sexta-feira, 22 de março de 2013

RITALINA EM FALTA NO MERCADO?






A leitora Thais, me mandou um comentário indignado sobre a falta de Ritalina comum no mercado das grandes cidades.
Anexou ao seu comentário links de queixas de vários usuários no site "Reclame Aqui", e justificativas, que ela chamou de vagas, do laboratório Novartis, que produz a Ritalina.
Ontem, num segundo comentário, Thais postou uma resposta da Novartis alegando problemas burocráticos para a importação do metilfenidato. Quem mora no Brasil sabe que essa justificativa deve ser verdadeira. Somos um país em que a burocracia é mais importante do que a vida. Mas a maior indignação de Thais, é o fato da Novartis ter priorizado a produção da Ritalina LA - muito mais cara - em lugar da Ritalina comum com o pouco Metilfenidato que entra no país.
Não sei se dei sorte, ou se a drogaria que comprei em Juiz de Fora tem um estoque maior, comprei Ritalina comum a cerca de dez dias sem problemas.
Em primeiro lugar, gostaria de pedir às pessoas que leem o blog e que estão conseguindo comprar a Ritalina nos grandes centros que postassem aqui onde estão encontrando o medicamento.
Em segundo lugar, não sei se alguém da Novartis já leu ou lê esse blog, em caso afirmativo, seria legal que a empresa postasse aqui um comentário, uma explicação ou uma justificativa sobre a ausência do remédio no mercado brasileiro.
Não estou aqui para execrar ou defender a Novartis - preciso do remédio tanto quanto a Thais e os outros portadores - mas nesses dois anos e meio que faço uso nunca tive problema em adquiri-lo.
Até entendo a opção da Novartis pela produção da Ritalina LA ( todas as empresas privadas do mundo precisam de lucros para sobreviverem e manterem os investimentos), mas para quem precisa diariamente do produto e não pode pagar, ou como eu, não se adaptou bem à versão LA é realmente alarmante.
Será que não teria como fazer uma parte LA e outra comum?
Ou será que a venda da Ritalina comum é tão menor que não justifica essa opção?
Se possível, gostaríamos de uma posição da Novartis a esse respeito e acho que um espaço como esse - exclusivamente voltado para quem possui TDAH - seria o local ideal para discutirmos essas questões.
Obrigado Thais por sua participação e informação.
Agradeço desde já àqueles que colaborarem com informações à respeito de onde encontrar a Ritalina comum.

NESSE ESPAÇO EU HAVIA PUBLICADO O NOME E O TELEFONE DA DROGARIA QUE EU COMPREI MINHA RITALINA NO MÊS PASSADO. MAS, INFELIZMENTE, JÁ NÃO EXISTE RITALINA EM JUIZ DE FORA. 
DESCULPEM-ME SE DEMOREI A ATUALIZAR ESSE POST.



425 comentários:

  1. Em Santo André sempre comprei na Drogaria São Paulo,na verdade é o único lugar que acho , mas entrei com um processo na defensoria pública e ganhei a causa e agora pego de graça pelo governo . Graças a Deus .
    abço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá; por gentileza, você poderia me explicar o procedimento que você fez para que o governo custeasse seu tratamento? Precisa pagar um advogado?
      O meu maior problema, não é preço do remédio, já que me foi receitado ritalina 10 mg, mas sim a consulta com o médico que custa 300,00.
      Faço faculdade, e no meu estagio so recebo 350,00 (vergonha!).
      Obrigada.
      Bia

      Excluir
    2. Bia, procure a secretaria da saude da sua cidade e exige que eles arrumam o medic pelo SUS pra vc!! Eles tem obrigação..caso não conseguir liga para 136 e faz a denuncia no Ministério da Saude..
      Um psiquiatra pode fornecer a receita pra vc, caso vc consulte com ele pelo SUS. Meu filho faz ..boa sorte!

      Excluir
    3. Rooooose,

      Não conheço o procedimento direto pela Secretaria de Saúde, mas, como disse Beeh, é uma alternativa.

      Garantia mesmo é conseguir "via justiça".
      Os Estados são obrigados a atender gratuitamente, e o fazem através das "DEFENSORIAS PÚBLICAS".

      O critério para ser atendido na Defensoria Pública é (pelo menos em SP) ter renda familiar não superior a três salários mínimos (aí não lembro se é por indivíduo ou não, o que faz muita diferença).

      Precisa descobrir onde fica a Defensoria Pública mais próxima à sua residência. Vc mora em São Paulo?
      Não haverá questionamento, pois, se você não pode pagar pelo medicamento, claro que também não pode pagar um advogado (muito mais caro). Mas vc precisa juntar todos os comprovantes que puder para apresentar lá. Inclusive, se for o caso, de que a única fonte de renda é seu estágio.

      Boa sorte!

      Thais

      Excluir
    4. Tais, eu me pergunto pq TAMBEM ao mesmo tempo está em falta o Tegretol CR e Anafranil, do mesmo laboratorio. As grandes redes aqui em SP dizem que a Ritalina LA tb está em falta.

      Excluir
    5. Sylvie N,
      Exatamente, a R.LA já começou a faltar em diversas cidades.A única conclusão a que posso chegar é que produziram bem mais R.LA (desproporcionalmente à muito maior demanda de Ritalina 10mg em relação à Ritalina LA).

