segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A RITALINA E SEUS EFEITOS



Todos os dias, infalivelmente, eu procuro em minha caixa de emails os comentários do blog. Fico muito alegre quando vejo que alguém postou um comentário, na maioria das vezes os comentários me fazem pensar e acabam virando posts mais dia menos dia.
Pois bem, noutro dia recebi um comentário sobre os efeitos da ritalina; o leitor comentava que havia tomado apenas três comprimidos em dias não consecutivos e queixava-se de estar mais desatento e com mais sono.
Como sempre gosto de lembrar NÃO SOU MÉDICO, OU PSICÓLOGO, OU COISA QUE O VALHA, falo por experiência própria.
A ritalina não é perfeita, a ritalina não resolve todos os nossos problemas no primeiro dia ( aliás não os resolve nunca), a ritalina possui efeitos colaterais.
Temos que ter em mente o seguinte: a ritalina é uma ferramenta auxiliar no tratamento do TDAH. É uma ferramenta importantíssima, vital para o tratamento, mas não é a única nem a solução absoluta.Somente usando a ritalina você obterá melhoras, mas será de forma mais lenta e difícil.
A ferramenta mais importante no tratamento do TDAH é você, sou eu, somos cada um de nós portadores empenhados em melhorar nossas vidas. Apesar de ser um problema químico em nosso cérebro, nosso empenho nossa vontade e nosso esforço são fundamentais.
A ritalina é um estimulante, por não ter conhecimento médico não posso afirmar que esses efeitos são impossíveis, mas acredito serem improváveis. Cada organismo reage de uma forma mas se não acreditarmos
no tratamento tudo fica pior e mais difícil.
Além do tratamento medicamentoso precisamos de um apoio psicológico. Principalmente no adulto, precisamos rever todos os nossos conceitos e crenças que foram erguidas com a argamassa do TDAH. Precisamos reestruturar nossas vidas e criar objetivos e metas que nos movam para frente. No meu caso específico utilizei o coaching, um sistema bem prático e objetivo que me auxiliou, e muito, a encontrar um eixo e uma motivação na vida.
Amigo Dione, também sou TDAH e quero os resultados para ontem, mas você precisa controlar essa ansiedade e se disciplinar no uso do medicamento. Não exija que a 'pobre' ritalina resolva sua vida em três comprimidos. Tome uma cartela inteira (um comprimido de cada vez, hein!) antes de formar uma opinião.  Se você não se der bem peça ao seu médico que altere a dosagem ou o tipo de ritalina. No meu caso, comecei tomando um único comprimido de Ritalina LA de 20 mg por dia. Cara, virei um vulcão, um reator nuclear nas mãos de um Aiatolá iraniano. Depois de uma nova consulta com a Dra Valéria, mudei para a ritalina comum de 10 mg, duas vezes ao dia. Melhorei muito, muito mesmo, tanto que acabei suprimindo o segundo comprimido. Hoje só tomo um comprimido de 10 pela manhã.
Você tem que se disciplinar, tem de tomar o remédio R E L I G I O S A M E N T E. Para não esquecer, coloquei minha ritalina junto dos meu apetrechos paara fazer o café da manhã. Como não saio sem tomar meu cafezinho matinal, todo dia dou de cara com ela, a ritinha, e não a esqueço. Com o tempo, entra no automático, passa a fazer parte da sua vida.
Outra coisa, pode ser que você tenha alguma comorbidade, que é uma espécie de doença parasita que se aproveita da nossa 'desgraça' para pegar uma caroninha e potencializar nossos problemas. Um Transtorno Bipolar, uma Ansiedade, um TOC, sei lá, alguma outra doença consorciada ao TDAH.
Fique atento, você já descobriu o transtorno, já se dispôs a tratar, não vá agora dinamitar seu tratamento acreditando que a ritalina piora seus sintomas.
Não desanime, sua vida muda e para melhor quando você se trata.

371 comentários:

  1. Comecei tomar ritalina e algumas pessoas que me conhecia passou a me achar muito educada e eficiente,como se o remedio tivesse feito eu nascer de novo...me tornar boazinha...me senti muito mal com isso...tem algum conselho pra me dar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pense no que você disse.
      Você prefere ser a ovelha negra?
      Isso tem até um lado legal na adolescência, com o tempo só gera prejuízo.
      Boazinha você pode ser mas não pode ser idiota.
      A questão maior é: o que é melhor para a sua vida?
      Pense nisso.
      E trate-se, a vida é tão melhor quando nos tratamos...

      Excluir
    2. Grato pelo conselho.

      Excluir
  2. Tem razao quando diz que a ritalina nao resolve a vida mas faz com que o turbilhão de pensamentos se acalme e faz a gente pensar uma coisa de cada vez...de prestar atençao nas pessoas e com isso voltarmos a sermos quando criança que se interessa pelas pessoas, pelo que elas falam, faz com com que temos vontade de sermos bons com os outros porque finalmente conseguimos ser bom conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal isso:'finalmente conseguimos ser bom conosco'.
      É exatamente isso. Brilhante!

      Excluir
  3. Bem .... Queria comentar algo pra ver se acontece com você também .... Tenho TDAH tenho 17 anos ( sou o mesmo que comentou no seu post a um tempo atraz. Pois é .... Como todo
    TDAH eu me distraio muito , mudo de assunto rapido , falo de assuntos que não tem nada a ver ..... E com o tempo meus amigos acham que eu faço uso de drogas como Maconha ..... Acham que eu sou estranho ... acha que eu tenho que fingir que uso para não acharem que sou "doente" que tenho tdah? me sinto muito triste por isso . Queria ter mesmo mais amigos .... meus relacionamentos são desastres, minha adolescencia está sendo uma droga e parece que vai ser assim até o momento que eu sei lá me suicidar... penso nisso direto cara .... na escola sou tachado de usuario de drogas ..... enfim ... é isso .. só queria comentar pra ver se isso já aconteceu contigo ... um abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce usa o medicamento recomendado para o tratamento? e tem informaçoes insuficientes sobre a doença por isso que esta assim se sentindo tao triste...se quiser pode perguntar, que o que sabemos iremos responder...

      Excluir
    2. Valeu pelo apoio !! Que bom que posso trocar ideas com alguem que sabe do que estou falando ... pois é eu faço uso do Concerta , uso o recomendado sim .. eu digo assim que estou triste pelo o que eles pensam de mim sabe? Porque sou taxado de "macoheiro" porque sou desligado, você sabe por causa do TDAH.
      Eu troco muito de assunto no meio da conversa , esqueço o que a pessoa me disse a tipo 1 minuto atraz , ai a pessoa pensa que eu sou mal educado , não presto atenção no que ela fala ,assim se afastam de mim não me achando alguém digamos assim interessante. Me dou muito mal com o sexo oposto, onde não consigo manter o assunto e tal....

      Excluir
    3. Sei bem como se sente,também me sinto assim...,é como se fossemos discriminados né?!exatamente isso ...pensam que somos mal educados que não damos a mínima atenção e etc.Mas olha uma coisas tenho certeza,com certeza alguém vai gostar de voce como voce é,pode apostar mas seja sincero e verdadeiro com as pessoas que conhecer assim ficará mais fácil voce conhecer as pessoas e elas te conhecer também...

      Excluir
    4. Meu amigo de 17 anos...vc tem muito pra viver,li sua postagem e fiquei meio q chocada....tenho filhos adolescentes ate da sua idade, um deles é TDAH eu e meu marido tb somos....quando vc tem o diagnóstico e o tratamento adequado, tudo fica mais facil.O tratamento TDAH nao é só medicamneto é todo um conjunto bom médico, medicamento, terapia, ajuda da familia e a boa informação.Ritalina me deixa mais segura mas "poderosa" em minhas açoes...mas eu tenho uma excelente profissional do ramo ao meu lado, procure o melhor profissional vc vai ver a diferença.Um Grande abraço.

      Excluir
    5. querido tenho 34 anos sempre fui diferente de todos na escola e de minhas irmas sentiame como se nao fesse par de mundo voada distrada esquecida so consigui começar a le escreve com grandes dificiculdades com 10 anos era huminhante minha irma mas nova passar na minha frente sempre amigos coisa dificil o pior q sou mulher com espirito de molequew ate hoje tambem sempre tive vontade de me matar conheci um doido q me aceitou como sou casamos eramos aventureiros nesse mundo comtanta dificuldades para ter noçao tenho 34 anos so 3 registro na carteira resulmindo engravide foi uma loucura depois q ganhei abiloei pois era um disatre cuida de mim parei na psquiatria hoje faz 4 anos e depois de tanto tempo e varios tramento ate ficar sem cuida do meu filho fiquei chegaram a conclusao q sou um tdah grau altimo para ajudar no trasntorna da vida desenvolvi comorbidaes comportamento bordeline meu filho ja ta na neuro toma 3 medicamentos se sobe pela parede nao dorme e ainda nervoso meu marido kkkkk tda agrande defit somos uma familia malucoves choramos reclamamos sobre a doença mas alegria a dificuldades sao grande mas para a menimar a door nao me escondo me aceito nao me aceitando num dia de muita dor por nao desenvolve minhas funçoes de mae esposa e um filho q ja tem problema parquinho ja vai psicologa ect fiz esse poema para todos .nos os tdahs somos anjos enviados por deus p apimentar o mundo e a vida de muitos kkkk,carregamos conosco o impluso mas nem sempre da alegria ,somos um misterio ate nos mesmo, temos q o mundo colorir e coisas enventar p tentar se sossega,mas na verdade so querem ser feliz eas pessoas alegrar.entao ria de voçe mesmo como eu agora rio tera poucos amigos mas quando os encontrar possa passar tempo anos vc estara no coraçao deles poq somos unicos ilarios perfeito alhos de deus

      Excluir
    6. eitaaa porra...

      Excluir
    7. Eu achei que tinha problemas... mas enfim vou compartilhar pra ajudar a quem se sentir como eu ou ate´entender o meu lado... não é facil! sempre fui inteligente e carinhoso tive muitos amigos e na facudade era rodeado de mulheres e pessoas, sempre nas melhores festas e curtindo a vida como se fosse uma brincadeira! até que um dia acordei de manha com uma ligação não conhecia o numero mas atendi mesmo assim, era uma pessoa falando se eu era o Bruno eu disse que sim. e essa pessoa falou "bom aconceteceu uma coisa e precisamos que vc venha aqui na cidade" dai eu disso oque? e ela falou "seu irmão morreu" desde aquele segundo e até hoje eu não sou mais a mesmo pessoa, já não tenho amigos... pois estou nas mesmas situações que as descritas ae em cima! sofro um monte de problemas piscologicos! e não sei aonde ir.... não sinto se quer vontade de viver! não me sinto vivo! não sei oque seria de mim se não fosse a minha Mãe meu pai e meus outros irmãos! pois o mais velho se foi.... aquele que tinha mais amor! mais admiração, e sabe como si foi? ele infelizmente si matou! não consigo nem falar sobre isso e escrever então me doi muito! acho que achei um mundo no qual posso compartilhar daqueles que como eu tem uma doença que alem de ser dificil de ser curada é descriminada! sou um gênio em humanas... leio varios livros! e um retardado em matematica! estou procurando ajuda mas tá dificil! bom não vou escrever mais... um abraço a todos... obrigado pelo criador deste blog no qual eu pude desabafar faz 3 anos que aconteceu e só agora consigo falar sobre isso...

      Excluir
  4. Alexandre SchubertFeb 11, 2012 08:54 AM
    Cara,não se assuste tanto a adolescência é um saco mesmo. Também pensei muito em me suicidar. Como pode ver, não levei adiante,rsrsrs.
    Você faz uso de algum medicamento pro TDAH?
    Você faz algum tipo de tratamento psicológico?
    Eles ajudam bem nessa dispersão e distração. Os adolescentes são cruéis com seus semelhantes, gostam de colocar apelidos e apontar falhas e defeitos. Em primeiro lugar, pense se essas pessoas que falam essas asneiras merecem sua amizade. Depois,ser estranho não é tão ruim assim. Eu adoro ser diferente, estou sempre remando contra a correnteza e os modismos.
    Lute com suas armas, pare e faça uma lista das suas qualidades e treine-as, aprimore-as.
    Não sei se é um conselho razoável, mas eu sempre tive respostas na ponta da língua; 'eu mudo de assunto pq a sua conversa é um saco'rsrsrs. E coisas do gênero. Em tom de brincadeira, zoando e tal, mas falo, até hoje.
    O TDAH é uma doença de duas mãos, se tira-nos algumas coisas, aumentam nossa criatividade, nossa afetividade e nos torna pessoas intensas, características que um monte de 'normais' pagaria para ter.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Converse com seu médico, mude a dosagem, procure um psicólogo ou um coaching. Tente mudar pra ritalina em lugar do concerta. Não aceite tudo passivamente, tente mudar, fazer diferente.

    ResponderExcluir
  6. Muito Obrigado !!! Continuo acompanhando as atualizações do blog todos os dias ! ;D

    ResponderExcluir
  7. Tomei Stavigille por um mês e não resolveu, voltei no médico e ele me passou Ritalina 10mg 1x ao dia, hoje tomo Ritalina 10mg 2x ao dia já tem aproximadamente 6 meses, queria pedir para o médico aumentar a dose porque estou achando que minha concentração ainda está baixa apesar do remédio,só que não sei se é muito cedo pra pedir pra aumentar a dose já que mudei tantas vezes de remédio. Gostaria de uma opnião, será que é cedo? como poderia pedir? Agradeço a ajuda, o blog está excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. olha amigo, o efeito do cloridr.metilfenidato depende primeiramente da tua massa corporal, aí é sim, adequado aumentar a dose cfe. o teu peso. Mas isso quem determina é sempre o(a) psiquiatra ou médico que te atende. Abraço

      Excluir
  8. Descobri que tenho Deficit de atenção há pouco tempo, e iniciei o tratamento com Ritalina 20mg. Posso dizer que melhorou bastante a minha concentração. Parabéns pelo Blog! E sorte aos que estão começando o tratamento agora.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Força, amigo. O tratamento vale a pena. Obrigado pelo apoio.
    Um abraço
    Alexandre

    ResponderExcluir
  10. Não conheço o Stavigile. A mudança de dosagem pode ser feita a qualquer tempo. Eu em pouco mais de dois meses alterei a posologia da ritalina. Minha médica sempre fala que precisamos descobrir juntos qual a dosagem que oferece os maiores benefícios. Discuta abertamente com seu médico, exponha os motivos que te levam a querer alterar a dosagem e cheguem juntos a um consenso.
    Um abraço
    Alexandre

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada pela ajuda, ah, o médico disse que o Stavigille é um tratamento novo que ainda está em teste, mas comigo foi como beber dipirona pra queda de cabelo, não vi nenhuma diferença. Seu blog é realmente o melhor que já vi! valeu pela força, abçs.

