quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

TDAH - VOCABULÁRIO E IMAGINAÇÃO


Acabei de ler um comentário feito por um garoto de 17 elogiando meu vocabulário e afirmando que nada entra em sua mente, no final pergunta se pode haver uma evolução no seu caso.
Fui um péssimo aluno a partir da sétima série, tirei o segundo grau aos trancos e barrancos e passei em dois vestibulares: um de direito e outro de filosofia; não formei em nenhuma das duas faculdades.
Meu vocabulário e minha 'facilidade de escrever' são fruto de minha paixão pela leitura. Essa paixão é tão forte que quando fazia alguma refeição sozinho trazia sempre um livro aberto apoiados nas vasilhas. Quando por qualquer motivo não conseguia ter um livro à mão, lia os rótulos de refrigerantes, azeites, maioneses. Hoje não faço mais isso, uso a internet no meu celular e almoço acompanhando o globo.com ou o uol. Acho muito interessante os TDAHs que não gostam de ler. Ler é um exercício de imaginação e imaginação é algo que temos de sobra. Adoro imaginar os lugares, a aparência das personagens, sentir a temperatura, viver aquela história. Prefiro ler um livro a ver um filme. Amo os livros não só pelo seu conteúdo, mas por sua forma, seu cheiro, seu tato, sua aura. Um livro é algo imaterial, atemporal, imortal.
Acalento o sonho de um dia ser dono de uma livraria. Imagino uma livraria em estilo inglês, com enormes prateleiras em madeira e um ar meio sagrado. O único senão seria ter de vender o último exemplar de um livro que ainda não li, me causaria uma enorme dor.
Gosto dos filmes, mas livros são minha maior paixão. Neles aprendi um enorme vocabulário, um amor pelas letras e aguçou minha já riquíssima imaginação.
Meu leitor anônimo, procure algo que desperte sua paixão e dedique-se a ela de corpo e alma. Só conseguimos foco naquilo que amamos, naquilo que nos desperta interesse e paixão.
Tente ler um bom romance, qualquer assunto que te interesse, Harry Potter (que eu adoro), vampiros, espionagem , amor, qualquer coisa que te toque. Solte sua imaginação, tente andar pelas ruas e cidades de seu livro, sinta seus cheiros e sabores, conheça a alma de cada uma das personagens que componham a narrativa. Mergulhe no livro, certamente você sairá dele diferente, mais rico e mais interessante.
Se não funcionar, veja filmes, ouça músicas, jogue videogames ou RPG, mas sempre procure algo que te deixe melhor, que te ensine alguma coisa, que te enriqueça a alma.
Com o tempo, você vai ver que a vontade de escrever, desenhar, pintar, cantar ou dançar surgirá naturalmente e você se sentirá preparado para elas. Nem se importará com as críticas negativas que certamente virão.
Mas nunca se esqueça, é a paixão que move o TDAH, use-a a seu favor. E aproveite a vida, você pode domar o TDAH e fazer dele seu aliado, só depende de você.

19 comentários:

  1. Muuuito obrigado mesmo !!!! Tudo o que você disse foi surpreendente pra mim ... é como se essas ideas estivessem estocadas nas profundezas da minha mente ... adoro eu seu blog, amo isso . Cada vez que entro aqui e leio o que você escreve eu consigo me encontrar nas coisas que você fala ! Você não tem noção do quanto me motivou fazendo esse post. Você parece estar evoluindo cada vez mais ... Estamos lutando todos os dias contra o transtorno. Muito obrigado mais uma vez ! Sucesso pra nós !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, já valeu o post.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Oiii,fui diagnosticada com TDA,e estou no terceiro dia tomando RITALINA LA,20 mg uma vez pela manha,so que nao sinto nenhum efeito benefico ou colateral,estou pensando em dobrar a dose para duas capsulas de 20 mg.Tenho 17 anos vc acha ideal ou exagero?

      Excluir
    3. Sinceramente, não.
      Ligue ou procure seu médico. Ainda que pareça inofensiva e ineficiente, a ritalina é um remédio ultra controlado e pode apresentar efeitos colaterais.
      Ligue pra ele e comente sua falta de efeito.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    4. Eu quero ser amigas de vc's. Eu tenho 19 anos. Pq na minha família meus irmãos são inteligente muito mesmo só eu q erdei a burrice :( eu tenho TDAH e sofro muito pq n sei de nada coisas de meninos de 14 anos deveriam saber. Digo sobre todas as matérias não sei os significado de nada sou UM NADA. Meu psicólogo é baixo e eu sou muito triste comecei a tomar a ritalina 10mg ontem eu não senti um efeito verdadeiro. Eu ainda sim li e acabei decorando oq estava escrevi ai se me pergunta o que entendi sobre o texto que fiz já não lembro mais. Eu to estudando desdo início das matérias, comecei com a história na parte de pré história, história antiga e bem de inicio mesmo. E ainda tenho q estuda para o ENEM e não sei nem fazer uma redação. Eu me sinto mal e se não fosse meu namorado de dando uma prensa eu nunca iria conseguir nada. Eu faço isso por ele e principalmente por mim pq quero ser alguém na vida e fazer faculdade e estar ao lado dele q amo muito. Nosso namoro esta em jogo ele ta se esgotando se eu nao conseguir nada ele vai me abandona. E eu n quero perder ele e nem a motivação pq ele me mantém em pé. Pq o resto da minha familia não entendi o meus problemas eles tbm querem q eu seja algo. Mais infelizmente não consigo agora vãos ver se o ritalina funciona pq ainda tenho medo e não senti diferença.