      Comentei abaixo, sugerindo que todos que tiverem a caixa/blister, GUARDEM, para comprovar que a Novartis DEIXOU DE FABRICAR há muitos meses. A última que comprei (já estava em falta, comprei as últimas caixas disponíveis na última grande rede de S.Paulo): fabricação em NOVEMBRO/2012!!!

      Quanto ao Anafranil e ao Tegretol CR, a Novartis monopoliza a fabricação?

      Thais

      Excluir
    6. Me desculpa Thais, so vi sua resposta agora.
      Minha ultima cx comprada, na Drogaria SP capital, em fev 13 foi fabricada em 09/12. Qdo reclamei à Anvisa nao coloquei este detalhe.

      Absurdo o argumento de "uso abusivo", naquela pesquisa da Anvisa, se fizer as contas com os números que fornecem, a conclusao (de psiquiatras) é que estatisticamente nao só NAO ha excesso de prescriçao como confirma-se que o TDAH está sendo sub-tratado(vi as contas na ponta do lapis, - hipoteticamente cada paciente tomando 1 cp Ritalina 10 mg POR DIA- so nao lembro agora a sequencia mas vou achar).
      Sobre Anafranil e Tegretol tem sim similar.

      Lembrei agora q a falta de ritalina em 2012 tb foi em Março.
      Um abraço

      Excluir
  2. Parabéns , Gosto muito do deu blog , logo farei um tbem contando minhas vitórias sobre o Tdah ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rooooose!
      Crie mesmo o seu blog, o que mais precisamos é de divulgação da doença e das estratégias que as pessoas usam para dribla-la.
      Abração
      Alexandre

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, boa tarde. Moro em Belo Horizonte tenho comprado sem problemas. Mas uma coisa que achei interessante é que na última semana tem sentido os sintomas voltarem, e de uma maneira tão forte que até entrei em contato com o médico. Ele me disse que pode ser tolerância ao medicamento. E eventualmente devemos aumentar a dose, atualmente faço uso da Ritalina LA 30mg. Parece que estou tomando farinha, voltei com os hábitos de antes. Alguém já passou experiencia semelhante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solvecorp,

      Para mim, tem épocas que a ritalina parece não fazer efeito. Fico possessa, claro. Mas isso passa.

      Na maioria das vezes, acabo relacionando à ansiedade (apesar de EU NÃO ACHAR que esteja "tão" ansiosa assim... mas as impressões podem enganar; outras vezes, não consigo associar com nada).

      É possível que haja outros fatores (relativos ao contexto/momento da pessoa, mesmo não sendo uma vivência estressante) alterando a reação do organismo ao medicamento, afinal cada vez mais comprovo o fato de que o organismo humano é por demais complexo - neurologicamente, (parece que) ainda mais.

      Olha, quanto à tolerância, isso seria bastante grave, pois teoricamente não ocorre com a ritalina (se tomada na conforme orientação médica - periodicidade).

      Thais

      Excluir
    2. Olá, eu tb às vezes tenho essa sensação de que a ritalina não está dando conta, mas o que meu médico sempre me lembra é: o remédio é apenas uma parte do tratamento, além do remédio você deve estabelecer uma rotina e ter disciplina (o que é extremamente difícil para um TDAH). Outra coisa que o meu médico tb sempre fala é que, apesar de tudo, eu ainda mantenho o hábito de assumir mais compromissos do que consigo dar conta, aí não tem ritalina mesmo que dê jeito.

      Excluir
    3. Bom dia pessoal!
      Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer a todos vocês a participação e dizer que esse debate, essa troca de ideias e impressões é exatamente o que sonhei para esse blog quando o iniciei. Obrigado por entenderem e se ajudarem, de coração.
      Parece que esse tipo de sentimento ocorre com bastante frequência, eu mesmo já o senti e acabei parando de tomar a Ritalina. O caos voltou muito rapidamente. O que deduzi foi o seguinte: ao começarmos a tomar a Ritalina, estávamos no ponto zero e demos um salto enorme. Agora, estamos num ponto mais elevado e queremos mais, mas esse algo mais que queremos a Ritalina não pode mais nos dar. Precisamos de outros suportes; seja psicológico (terapia), seja para a vida prática (coaching) ou mesmo para resolver problemas emocionais criados(ou não) pelo TDAH em épocas passadas e que hoje não conseguimos resolver ou conviver bem (psicanálise).
      Creio que a Ritalina tem o seu limite. Se você suspender o remédio você retornará ao estágio anterior ao tratamento.
      Pense nisso e converse com seu médico.
      Abraços a todos e, mais uma vez, meu enorme agradecimento.
      Alexandre

      Excluir
  5. Descobri que tenho TDAH há pouco tempo, desde então passei a frequentar o seu blog e gosto muito do que leio nos posts. Gostaria que por gentileza me respondesse uma pergunta: a Ritalina relamente inibe os sistomas do tdah? Eu sei que não é milagre, porém gostaria de saber se os efeitos são satisfatórios, ultimamente tenho feito coisas absurdas como andar com roupas ao avesso e ficar impaciente nas conversas com professores e colegas, tais atitudes me deixam incomodada. Agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Sim a Ritalina funciona para quem tem TDAH.
      Não é a única solução nem é perfeita.
      Principalmente a atenção, o foco e a disposição aumentam muito.
      A irritabilidade varia de pessoa para pessoa. Em alguns casos ela diminui em outros aumenta. Pra mim, até a bem pouco tempo ela reduzia a irritação, ultimamente tenho notado que ando mais irritado. Inclusive marquei uma consulta com minha médica pra discutirmos isso.
      Uma coisa te garanto, você vai melhorar muito sob tratamento.
      Inicie já, não jogue mais tempo fora.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  6. aqui em Porto Alegre não se encontra em nenhuma farmácia.