    ResponderExcluir
  12. Há muito tempo que venho correndo de médicos em médicos à procura de tratamento para o meu filho, agora com dez anos, que teve um problema ao nascer e por isso não fala, é muito distraído e tem problemas de aprendizagem. já tomou vários medicamentos, mas infelizmente sem melhoras, por isso, resolvi investigar na internet e vi casos semelhantes ao dele e que eram diagnosticados tdah. Fiz-lhe todos os testes relacionados com tdah e como todos os itens coespondiam com o seu comportamento, resolvi sugerir ao médico que o observasse bem, e acabou por diagnosticar tdah no filho! O meu filho tomou hoje a sua 1ª capsula de 20mg de ritalina e espero alcançar as melhoras tão almejadas! Obrigada pelo seu blog! Serei uma acompanhante assídua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Desculpe a demora em respondê-la.
      Tomara que a ritalina ajude seu filho. Começar ainda na infância ajuda muito ao longo da vida adulta. Infelizmente os médicos no Brasil não dão muita importância ao TDAH e acabamos com um monte de gente sem diagnóstico e que carregam esse fardo inutilmente por muitos anos.
      Obrigado pelos elogios, fico emocionado.
      Um grande abraço.
      Alexandre

      Excluir
    2. Concordo plenamente com você, me senti uma sem noção quando o médico que me diagnosticou me falou : você tem tdah com cara de você é incapaz será que você não se toca.

      Excluir
    3. É, muitas vezes os médicos são inábeis e frios. Tenho muita sorte no meu tratamento, minha médica e minha coach se transformaram em amigas que me apoiam e estão sempre prontas a me ouvir e me ajudar.
      Um dos melhores remédios a nosso favor é o conhecimento, quanto mais conhecermos o TDAH melhor estaremos preparados para enfrentá-lo.
      Outra coisa, você não precisa sair falando a todo mundo que tem TDAH, mas também não tem que se envergonhar. Existe diabetes, pressão alta, problemas cardíacos e TDAH.
      Não há motivos para vergonha.
      Alexandre

      Excluir
    4. E se pessoas que não gostam de mim por me achar estranha,distante e todos os defeitos que o portador do transtorno tem e sem o diagnóstico nem sabia que tinha... fizer isso por mim...sair falando por ai que eu tenho TDAH? como acha que devo agir?

      Excluir
    5. Sinceramente, ignore-as. Tenho certeza de que você NÃO É só estranha. Você deve ter um monte de coisas boas que essas pessoas não conseguiram enxergar, então, elas não valem a pena. Não vá mendigar sua atenção ou tentar mostrar a elas que você não é estranha e sim uma portadora de TDAH. Provavelmente ira decepcionar-se novamente, vão discriminá-la da mesma forma, agora com um rótulo.
      Siga em frente, quem não gostar de você, não te merece.
      Não abaixe a cabeça!
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  13. Olá, sou Gessyca tenho 23 anos.
    Após muitos anos e jamais pensar que isso seria uma doença, descobri que tenho TDAH a uns meses, mas não tive consulta com nenhum psico ainda. tenho certeza que tenho isso, após ouvir tantas reclamações a vida toda da minha mae de não dar continuidade a nada que começo, perco o foco rapidissimo, não consigo prestar atenção nos assuntos que alguem me conta, eu até entendo a conversa em até uns 2 minutos no maximo, depois é como se o volume da voz da pessoa ficasse mudo, e eu apenas visse a boca dela mecher mas na minha cabeça eu to pensando em coisas nada a ver com aquela situação. Nunca consegui estudar, pois eu leio uma frase inteira e ao terminar eu ja não lembro do q se trata o assunto. Na adolescencia, em relacionamentos, durante as brigas me era perguntado sobre oq ue eu achava da situação e eu simplesmente não sabia o por que de estarmos brigando, ou o que poderia fazer pra melhorar a situação, eu chegava a chorar pela pressão que era feita. Só hoje eu entendo isso, e que isso não era normal.
    Gente eu me sinto muito mal com isso, entro numa leve depressão, tive muitas frustrações e tenho medo de começar qualquer coisa. Atualmente não estou trabalhando pois tenho um filho de 1 ano e 3 meses e meu marido trabalha em outra cidade, e ficar em casa pra mim é um inferno, eu me sinto muito mal, tudo que eu faço é muito devagar, não sou eficiente, mas se é alguma coisa que gosto muitoo, eu posso ficar horas ali pesquisando sobre, etc...
    Tenho um concurso para fazer no fim de semana, mas simplesmente não consigo estudar, nada daquilo entra na minha cabeça, é como na escola, meu cerebro parece que bloqueia, matematica quimica fisica, eu nunca entendi porcaria nenhuma, nunca mesmo... vou fazer o concurso pois paguei inscrição, e me vejo no dever de ir, mas sinceramente, embora o salario seja bom, tenho até medo de passar, imagina eu trabalhando com atividades administrativas, eu entraria em depressão profunda, pois não eh algo que me interessa, e tenho certeza que receberia muita cobrança e isso pra quem tem TDAH é pior. Mias vale um elogio ou desafio, que uma 'moral"...
    Adorei seu blog, e é bom saber que tem gente como nós lutando a cada dia para ter uma vida "normal". Vou urgente ao psico!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gessyca!
      Sei exatamente do que vc está falando. Ate hoje me pego conversando com uma pessoa e ouvindo outra conversa paralela ao meu redor. Nesses casos ou dou respostas genéricas e tento me reconcentrar no assunto ou simplesmente assumo: o que foi mesmo? dei uma voada aqui. Não se torture, somos milhões no Brasil e no mundo. Você deve elaborar estratégias para tudo, eu sempre estudei em voz alta, falar alto me obriga a concentrar no que estou lendo, e mais, se estou meio ansioso leio o texto andando por aí, leio, releio e de novo e de novo. Isso serve para a prova, dali a umas semanas já esqueci tudo.rsrsr Claro que não serve pra matemática e física, mas isso eu não aprendo mesmo então nem tentei inventar uma estratégia.
      Imagino como vc deve ser em casa, começa uma coisa passa em outro comodo vê algo, abandona o que fazia e concentra-se em outra coisa, típico.
      Olha, procure tratamento, melhora muito, mas suas estratégias deverão continuar até que vc as internalize e passem a fazer parte de sua vida.
      A vida com tratamento é muito, muito melhor.
      Um abraço
      e boa sorte
      Alexandre

      Excluir
  14. eu to tomando a ritalina fazem 4 dias e eu to sentindo efeitos positivos porem eu ainda me sinto desatenta, burra, sem coerencia na fala e sem sentido

    um psicologo é de grande ajuda no meu caso ou a ritalina ainda pode me surpreender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar você não é burra, nós TDAHs em geral somos acima da média. Nosso raciocínio é que é diferente, nosso tempo é diferente. A ritalina melhora a desatenção, aumenta o foco, mas o apoio psicológico é fundamental. Até para você deixar de se achar burra e inferior.Preste atenção em suas reações e discuta-as com seu médico, muitas vezes precisamos alterar a dosagem ou a forma de tomá-la.
      Não desanime, os primeiros passos são sempre os mais difíceis, depois vamos ganhando segurança e tranquilidade para seguir adiante.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  15. *-* é bom ler coisas do tipo. preciso de pessoas assim pra me levantar, obrigada. e so uma duvida, sei que não é medico mas voce sabe me dizer se é normal eu está lendo as palavras errado e escrevendo errado quando copio algo do quadro do cursinho? abraçosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e ah, somos acima da media em que sentido?
      ouvir dizer que temos a capacidade de criação acima da media das outras pessoas consideradas normais
      é isso? é verdade?

      Excluir
    2. Eu acho que é porque quando você lê pensa em algo, naquele exato momento e não presta atenção no que escreve.

      Excluir
    3. Sim, trocar e engolir letras é típico do transtorno. Na verdade, parece que o pensamento atropela os olhos e a mão que escreve. Isso, imagino, melhora muito com o medicamento.
      Copiar durante a aula também é um tipo de pressão e não somos muito bons sob pressão.
      Trate-se, você vai se surpreender.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    4. Na verdade parece haver uma grande confusão; o TDAH é um déficit de ATENÇÃO e não de INTELIGÊNCIA.
      Ocorre que o turbilhão de pensamentos que nos atinge e a facilidade com que perdemos a atenção do foco principal, muitas vezes nos fazem parecer atrapalhados e pouco inteligentes. Isso não é verdade! Somos muito mais criativos que a maioria, temos o dom de ver a vida de maneira diferente da maioria, e sim, em geral temos inteligência acima da maioria.
      Somos muito bons, só precisamos de direcionamento.
      Alexandre

      Excluir
  16. Comigo acontece algo totalmente diferente da Géssyca, em casa sou completamente organizada,vou passando pelos cômodos da casa conferindo se esta tudo em ordem e isso sem uso de medicação.Só nas questões de sentar e fazer algo parado que é mais complicado pra mim.Porque será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil dizer, né. Parece que o seu TDAH se manifesta mais pela hiperatividade do que pela desatenção. Assim é o TDAH, tem um para cada um.
      Eu,quando mais novo tinha a mesma dificuldade de parar e me concentrar em algo, ao longo da vida fui acalmando e hoje, com o tratamento, tenho concentração suficiente para ser técnico em manutenção de telefones celulares. Você se imagina lidando o dia inteiro com peças minúsculas muitas vezes precisando de microscópio?
      Eu também não me imaginava.
      O tempo, a necessidade de melhorar e o tratamento fizeram esse milagre.
      Um abraço
      Obrigado
      Alexandre

      Excluir
    2. Li numa entrevista de uma psicopedagoga que o tdah é na verdade preguiça dos pais educar os filhos,assim crescem sem limites...acredita nisso? que absurdo! me senti um adulto sem educação quando li isso e achei um ótimo tema de discussão.

      Excluir
    3. Existem dois tipos de mal profissional; o ignorante, sem informação e o mal intencionado, sem caráter. Essa pseudo psicopedagoga faz parte do grupo dos mal intencionados, uma pessoa formada que se propõe a dar uma entrevista contestando a existência de uma doença reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, tem de ter seu diploma cassado.
      Desculpe o termo, mas essa mulher é uma cretina e desinformada.

      Excluir
  17. mas eu to dizendo assim
    depois q eu comecei a tomar o remedio comecei a ler errado e escrever errado
    isso é normal? oO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do remédio, creio que não.
      O remédio precisa ser avaliado e discutido com seu médico no princípio do tratamento. Não existe remédio sem efeito colateral, mas se o efeito for pior do que o benefício aí tem de ser reavaliado.
      Eu qdo comecei a tomar ritalina tomava a LA de 20 hoje tomo a comum de 10. A outra me transformou num vulcão de nervosismo. Você precisa discutir com seu médico outras dosagens, outras formas de tomar ou mesmo outro medicamento.

      Excluir
  18. Olá, sou a anónima que tinha escrito a falar do meu filho. Obrigada por me ter respondido! nós não vivemos no Brasil, vivemos em Cabo Verde e aqui estas patologias são pouco conhecidas e não temos especialistas nestas áreas. o meu filho já está a tomar ritalina LA 20 mg, mas estou a nota-lo muito agitado, que devo fazer? gostaria de receber alguns conselhos em como fazer exercícios que desenvolvam a sua linguagem, pois noto que ele fica muito nervoso por não conseguir comunicar. Estou quase formada em fisioterapia, há algo que possa fazer nesta área? Muito obrigada pela sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Enilce! Você não imagina a emoção que me causou saber que você que está do outro lado do Atlântico recorreu ao meu blog. Fiquei extremamente feliz.
      Olha Enilce, eu comecei também com essa dosagem, na apresentação LA. Fiquei nervoso demais, se me encostassem uma lâmpada creio que acenderia.rsrs
      Após um mês e pouco de tratamento voltei à minha médica e mudamos a dosagem; passei a tomar a ritalina de 10mg, comum 2 vezes ao dia. Foi ótimo! Minha médica sempre diz que a dosagem e a forma de tomar o medicamento tem de ser discutido e revisto com o médico. É importante você ter abertura suficiente com o médico do seu filho para lhe passar as reações dele com o uso do medicamento.
      Quanto aos exercícios de linguagem eu sei que existem mas não tenho conhecimento; no próximo sábado dia 31 terei um encontro com minha médica e minha coach e pedirei a elas informações detalhadas. Se vc preferir, mande-me seu email e te respondo por ele.
      Um abraço e obrigado pela confiança.
      Alexandre

      Excluir
    2. Boa terde e muito obrigada pela atenção que me tem dado e pela vontade que tem demostrado em me ajudar, pois desde que descobri o seu blog, que não passo um dia sem o visitar! Muito obrigado por tudo pois por aqui ainda não se sabe nada sobre TDHA e por isso sou eu que venho investigado para tentar resolver o problema do meu filho. o meu email é mikycarlos@hotmail.com. Um grande abraço, bom fim de semana e que Deus o proteja!

      Excluir
    3. Oi, Enilce! Encaminhei seu comentário à minha coach, Luciana Fiel. Espero que possamos ajudar no tratamento de seu filho de alguma maneira. Seja uma multiplicadora do TDAH em Cabo Verde, tente trazer a escola de seu filho pra essa luta. É muito importante que divulguemos o TDAH, esse é o meu papel e do meu blog.
      Mantenha-me informado dos progressos de seu filho.
      Um grande abraço
      Alexandre

      Excluir
    4. Sou Psicopedagoga, diagnostiquei meu filho quando estava com 6 anos e percebi que ele além do deficit de atenção ele tinha dislalia e disgrafia, imediatamente o coloquei para fazer fono e usei alguns treinos para corrigir a disgrafia. O deficit de atenção somente a Ritalina deu jeito, mas em dosagem mínima, a medida que precisar ele irá aumentar , mas, é bom ter atividades complementares como esporte e música que ajuda a focar tb.

      Excluir
    5. quem diagnostica é médico...voce supos,,,

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Ola, obrigada mais uma vez pela sua atenção! Farei tudo que estiver ao meu alcance para divulgar o TDAH em Cabo Verde, pois aqui pouco se conhece sobre a patologia, inclusive a ritalina para o meu filho, tenho de mandar vir do estrangeiro. Sinto-me agora mais confiante no tratamnténto do meu filho, pois agora sei que posso contar consigo e fico aguardando as recomendações pelo meu email. Obrigada por poder contar consigo!
    Um grande abraço
    Enilce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa tarde! Estou mais uma vez a escrever esperando uma opnião sua. Estou mais uma vez preocupada com a situação do meu filho, pois fui à fármacia comprar ritalina para o meu Carlos, mas me disseram que Cabo Verde não importa este tipo de medicamento. Não sei o que fazer e pergunto se há a possibilidade de adquirir o medicamento no Brasil e que tipo de procedimentos deverei tomar. Estou atenta a minha caixa de correio aguardando a sua resposta! Boa tarde e mais uma vez obrigada pela sua atenção

      Excluir
  21. ALEXANDRE, NA TERCEIRA DOSE DE RITALINA 10MG LA, PAREI DE DAR AO MEU FILHO DE 7 ANOS....ELE PERDEU A SUA ESSENCIA, COMO DIZIA A PROFESSORA DO ANO PASSADO UM MENINO PERALTA , OU SEJA ELE FICOU CALMO, FELIZ DEMAIS, NO CARRO NAO TAGARELAVA E SIM FICOU OLHANDO AS NUVENS O RETORNO TODO DA ESCOLA. PREFIRO A ESPONTANEIDADE E VIDA DO MEU FILHO SEM A MASCARA DA RITALINA....APENAS PRECISO ENCONTRAR OUTRA FORMA DOS NEURONIOS SE COMUNICAREM SEM INTERFERIR NO SEU EU!!! A PESSOA NAO 'E NATURAL COM RITALINA ELA SE TRANSFORMA PARA COMO OS OUTROS QUEREM QUE ELA SEJA ,(BONZINHO PARA A PROFESSORA) E NAO COMO ELA 'E NA SUA ESPONTANEIDADE!
    AMO MEU FILHO PERALTA, SUAS TRAVESSURAS, SUA ALEGRIA, SEUS SORRISOS O DIA TODO!!!! S'O ME FAZ FALTA SUAS NOTAS, APREENDER A LER E ESCREVER....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que ver bem, ritalina em criança pode ter sim efeitos colaterais, pode retardar hormônios. Se tiver de dá, dê por tempo curto e faça terapia que é uma coisa mais a longo prazo.