      Excluir
  2. Maravilhoso seu blog, nada melhor que ver uma pessoa experiente e que passou a vida inteira convivendo de perto com esse transtorno e agora mostrando aos demais que possuem esses grilhões as armadilhas que ele nos coloca.
    E os TDAH é assim mesmo, quase que um tudo ou nada, ou tem amor ou pavor.
    Eu gosto de ler, mas para ler é difícil conseguir concentrar, o que acaba sempre desanimando. Somente se for uma leitura que me chame realmente a atenção e infelizmente são poucas a chegar nesse ponto, mas mesmo assim nunca desisto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe como eu encaro a leitura? Uma fuga, um local onde estou inacessível e inatingível. Enquanto estou lendo o mundo deixar de girar e as coisas ruins não acontecem. Pena que tenho de fechar o livro.
      Muito obrigado pelos elogios, obrigado mesmo.

      Excluir
  3. Ah finalmente um TDAH apaixonado por literatura. São poucos, rs. São raros. Cem anos de solidão é maravilhoso. Belo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CEM ANOS DE SOLIDÃO.
      Que maravilha né Sy!?
      Tão raro quem goste dele...
      O livro da minha vida.
      Abraços!

      Excluir
  4. Eu tenho muita vontade de adquirir o hábito da leitura, mas infelizmente o tempo que eu tenho é um pouco escasso. Muito por causa de mim também, já que eu sou do tipo que quero aprender de tudo. Inglês; desenhar; imitar; cantar; tocar instrumentos musicais são uns dos exemplo de atividades que tenho vontade de praticar, mas hoje só desenho e pratico inglês, pois eu sei que se eu quiser ficar bom em algo, preciso me focar. Só que é bem complicado. Porque para desenhar tem que ter paciência demais e esquecer o tempo, e estou bem desanimado em relação a isso, sinto que meus desenhos são muitos inferiores a de pessoas que desenham desde a infância. O inglês por exemplo também é complicado, pois eu sei que preciso praticar "listening" para aprender a falar bem, só que é uma prática muito passiva, então fico olhando o marcador de tempo de vídeo esperando que termine logo. Eu deveria agora estar praticando inglês, mas resolvi abrir uma nova aba para ler sobre TDAH e encontrei seu blog que é muito bom.
    Eu tenho momentos em que meu cérebro parece estar super ativado, como se eu me sentisse uma pessoa genial, de raciocínio super associativo. Mas infelizmente hoje em dia sinto mais cansaço mental do que tempos atrás. Às vezes tenho até a impressão de que sou um velho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bos noite, Merc!
      Olha, em primeiro lugar pare de se comparar, este é um defeito típico dos portadores de TDAH. Se você não desenha desde a infância não se compare a quem desenha desde a infância; essa é uma forma de se boicotar e desistir do desenho. Daqui há seis meses você será melhor do que hoje, daqui há um ano, bem melhor, daqui há cinco anos muito melhor. Viva um desenho de cada vez e compare o seu desenho de hoje com o SEU desenho de ontem.
      Quanto ao inglês, force seu ouvido com música, séries e filmes falados em inglês, mesmo que vc não esteja vendo seu ouvido vai acostumando.
      Se for possível, cubra o mostrador de tempo do vídeo.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  5. Resolvi agora beber mais café e dormir menos para ter mais tempo para me dedicar ao que é do meu interesse. Não tenho medo de consequências futuras, pois minha vida não é legal e acho que não será se eu não sacrificar alguma coisa. E o sono foi o escolhido para ser sacrificado.
    Desenhar muito bem é algo que eu gostaria de conseguir por exemplo, só que eu parei de praticar em 2007, quando eu estava tratando do TOC com altas doses de fluoxetina, que simplesmente me deixavam com uma criança hiperativa (e olha que eu tinha 18 anos). Os professores sabiam que tomava remédios, por isso não se alteravam tanto comigo. Bem, é lógico que o fato de eu ter parado de desenhar está relacionado a hiperatividade, já que eu mal conseguia assistir televisão. Antes eu não sabia disso, mas depois de ler tanto sobre TDAH, tenho 99,9% de certeza que sofro disso. E felizmente minha consulta com o neurologista está marcada para o dia 28. Eu espero ser diagnosticado, pois não tenho mais ânimo para procurar médicos e mais médicos até adivinhar qual é o meu problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO VAI ESQUECER A CONSULTA AMANHÃ!!!!!!!!!!!
      E parabéns por reconhecer a qualidade de seus desenhos, confie em você, desenhar é um dom, cultive-o, ame-o, desenvolva-o.
      Você merece!
      Abraços