    ResponderExcluir
  7. Meu filho faz uso sa Ritalina de 10 mg, ele toma 03 comprimidos por dia...Ele faz uso do Ritalina a 2 anos ja!!
    E essa semana fui buscar o medicamento dele, e pra minha surpresa não encontrei em lugar nenhum, liguei para todas as farmácias da minha cidade "Guaratinguetá", liguei nas farmácias da região do Vale do Paraiba e nenhuma delas tem o medicamento, meu filho está a 3 dias sem o medicamento...Ele faz uso para o"TDAI" e ja está ancioso, agitado, nervoso, nessa situação eu não posso nem manda-lo para escola....
    Isso é um absurdo...como podem deixar as pessoas assim, sem medicamento, um remédio controlado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Beeh!
      Complicado demais, por isso fiz esse post.
      Essa é uma situação muito grave e gostaríamos que alguém - o laboratório e/ou o governo - se manifestasse.
      Um abraço e obrigado por sua participação.
      Alexandre

      Excluir
  8. Bom dia, pessoal
    Tenho receio de tomas a Ritalina, pois tenho problemas cardíacos ( um dos efeitos colaterais é a taquicardia ).Gostaria de saber qual a opinião de vocês sobre o remédio Kapway, também indicado para TDAH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Sempre aviso que NÃO SOU MÉDICO!
      Nunca ouvi falar desse remédio.
      Se alguém toma ou já tomou, por favor manifeste-se.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  9. também não encontro ritalina no mato grosso do sul! total falta no mercado...já liguei em várias cidades a procura e nada! absurdo!

    ResponderExcluir
  10. 21 RECLAMAÇÕES ENCONTRADAS
    NO SÍTIO “RECLAME AQUI”:

    04/3: São Paulo - SP
    http://www.reclameaqui.com.br/4667038/novartis/falta-ritalina/

    11/3 (I): São Paulo - SP
    http://www.reclameaqui.com.br/4737385/novartis/falta-de-ritalina-10mg/

    11/3 (II): Parapuã - SP
    http://www.reclameaqui.com.br/4729649/novartis/falta-da-ritalina-10-mg-no-mercado/

    14/3: João Pessoa - PB
    http://www.reclameaqui.com.br/4776150/novartis/falta-de-ritalina/

    15/3 (I): Rio Negrinho - SC
    http://www.reclameaqui.com.br/4786290/novartis/ritalina-em-falta-no-mercado/

    15/3 (II): São Paulo - SP
    http://www.reclameaqui.com.br/4781603/novartis/ritalina-em-falta/

    15/3(III): Joinville - SC
    http://www.reclameaqui.com.br/4778281/novartis/falta-de-ritalina-10mg/

    15/3(IV): São Paulo - SP
    http://www.reclameaqui.com.br/4795192/novartis/novo-desabastecimento-ritalinairresponsabilidade/

    15/3(V): Criciúma - SC
    http://www.reclameaqui.com.br/4783972/novartis/falta-de-ritalina/

    15/3(VI): São Luís - MA
    http://www.reclameaqui.com.br/4789799/novartis/falta-de-medicamento/

    18/3: São Paulo - SP
    http://www.reclameaqui.com.br/4813208/novartis/falta-de-ritalina-10mg/

    19/3 (I): Charqueadas - RS
    http://www.reclameaqui.com.br/4827808/novartis/falta-de-ritalina/

    19/3 (II): Cascavel - PR 19/3
    http://www.reclameaqui.com.br/4817974/novartis/descontinuidade-fornecimento-ritalina-la-10mg/
    (**RITALINA LA já EM FALTA**)


    20/3 (I): Pelotas - RS
    http://www.reclameaqui.com.br/4835003/novartis/falta-de-medicamento/

    20/3 (II): Porto Alegre - RS
    http://www.reclameaqui.com.br/4839449/novartis/ritalina-10-mg/

    20/3(III): Salvador - BA
    http://www.reclameaqui.com.br/4840920/novartis/qual-o-problema-afinal/

    21/3: Porto Alegre - RS
    http://www.reclameaqui.com.br/4846940/novartis/ritalina/

    22/3 (I): Santa Maria - RS
    http://www.reclameaqui.com.br/4860850/novartis/ritalina/facebooklogin/index.php

    22/3 (II): Santana do Livramento - RS
    http://www.reclameaqui.com.br/4861377/novartis/falta-de-responsabilidade-e-respeito-ao-consumidor/

    23/3 (I): Canoas - RS
    http://www.reclameaqui.com.br/4865317/novartis/quem-sofre-mais-e-quem-precisa-tomar-todo-dia-o-medicamento/

    23/3 (II): São Paulo - SP
    http://www.reclameaqui.com.br/4869517/novartis/ritalina-interrupcao-da-distribuicao-medicamento-de-uso-con/


    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma, a minha
      http://www.reclameaqui.com.br/4870911/novartis/falta-de-medicamento/?utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=facebook_fazer_reclamacao

