hoje tomei 30mg , minha dose são 10mg manhã e 10mg a tarde ,mas resolvi testar 30mg pela manhã e voltei p cama e dormi , ou qdo passa o efeito eu sinto um sono terrivel ,conhece alguém parecido ?obrigado

    ResponderExcluir
  103. vendo Ritalina, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores venderes de Ritalina na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para Netfamabrasil@gmail.com .

    temos também Stavigile e Venvanse

    Netfamabrasil@gmail.com

    Netfamabrasil@gmail.com

    Netfamabrasil@gmail.com


    vendo Ritalina, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores venderes de Ritalina na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para Netfamabrasil@gmail.com .

    temos também Stavigile e Venvanse

    Netfamabrasil@gmail.com

    Netfamabrasil@gmail.com

    Netfamabrasil@gmail.com


    vendo Ritalina, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores venderes de Ritalina na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para Netfamabrasil@gmail.com .

    temos também Stavigile e Venvanse

    Netfamabrasil@gmail.com

    Netfamabrasil@gmail.com

    Netfamabrasil@gmail.com


    vendo Ritalina, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores venderes de Ritalina na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para Netfamabrasil@gmail.com .

    temos também Stavigile e Venvanse

    Netfamabrasil@gmail.com

    Netfamabrasil@gmail.com

    Netfamabrasil@gmail.com


    vendo Ritalina, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores venderes de Ritalina na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para Netfamabrasil@gmail.com .

    temos também Stavigile e Venvanse

    Netfamabrasil@gmail.com

    Netfamabrasil@gmail.com

    Netfamabrasil@gmail.com


    vendo Ritalina, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores venderes de Ritalina na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para Netfamabrasil@gmail.com .

    temos também Stavigile e Venvanse

    Netfamabrasil@gmail.com

    Netfamabrasil@gmail.com

    Netfamabrasil@gmail.com

    ResponderExcluir
  104. vendo Stavigile, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores vendedores de Stavigile na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para netfarmabrasil@gmail.com

    vendo Stavigile, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores vendedores de Stavigile na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para netfarmabrasil@gmail.com


    vendo Stavigile, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores vendedores de Stavigile na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para netfarmabrasil@gmail.com


    vendo Stavigile, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores vendedores de Stavigile na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para netfarmabrasil@gmail.com

    vendo Stavigile, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores vendedores de Stavigile na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para netfarmabrasil@gmail.com


    vendo Stavigile, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores vendedores de Stavigile na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para netfarmabrasil@gmail.com


    vendo Stavigile, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores vendedores de Stavigile na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para netfarmabrasil@gmail.com


    vendo comprar Stavigile, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores vendedores de Stavigile na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para netfarmabrasil@gmail.com


    vendo comprar Stavigile, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores vendedores de Stavigile na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para netfarmabrasil@gmail.com


    vendo comprar Stavigile, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores vendedores de Stavigile na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para netfarmabrasil@gmail.com


    vendo comprar Stavigile, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores vendedores de Stavigile na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para netfarmabrasil@gmail.com


    vendo comprar Stavigile, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores vendedores de Stavigile na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para netfarmabrasil@gmail.com


    vendo comprar Stavigile, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores vendedores de Stavigile na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para netfarmabrasil@gmail.com

    vendo comprar Stavigile, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores vendedores de Stavigile na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para netfarmabrasil@gmail.com


    vendo comprar Stavigile, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores vendedores de Stavigile na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para netfarmabrasil@gmail.com


    vendo comprar Stavigile, pronta entrega, mando fotos do produto com seu nome ao fundo e numero de lote e etc para comprovar, somos os maiores vendedores de Stavigile na rede para preços e efetuar pedido mande e-mail para netfarmabrasil@gmail.com

    ResponderExcluir