      Excluir
  22. vc quem me ensentivou a postar esse post aqui......waleu ^^ http://aninhaforeveralone.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Meu comportamente também sempre foi confundido como o "estilo" de um usuário de drogas. E eu digo com muita tristeza que já pensei várias vezes em usar drogas para minimizar minha hiperatividade,mesmo sabendo que é o PIOR caminho.
    Faz alguns meses que descobri meu "problema" (eu escrevi problema pq até agora não consegui olhar o TDAH com outros olhos, mesmo minha psicologa me dizendo diferente). Desde então minha vida tem ficado de cabeça p/ baixo. A cada dia tenho ficado mais desanimada, mais desacreditada de que as coisas irão melhorar. Fui despedida (por um problema causado pelo tdah), me afastei de algumas pessoas e estou com a auto - estima baixissima. Sempre gostei muito de esportes - corrida, lutas, rapel e etc , mas não consigo ter animo para ir treinar. Isso me deixa muito triste.
    Queria pedir a opinião de vocês sobre isso...não sei se passaram pelas mesmas coisas. Mas sei que é bom expor o que estou passando. Assim os portadores de HIPERATIVIDADE podem se ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Isa.
      Obrigado por sua participação e pela confiança.
      O TDAH é, realmente, um problema. Assim como são problemas o reumatismo, a pressão alta, o diabetes, etc, etc.
      Ficou pior depois do diagnóstico?
      Se ficou, pode abrir o olho que você está se sabotando; uma das principais características do TDAH.
      Você não disse se está tomando algum medicamento. Não se deixe levar pelos outros, o medicamento é um grande auxílio no enquadramento do TDAH.
      Não desanime, Isa. O TDAH é assim, desanimamos com qualquer revés, dá uma enorme vontade de abandonar tudo e ficar deitado, em silêncio, esperando a vida mudar por si só. Só que ela não muda, Isa. A vida só muda se nós mudarmos. Cabe a nós promovermos essa mudança.
      Não desanime, o TDAH não é uma danação eterna; ser diagnosticado é, na verdade, uma benção, uma enorme chance que a vida lhe deu para combater o TDAH e mudar a qualidade de sua vida.
      Levante a cabeça, o desânimo não é seu, é do TDAH. Vá fazer seu rapel, viva intensamente sua nova vida!
      E conte comigo para o que precisar
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    2. Boa noite, Alexandre. =)
      Muito obrigada pela força.
      Eu realmente gostei muito do seu blog (já o li quase inteiro)...e o melhor é que tem me ajudado muito.
      Há mais ou menos 5 dias comecei com CONCERTA. Já sinto melhoras positivas no meu comportamento. Mas a questão do desanimo, acho que tenho que concordar contigo, é pura auto sabotagem. Pensei muito nesses ultimos dias e percebi que tenho grande tendência em fazer problemas pequenos se tornarem furacões, mas quando descobri o TDAH tentei me esconder atras dele. Hoje, pesquisando, percebo que eu tenho várias opções de tratamento (além do remedio e terapia), dentro do que eu mais gosto, os esportes. Obrigada, novamente, por compartilhar seus conhecimentos conosco.

      Excluir
  25. Boa tarde Alexandre!
    Recentemente descobri que sou portadora do TDAH e faz 2 meses que tomo 6 comprimidos por dia, ritalina 10g. Eu não senti diferença, apenas mudanças no meu humor e alguns efeitos colaterais. Faço tratamento com o psiquiatra e foi aumentando a dosagem aos poucos, até chegar em 6. O caso é que continuo mais aerea que nunca, esqueço de tudo, falo coisas sem nexo e respondo perguntas que nem foram me feitas. O que acontece?

    ResponderExcluir
  26. Alexndre, meu nome é Sabrina. Acabei de fazer o comentário anterior. Se puder me dar uma luz, não sei o pq não tem sido satisfatório o meu tratamento. Será que desacredito na medicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!
      Olha, na verdade o efeito da Ritalina varia demais de uma pessoa para outra. Vou te contar uma coisa, muita gente já me falou que ao tomar o primeiro comprimido sentiu a vida mudar completamente. Não foi assim comigo, senti mudanças positivas, mas nada assim tão radical.
      Você precisa discutir as dosagens e a posologia com seu médico. Existem além da Ritalina, o Concerta e agora uma novidade que acho que se chama Venvance, ou algo parecido. A própria Ritalina possui outras dosagens e a Ritalina LA que tem duração mais prolongada.
      Converse com seu médico, mude o tipo de Ritalina, ou mude de remédio, mas não desista Sabrina. Não desista da sua vida. Você não disse se faz algum tipo de terapia, se houver condição, faça; ajuyda demais.
      Se eu puder te ajudar em alguma coisa, conte sempre comigo.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  27. Boa noite...ter lido o seu depoimento no blog muito me auxiliou no momento que tenho vivido...o caso e que nao percebo mais o mesmo efeito que antes a ritalina me fazia e isso tem me deixado bastante nervosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, que bom saber que de alguma forma contribuí com seu tratamento. Esse é o principal objetivo desse blog.
      A ritalina é um remédio que precisa ser reavaliado constantemente, nesse exato momento, venho discutindo com minha médica a possibilidade de alterar a dosagem ou aumentar o número de vezes que tomo o medicamento. Estou sentindo exatamente a mesma coisa que você, os efeitos vem diminuindo.
      Converse com seu médico, mude a dosagem, a posologia.
      Já existe um novo medicamento chamado Venvance que parece ser mais eficiente que a ritalina. É isso que eu venho analisando com a dra Valéria, mais ritalina ou uma mudança de remédio.
      Não desanime ou desista de seu tratamento, temos solução se nos tratamos.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  28. Ola, sou Fernanda mãe de um menino lindo que foi diagnosticado aos 5 anos pelos medicos de tdah. Mas por mim antes... Ele tomava a ritalina comum de10 mg. Mas como estava dificil fazer as tarefas de casa da escola, estamos fazendo o teste que começou hj. Com a ritalina la 20 mg, ele n se sentiu nada bem, teve nauseas, aacredito que palpitações por me falar que sente as x falta de ar. Hj ele tem 10 anos mas estou com medo pq ele n ficou assim da primeira vez, com a ritalina comum.. Apenas as dores de cabeca e falta de sono que alias sem ritalina tb . Gostaria de alguma opnião, saber se ja aconteceu com mais alguem.? Obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda.
      Olha, não sou médico, mas acho que as reações adversas são normais, creio que a de 10mg não dá por causa da baixa dosagem. Não dá pra aumentar o número de comprimidos por dia em lugar de aumentar a dosagem?
      Você tem de manter o médico dele informado e participá-lo de cada reação, positiva ou negativa de seu filho.
      Não sei se ajudei em algo, mas se precisar estamos à disposição.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  29. bom dia eu tomo concerta d 36 mg e melhrou a concetracao mas nao me deu animo para fazer nada so nas conversas estou mais educad e tudo as nao me deu anim para nada o que fazer ?

    ResponderExcluir
  30. Boa noite!
    Você deve procurar o seu médico e discutir com ele outras dosagens ou posologias ou mesmo mudar de medicamento. Conversar abertamente com seu médico sobre seus sintomas e reações é fundamental para o sucesso do tratamento,
    Um abraço
    Alexandre

    ResponderExcluir
  31. Olá to chegando agora sou Marcele.
    Gente descobri o TDAH numa entrevista no programa. E enrolei dois anos, mesmo sabendo que tinha medicamento. Como toda pessoa que tem TDAH que posterga tudo.
    Eu fui num neuro recente e ele foi super grosso e se recusou a me passar o medicamento, ele disse que isso tinha que está prejudicando minha vida, ai pergunto mais?
    Fui tentar ir no psiquiatra e não conseguir marcar consulta porque a pessoa disse que não era para esse especialista. Como não tenho plano o bicho pega.
    Gente olha to descobrindo mais algumas coisas nesse blog que é bem legal. Eu tenho problema na dicção, não flexiono bem o GR e CR. Sobre o problema do colega relatado acima, eu tbm troco as palavras, meu pensamento atropela minha fala.
    Nossa eu tive toda minha vida prejudicada por causa da falta de foco, organização e principalmente atenção. Minha cabeça sempre turbinou de ideias, mas eu nunca mantive o foco em algo. Minha mãe me repreendia por deixar as vasilhas com comida queimar sempre, ela até dizia que eu só ia dar valor quando saísse do meu bolso.
    É porque eu não consigo fazer uma coisa só, não tenho paciência para esperar, fico logo entendiada arranjo outra coisa e com certeza esqueço o que estou fazendo.
    Na minha infância era chato, porque todo mundo ia dormir e eu era a ultima e ficava me virando até demorar a dormir. Fico lembrando e encaixando as coisas.
    Sinto que desperdicei muito meu potencial por causa disso. Tive problema de manter emprego, perdi um emprego que eu ia ser promovida com 19 anos e iria começar evoluir por causa do TDAH, não lembrava de nada, aonde estavam os documentos importantes e tal.
    Nas entrevistas não consigo ser uma pessoa dentro dos padrões( o sistema de recrutamento está bitolado).
    A Galera que se sente diferente e menosprezado, cuidado não aceite isso de de ninguém, porque não querendo ser arrogante, mas a maioria que tem TDAH é realmente acima da média, a mente fervilha com tanta informação que vem na cabeça. As vezes acaba causando inveja, que causa podamento( corte). Quem se destaca causa inveja, quem pensa diferente causa inveja. Pensar diferente, vc dá a entender as outras pessoas que vocÊ está querendo ser melhor que ela, enquanto na verdade vc apenas pensa diferente e sem nenhuma intenção além disso.
    Tem mais, para aqueles que tem problema leitura, de aprendizado tem outra coisa que muitas vezes vem associado a TDAH que é a DISLEXIA. Nem todo mundo que tem TDAH tem dislexia mas todo mundo que tem dislexia geralmente tem TDAH. Minha amiga tem, ela prefere não tomar nada, só um calmante natural. Ela é eletrica mais que eu.
    Tenho outra amiga que é dispersa demais, tbm não toma nada. ]so fez terapia.
    Como foi dito, tem as comorbidades também. Eu por exemplo tenho tic, tenho mania de simetria, tenho mania de futucar feridinhas( sei que vi ficar machucado, mas não resisto), tenho ansiedade, tenho bruxismo.
    Gente, nem sei se vocês vão ter paciência de ler meu texto, eu ficaria inquieta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk
      Sua sorte é que estou em tratamento e consegui ler seu comentário até o fim.
      Falando sério, seu comentário é um retrato do que acontece no Brasil. O TDAH é uma doença conhecida e tratada no mundo 'desenvolvido' há mais de 100 anos e aqui ainda tem médico que desconhece ou prefere fingir que não existe.
      Olha, tente encontrar um médico em sua região que entenda de TDAH ( no site da ABDA existe uma relação de médicos)e procure tratar-se, sua vida vai mudar.
      Faça um esforço pela sua vida, por você.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  32. Marcele.
    Gente e tem outra coisa que pode piorar nossa situação é a tal da SPA( sindrome do pensamento acelerado). Depois vc pesquisei um pouco sobre.
    Eu gostaria de saber como abordo o medico para conseguir a medicação. Eu não posso mais postergar isso não, to me deperdiçando.
    Eu tbm tenho problema de relacionamento. Porque eu sou perfeccionista(tento ser, mas não consigo) com TDAH. Quer dizer, eu não consigo namorar porque eu quero está bem comigo mesmo, psico-corporalmente. No entanto, não consigo ficar assim porque minha vida não sai da bagunça. Vivo me endividando ainda por sinal. No bom português não saiu da merda. Agora mesmo 06:45, fiquei pilhada não conseguir dormir.
    Preciso de ajuda gente.
    Obrigada, desculpe ai a falante ambulante, falar nisso meus vizinhos estão trasando agora vcs acreditam hehehehe. Casa de pobre dá para ouvir o barulho. kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk
      Você é demais...
      Em primeiro lugar tente conhecer ao máximo sobre o TDAH, vc vai passar a reconhecê-lo e poderá combatê-lo. Lembre-se sempre, aquela que está agindo não é você, é o TDAH. E você tem forças e pode enfrentá-lo.
      Quanto ao médico telefone pra todos os neuros e psiquiatras da sua cidade e pergunte: o doutor trata de TDAH? Ou o doutor acredita na existência do TDH? Por telefone não tem problema.
      Se vc contar a um médico gabaritado e conhecedor do TDAH o que contou aqui é ritalina na certa. rsrsrs
      Não desista Marcele, vc pode conseguir, todos nós podemos e merecemos.
      Sorte
      Alexandre

      Excluir
  33. Minha filha tem tdah ela tem 5 anos, ja tentamos muitas coisas, mas nado aconteceu. a medica passou Ritalina estou com muito medo de começar o tratamento. O q vc me diz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola.
      Olha eu não conheço os efeitos da ritalina em crianças, mas minha médica dirige um grupo de apoio aos portadores e familiares e é muito bonito o depoimento dos pais de crianças medicadas com a ritalina e as outras opções disponíveis no mercado. As crianças melhoram de forma radical.
      Tente, fique atenta e mantenha a médica dela informada sobre todas as reações. A ritalina deve ser avaliada constantemente, em caso de reações adversas ou desagradáveis deve-se tentar outras dosagens ou posologias. Apoio psicológico é muito importante também, inclusive para vc. O TDAH adoece a família inteira.
      Não desista, os relatos de melhora e desenvolvimento das crianças são emocionantes.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    2. SER FELIZ, tem mais uma coisa, a ritalina é administrada nos Estados Unidos desde a década de 1970 e o FDA ( o órgão de liberação de medicamentos deles) é uma referência de seriedade e rigidez no mundo inteiro. Se não fosse eficaz, já teria sido proibido nos Estados Unidos.
      Pense nisso.

      Excluir
  34. Oi,

    Também descobri que tenho DDA e já marquei uma consulta. Não vejo a hora de começar meu tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte, Sérgio!
      Acredite e persista no seu tratamento, vale a pena. A nossa vida melhora muitíssimo.
      Mande notícias.
      Um grande abraço
      Alexandre

      Excluir
  35. eu tenho TDAH e vou no medico amanha,espero que o remédio controle esse turbilhão de pensamentos que não parram, sera que ele vai me receitar ritalina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      O remédio que ele vai receitar pode ser a ritalina ou uma das outras opções existentes no mercado (conheço o concerta e o venvanse). O importante é sua persistência no tratamento. Informe-se ao máximo sobre o TDAH, assim você vai reconhecê-lo quando ele estiver agindo e vai poder enfrentá-lo. Se tiver condições tente também um apoio psicológico, ajuda demais.
      Boa sorte e se precisar, conte comigo
      Alexandre

      Excluir
  36. Olá! Tudo bem?
    Eu fui diagnosticada com TDA sem hiperatividade pela minha psicóloga. Mas quando fui ao médico do convênio (tanto neurologista como psiquiatra) me deram antidepressivo. Me disseram que TDAH é coisa psicológica. Não sei se é pq eu contei que estudo para concursos, ficaram desconfiados. Mas eu sempre tive isso, juro!
    Tenho muita dificuldade em me concentrar e em manter o foco.
    Quem é o seu psiquiatra? Vc é de sp? Olha, tem algum psiquiatra que trate disso que vc conheça em são paulo?