      Excluir
  11. Beeh Costa e Thais,
    Obrigada pelas respostas. Vou me informar primeiro na secretaria de saúde da minha cidade, moro no Paraná, e depois vou no Ministério Público.
    O meu médico cobra 300,00 a consulta, e para mim pegar a receita, preciso me consultar de 3 em 3 meses, se não ele não libera a receita. Mais uma vez obrigada.
    Bia

    ResponderExcluir
  12. Aqui na minha cidade a consulta custa 180 reais. Nos postos publicos não tem especialista na area e é muito dificil pra quem é TDAH adulto. Preciso urgente, como acabou minha ritalina e eu procrastinei muito pra correr atras de medico agora estou desesperada.
    Acho que tá na hora de outros laboratórios fabricarem o medicamento com preço acessível. Eu por exemplo tenho desconto em medicamentos medley, poderia pagar o preço mais em conta se fosse fabricado por este laboratório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o ideal seria que houvesse concorrência, mas o tamanho do mercado de metilfenidato pode não ser tão grande quanto imaginamos; e por isso não atraia novas empresas. Essa é a lei do mercado.
      Vamos continuar com nossos protestos e questionamentos para que sejamos respeitados em nossos direitos de consumidor e, por que não, de seres humanos.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  13. Aqui em Curitiba só encontrei a Ritalina LA de 20mg, bem mais cara que a comum. E o rapaz da farmácia ainda avisou que tb a LA está acabando. Meu médico, que é muito atencioso, me deu uma receita para LA (eu tomo a normal 10mg 3x dia) só para uma caixinha. Disse ele que acha muito estranho essa falta e desconfia ser jogada do laboratório para passar a vender as fórmulas mais caras. De qualquer forma, ele disse para eu comprar uma de LA e vamos esperar pra ver se volta ao normal, caso contrário ele me dará outra receita de LA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação.
      caberá ao governo brasileiro chamar ao laboratório para que explique a ausência do produto mais barato no mercado.
      Pra zelar pelos direitos de seus cidadãos é que existem os governos.
      Em qualquer ramo, em qualquer parte do mundo se não existir lei e fiscalização do poder público os empresários sempre visarão a maximização dos seus lucros.
      Assim é o ser humano.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    2. Tb tomo ritalina 10 mg 1cp 3x/ dia. Tentei essesd ias usar o LA e Concerta em doses equivalentes mas nao me adaptei(varios efeitos colaterais e sem eficacia)

      Excluir
    3. Boa tarde!
      Meu filho tb não se adaptou com as conversões de Ritalina 10 mg para Ritalina LA e Concerta... o que fazer?

      Excluir
  14. Garoto, a verdade que o laboratório quer vender mais a LA porq ela é mais cara.Presenciei esse fato,ñ posso detalhar a vc aqui no blog,mas qqer hora te conto.Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      A Novartis é uma empresa privada e quer ter lucros.
      Cabe ao governo brasileiro fiscalizar para que esses lucros não sejam obtidos de forma ilegal e/ou aética.
      Mas a verdade é que não temos instrumentos e provas necessárias para julgar a empresa e sabemos o quão desorganizado e desinteressado pode ser o governo brasileiro. Por isso evito pré julgamentos.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Entao sao uns %$@# pq -sem levar em conta o preço-o, muitos NAO se adaptam com a LA devido á liberaçao lenta.Nao adianta eles empurrarem um remedio que pra alguns NAO funciona adequadamente. Vergonhoso isso.
      Espero que nossas reclamaçoes na Anvisa e Ministerio Publico levantem a questao monopolio,se a Novartis nao deseja mais investir na produçao de Ritalina 10mg pq nao lhe da lucro suficiente,quem sabe outra empresa um dia produza o metilfenidato de açao curta.
      Sylvie

      Excluir
    4. estou muito preocupada com a forma em que nos tratam com tanto desreipeito ja não basta muitas vezes ja ter sidomuitas vezes descriminada como desatenta muitas vezes me senti presa em um mundo em que eu sentia que sim eu era capaz sim eu era alguem e tinha muita para oferecer mais eu não conseguia organizar meus pensamentos esquecida ,desorganizada e burra...agora a mais ou menos 1 ano iniciei meu tratamento com ritalina e me sinto capaz e finalmente pela 1 vez posso sonhar com a realização de meus sonhos os quais até então não conseguia concretiza-los .e de repende acontece que tenho que da noite para o dia reiniciar com outra medicação ritalina la faz me sentir impotente pois não foi facil comprar minha medicação esse mês e só Deus sabe se mês que vem terei dinheiro isso é tão injusto quando realmente teremos o direito de fazer o nosso tratamento pois para eles não significa nada mais para mim e para muitos e nós portadores dda mostra o total descaso com nossa síndrome!

      Excluir
    5. Muito triste, né Patrícia.
      Me incomoda demais o silêncio da Novartis. Podiam vir a público esclarecer o que realmente está acontecendo. Pode ser até que estejamos errados, nunca se sabe, mas o silêncio nos dá margem pra pensar o que quisermos.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  15. Mentira, o processo de importação deMatéria-prima pra medicamentos de uso essencial e` devidamente regulamentado.

    Poderia citar todas as regulamentações nacionais mas vou só dar um breve exemplo.