      Excluir
  6. Eu desconfio que meu irmão tenha déficit de atenção também, pois ele vive mudando as coisas de lugar aqui em casa (ele parece não lembrar que a escova de dente tem que ficar no local de escovas de dente por exemplo), ele vive perdendo chaves... Só que estranhamente meu irmão já conseguiu passar em três concursos públicos, então eu começo a me questionar muito sobre isso. Imaginei duas hipóteses: ou meu irmão não tem déficit de atenção ou ele tem muita vontade de sair de casa logo e por isso conseguiu ter muito ânimo para estudar. Lembro que quando ele jogava video game da última vez, reclamava que "morria" à toa pois estava pensando em outras coisas ao invés de se concentrar no jogo. Isso acontece comigo ultimamente, mesmo o video game sendo algo que gosto muito, eu tenho dificuldades para me concentrar, pois isso tenho quase certeza do meu problema.
    Diferente do meu irmão, meu emprego é no comércio fazendo serviços manuais (eu sinto um tédio enorme e nenhuma disposição para continuar no emprego). Todos dizem que eu devo estudar, mas eu não consigo. Várias vezes eu marquei horários para estudar, mas eu chegava a descumprir um requisito no primeiro dia, e no segundo eu já nem estava cumprindo nada. Às vezes sinto que nasci para viver na casa do meu pai sonhando no que eu poderia ser se eu tivesse ânimo e foco para alguma atividade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trate-se!
      Essa é a chave do sucesso.
      A ritalina diminui a dispersão, mas procure algo que lhe dê prazer ou que lhe desafie, nisso somos os melhores.
      Abraços

      Excluir
  7. Eu tenho uma dúvida. Eu li sobre o fato de que uma pessoa com TDAH não consegue usar o córtex pré-frontal direito como as pessoas normais, e que essa parte do cérebro é responsável pelo aprendizado. Se isso é verdade, quer dizer então que aprendemos sem usar nossas totais capacidades? Corrija-me se eu disse algo errado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, é muito mais complexo do que isso. Em geral o TDAH não tem problemas de aprendizado ou inteligência. Nosso problema é foco, atenção, disciplina.
      O TDAH manifesta-se de diversas formas e em diversos graus, mas na maioria dos casos não temos dificuldade de aprendizado, muito pelo contrário, quando o assunto nos interessa vamos longe ...

      Excluir
  8. Bom dia Alexandre. Lendo esses comentarios, chego a ficar perplexo hehe. Tudo que esta escrito aqui, pelo mais absurdo que seja ou minimo possivel, me descreve. Minha mente nao para ! milhoes de ideias vem em vao em segundos! se vejo uma mosca pousando, as ideias começam, ai penso na mosca voando, lembro que a mosca so vive sete dias, ai penso o que eu faria sete dias, ai ja vem as tartarugas que vivem 120 anos, e que vivem devagar daquele jeito e vivem tanto, ai tambem lembro das tartarugas ninjas que era um desenho que eu gostava bastante, lembro que eles tinham um sensei que era um rato acho que o nome dele era mestre splinter, ai do nada lembro que os ratos vivem em colonias e que sao muito espertos etc. Depois nem sei pq pensei tudo isso! hehe. Começo muitas coisas e nao termino. Tenho muito problemas pra realizar tarefas fixas, como relatorios e etc. com 2 min eles me entediam. minha cabeça pensa mil e outras coisas e ja era o relatorio... relacionamento entao nem se fala, ja tive namoradas que em um dia me apaixonei loucamente, em uma semana ja fazia planos de casar, e na seguinte perco todo o interesse. fiz supletivo para terminar o colegial, so compareci 4x lá. No dia da inscrição na primeira aula, na prova final e depois pra buscar o diploma. Agora estou no segundo ano de engenharia civil, e esta sendo um problemão! nao consigo estudar um min se quer... presto atenção em tudo o que o professor fala, mas na verdade minha mente ta em outro lugar, o que sai da boca dele soa como mandarim nos meus ouvidos. Marquei um psiquiatra pra quarta feira que vem... Espero que consiga tratamento, pois fico muito frustrado! Muito nervoso porque pego as coisas rapido, sempre tenho muitas ideias boas no meu emprego, mas nao consigo executar tarefas repetitivas ou que me exigem concentração... Adorei o Blog! estou lendo todos os comentarios, adorei sua iniciativa ! Ao menos que o Tdah me pegue eu sempre estarei por aqui hehe. GRANDE ABRAÇO !

    ResponderExcluir
  9. Alexandre, eu lia bem mais ate q fui percebendo q esquecia dos livros, dos filmes, e fui diminuindo. O esquecimento eh muito frustrante, ele q me atrapalhou. Hoje percebo q leio c pressa... ate um livro q li (devorei) em dois dias nao lembro, minha mae diz q tenho alzheimer precoce, isso eh uma droga, talvez os outros tdah tenham algo do tipo q foram diminujndo o habito de ler...

    ResponderExcluir