    Socorro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, 'Lucy'.
      Olha, eu sou de Minas. Vou tentar descobrir alguém e te falo. De qualquer maneira, tente no site da ABDA, minha médica eu descobri lá.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  37. óla pessoal gostaria de um indicação de um neurologista?
    Estou morando em Curitba.
    fiz tratamento por 8 meses em sp.
    obrigado aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí pessoal de Curitiba, ajudem nosso amigo!
      Tente o site da ABDA, existem boas indicações nele.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  38. olá,meus filhos são gemios tem 7 anos e tem muita dificuldades na escola, passei com a neuro ela me indicou ritalina la 10 mg estou com medo dos meus filhos ficar dependente desse remédio o que vc me pode explicar sobre isso é se vc sabe qual foi o resultado de criança da mesma idade deles que tomou esse remédio.. meu email é -quirina 792009@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Acabei de escrever um novo post sobre isso.
      Claro, não sou médico, sou apenas um portador que luta pelo direto de ser tratado com respeito.
      Todos os medicamentos devem ser tomados com critério e acompanhamento médico. Faço parte de um grupo de portadores e familiares que discutem os tratamentos e o que vejo é uma excelente melhora dos filhos que utilizam a Ritalina.
      A Ritalina não causa depedência, eu mesmo fiquei sem medicamento durante as férias de minha médica e não tive qualquer tipo de reação adversa.
      Dê uma chance aos seus filhos, trate-os.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  39. Boa tarde Alexandre.
    Achei muito interessante esse seu blog.
    E ao encontra-lo deu vontade de compartilhar tambem algumas palavras, alias queria compartilhar muita mais muitas palavras mesmo.rsrs mais é tanta coisa q da vontade de dizer que chego a me perder em tantos pensamentos.So quero dizer que sou mais um colega que entende pelo menos um pouco o que voces vivem, pois recentemente meu medico disse o que eu ja tinha quase certeza, que eu sou portador deste transtorno. Quero parabeniza-lo pela sua atitude coragem iniciativa ao criar esse blog que tenho certeza ira ajudar muitas pessoas.A mim ja esta sendo de grande ajuda.

    Queria saber se vc ou alguem conhece o tratamento com Neurofeedback e quem sabe falar um pouco sobre ele.

    Abraço




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael!
      Obrigado pelos elogios.
      Antes de mais nada, procure levar seu tratamento a sério. Não desista dele ou de você.
      Eu não conheço o Neurofeedback mas já ouvi falar de sua aplicação como auxiliar ao tratamento medicamentoso do TDAH. E ouvi falar bem.
      Um grande abraço
      Alexandre

      Excluir
  40. DESCOBRI QUE SOFRIA DE TDAH A POUCO TEMPO E ESTOU TOMANDO RITALINA LA 20 MG,E AGORA DEPOIS DE ALGUNS DIAS LE PASSOU UMA DOSAGEM MAIOR AGORA DE 40 MG...ELE ME DISSE QUE O REMÉDIO DURA 8 HORAS E NESSE PERÍODO EU FCARIA MENOS AGITADO OU DESATENTO,MAS TENHO TANTOS PROBLEMAS QUE EU NÃO SEI QUAL RESOLVO PRIMEIRO.POIS SOFRO DE FOBIA SOCIAL A MAIS DE 10 ANOS E JA PASSEI POR CADA SITUAÇÃO HUMILHANTE QUE SÓ DEUS SABE,ENFIM MESMO COM TUDO ISSO E COMO TODO BRASILEIRO NUNCA DESITIR E TENTAR E APESAR DE SOFRER COM ESTE PROBLEMAS JÁ TRABALHEI,JA PAQUEREI JA TRANSEI COM MAIS DE 50 MULHEI E JÁ BEIJEI DEZENAS,MAS EU NÃO SOU GALINHA NÃO...ISSO SÓ ME ACONTECEU POIS NENHUMA ME QUER LEVARA SÉRIO,NÃO QUE EU SEJA SAFADO MAS PELO CONVÍVIO,POIS AQUELE CARA BONITO,INTELIGENTE COMEÇA VIRAR UM SAPO,FICO INQUIETO,SUANDO FRIO,NERVOSO,PAREÇA QUE SOU APENAS DE UM DIA SÓ SOU APENAS USADO POR ELAS,TUDO PELO FATO DE SER TÃO DISTRAÍDO,DESATENTO E PARADO ELAS ME DÃO PÉ NA BUNDA...
    QUERIA QUE SABER SE VC ENTENDE DE FOBIA SOCIAL E ME EXPLIQUE QUAL DESSAS DUAS É MAIS GRAVE: FOBIA SOCIAL OU TDAH?

    *ESTOU TOMANDO TOMANDO ZOLOFT 50 MG E RITALINA 40 MG*....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, eu me identifico muito com você. Também sou TDAH e durante muito tempo fui rejeitado pelas mulheres por causa dos sintomas. Eu não passava segurança alguma para as mulheres.
      Minha vida só mudou quando tive um encontro com Jesus. Mesmo com meus defeitos (eu não sabia que tinha TDAH) Deus me deu uma esposa fiel e leal e desde então tem transformado todo o meu ser.
      Busque a Jesus e ele lhe apresentará a esposa que ele separou para você ainda no ventre da sua mãe.

      Abraço

      dvalero@ig.com.br

      Excluir
  41. Vc ainda não leu minha pergunta anterior,mas tudo bem!
    Estou tomando Ritalina 20 mg e semanas depois me passou a de 40 mg,minha irmã mais velha disse que também algumas sintomas de Tdah e tomou alguns comprimidos e segundo ela se senti mais tranquila,mais paciente etc e tal,e eu até agora senti pouca coisa,só suando as mãos,sonolência,mais impaciente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora, estava sem internet em casa.
      Volte a conversar com seu médico. Além da Ritalina LA e a Ritalina comum, existem o Concerta e o Venvanse, quem sabe uma dessas opções se adapta melhor a você.
      Não desista tão cedo do seu tratamento, você merece uma vida melhor.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    2. na sua opinião o que é pior:fobia social ou tdah?
      qual devo me preocupar mais?

      Excluir
    3. Olha, eu creio que a Fobia Social é mais 'paralisante' que o TDAH. Não sou médico, mas tenho a impressão que vc pode tratar ambos conjuntamente.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Meu Nome é Rafael tenho 29 anos de uns 5 anos para cá, minha vida mudou muito percebi que ando muito distraido, nao consigo me concentrar, eu converso com as pessoas mas sabe quando ela fala e vc esta em outro mundo,percebi também tudo que eu começo nao termino, sujo das coisas que tem que usar a cabeça (pensar).Consulyei um Psiquiatra o mesmo me prescreveu Pristiq 500 mg tomei por um mes nao teve melhoras voltei nele e la aumentou a dose passou 1 mes e meio nao teve melhoras, prescreveu bupropiona nao teve melhoras depois wellbutrin com Litio nao melhorou ai mudei de psiquiatra e esse novo prescreveu ritalina 10 mg 2 vezes ao dia vou comprar amanha a ritalina e ele mandou parar os outros.
    Sou operado do estomago (Redução do estomago) vamus ver como vai ser o novo tratamento espero que tenho melhoras
    Agradeço pelo espaço
    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael.
      Desculpe a demora.
      É, seus sintomas parecem com TDAH. É muito importante que vc relate ao seu médico os efeitos - ou não - dos medicamentos que estiver usando.
      Em geral os efeitos colaterais da ritalina são pequenos e bastante toleráveis.
      Obrigado por sua participação.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  44. Ola pessoal, eu faco usao de ritalina LA 40mg. faz alguns anos, nao tenho muito controle com o medicamento, pois nao tomo conforme recomendado, gosto de usar umas quatro de 40 por dia e tal...as vezes me sinto melhor com a ritalina, mais confiante e coisas assim. Porem as vezes ela me faz com que me afaste das pessoas por me deixar travado e nao poder explicar isso....estranho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, somos todos um pouco instáveis. Faz parte de nossa patologia.
      O ideal é que vc use o medicamento certinho pra poder discutir com seu médico se os efeitos valem ou não os benefícios.
      Outra coisa, se possível, faça um tratamento psicológico. É um grande apoio.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  45. 4 de 40 mg por dia??? 160 mg por dia, até onde sei, supera excessivamente a dosagem adequada aos seres humanos que não deve exceder 60 mg diários. Cuidado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é até 1 mg/kg. Se a pessoa tem 80 quilos pode tomar 4 de 20mg. Eu estou tomando de 10mg, mas to achando fraca, passei a tomar 15 mg duas vezes aodia. Preciso mesmo é ir no medico de novo. Ritalina LA e Concerta nem pensar, são caros demais pro meu bolso.
      Pra vcs terem nição 1 comp de Rivotril 0.5 é placebo pra mim.

      Excluir
    2. Meio violenta essa dosagem.rsrs
      Nunca ouvi falar.

      Excluir
  46. minha tem sete anos e começou o tramento a dois dias com ritalina eu eos medicos estamos bem confiantes com melhora ! eu só quero qminha filha tenha um avida normal sem preconceitos, por conseguir realizar tarefas , graças adeus ela tem otimos colegas , eu estareio aqui sempre para ajudar minha princesa a vencer esse gigante sem grandes arranhois !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que sua filha tem todo esse apoio!
      Isso é fundamental para o sucesso do tratamento.
      É importante também , Lisiane, que esse apoio não vire obsessão ou super proteção. Tudo em excesso na vida é prejudicial; até o amor.
      E não esqueça de você mesma, você tem de estar bem para que sua princesa também esteja.
      Boa sorte a vocês duas.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  47. ola, meu nome é daniel( fictício) , tenho 17 anos , e estou terminando a escola.Nas ultimas semanas eu comecei a desconfiar que tenho TDAH, pesquisei sobre o assunto e falei com o meu pai , ele me levou para um psiquiatra especializado em TDAH, apos um questionario de 30 paginas respondidas pelo meu pai, ele me chamou para sala dele, conversamos e ele disse que tenho TDAH. comecei o tratamento a uma semana, mas cada dia é uma batalha enorme , eu realmente quero mudar e ser um cara melhor,porem para isso eu percebi que preciso abandonar alguns amigos , mudar de vida... ja passei por 4 escolas, nenhuma eu sequer desconfiei que tinha alguma coisa errada , eu sempre era o "malandrao" o cara que sabia de todos esquemas , consigo roubar provas e colar na provas facilmente. sei como funciona a mente do professor.. so que depois de eu alcancar tudo que queria , ( roupas de marca,celulares, video game...) percebi que nada disso e importante , a unica coisa que eu realmente quero E TER AMIGOS PELO NO QUE EU SOU E NAO PELAS COISAS QUE EU POSSO DAR PARA ELES nao quero seguir regras , mas as pessoas isso e tao errado .Eu nao sei se eu realmente tenho TDAH , COMO POSSO CONFIAR NO MEDICO? ELE MAL SABE DOS MEUS PROBLEMAS , NAO SABE DE NADA DA MINHA VIDA ELE APENAS MANDOU TOMAR RITALINA 10 MG E VOLTAR DAQUI DUAS SEMANAS , NAO AGUENTO MAIS TOMAR. MEUS TALENTOS CRIATIVOS,SUMIRAM! parece que estou virando um robo.
    ESTOU ME AFASTANDO DOS MEUS AMIGOS DA ESCOLA , SEI QUE TENHO MUITOS OUTROS AMIGOS, de muitas outras escolas, mas eu quero me focar na minha vida. Sei la... estou cansado de tudo isso, sempre dou conselhos para as pessoas sempre ajudo, mas agora com a ritalina eu parei de fazer isso. eu sei que a resposta esta dentro de mim , mas eu nao tenho coragem de colocar em pratica. Tambem sei que esse texto deve estar extremamente desorganizado, e se eu fosse voce nem perdia meu tempo lendo.. para que me ajudar? eu sou so um cara da internet que voce nem conhece, eu nem vou te pagar para vc fazer isso.. entao porque ? olha nesse meio tempo neu ja devo ter perdido o foco do nque eu queria te perguntar, mais foda-se . ninguem ta me cobrando nada né...


    ok, esses foram os meus pensamentos nos ultimos 10 minutos .

    com certeza devo ter TDAH , eu nao me respeito... e nem os meus limtes . qual é o meu problema ? provavelmente voce vai me orientar a ir num psicologo, e continuar com o tratamento conforme o medico mandou, mas na boa qual e o sentido de ficar obedecendo tudo o que os outros falam.

    ah , nao tenho nada contra voce , mas e que eu to revoltado com a vida entendeu , e agora to achando que eu sou um, retardado , so por tar escrevendo aqui num site qualquer para um cara que nem conheco ...

    ok. acho que e isso , eu sei que tudo que eu tou falando esta errado, mas nao vou corrigir esse texto( ok isso nao e um texto ) estou nervoso. ah realmente me desculpe por isso , eu nao quero incomadar.... ok to sendo ironico , e obvio que quero incomodar ... mas
    de boa cara adimiro muito seu trabalho ... e agora ja to e sentindo extremanmente mal por ter escrito isso e mandado para voce ...... juro to me sentindo uma pessoa pessima....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Daniel Fictício, adorei seu texto. Mais TDAH impossível.
      Na boa amigo, você está tomando a dosagem mínima de ritalina provavelmente vc está prestando tanta atenção nos possíveis efeitos que não está percebendo as coisas boas que podem te acontecer.
      Pense bem, vc procurou ajuda por que sua vida estava muito ruim e agora vc reclama dessa ajuda querendo voltar pra sua vida anterior.
      Em primeiro lugar, Daniel, estude profundamente o TDAH e conheça suas formas de ação. Dessa forma você passará a reconhecer quando o TDAH estiver agindo contra você.
      Um apoio psicológico é sempre bom, mas procure a psicologia comportamental, é mais rápida e menso chata.
      Toda mudança é difícil e sua mente vai trabalhar contra.É importante que vc reviva diariamente o por quê de vc ter procurado ajuda.
      Lembre-se também que o médico nem precisa saber seu nome para tratar de uma diabetes ou uma pressão alta. O conjunto de sintomas que vc apresentou é que levaram o médico a crer na necessidade de tomar a ritalina.
      Tome seu remédio corretamente e quando voltar relate ao seu médico EXATAMENTE o que aconteceu com sua vida. Relate os fatos e não os interprete.
      Converse com sua família e amigos verdadeiros se e quais as mudanças que eles perceberam em você.
      Pode incomodar à vontade esse espaço é pra isso mesmo.
      Um abraço cara e boa sorte.
      Não desista de você e de sua vida. Faça seu tratamento vc vai descobrir que a vida pode ser muito legal.
      Alerxandre

      Excluir
  48. Muito bom o blog, Alexandre!
    Mas preciso saber: como você faz para se organizar? Organização não cabe na minha cabeça, fiz 21 anos e as coisas só pioram!!!
    Tenho estágio, faculdade e muitas tarefas que me deixam mais louca e ansiosa...
    Você tem alguma tática de organização que funciona pra você? Porque eu já tentei de tudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina é uma luta diária!
      Olha, testei várias coisas, minha agenda por exemplo a melhor opção que encontrei foi o celular. Ele apita o dia inteiro me lembrando e avisando do que tenho que fazer. Anote tudo, tudo mesmo. Telefonemas, datas, remédios, trabalhos, programas de tv, cinema, tudo.
      Se seu celular for Android baixe um programa chamado Astrid. É ótimo, além de te lembrar ele zanga com vc e te dá incentivo quando vc cumpre as tarefas.
      Outra coisa, me imponho determinadas tarefas, e as cumpro. Mesmo xingando e de mau humor. É obrigação mesmo. Não saio de casa sem arrumar minha cama e tirar a mesa do café ou lanche. Mas não saio mesmo.
      Outra coisa: lembre-se que sua desorganização é fruto do TDAH então enfrente-o.
      E boa sorte.
      Não será de uma hora pra outra.
      Se vc for solteira arrume um namorado organizado, se possível, organizadíssimo. Eles nos ensinam muito. rsrss
      Com a convivência vc aprende os benefícios da organização no dia a dia.
      Lute minha amiga e jamais desista.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    2. Cara eu tenho 45 anos e descobri isto agora. Não desista.