    Lei 6437/77

    XXXIX - interromper, suspender ou reduzir, sem justa causa, a produção ou distribuição de medicamentos de tarja vermelha, de uso continuado ou essencial à saúde do indivíduo, ou de tarja preta, provocando o desabastecimento do mercado:

    pena - advertência, interdição total ou parcial do estabelecimento, cancelamento do registro do produto, cancelamento de autorização para funcionamento da empresa, cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento e/ou multa; (Incluído pela Medida Provisória nº 2.190-34, de 2001)

    XL - deixar de comunicar ao órgão de vigilância sanitária do Ministério da Saúde a interrupção, suspensão ou redução da fabricação ou da distribuição dos medicamentos referidos no inciso XXXIX:

    pena - advertência, interdição total ou parcial do estabelecimento, cancelamento do registro do produto, cancelamento de autorização para funcionamento da empresa, cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento e/ou multa;

    Pois bem, NOVARTIS explica pra mim direitinho quais seus motivos.

    Fico pensando se não cabe Dano Moral. Afinal Ritalina LA não falta. A empresa não tomou ações para resolver o problema do Consumidor,maior desconto na LA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      A informação que dei no blog foi a que me foi passada, não significa que seja a verdadeira razão.
      Em segundo lugar estamos no Brasil e sabemos que o que está escrito na lei nem sempre espelha a realidade. Vide as situações da boate Kiss, do morro do Bumba e de tantas outras questões cujos cidadãos são amparados pela lei e tem de se virar sozinhos pois nem o governo cumpre a legislação.
      De qualquer maneira, obrigado, seu comentário é uma aula para todos nós.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    2. Eu não quis dizer que vc estava mentindo. Estava me referindo a Novartis que já mudou a "historia" umas 3 vezes.

      Bem pelo contrario agradeço vc disponibilizar ainda mais essa informação no seu blog.

      "Estão mudando a caixa, problema na fabricação, fabrica pegou fogo e agora essa da matéria prima."

      Desculpa a forte reação. Tenho fortes reações a falta de respeito pelo povo.Na verdade se um grupo de cidadãos se sentir lesado e se dirigir ao Ministério Publico, caso o MP, concorde que existe o problema poderá ser proposta uma Ação Popular. A saúde e' um direito fundamental do ser humano cabendo ao Estado o DEVER de garanti-la. Nenhum juiz ou tribunal do país encontraria problema em pedir explicações a Novartis e pelo menos obriga-la a tomar medidas para que o problema não se repita.

      Pronto prometo que parei.

      No fim a verdade parece ser o que muitos já imaginam.... forçar as vendas de Ritalina LA.

      Sei que não vai fazer diferença pra Novartis mas eu comprei o Concerta. Hehe me fez sentir um pouquinho vingada.

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkk
      Nem eu disse que você disse que eu estava mentindo.
      Só esclareci a informação que eu obtive.
      Digamos que eu vendi o peixe pelo preço que comprei.
      Vou te ser sincero, se todas as ocorrências alegadas pela Novartis fossem comigo eu juro que seria verdade. Minha vida é bem assim mesmo. kkkkkkkkk
      Alguém postou que será retomado no final de abril, esperamos que sim.
      Adorei sua vingança. rsrs
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    4. tomei o Concerta, nao me ajudou em nada alme de muitos efeitos colaterais

      Excluir
  16. Prazo pra volta da comercialização : Final de abril .

    isso está na resposta da reclamação de Salvador/BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação!
      Pena que não é oficial, mas valeu o alerta!
      Obrigado
      Alexandre

      Excluir
  17. Eu trato com bupropiona. Por postergação em comprar o remédio fiquei 3 dias sem. E qual a surpresa ao percorrer grandes farmácias aqui em São Paulo e não encontrar o bendito remédio!
    A explicação foi realmente essa: o governo aumenta as taxas sobre os medicamentos, o que força as indústrias a terem de importar matéria prima pra fabricar o produto e manter o preço base pro consumidor. E... tudo isso DEMORA! rs
    É simplesmente o fim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai, isso é um complô contra o tratamento do TDAH?
      Bom dia, Ana Beatriz.
      Pois é, a gente mete o pau nas indústrias mas se esquece da lentidão, do desinteresse, da burocracia do governo brasileiro. O Brasil não está nem aí, é o país do faz de conta.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  18. meu filho faz uso de ritalina 10 mg e desde fevereiro não encontro nas farmácias de SP e Cotia. Entrei em contato com a Novartis e a resposta foi que estão num periodo de desabastecimento... absurdo este monopólio. Alguem precisa tomar providencias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Olha eu soube que existem outros medicamentos a base de metilfenidato. Alguém comentou aqui que compra uma outra marca fabricada por outro laboratório. O duro vai ser encontrar em qual post a pessoa escreveu isso.
      Mas existem opções. Não sei se mais caras ou baratas e se estão em falta.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    2. Existe o Concerta de 18mg, 36mg e 54mg, ele é de longa duração, como o Ritalina LA, porém ele é bem mais caro.

      Excluir
    3. Boa noite, meu filho faz uso de 3 comprimidos de ritalina 10 mg e desde 27/02/2013 já não havia em quase nenhuma das farmácias da cidade de São João del Rei; interior de MG.