      Excluir
    3. Bom dia amigo!
      Parabéns pela descoberta, invista no seu tratamento, você estará investindo na sua vida.
      Não vou desistir, esse tratamento, esse blog, mudaram minha vida e pra melhor.
      Conte comigo, com todos os que participam desse espaço. Se quiser desabafar, ajudar, dividir, aqui é o lugar.
      Um grande abraço e bos sorte em seu tratamento.
      Sua vida merece, você merece.
      Alexandre

      Excluir
  49. Alexandre, sou estudante de psicologia e estava pesquisando sobre TDAH e encontrei seu blog por acaso. Gostei muito de suas postagens sobre o "enfrentamento" ao TDAH e a atenção que você dá as pessoas que comentam e pedem ajuda a você :)
    Você já pensou em juntar seus textos e escrever um livro? Sei que não seria fácil, mas tenho certeza que seria um best seller!

    ResponderExcluir
  50. Oi, eu tenho um amigo que eu falo com ele e ele me ignora, me deixa no vácuo, e se cala do nada. Fui tirar satisfações com ele, e ele me disse que tomava Ritalina. Esses 'efeitos colaterais' são comum para esse remédio? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, peço desculpas por ele! rsrs
      Na verdade não são efeitos colaterais da Ritalina, são efeitos do TDAH que se mantém apesar da Ritalina.
      Eu tenho hiatos na minha vida que simplesmente não me lembro de ter vivido aquelas situações.
      É barra, né!
      Obrigado por sua participação.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  51. Vou deixar um depoimento (desabafo) ou algo que possa ajudar a quem está tomando ou quer tomar a Rita... e que tire a sua "Carminha da vida"... Até meus oito anos, era considerado uma criança superdotada na minha cidade, melhor aluno disparado, apesar de não prestar atenção na aula, eu pegava as coisas muito rápido...isso funcionou até os meus oito anos, a partir daí, minha vida entrou num declínio total... passei a ser relapso, desatento, totalmente desmotivado e sem direção, e "para alguém sem direção, qualquer vento é desfavorável.", minhas notas pioraram vertiginosamente, passei nos empurrões, iniciei várias faculdades, fiz direito nas cochas... consegui não sei como passar na OAB e me tornei um advogado medíocre... perdi várias oportunidades únicas, pessoas especiais... amigos e etc. E hoje, com mais de trinta anos fui descobrir a tal da ritalina, sei que não é a solução de todos os meus problemas, mas fico feliz por tela encontrado, só lamento por não ter sido antes... teria me polpado muito sofrimento, me medico há alguns meses e sinto a diferença de forma gradual. A luta é diária, a disciplina vem com o tempo numa construção ininterrupta. Hoje faço outro curso superior na área da saúde onde tive conhecimento do TDAH, tento refazer minha vida da melhor forma e com absoluta resignação, por saber que as coisas não são imutáveis e que devemos buscar com todas as armas nossa felicidade e realização pessoal. Peço, outrossim, que divulguem a página e congratulo o espaço por oportunizar a troca de experiências e informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesado, né amigo!
      Imagine como eu me senti ao descobrir meu TDAH aos 50 anos.Quantas vezes revi minha vida imaginando que opções ou comportamentos eu teria se medicado. Enfim, desisti de pensar nisso e tento tocar a vida.
      Boa sorte no seu tratamento e desejo, sinceramente, que você consiga refazer sua vida.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  52. sera que todo mundo aqui ja pensou em tirar a propria vida....e o ritalina tem muito efeito colateral???

    nao desanimem...nada como um dia apos o outro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, todo mundo eu não sei, mas eu já. e mais de uma vez.
      Quanto à ritalina, pode ter certeza os efeitos colaterais são muito menores do que os efeitos colaterais do TDAH em nossas vidas.
      Obrigado pela força
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  53. Oii,Eu ja usei a ritalina por um longo tempo,eu tenho TDAH mas parei,e dpois de interromper esse uso ja me envolvi c Drogas,fui usuario frequente d maconha e ja usei mto da cocaina,eu qria saber se por eu ter usado usado essas substancias meu estado de TDAH pode ter aumentado,pq hj eu sinto uma flta enorme de concentraçao e memorizaçao,eu pretendo vltar a usar a ritalina,qria saber tbm se ela pode d alguma maneira reverter o que a droga me causou ... Obgado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, que pergunta difícil, meu amigo.
      Teria de ser médico para respondê-la.
      Na verdade qualquer droga é ruim para o organismo e acredito que para o TDAH deva ser uma bomba.
      Imagino que o melhor a fazer pra reverter esses efeitos nocivos seria além da ritalina um suporte psicológico, ou coisa que o valha.
      Um grande abraço e boa sorte.
      Não desista da sua vida Bruno, o único beneficiário é você mesmo!
      Alexandre

      Excluir
  54. Bom dia amigo, primeiramente parabéns pela página e pela iniciativa de criar este espaço com certeza ele ajuda muitas pessoas e abre espaço para que possamos tirar dúvidas!
    Amigo, por gentileza, sou portador TDAH e sofro muito com isso pois simples tarefas por mim são esquecidas, não consigo me concentrar em quase nada que faço, porém procurei um médico neurologista e um psiquiatra realizei alguns exames e foi me receitado a ritalina comum 10 mg 2 vezes ao dia, ou seja 20 mg diários , acontece amigo que mesmo ingerindo o medicamento conforme prescrição não tenho notado nenhuma melhora no meu dia-a-dia continuo muito disperso da minhas atividades, sera que devo procura-lo novamente para rever a dosagem ou aguardo terminar de tomar os medicamentos que comprei no dia de hoje que lhe escreve estou terminando a primeira cartela dos comprimidos o que você acha mais prudente de eu fazer?
    Grande abraço e muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Ronald!
      Acredito que o melhor é procurar seu médico sim. A adequação da dosagem do medicamento tem de ser discutida com o médico até acertar o que for melhor pra vc.
      Eu mesmo comecei com Ritalina LA e tive de suspender, estava à beira de me tornar um serial killer. kkkk
      Eu ficava nervoso demais. Hoje tomo a mesma dosagem que vc e me dou muito bem.
      Leia tudo o que puder sobre TDAH e tente se policiar, tente enxergar seu comportamento e analise-o para saber se é o TDAH que está agindo sobre você.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  55. Oi. Hoje eu tomei meu segundo comprimido de Ritalina e dormir a tarde todinha! Inclusive perdi minha aula do Kumon. Estou super chatiada. Ontem fui á minha aula de inglês e o comprimido não fez efeito, está parecendo comprimido de farinha ;-p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      É mais ou menos o que disse acima, se vc não está sentindo os efeitos do medicamento procure seu médico e estude a alteração da dosagem. Cada pessoa reage de uma maneira ao uso da ritalina.
      Não desanime, sua vida vai melhorar muito com o tratamento.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Olá, meu nome é Felipe D.Schmitt, tenho 25 anos e descobri a pouco tempo que tenho TDAH, embora nos últimos anos eu poderia descartar o "H" porque sinto mais e mais sono e desânimo a cada dia. Tive crises de ansiedade e depressão e então essas foram tratadas encobrindo a fonte de tudo isso. Perdi muito da minha vida, repeti de ano várias vezes e, não entendia quando os professores diziam que eu sou inteligente, como eu poderia ser? Fui tachado como rebelde, desorganizado, desatento, me pressionaram a vida toda em cima de algo que não conseguia controlar, como se eu estivesse fazendo tudo de propósito. Vários relacionamentos foram relâmpagos porque eu tomava decisões de uma hora para outra, como se isso fosse me aliviar, mas era momentâneo. Atrasos no trabalho, na escola e em qualquer compromisso com hora marcada era um problema para mim. Minha familia(mãe), pensava que tudo isso era de ordem espiritual, por alguns anos eu acreditei que fosse, mas nada se resolveu. Há dois anos na primeira crise forte de ansiedade e depressão, fui tratado para gastrite nervosa, tomei tudo tentando inutilmente ficar curado. Mais uma vez pensei que fosse de ordem espiritual, ia para igreja, chorava um monte, me aliviava por uma noite, enquanto dormia pesadelos me acordavam em prantos e ansiedade. Com o tempo foi acalmando até que pensei estar curado disso que eu nem sabia o que era. No inicio deste ano foi pior, começaram os pesadelos, diarréia, vômito, dores no peito ao respirar, crise de depressão, ansiedade, decisões que quase abalaram meu presente casamento. Novamente fui tratado do estomago e intestino, mas nada resolveu, cheguei aos incríveis 53kg, o que para alguém de quase 1,80m é algo deplorável. Comecei a procurar em blogs e qualquer página que tivesse alguma explicação... E lá estava, os sintomas que eu sentia apontando para o cérebro, imediatamente procurei ajuda psiquiatríca, quando cheguei no consultório(atrasado) o doutor ficou perplexo com meu estado; eu estava magro, cabeludo e barbudo, não tinha interesse mais por mim mesmo, enfim, ele me ouviu e foi muito atencioso, me pesou, mediu e receitou Anafranil, Risperdal, Benerva, Rivotril e por último Lítio. Em menos de uma semana eu estava muito bem, em um mês eu havia recuperado meu peso normal e nos meses seguintes cheguei a ganhar 15kg, claro que muito disso foi retenção de líquidos, mas minha fome aumentou muito. Pensei estar curado, por isso e também pelo preço elevado da consulta deixei de lado, os medicamentos haviam acabado e eu comecei a tentar lutar sozinho contra isso, até aí eu desconhecia o TDAH, foi quando nos últimos meses eu comecei a lavar as mãos a cada dez minutos, passar creme nas mãos a cada cinco minutos, minha líbido estava sumindo, o desânimo havia voltado, a perda de memória recente, problemas na fala, na escrita, nervosismo, tristeza, falta de interesse, desorganização, pensamentos negativos e desastrosos, perda de apetite e dores de garganta em intervalos curtos, não prestava atenção em nada, virei uma pessoa fria que só queria dormir. Procurei outro profissional e contei tudo isso acima e mais um pouco, ele me diagnosticou como portador de TDAH e receitou Wellbutrin, dois comprimidos pela manhã, há quase vinte dias que estou tomando e a única melhora foi no sono, fico acordado sem sentir o cansaço de antes, mas o desânimo, a depressão e quase todos os outros sintomas permanecem além de enxaquecas muito fortes que me deixam cego parcialmente e com vomito abundante. Ouço falar e leio muito sobre a Ritalina, mas tenho medo de pedir porque não sei quais são as reações. Não teria como conciliar o Anafranil, Risperdal e a Ritalina? Ao menos até essa turbulência passar. Desculpe escrever dessa forma, mas foi a melhor maneira de me expressar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe!
      Suas perguntas são muito complexas e técnicas. Encaminhei seu comentário pra minha médica e vou pedir orientação a ela. Se vc puder me mandar seu email encaminho a resposta dela diretamente a você.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    2. oi, gostei do blog! Tenho problema em tomar a ritalina, pois a minha pressão aumenta ou os meus batimentos cardíacos ficam muito forte, o que me dá medo, sem contar a dor de cabeça, no lóbulo frontal...vc conhece um medicamento mais fraco que a ritalina, conserta, venvance, tenho problema em achar um psiquiatra me leve a sério, já ouvi cada coisa, que a ritalina era veneno de rato, que esse negócio de tda não existia.tá certo nem todo mundo que toma ritalina tem tda, acabam punindo quem realmente precisa de tratamento.

      Excluir
    3. Olha amigo, não conheço. Em que cidade você mora? Eu encontrei minha médica no site da ABDA. Ali, os médicos que acreditam no TDAH e o levam a sério, fazem seu cadastro e passam a figurar no site como se fosse uma indicação.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  58. OLÁ BOA NOITE! PARABÉNS AMIGO PELO BLOG,ESTÁ AJUNDADO A MUITOS INCLUSIVE A MIM! SEMANA PASSADA QUE DESCUBRI SOBRE O TDA! FICQUEI MUITO CURIOSO E PREOCUPADO! EU TENHO 29 ANOS, EU SEMPRE TIVE DIFICULDADE DE ATENÇAÕ, SEMPRE FUI DESORGANIZADO SEMPRE TENTAVA ME CONCENTRA MAIS NÃO CONSEGUIA OU MELHOR AINDA NÃO CONSIGO!AS VEZS EU FICO MUITO TRISTE POIS EU QUE RO MUDAR MAIS NÃO CONSIGO! QUERO SER MAIS ATENTO E ORGANIZADO ! AS VEZES ISSO ME STRESSA! EU NÃO COSIGO MANTER O FOCO NAS COISAS! JÁ LI SEM BRINCADEIRA UNS 70 LIVROS OU LIVRETOS MAIS DESSES 70 SÓ CONSEGUI TERMINAR DE LER UNS DOIS LIVROS! EU SEMPRE COMEÇO E NÃO TERMINO! JÁ PERDI INUMERAS OPORTUNIDADES POR ISSO! E VEJOS MEUS AMIGOS QUE TIVERAM A MESMA OPORTUNIDADE BEM! POIS APROVEITARAM A OPORTUNIDADE! QUANDO DIGO ISSO NÃO POR INVEJA! MAIS É PORQUE SEI QUE EU PODERIA TER APROVEITADO TAMBÉM!
    EU SOU O TIPO DE CARA QUE ESCREVE ALGOS MUITO IMPORTANTE NA AGENDA E SÓ LEBRO DE DE VER DEPOIAS QUE JÁ PASSOU O PRAZO!
    OUVI FALAR SOBRE A MELLHORA QUE A RITALINA PROPORCIONA! POXA AMIGO SEJA SICERO COMIGO ESSAS CARACTERISTICAS SÃO DE TDA! ME AJUDE ! VALEU!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo!
      Olha, eu não sou médico, mas suas características se parecem com TDAH. Mas o ideal é que você procure um médico para fazer um diagnóstico preciso e correto.
      Quanto à Ritalina, ela ajuda e muito, mas não faz milagres e nós, portadores de TDAH, estamos sempre à procura de um milagre.rsrsrs
      Trate-se, amigo, sua vida merece isso!
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  59. Boa dia Alexandre!!! Eu tenho dificuldade uma grande dificuldade e terminar tudo que começo ex: jogar um video game, um trabalha da facul , ja desistir de varias facul etc. Tb eu sou uma pessoa q quero fazer tudo rapido, perminar tudo rapido sempre querer ser o primeiro, começo a ler e não termino a frase, tenho dificuldade em leitura. Cara isso e sintomas de TDAH?? ass Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio.
      Podem sim ser características de TDAH. mas o ideal é que vc procure um médico (eu não sou médico) pois para caracterizar-se o TDAH você precisa ter um conjunto maior de sintomas.
      Não deixe o tempo passar, ele corre contra você.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  60. olá pessoal vou experimenta a ritalina pela primeira vez;aos 39 anos descobri por mim mesmo que tenho dda;pesquisei muito pela internet e bateu todos os meus problemas durante anos e anos venho sofrendo com esse problema;sempre quis construir uma familia mas eu sou muito limitado para relacionamentos;já tive várias namoradas que eu gostei muito; mas devido esse meu problema meus relacionamentos eram muito curtos eu sofro muito com isso eu choro muito devido as minhas perdas;porque todas as vezes eu era o culpado nunca soube lidar com problemas sempre procuro fugir deles e acabo perdendo muita gente importante na minha vida ;por isso vou experimentar a ritalina tomara que eu mude vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, a Ritalina é um instrumento poderoso, mas funciona muito melhor se você tiver um apoio psicológico. Aos 39 anos determinados comportamentos estão arraigados em nossa mente, e sozinho, é muito mais difícil de enfrentar.
      Um abraço e ótima sorte pra vc.
      Alexandre