      Excluir
    4. Pois é, nunca tomei o Concerta mas já ouvi dizer que é mais caro mesmo. Se não houver alternativa - e em casos mais graves - a solução é pagar mais.
      Obrigado por sua participação
      Alexandre

      Excluir
    5. Bom dia!
      A Novartis está informando a quem liga paras o SAC que o fornecimento de Ritalina se normalizará até o fim de abril.
      A primeira medida que você deve tomar se não encontrar o remédio aí em São João Del Rey é procurar o médico de seu filho e ver se pode tomar algum outro medicamento provisoriamente.
      Ligue para a Novartis e pergunte, quanto mais gente ligar melhor.
      Um abraço e obrigado pela participação
      Alexandre

      Excluir
    6. Oi Alexandre Schubert
      fui eu que citei o Concerta (Janssen-cilag) , tb é metilfenidato de liberaçao mais lenta(12h) q a Ritalina LA(8h).Na primeira compra o lab. deu 52 % de desconto e nas demais seria 29 %. Tive varios efeitos colaterais desagradaveis(tontura, apatia-sim e muita), hoje minha medica me receitou o Venvanse(dextroanfetamina, tambem indicado para TDAH).
      um abraço
      Sylvie

      Excluir
  19. Aqui em Itanhaém não está faltando ainda. Não sei se tem a ver, mas é fornecida pela prefeitura ( CAPS ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Mariana, a prefeitura fornece?
      Isso deveria ser exemplo pra todo o Brasil.
      Que bom!
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  20. Boa noite a todos!
    Estava lendo aqui no blog, a noticia sobre falta de ritalina nas farmácias. Aqui na minha cidade ainda tem, em quase todas as farmácias.
    Também uso ritalina por orientação médica, e o remédio para mim foi um "milagre".

    Eu sei que é até chato falar isto, mas no MEU CASO, foi um milagre.
    Descobri aos 29 ter tdah. Foram anos e anos, achando que eu tinha algum problema insolúvel. Sempre fui uma das piores alunas da minha classe, tanto no 2º grau, como na faculdade, onde estou até hoje.

    Depois que comecei o tratamento minha vida mudou para muito melhor. Melhorei 100% nos estudos. Antes eu já estava totalmente desanimada, pois por mais que eu me esforçasse nunca conseguia nada. Era muito triste.

    Consegui vencer a procrastinação, esse foi o melhor efeito da ritalina em mim.
    Enfim, já li em vários sites, pessoas falando mal, que vicia, que deixa a pessoa que nem um zumbi, mas eu não senti efeito negativo nenhum.

    Desculpem, não querem fazer propaganda do remédio, mas é que para mim, foi uma das melhores coisas que aconteceram na vida.
    Antes eu só sonhava, mas não conseguia realizar nada. Apesar desses sonhos, eu não tinhas grandes perspectivas a meu respeito, porque eu não tinha capacidade para nada.

    Como muitos aqui, eu também tinha fama de preguiçosa, sem iniciativa, parada, pessoa sem futuro, e outras coisas que nem lembro mais.
    Graças a Deus, hoje consigo aprender com mais facilidade, tenho mais autonomia para fazer trabalhos acadêmicos, pois antes, eu não conseguia fazer nada sozinha, sempre era dependente de algum colega. E essa situação era constrangedora para mim.

    Alexandre, tenho uma curiosidade a respeito de ritalina, e sempre esqueço de perguntar ao médico durante as consultas.
    Eu tomo o ritalina 10 mg. Já vi tem outras versões com mais miligramas e essa tal ritalina LA, que é bem mais cara.
    Qual a diferença da ritalina 10 mg e da ritalina LA?
    E a ritalina de 20,30,40 mg? São mais fortes?
    Eu imagina que a de 10 mg era para crianças, por ser mais fraca. Eu tenho muita vontade de experimentar a ritalina de mais miligramas, para ver se o efeito seria melhor. Mas o preço, para mim é inviavel.
    Gente, desculpe se eu falei demais.
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Denise!
      Não se preocupe com o tamanho do seu comentário. O Blogger não cobra o espaço. Aliás, não cobra nada. rsrsrs
      A Ritalina realmente funciona e existem muitas inverdades a seu respeito. A Ritalina LA tem o efeito mais prolongado, mas eu não me adaptei a ela. Fiquei irritado demais. Quase insuportável.
      As outras são mais fortes, mas, se você se dá bem com a de dez miligramas (é a que eu uso também) não mude.
      Você não será genial ou uma super mulher se aumentar a dose. E pode sentir os efeitos colaterais que hoje não sente.
      Obrigado por participar
      Abraços
      Alexandre

      PS.: VOCÊ SÓ NÃO FALOU DE QUE CIDADE VOCÊ É. KKKK

      Excluir
    2. Oi Alexandre moro em Foz do Iguaçu-Pr.

      Aqui não estou tendo dificuldades de encontrar o remédio em nenhuma farmácia. Compro no mesmo lugar, desde que iniciei o tratamento. Geralmente é nas farmácias maiores que tem.

      As vezes leio na internet cada bobagem sobre ritalina...fico até triste com isto. Por isto é que o tdah ainda é desacreditado por muitas pessoas.