      Excluir
  61. BOA NOITE PESSOAL! ALEXANDRE! EU FUI AO PSCOLOGO E FOI DIAGNOSTICADO EM MIM O TDA! AI FUI ENCAMINHADO AO PSIQUIATRA! E ELE CONFIRMOU QUE SOU TDA! COMECEI O TRATAMENTO SEGUNDA DIA 29/10/2012 ! PERCEBI QUE FIQUE MAIS ATENTO! MENOS CANSADO E DESANIMADO! EU ESTOU TOMANDO RITALINA LA DE 20 MG!PERCEBI MUDANÇAS! TIVE ALGUMAS REAÇOES DIFERENTES! EXP: ME DEU UM POUCO DE DOR DE CABEÇA E TOUTURA, E DORES MODERADAS NO BRAÇO SQUERDO E DEPOIS NO OUTRO DIA NO BRAÇO DIREITO!! ISSO É NORMAL?
    MAIS TAMBÉM TIVE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS! MINHA ESPOSA PERCEBEU QUE MINHA ANSIEDADE ACABOU! TO MAIS TRANQUILO! OUTRA PERGUNDA MUITO IMPORTANTE PRA MIM: O RESULTADO QUE RITALINA PROPORCIONA E DE MANEIRA PROGRESSIVA OU ESTABILIZA? EXP " A CADA DIA QUE TOMAMOS RITALINA MELHORAMOS OU É ESTABILIZADO?

    EU ESTOU PESQUISANDO MUITO SOBRE O ASSUNTO! VALEU PELAS DICAS! UM GRANDE ABRAÇO!
    TEM ALGUMA PAGINA NO FACCEBOOK EM QUE EU POSSA SABER MAIS SOBRE OS DEPOIMENTO DE PESSOAS QUE ESTÃO USANDO A RITALINA?

    ASS; outro fabio rsrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Adorei sua assinatura, Fábio, sensacional!
      Outro Fábio é ótimo!
      Reações nos primeiros dias é comum. Eu tive um pouco de dor de cabeça e perdi a fome, pra quem tá acima do peso como eu, é excelente. Pena que durou uns poucos dias, rsrs. Com poucos dias a tendência é que passem essas reações. Não sou médico, Fábio, falo pelo que senti e pelo que outras pessoas comentam. Mantenha seu médico informado, é a melhor maneira. Se as reações não passarem ou piorarem avise seu médico, as vezes uma alteração na dosagem ou mesmo a mudança do remédio podem ser benéficas.
      Boa sorte no seu tratamento
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  62. Oi Alexandre, tudo bem? Desde criança fui taxada por todos como "lerda"... sempre tive um bom desempenho na escola, na faculdade, etc, mas é raro terminar algo que começo. Esqueço tudo, atropelo as pessoas nas conversas, ou simplesmente "viajo" quando alguem esta falando comigo. Passei por isso toda minha infancia e adolescencia ( hoje tenho 27 anos). Há um tempo atrás fui a uma neurologista, que me submeteu a um questionário e, com o resultado deste me diagnosticou com TDAH. Bem, ela me passou a ritalina, estpu com a receita, mas tenho muuito medo de tomar e isso atrapalhar (mais) a minha vida. Tenho uma bebe de 9 meses e tenho medo disso influenciar nos meus cuidados com ela.
    Sera que vc poderia me dizer como foi seu disgnostico? Foi como o meu, com base nos relatos da sua vida e nesse questionário?
    Trabalho muito com questoes administrativas... sinto que nao produzo o suficiente em razao da minha desatenção, mas ainda assim tenho medo de tomar medicamento controlado. Me diz como vc reagiu, como foram os primeiros dias de tratamento e como esta sendo ao longo do tempo. Tenho medo também de me tornar dependente, etc...
    Me dê uma luz rsrsrsr
    Ah, se outras pessoas estiverem passando pelo mesmo, peço que escrevam tb.
    Abraços;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele, tudo bem.
      Realmente o diagnóstico é com base nesse questionário. Pode parecer meio estranho, mas ainda é a única forma de diagnosticar o TDAH.
      Quanto à Ritalina me dou muito bem com ela. Existem muitos mitos sobre o remédio. Eu e minha filha tomamos Ritalina e levamos vidas normais. No meu caso específico comecei tomando a Ritalina LA, mas ela deixou-me muitooo nervoso. Conversei com minha médica e passei a tomar a Ritalina comum, foi muito melhor. O importante, Daniele, é você ter abertura para conversar com sua médica e, se for preciso alterar a dosagem, o tipo de remédio, a forma de tomá-lo.
      Em mim os efeitos colaterais foram praticamente inexistentes. Perdi um pouco a fome, e mais nada.
      O importante é que ela melhora muito a nossa concentração, diminui as explosões de raiva, e aumenta nossa disposição.
      Experimente, Daniele, ruim não será, garanto.
      Um abraço e boa sorte no seu tratamento
      Alexandre

      Excluir
    2. Alexandre, agora mesmo vi que vc é de Juiz de Fora. Pertinho da minha cidade.. sou de Barbacena. Será que vc poderia me indicar sua médica? Pelo que li por aqui ela é muito boa e, o mais importante, acessível.
      Obrigada.
      Beijos

      Excluir
    3. Daniele, no alto do meu blog à direita tem um link parta o site da Dra. Valéria. Ela é uma pessoa sensacional, se você tiver condição vale a pena consultar com ela. Acesse o site dela, ali você vai ter as principais informações sobre ela. B]
      Beijos

      Excluir
  63. Meu psiquiatra me indicou Ritalina 10 mg
    tomando 1 dose pela manha e meia dose na parte da tarde
    Estou tratando minha depressão , que tem me ajudado

    Gostaria de saber sua opinião sobre Ritallina para pessoas com depressão

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.
      Não sou médico, portanto não posso opinar, mas conheço pessoas que usam ritalina e antidepressivo.
      Você é portador(a) de TDAH?
      Usada exclusivamente para depressão nunca ouvi falar, mas reforço não sou médico.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    2. Alexandre boa tarde, gostaria de tirar uma duvida com vc, estou tomando a Ritalina de 10mg faz 15 dias, tomo um comprimido cedo, 1 depois do almoço e outro la pela 17:30 e continuo com a mesma falta de animo,ou seja estou ingerindo 30mg por dia e continuo com falta de animo, cabeça ruim, esquecimento, vc acha que se aumentar a dosagem melhora? no momento estou tomando para fazer concurso. Se puder me ajudar ficarei grata.

      Excluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Alexandre boa tarde, gostaria de tirar uma duvida com vc, estou tomando a Ritalina de 10mg faz 15 dias, tomo um comprimido cedo, 1 depois do almoço e outro la pela 17:30 e continuo com a mesma falta de animo,ou seja estou ingerindo 30mg por dia e continuo com falta de animo, cabeça ruim, esquecimento, vc acha que se aumentar a dosagem melhora? no momento estou tomando para fazer concurso. Se puder me ajudar ficarei grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, se você só toma para concurso e não por que tem TDAH, talvez sua falta de memória e cansaço tenha outra origem.
      A Ritalina é um estimulante e a dosagem que você toma é maior do que a que eu tomo, e eu tenho TDAH e obtenho resultados com o remédio.
      Sei lá, acho melhor você procurar um médico e pesquisar melhor esse cansaço e falta de memória. Às vezes um bom complexo vitamínico tenha mais resultado do que a Ritalina.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  66. Alexandre, eu li o post mas li até o início dos comentários. Eu descobri que tenho TDAH aos 17 anos, hoje tenho 20. Apesar de ter conhecido muitas pessoas e continuar conhecendo mais, eu sempre fui meio anti-social, e eu acredito que isso se dá justamente porque eu tenho ansia pelo novo, então eu n consigo me ater a determinado grupo e costumes. Essa vontade do novo me acaba levando a várias situações interessantes, aventuras esportivas, movimento estudantil, vontade de aprender algum instrumento, estudar Direito, e assim por diante. Acontece que eu necessito de um objetivo pra viver, como eu sempre passo por várias situações, meus objetivos com o tempo passam a ser enxergados de uma maneira diferenciada, acabando por não me representarem mais. Tudo isso resulta em crises existenciais, consequentemente em depressões. Isso é natural no tdah, não é (No caso, as crises existenciais)? Tomo a Rita-20, uma vez por dia e confesso que não tou tendo acompanhamento psicologico, queria saber se você conhece um bom neurologista/psiquiatra ou grupo que possa me ajudar na vida tdah. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayssa, bom dia!
      Onde você mora?
      Você tem como viajar se a neurologista for em outra cidade?
      Você está insatisfeita com o remédio?
      Aqui em Juiz de Fora, MG, temos uma excelente neurologista, uma coach voltada pro TDAH e um grupo de apoio. Fora daqui teria de pesquisar com minhas médica. Me mande maios detalhes, por favor.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    2. Aaaah, então. Não disse onde eu moro. Moro em Recife. Infelizmente eu não teria como viajar. Não estou insatisfeita até então com o remédio, mas com falha de adaptações de uma vida tdah. Acredito que eu esteja justamente na fase de aceitação e busca por soluções.
      Abraços

      Excluir
    3. Creio que você tem razão.
      na verdade você já levava a vida de TDAH, só não sabia. Agora que sabe você deve ter um pouco de preconceito em ter uma doença.
      Talvez o melhor seja olhar por outro ângulo; agradeça por ter descoberto algo que é tratável e com bons resultados.
      Outra coisa, o fato de ter sido diagnosticada não significa que você deva sair por aí falando com todo mundo sobre isso. Preserve-se, na maioria das vezes as pessoas não entenderão o que você está passando e passarão a olhá-la de maneira diferente.
      Sua vida só tende a melhorar, Rayssa, apegue-se a isso e trate-se. Sempre haverá gente pra falar mal ou desaconselhá-la a abandonar o tratamento. Mas, se você o procurou é por que já estava cansada de apanhar da vida.
      Não desista da sua vida.
      Conte comigo e com esse espaço.
      Use e abuse dele.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    4. Obrigada pelos conselhos, Alexandre.
      Vou usar e abusar dele sim. Esse blog funciona como uma das minhas orientações e espaço de novas descobertas.
      Abraço

      Excluir
  67. Desde que me entendo por gente, tenho dificuldade com foco, sou totalmente distraída. Eu posso estudar o dia todo, mas quando chegar na prova, eu vou olhar para a questão, saber o que fazer e logo depois vou olhar para os pássaros na janela, sempre foi assim, durante 15anos. Na minha escola, um dos 'treinamentos' é escrever uma monografia e o meu assunto foi fotografia, coisa que amo. Teríamos o ano todo para escrever, e eu terminei de escrever a minha 1:27 da manha do dia anterior a entrega e por isso ela nao foi corrigida. O ano todo foi a mesma coisa, me sentava para escrever e falava para mim mesma que tinha que escrever mas nunca conseguia me focar, em três horas escrevia menos se um parágrafo e foi ai que percebi que isso nao era normal. Fui diagnosticada com déficit de atenção, hiper-atividade, problemas com foco e mais alguns.. Amanha eu começo a tomar a ritalina, uma parte de mim ta ansiosa de talvez poder me tornar um pouco mais 'normal' e finalmente conseguir completar meus pensamentos, o que é incrível, mas tem um parte de mim que esta com medo, todo mundo fala que a ritalina faz as pessoas entrar em depressão e a vida fica monótona e coisas piores... Mas talvez amanha tudo comece a mudar, para melhor ou pior, só tenho medo...

    Desculpa, mas acho que aqui é o único lugar em que posso falar isso sem ser julgada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, amiga!
      Que bom que você foi diagnosticada e pode iniciar seu tratamento. Sua vida vai melhorar demais, pode ter certeza.
      Não dê ouvidos ao que falam mal da Ritalina, até aspirina se tomada em excesso pode fazer mal. A Ritalina muda nossas vidas, sem ela eu sou muito mais disperso, distraído e confuso.
      Não tenha medo sua vida só vai melhorar.
      Livre-se desses preconceitos e prepare-se para uma nova vida. Mas, atenção, todo medicamento pode apresentar efeitos colaterais, no meu caso perdia a fome e na primeira semana fiquei com a boca um pouco seca, mas o organismo adapta-se e hoje não sinto nada.
      Se precisar de conversar venha pra cá, estarei sempre à sua disposição. Se preferir use meu email: alephbuendia@gmail.com ou schubertsax@gmail.com
      Um grande abraço e boa sorte.
      Não desista de você!
      Alexandre

      Excluir
  68. Olá amigo o que você pode me dizer sobre ritalina, combinada com pó de guaraná mais sono polifásico.
    Com essa simples ferramente tenho conseguido dormir somente 4 horas num ciclo de 24 e render muito o dia inteiro chega a ser assustador. Estou muito feliz pois estou conseguindo muita coisa na vida. Abraços auto estima e excesso de confiança elevada comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, quem sou eu para criticá-lo, mas acho meio louco isso que vc está fazendo. Sei lá, acho que nosso organismo não suporta esse ritmo.
      Boa sorte
      Alexandre

      Excluir
  69. Meu nome é Danillo sou o cara do sono polifásico logo ali em cima ontem percebi o efeito depressivo da ritalina numa aula de cálculo que eu não conseguia entender a matéria veio uns pensamento do tipo desistir de estudar que eu não entenderia algo do tipo kkk na hora atribui isso a ritalina mas agora ja passou. salvei o site no favorito estou esperando respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danilo!
      Amigo, esses pensamentos não são da Ritalina, são seus. São típicos dos portadores de TDAH. Não sei se você toma Ritalina pra TDAH ou apenas conseguiu receita pra se ligar nos estudos. Esse tipo de pensamento faz parte dos sintomas do TDAH. Procure um médico, não faça isso com a sua vida, ela é o seu bem mais importante. Você pode estar tendo a oportunidade de mudar o rumo de sua vida para sempre, agarre-a.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    2. Oi sou eu Danillo Hum valeu Alexandre obrigado, vou sim no neurologista próximo mês tirar todas minhas dúvidas com ele, quanto ao tdah certeza que eu tenho, quando começei a tomar ritalina por conta própria mesmo minha vida melhorou dimais meu pior problema mesmo é me concentrar. Uma dúvida, eu tomei ritalina de 10 mg e sentir efeitos fantásticos por uma 4 ou 5 horas eu acho. Se eu tomar de 200 mg o efeito é mais forte? Ou simplesmente aumenta a quantidade de horas do efeito no organismo ?

      Excluir
  70. FALA AE ALEXANDRE!!!!!!!!!!!! AQUI QUEM TÁ FALANDO É O OUTRO FABIO! RSRS! LEMBRA?

    CARA PRECISO TIRA UMA DÚVIDA: EU COMECEI O TRATAMENTO COM RITALINA LA DE 20MG, NO INICIO OU SEJA A 2 SEMANAS ATRÁS EU PERCEBI UMA MUDANÇA MUITO SIGNIFICATIVA, TIPO TAVA MUITO MAIS CONCENTRATO,MAIS ÁGIL ETÇ! MAIS AGORA SINTO POUCA DIFEREÇA! U BOM QUE TÁ ME DEIXANDO MAIS TRANQUILO E DE VEZ EM QUANDO EU SINTO UM APERTO NO PEITO NO LADO ESQUERDO MAIS EM 3 MINUTOS PASSAR A DOR NO PEITO!

    RESUMINDO: A RITALILA FEZ MAIS EFEITO NOS PRIMEIROS QUIZE DIAS! E AGORA SINTO POUCA A DIFERENÇA! É ASSIM MESMO OU TENHO QUE VER COM O MEU MÉDICO SOBRE ALMENTAR A DOSE?

    OUTRA PERGUNTA: É NORMAL SENTIR ESSA DOR NO PEITO NO LADO ESQUERDO? SENDO QUE DURA EM MÉDIA UNS TRÊS MINUTOS?

    ME RESPONDE AI!!!
    PARABENS PELO BLOG! POIS TÁ AJUDANDO MUITO!
    VALEU !

    ResponderExcluir
  71. Claro que eu me lembro, Outro Fábio!. rsrs
    Fábio, agora é que começa a fase mais difícil do tratamento, a normalidade. Você começa a perder a noção da mudança, começa a acostumar-se com ela e aí corre o risco de abandonar o tratamento por que acha que você não mudou. Mudou assim, mas você começa a se acostumar com esse novo patamar. Não se deixe enganar, redobre a atenção nos seus comportamentos de TDAH, você pode estar se sabotando. Quanto a aumentar a dose, cuidado. Se você aumentar a dose a cada quinze dias, em seis meses estará usando Ritalina LA 8500 mg. kkk
    Essa dor no peito, Fábio, eu nuca ouvi falar. Eu tive um pouco de falta de apetite, boca seca e um pouco de tremor nas mãos.
    Cuide-se amigo, fique atento, esse TDAH é terrível, somente quando você para de tomar a Ritalina e volta a cometer os mesmos erros é que percebe o efeito que ela estava produzindo.
    Um abraço
    Alexandre

    ResponderExcluir
  72. Olá,
    tenho um filho de 6 anos e sempre achei ele diferente. Começamos com o psicólogo aos 4 anos e com o neurologista há 3 meses, que indicou a Ritalina. Nas consultas eles sempre perguntavam se tinha alguem na família com o problema e eu sempre dizia que não. Foi então que comecei a pesquisar na internet sobre o assunto e ao ver os comentários nos blogs comecei a me identificar com algumas coisas o que me fez ficar muito surpresa. Sempre fui muito inteligente e sempre tirei notas boas. Nunca fiquei de recuperação na vida. Mas as reuniões de pais e professores eram sempre um desastre. Reclamação em cima de reclamação com meu comportamento. Pois eu terminava tudo muito rápido e me levantava para conversar. Engraçado era que eu não percebia isso. Vivia achando que era implicância das professoras. Passei de primeira na faculdade e nunca perdi uma cadeira mas viajava horrores durante os grupos de estudo. Hj olhando para trás e vendo minhas amigas comentarem é que vejo como era distraída. A sorte é que quando eu resolvia voltar pra terra pegava tudo muito rápido. Então acho que por não ter tido dificuldade nos estudos essa possibilidade do Tdah nunca me chamou atenção. Sou de uma forma geral muito irritada. Meus pais e marido dizem que eu não tenho tensão pré menstrual pois eu vivo de TPM o mês inteiro ( o que eu acho exagero). Apesar de ter inúmeros amigos acho os papos quase sempre sem graça e no meio da conversa já não entendi o final Ai dou aquele risinho de entendi. Nunca consegui entender como uma pessoa tem um trabalho de 8h diárias, todo dia tendo que cumprir 2 turnos de 4 horas. Me dá uma angustia só de pensar. Mas chego a ficar direto no meu Consultorio 7h por dia e atender uns 20 pacientes sem problemas. O meu problema não é com o trabalho e sim com o tédio da rotina. Sempre fui muito agitada. Faço mil esportes mas nunca consegui amar de paixão nem um deles. Não consigo me jogar de cabeça em nada pois quanto mais m jogo de cabeça no inicio mais rápido perco o interesse.
    Sei que vc não é medico. Mas vc acha que posso ter TDAH?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder, pode.
      Mas você precisa tomar muito cuidado para não estar puxando para si a "culpa" pelo TDAH do seu filho. Pode vir do pai, avós. O ideal é que você procure um bom médico. No site da ABDA ou no site da minha médica(www.valeriamodesto.com)existe um questionário que te dá uma noção.
      Você tem fortes características de TDAH, mas precisa olhar isso tudo com isenção, no transtorno essas características possuem tal intensidade que prejudicam as nossas vidas. É o seu caso?
      Pense bem
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  73. olá Alexandre dúvida quanto a dosagem. uma dosagem maior de 40 mg por exemplo em relação a uma de 10 mg aumenta o efeito ou somente a duração ou ambos ?

    ass: Danillo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, creio que deve aumentar os efeitos colaterais.
      Eu acho que não aumenta a duração.
      Alexandre

      Excluir
  74. Caro Alexandre,

    Fui diagnosticado com TDAH uma semana atrás e agora sinceramente tudo que passei na vida até hoje fez sentido,estou muito feliz por ter descoberto e já comecei o tratamento,agora tudo vai ficar melhor.Já favoritei o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Saulo, que bom que você encontrou a doença a tempo, né amigo. Agora começa uma etapa também difícil, o tratamento. Mantenha-se alerta e não caia em tentação de reduzir a dose do remédio ou suspendê-lo. Acostumamos ao tratamento e achamos que não precisamos mais.
      Cuide-se e boa sorte!
      Alexandre

      Excluir
  75. Prezado Alexandre saudações
    olha aparentemente nao tenho TDAH mas estou precisando muito passar na OAB e na hora da prova eu fico muito nervoso meio ancioso um famaceutico colega meu me indicou Ritalina e pediu para eu tomar um comprimido de 10 MG 3 dias antes da prova somente que isto iria me deixar completamente calmo e eu faria a prova tranquilamente, por favor qual sua opiniao a este respeito ??
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não sei te dizer. Tomo a Ritalina por necessidade. Já ouvi dizer que ajuda, mas como qualquer medicamento possui efeitos colaterais e resultados às vezes opostos aos esperados.
      Cuidado, irmão, sua saúde é preciosa demais.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  76. achei seu blog por acaso alexandre, por sinal muinto interessante. descobri essa semana que possivelmente eu tenha tdah, ja marquei até uma consulta...minha vida não foi facil hoje com 32 anos eu estou descobrindo o pq sempre fui taxado como irresponsavel, inconstante,avuado sem contar as pessoas me chamando de tanso, burro, boca aberta,sendo que eu tenho certeza que sempre fui mais inteligente que essas pessoas...não consigo me concentrar nas coisas, minha cabeça é uma tv a cabo com 180 canais que nunca desliga, só se eu estiver muinto mas muinto cansado mesmo...eu ao mesmo tempo que sou grosso, estupido,ignorante tambem sou a pessoa mais amavel do mundo, vivo pedindo perdão e sempre acho que se tivesse a chance eu poderia mudar a humanidade...não consigo levar nada adiante com 32 anos não fiz faculdade por não ter certeza do que gosto realmente,sem contar que eu adoro ler mas mesmo assim cometo muintos erros de portugues...tomara que essa consulta me ajude, não quero mais continuar levando minha vida desse jeito,obrigado por ler isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso você se chama Alexandre Caldas Schubert?
      kkkkk
      Sem brincadeira, amigo, procure ajuda. Você não imagina o alívio que senti ao saber, aos 50 anos, que eu não um era um cretino egoísta como muita gente me taxava. Não virei santo, são 50 anos de doença não tratada, mas agora me controlo muito mais, sou muito mais produtivo e tenho certeza de que vou mudar a minha vida definitivamente.
      O tratamento não é fácil, não é milagroso, nem você vai virar outra pessoa após tomar o primeiro comprimido, mas se você quiser, você estará nascendo de novo.
      Boa sorte e cuide-se!
      A sua vida merece isso!
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  77. Gente, minha história é o seguinte:

    Reprovei algumas vezes, mas conseguir terminar, entrei pra faculdade e tive problemas com notas, cheguei a reprovar e duas matérias mas conseguir me formar. Na adolescencia viajava muito na sala, sem concentração e esquecendo das coisas muito rápido. Hoje sou casado tenho 29 anos e fui procurei um médico pois minha esposa reclama muito dos esquecimento e falta de atenção. Já brigamos várias vezes sobre isso. Primeiro fui na psicologia, que me encaminhou para neurologista. Realizei vários exames médicos e ainda estou para voltar no médico para saber os resultados, em fim. Em um dos exames apresentou possível TDHA!? pedindo exames complementares. TDHA pode ainda ocorrer comigo nessa idade, sei que os professores falavam pra mim que eu tinha certa dificuldade na adolescência. Isso afeta diretamente minha vida, pois está abalando minha estrutura familiar, por isso procurei um médico especialista na área.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem você fez a coisa certa: procurar ajuda especializada. Os sintomas que você descreve parecem sim com o TDAH, mas só o médico é capaz de formar um diagnóstico. Em caso positivo, trate-se, você vai ver como sua vida irá modificar-se para melhor.
      Boa sorte e um abraço
      Alexandre

      Excluir
  78. Boa tarde amigos,
    Nao sei se vcs podem me ajudar. Por indicacao do meu medico, iniciei ontem o uso da ritalina 20mg LA.
    Tomei ontem e de "imediato" senti mudancas no meu comportamento. Talvez seja ate pisicologico, mas me senti muito melhor, muito mais calmo etc, mesmo so conseguindo dormir as 04 da madrugada, pois desobedeci meu medico e ao invez de tomar pela manha acabei tomando no final da tarde, pura anciedade de tomar logo e ver os efeitos. rsrsrs
    Entao hoje acordei, tomei minha Ritalina e junto com ela tomei meu comprimido de cafeina que geralmente tomo antes de malhar. Acho que a juncao dos dois remedios nao me fez muito bem, fiquei muito agitado e voltei a ficar desatento. Algum de vcs poderia me ajudar? Sera que nao posso misturar os dois remedios?

    Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Junior, nunca ouvi falar dessa mistura, mas creio que é dinamite pura, rsrsrs.
      A Ritalina é um estimulante e a cafeína também, embora atuem de maneiras completamente diferentes, a soma das duas não deve ser muito benéfica. Creio, e elmbro que não sou médico, que com o uso da Ritalina vc não vai mais precisar da cafeína.
      Conte-nos o resultado, por favor.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    2. Realmente Alexandre, não da certo tomar os dois.
      Tive a impressão de que a cafeina corta o efeito da Rita. Não vou mais tomar os dois Juntos.

      Obrigado

      Excluir
  79. Descobri que eu tenho TDHA a um tempao. Mas isso nunca me impediu de fazer as coisas ou aprender o que eu sempre quis. Faco doutorado no exterior na area de computacao, fisica, modelos numericos. Sabe o segredo? Estude e nao se limite. Nao aprendeu na primeira, na segunda, terceira ou quarta ... entao va para quinta ou sexta vez. Nao deu certo, nao desanime e vai para frente. Nos temos uma forca de vontade incrivel.

    Nunca usei Ritalina, mas nao discrimino quem a use. Cada um acha o melhor tratamento. Um bom medico sempre ajuda. Atualmente faco terapia.

    Minha adolescencia foi uma droga e me identifiquei com muitos comentarios. Mas, como sempre falo, essa fase passa.

    Eu nao trocaria minha imaginacao por concentracao alguma no mundo. Na verdade o que me fez chegar tao longe foi a minha imaginacao. Nao e facil, mas ta funcionando. As vezes eu sinto falta de ser mais concentrado ... Mas nao me puno por isso. Procure os melhores horarios para o estudo e para aprender. Se voce so consegue estudar de voz alta, andando, de madrugada ou com um cobertor na cabeca ... ok, faca isso.!

    esse foi o meu recado.

    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, obrigado por sua participação.
      Existem vários tipos, várias intensidades e vários sintomas do TDAH. Minha médica é uma neurologista brilhante e tem TDAH. Conheço outras pessoas que se saíram bem nos estudos ou profissão e se ferraram na vida pessoal ou financeira. O TDAH é assim.
      Aliás, toda doença é assim, em cada pessoa se manifesta de uma forma e com uma intensidade.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    2. Não sei o 'tamanho' do seu TDAH, mas o meu mudou minha vida completamente positivamente, inclusive, esse lado da criatividade, foi ampliada exponencialmente, escrevi alguns livros de ficção depois que comecei a usar a ritalina

      Excluir
    3. P/ Alexandre.


      Qual o nome da sua neurologista? Eu tenho um sobrinho que mora no Brasil e tem todos os sintomas de TDAH. Ele nao se adaptou bem aos neuros que ja foi.
      Sim, essa questão de se dar bem ou nao na vida profissional, social, etc, é bem importante. Existem casos que ajuda num aspecto e atrapalha no outro. No meu caso eu tenho um hiper-foco em programação. Para o que eu escolhi como profissão é bem util. : ). Minha vida pessoal, como talvez a de todos aqui, é bem complicada. Mas a terapia ajuda ...