      Alexandre, aproveitando a oportunidade, vou fazer mais uma perguntinha. Moro bem pertinho do Paraguai, e a tentação de comprar ritalina no outro país onde não pedem receita é muito grande. Já fui desaconselhada várias vezes, pois dizem que no Paraguai não existe nenhum orgão que regulamente a venda de medicamentos e pode ser perigoso.
      Eu não estava pensando em comprar remédio em banca de camelô, mas sim em alguma farmácia. A maioria dos remédios do Paraguai vem do Brasil, mas custam mais baratos porque não tem impostos.
      O que você acha?
      Denise

      Excluir
    3. Ola, meu nome é Karini, e lendo o comentário da Denise de Foz do Iguaçú, me identifiquei totalmente.
      Também descobri tardiamente ser portadora de tdah. Só fui procurar um médico para relatar minha falta de atenção, quando a "agua bateu no pescoço".
      Achei que era ansiedade ou algo parecido, que estava atrapalhando meu raciocínio e minha concentração. Sempre fui uma aluna bem fraquinha, repeti 1 vez no ensino médio, e depois na faculdade fui tão mal que cheguei a trancar matrícula para "dar um tempo pra minha cabeça".
      Ano passado, quando eu estava com a matricula trancada, resolvi dar um jeito nessa situação e procurei um médico, confesso que fui com medo dele me dar calmantes e eu ficar mais parada do que já era.
      Mas ele me receitou essa ritalina e para mim foi muito bom. No primeiro comprimido que tomei já notei a diferença. A minha concentração aumentou muito, parece que foi a primeira vez na minha vida que eu consegui dar toda minha atenção em uma coisa só.
      Antes eu ficava com os pensamentos nas nuvens, durante as aulas e durante o trabalho. Esquecia as coisas com facilidade, principalmente recados. Eu sempre anotava tudo em agenda, até coisas insignificantes, mas depois esquecia de ler a agenda...
      Eu sofri muito, antes de ser diagnostica. Ficava pensando que eu tinha um disturbio incurável e que nunca seria nada na vida.
      Gostaria muito de ter procurado ajuda antes, mas eu nem sabia que existia tdah, mas antes tarde do que nunca.
      O "engraçado" (que não tem nada de engraçado, mas não achei outra palavra), é que eu achava que isto só acontecia comigo. Ainda bem que existe internet onde podemos trocar informações sobre isto.

      Karin - Concórdia

      Excluir
    4. o meu nome é Karin, escrevi e não conferi antes de clicar em publicar

      Excluir
    5. Bom dia, Denise!
      Eu não confio em nada que venha do Paraguai.
      Parece que lá não existe fiscalização, controle, nada disso.
      Eu sei que é tentador, eu mesmo fiquei pensando quando li, mas será que vale o risco?
      Eu não compraria.
      O Brasil é um país onde a mentira tem mais valor do que a verdade.
      No Brasil se uma porta bate, não foi por causa do vento, foi fantasma.
      Mas enfim, continuamos nossa luta.
      Obrigado por sua colaboração
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    6. Ola Karin, obrigado por sua participação.
      Imagine a minha felicidade/alívio ao descobrir que tudo aquilo que eu sentia há 50 anos tinha tratamento.
      Casei 4 vezes (tive duas noivas com as quais não casei), fiz 2 faculdades (ambas inconclusas), fiz tantos cursos que outro dia minha mãe me deu uma carteira de estudante de quando eu tinha 22 anos e eu não me lembro de ter estudado naquela escola. Imagina!
      Também tive inúmeras agendas que nunca usei, ou usei parcialmente.
      O que não podemos é desistir do tratamento e de nós mesmos.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    7. Alexandre vc disse as palavras exatas! Foi bem assim que me senti. Eu sofri tanto por ser uma aluna ruim, por ser taxada de sonsa, que quando eu descobri ser tdah e que isso tinha tratamento, fiquei feliz. Lembro que no dia que fui ao médico, saí de lá com a receita direto para a farmácia, tomei no mesmo dia só para ver o efeito. E o efeito foi muito satisfatório.
      Karin

      Excluir
    8. Bom dia Karin!
      Cuidar da gente é muito bom, principalmente quando o problema torna nossa vida tão pesada.
      Muito obrigado por seu retorno, a participação no blog me estimula muito a mantê-lo atualizado.
      Um abração
      Alexandre

      Excluir
  21. Se Ritalina La dura mais tempo, vou pedir ao medico a receita da La, pois uma caixa de LA em Niteroi tá por 60,00 de 10 MG. Se eu for tomar os 3 comprimidos de Ritalina ao dia sairá mais caro, cerca de 70,00. Meu medo é que LA de 10 mg não surta efeito esperado.
    Alexandre vc tomou LA de 20 mg? E Vc toma quantos comprimidos ao dia da Ritalina Normal.
    Queria poder testar Concerta...
    Assistindo a Rede Bobo, eu vi o Glauzio Varela falando do tempo de ajuste do medicamento depois do diagnostico( no caso do programa era Bipolaridade).
    Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, moro em Araguari/MG, e também estou tendo dificuldades em encontrar o Ritalina 10 mg, fui a Uberlândia/MG, cidade próxima a minha, e também não encontrei, chegaram a me falar que houve um incêndio no laboratório e que o medicamento só começará a ser comercializado novamente no início de Maio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso está parecendo novela mexicana, a cada capítulo fica mais dramática. No facebook uma pessoa disse que faltou também ano passado. Não deve ser por incêndio. Parece que existem outros produtos do mesmo laboratório em falta também.
      Abraços e obrigado pela colaboração

      Alexandre

      Excluir
    2. Será que esta falta não está relacionada com a vontade dos vendedores e distribuidores ganhar mais juntamente com os médicos; pois estão exigindo para novas receitas laudos atestando a necessidade do uso da Ritalina?