      Abs

      Excluir
    4. Oi Pedro!
      No meu caso nem sei se foi a intensidade que me prejudicou tanto, mas talvez o fato de ter descoberto tão tardiamente, somente com 50 anos. A maioria dos estragos na vida já estão feitos, mas eu também estou tentando extrair o lado positivo desse TDAH. O blog é uma forma delas. Jamais na minha vida me senti tão útil e feliz com algo que tenha feito. Aqui extravaso meus sentimentos, troco experiências, e por que não dizer, ajudo muita gente que está perdida ou apenas precisando de informação.
      Também projeto um livro, mas pela minha idade tenho filhas, preciso ganhar a vida e me sobre pouco tempo pra escrever, mas venho desenvolvendo, lentamente mas sempre.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    5. Minha neurologista se chama Valéria Modesto Leal. No alto do blog à direita tem um link pro site dela.
      Olha ela é uma pessoa sensacional, não apenas como médica mas como ser humano. Entre em contato, seu sobrinho certamente vai gostar.
      Um abraço e obrigado
      Alexandre

      Excluir
  80. Tomo Ritalina já há alguns anos, primeiro comecei com um comprimido por dia com a LA, ajudou muito e muito rápido, porém veio junto com a insônia, fiquei na primeira vez 36 horas acordado direto, meu neurologista trocou para a Ritalina de curta duração, tomando 2 ou 3 vezes por dia, melhorou bem, pois só ficou com a parte boa. Porém ao passar dos anos a Ritalina começou a ter seu efeito por menor tempo e também começou a tirar minha vontade de comer, porque o corpo pedia comida, barriga roncava, mas não tinha vontade de comer nada e ao tentar tinha ânsia de vômito, voltei ao neurologista e me deu novamente o de Longa Duração e disse para eu tomar só quando fosse necessário.
    Bom, vim parar nesse blog, nessa hora, justamente por que inventei de tomar o remédio as 7:30 da noite, ao invés de tomar mais cedo, pois tinha esquecido.
    Mas para mim, todos os efeitos colaterais, até então estão longe de bater os efeitos positivos, a Rita (como alguns meus a chamam), mudou a vida, só alguém muito mais aberto a novidades, concentrado, divertido entre outras caracteristicas.
    Então é isso, só passei aqui pq não tenho nada para fazer e não tinha com quem falar sobre isso que me entendesse..hehehe
    Boa Noite
    Pedro

    ResponderExcluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. Tenho mta dificuldade para estudar, e preciso passar em u concurso publico que é meu sonho! ando mto preocupada, pq não consigo me concentrar por mto tempo esqueço raapido as coisas... mais tenho medo de me fazer mal, ter um infarto ou coisa do tipo de ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo nao use nada por conta propria ,pois ritalina e um remedio controlado! Se voce nao tem tdah sugiro que procure alternativas para manter- se focada como procurar uma biblioteca silenciosa, ioga, meditacao, tai chi...
      Psicologa anonima

      Excluir
    2. Condordo em gênero, número e grau com a psicóloga acima. Nossa saúde não é brincadeira.
      Existem outras maneiras se buscar a concentração.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  83. Olá Alexandre,sou mãe de gêmeos(adotados)de 5 anos e a pouco um deles foi diagnosticado com TDAH e Hiperatividade.A neuro dele achou por bem prescrever ritalina la 10 mg.Ontem dei a primeira dose mais ele não reagiu muito bem,ficou super inquieto e com tiques nervosos eaprecia que ele tinha sido ligada numa tomoad,ficou assim por 1 hora mais ou menos.estou muito assustada com esses efeitos colaterais,o que devo fazer?por favor me ajude com seus conhecimentosestou muito apreensiva com esse medicamento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Olha eu não tenho experiência com crianças, minha filha toma ritalina, mas tem 18 anos. Ela reclama que fica muito nervosa. Eu tomo duas ritalinas de 10mg por dia, talvez para seu filho de 5 anos seja uma dose um pouco forte. Converse com a médica, a ritalina é um medicamento que tem de ser observado, e ter sua posologia e forma de tomar ajustada de acordo com o paciente.
      Pode ser também as primeiras reações que desaparecerão com o tempo. Mas eu tenho 52 anos 1,80 de altura e peso mais de 90kgs, e tomo duas de 10mg, talvez seja um pouco demais essa dosagem.
      Um abraço e Feliz Natal
      Alexandre

      Excluir
  84. Oi, agora vi este blog e claro me identifiquei , quero saber se seria possivel você me indicar sua medica pra seu saber se ela tem horario lá ,pq ta tipo horrivel sem ,apezar dos pezares ..
    Você pode me adicionar se quiser skype: ariane.nazareth
    Por favor

    Feliz natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Minha médica é a Dra. Valéria Modesto, no alto à direita do blog tem um link pro site dela.
      vou adicioná-la.
      FELIZ ANO NOVO!!!
      Alexandre

      Excluir
  85. bom tem 4 dias que estou tomando ritalina,estou digitando muito melhor que antes, no passado fiz dadilografia demorei passar acho que até me derão o diploma de dÓ.Tenho 40 anos fiz muitos cursos mas não cheguei a lugar nenhum, então quero ter uma vida profissional. Espero que a ritalima me ajude.So que estou sentindo muita fome tem um buraco no meu estomogo mas nao sei o que eu quero comer, mas sempre fui chata para alimentar. quando eu tomava imipramina eu comia melhor, tem 22dia que fui operada tirei um tumor no rim direito. agora nesse momento estou com muita fome mas não sei o que quero comer.Será efeito da ritalina.tomo 1 comprimido de 12/horas de 10mg, espero que ele me ajude adecidir minha vida profissional , estava fazendo enfermagem, tranquei a matricula agora naõ sei se vou voltar, meu filho de 17 tem DTH mas naõ quer tratar espero que ele não trate muito tarde, veja eu com 40 ano agora que descubriram todos acha que sou louca, porque eu falo muito em medico graças a eles que estou tratando . eu acredito em Deus depois os medicos . Feliz 2013 a todas as pessoas Hoje e dia 29/12/2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Interessante eu tive falta de fome. Emagreci durante os primeiros meses de uso da Ritalina.
      Cuide-se, trate-se, seja persistente, nossa vida melhora muito quando nos tratamos.
      Seu filho está numa idade difícil, em geral adolescente quer enfrentar os adultos, tente levá-lo na conversa, sem confronto. O não tratamento vai prejudicar seu futuro, com certeza.
      FELIZ ANO NOVO!!!!!
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  86. Cara, muito bacana se espaço aqui ! tenho TDHA e sofri feito um cão toda a infancia e adolecência ... tenho 35 anos e quando era pequeno não se sabia dessa doença. Fui taxado de burro, vagabundo e mais um monte de coisas.Corria em médicos e psicólogos e nada.....apanhava muito por ter notas baixas...estudei em colégio construtivista e isso ajudou a me enterrar mais. Mas nunca rodei , me formei na faculdade, fiz MBA e estou fazendo minha 2ª faculdade.Como não existia ritalina ( passei a tomar ela depois dos 30 anos) usava de artimanhas para estudar.Descobri o Método de estudos Cornell e me ajudou na 1ª faculdade e no MBA - sem esse método estava lascado ! ainda uso esse método para anotações da faculdade e na minha vida em geral (para quem está estudando ou pais de estudantes = procurem no google e vejam como é interessante)!
    mas depois da Ritalina minha vida mudopu para melhor e consigo rir do passado e perdoar os professores, colegas, meus pais e demais que não acreditavam em mim!!!
    Abç a todos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, meu amigo! Você é um guerreiro, um vencedor.
      A maioria das pessoas sucumbe ao TDAH, eu inclusive.
      Vou me informar sobre esse método de estudo e divulgá-lo. Se foi bom pra você pode ser bom para outros portadores também.
      Esse é o objetivo desse blog, travar discussões, aprender e dividir.
      Obrigado por sua contribuição e mais uma vez, parabéns por suas vitórias.
      Um grande abraço
      Alexandre

      Excluir
  87. olá, primeiramente quero agradecer a sua dedicação de resposta as pessoas, isso está ajudando muito as minhas e as duvidas de todos aqui!
    vamos lá;
    eu faz uns dois anos que comecei a prestar mais atenção em mim, no meu jeito de viver,nos meus comportamentos etc...
    eu sabia que avia algo muito estranho, muito errado,mais minha mãe e as outras pessoas, achavam que éra normal, ou melhor, só falta de atenção... e que eu deveria ficar mais ligado nas coisas...

    durante esse tempo de analise, eu vi que minha memoria é bastante afetada, pois não consigo gravar nada por muito tempo, principalmente sobre presão,eu fui percebendo que eu levava muito tempo pra decorar a letra de uma simples musica, e que se fosse pra cantar em publico parecia que eu nunca tinha ouvido a mesma, minha atenção com qualquer coisa é muito precária,meu cérebro parece que da uns apagão quando estou contando algo para alguem, no meio da converssa se eu a estendo muito, esqueço completamente o que estava falando.. é muito complicado isso, eu vejo um filme, depois de umas horas que acabou, eu não sei contar o filme, bom esses tipos de coisa, parece que quando é colocado uma presão em cima de mim tudo fica muito pior, enfim,isso é um resumo.
    a alguns meses atrás estava na minha namorada e comentei sobre isso com a mãe dela me falou que eu poderia ter tdh, ai fui pesquizar sobre isso,e eu fiquei arrepiado quando começei a ver os sintomas... parecia que tudo tinha se esclarecido, foi onde comecei a pesquisar tudo sobre isso...
    esses final de semana passado, fui pra praia, na casa da tia da minha namorada, e la avia um casal de amigos dela, que por sorte o cara é pisiquiatra, e falou que de fato eu tenho isso, agora vem a pergunta, essa semana vou la pra ele me medicar, ele falou que vou tomar possivelmente a ritalina LA 20 mg, porem é bem caro!(eu acho) e a outra seria a comum, que é bem mais em conta.mais se for preciso vou começar pelo menos com essa LA, o que você me diz, está é muito melhor que a outra? preciso de uma opinião... agradeço desde já, tenho 22 anos, 1,88 de altura e peso aprox 84 kg, grato e se poder responder ficarei muito feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Jhames!
      Em primeiro lugar você está em ótima forma. rsrsrs Tenho 8 centímetros a menos que você e dez quilos a mais. kkkk
      Parabéns por sua percepção e sua persistência em procurar respostas. Isso já é um grande sinal de que seu tratamento obterá sucesso.
      É muito importante você não se deixar influenciar pelo que vou dizer, afinal, cada um é cada um e a ritinha age de maneiras diferentes em pessoas diferente.
      Comecei meu tratamento com a Ritalina LA o efeito benéfico foi visível. Concentração, memória, motivação... O problema foi que fiquei muito nervoso, tinham momentos em que eu temia explodir. Quando passei pra Ritalina comum essa irritação passou. Mas tive de me disciplinar em tomar várias vezes ao dia, mas colho os mesmos benefícios.
      O tratamento do TDAH difere um pouco dos outros tratamentos pois o médico deve estar aberto a discutir com seus pacientes a dosagem do medicamento, sua forma de tomar e mesmo sua substituição por outro medicamento em caso de inadaptação. Entre com o medicamento recomendado por seu médico e fique atento ao seu corpo e às suas reações; peça um feedback à sua namorada e familiares, quem convive ajuda muito nessas horas.
      Quanto ao preço, você ainda não viu nada, tudo nessa área custa uma fortuna.
      Um grande abraço e boa sorte no tratamento!
      Qualquer dúvida, qualquer desabafo, pode contar conosco, esse espaço é pra isso mesmo.
      Respondo a tudo por que amo esse blog, esse debate e com ele estou aprendendo algo muito bonito: servir ao meu próximo, importar-me com o outro. Aprendo mais com você do que vocês comigo, pode ter certeza.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  88. Alexandre! Deus coloca "anjos" no nosso caminho. Sempre penso assim. Amanhã, se Deus quiser, a minha filha de 16 anos vai começar seu tratamento com Ritalina LA de 10mg. Em Novembro, após levá-la a uma série de sessões com uma neuro-psicóloga, ela foi diagnosticada como portadora TDAH. Ela sempre foi uma pessoa serena, amável, responsável... e eu ficaria aqui um enorme tempo lhe falando sobre suas qualidades. Porém, mesmo com todas essas qualidades e dedicações, esse ano após mudar de Colégio e de e ir para o 2º grau, ela teve uma grande queda em seus rendimentos de estudo. Quanto mais nós a apertávamos, mais notas baixas chegavam. Eu e meu marido chegamos a conclusão de que deveríamos apoiá-la, buscar ajuda profissional e não fazermos mais pressão sobre ela. Bom,hoje ela está sob a responsabilidade de 3 profissionais: a neuro-psicóloga que trabalha a sua área cognitiva, a psicóloga que trabalha a área afetiva e a psiquiatra que fica com a parte medicamentosa. Por obra do Senhor como te disse acima estão sendoo 3 anjos na vida dela nesse momento. Como a TDAH foi diagnosticada só em novembro, ela perdeu o ano. Ficou muito abalada, mas eu, seu pai e as 3 médicas estamos trabalhando a sua auto estima e queremos mostrá-la que ela não fará uma mesma série e sim fará um novo ano, de uma forma diferenciada, onde ela se sentirá orgulhosa de si mesma. Temos confiança nesse tratamento. Depois que li aqui suas palavras e os depoimentos,acredito que a Ritalina vai ser importante nesse quadro todo. Acredita que quando encontrei seu blog estava anciosa na "net" a procura de ajuda para saber se a minha filha estaria bem com a Ritalina LA? Se ela deveria ou não tomar? Entendeu agora porque acredito nos "anjos"? Que blog bacana! Parabéns por essa iniciativa. Nós pais precisamos dessas ajudas para podermos apoiar e compreender os sofrimentos de nossos filhos causados pela TDAH. Continuarei acompanhando seu blog e quero voltar a lhe escrever relatando, com certeza, os sucessos de minha amada filha. Abraços e mais uma vez obrigada por sua ajuda.

    ResponderExcluir
  89. oi, meu nome é daniela. sempre fui boa aluna, com notas acima da media, contudo sempre tive que estudar mais que os outros. no inicio da vida escolar nao gostava de ir a escola e por isso so aprendi a ler no meio da 1 serie, mas depois dai passei a gostar da escola. minha mae sempre muito rigida me cobrava muito e me tornei uma otima aluna, apesar de me lembrar de que quando era pequena sempre chorava pq nao conseguia copiar o quadro todo, meu caderno era uma zona e lembro que andava pela sala e falava muito. aprendi a me controlar, apesar de ainda falar muito e me sentir inquieta e tals...hehehe! pois bem. entrei numa facul de medicina e continuei a ser boa aluna, porem sinto q estudo muito mais q muita gente q tira notas melhores e depois da prova n lembro mais de nada, sinto q n tenho memoria nenhuma. por causa disso e outros sintomas fui no psiquiatra e fiz testes com a neuro-psicologa sendo diagnosticada com tdah, baixa auto-estima e ansiedade. comecei a tomar rita 10mg 2x ao dia e achei q melhorei bastante nos primeiros dias, parei de dormir muito, comecei a conseguir estudar melhor,etc...so q depois parece q nao tava fazendo mais efeito... comecei entao a tomar a ritaLA q me causou mtos probs de estomago e n trouxe nada positivo... entao a medica mudou para a rita normal de novo, mas como n tava sentindo melhora parei... minha mae acha q nao tenho tdah, mas eu continuo achando q tenho... o q vcs acham??? abracos.

    ResponderExcluir
  90. ja aconteceu isso com alguem? do remedio começar a fazer efeito e depois parar? minha mae diz q isso eh pq n tenho tdah e fui diagnosticada errado...sera?

    ResponderExcluir
  91. ah, eh a daniela de novo...

    ResponderExcluir