      Excluir
    3. Não sei o que está acontecendo.
      Há cerca de dois ou três meses minha médica esteve impedida de receitar por falta daquela guia amarela. O CRM estava questionando o volume de receitas de Ritalina dela. Foi preciso que ela apelasse a uma instância superior qualquer pra que eles liberassem a tal guia.
      Os ignorantes estão espalhados por todos os lugares do mundo e os aproveitadores também.
      Sem provas, eu prefiro acreditar que o que está acontecendo seja realmente um problema e que vai ser solucionado brevemente.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    4. Nossa, Alexandre, isso é muito grave!
      Vou mostrar à minha médica.

      Imagina só: você vai em 3 médicos que não SABEM diagnosticar TDAH, aí você encontra um que sabe. Óbvio ululante que OS MÉDICOS QUE SABEM DIAGNOSTICAR TDAH vão assinar mais receitas de ritalina do que aqueles OUTROS médicos que simplesmente FECHAM OS OLHOS PARA O TDAH.

      Precisamos ficar MUITO ATENTOS, gente, é sério. (vide abaixo, escrevi sobre levantamento da Anvisa sobre aumento de 75% no uso de ritalina).

      Tem muito IGNORANTE (vide abaixo) discursando na mídia contra ritalina, sem conhecer (ou fechando os olhos mesmo) a tragédia que é um TDAH não tratado.

      Lembro da recente proibição da sibutramina
      (demanda BEM MENOR que a ritalina): para resolver o problema do uso abusivo, ACABAM com a vida de quem REALMENTE PRECISA do remédio.

      Acho que precisamos MUITO nos mobilizar, reclamar (escrevi todos os motivos abaixo), estou assustada.

      Obrigada por nos proporcionar este belo espaço, Alexandre!

      Thais

      Excluir
  23. Em Manaus está em falta há duas semanas.

    Liguei hoje na Novartis e o SAC diz que é por causa de um procedimento periódico que eles tem que fazer na fábrica - procedimento esse confidencial e as pessoas de outros departamentos inclusive o SAC não tem maiores informações. Nem sempre esse procedimento causa desabastecimento, mas dessa vez causou e "eles estão trabalhando para resolver o problema até o fim de abril".

    A única sugestão alternativa que a funcionária me deu foi que procurasse o médico que ele nos daria a orientação necessária. Tenho consulta marcada para 5a feira, mas estou extremamente preocupada - o dano na rotina familiar quando há alteração de algum dos componentes do tratamento é bem grande.

    Liguei para a ANVISA, mas "todos os atendentes estão ocupados".

    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que procedimento secreto será esse Claudia?
      Fiquei curioso pra caramba!
      De qualquer forma, nos informe se seu médico disser alguma coisa interessante sobre essa alternativa.
      Abraços agradecidos

      Alexandre

      Excluir
    2. Tb fiquei curiosa, hehe. Mas deve ser técnica para se livrar de cliente que não fica satisfeita com resposta evasiva...
      Fui no médico, mas ele estava viajando e não estava sabendo da falta, achava que era só local. Acha que pode ser mesmo um jeito de forçar o pessoal a experimentar outras alternativas. Proposital ou não, o fato é que passamos para a LA. Não gosto de mudar time que está ganhando, mas não dá para ficar sem, né?
      Claudia

      Excluir
    3. Unknown,

      Tem links abaixo para reclamação, inclusive na Anvisa.
      Acho até melhor reclamar pela internet porque redigimos como QUEREMOS, dá para imprimir no final (e até no meio); dá pra guardar como comprovação para outras reclamações a outras instâncias.

      Acho fundamental reclamar também na Anvisa, agora que li o comentário do Alexandre sobre questionamento do CRM à médica dele.
      Precisamos mostrar que existimos, que fazemos tratamento SÉRIO, e que não somos "viciados" na "droga da obediência".

      Excluir
  24. Salvador está em falta também. Liguei para a Novartis e a atendente disse pra procurar o médico novamente. Perguntei a ela pra ele fazer o que se só existe esse medicamento. Ela, procure seu médico.

    É mole!! Tínhamos que entrar com processo de quebra de patente isso sim!!

    viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso tudo gera muito desgaste, né Viviane.
      Já tive mais de uma informação de normaliza no fim de abril, vamos torcer pra isso.
      Eu não tive problemas aqui em JF e tenho estoque até o mês que vem, mas sempre fica a expectativa se normalizará realmente na data prevista.
      Abraços e obrigado
      Alexandre

      Excluir
    2. Reclamei no site Reclame aqui e escrevi a expressão "pessoas dependentes desse medicamento". Acabei de receber uma ligação da Novartis querendo saber o que quis dizer com isso se sou depende quimica. Pode isso? Perguntei a ela se ela conhecia o transtorno, porque se conhecesse mesmo saberia que somos dependentes desse medicamento para várias atividades. Resolver a falta do produto não resolvem. Absurdo. Ela disse que final de Abril so pra resolver.

      Viviane

      Excluir
    3. Ainda que por motivos tortos, pelo menos a Novartis te ligou. Eu tinha esperança que dessem um comunicado oficial aqui no blog, mas já desisti.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  25. Oi Mariana, vc disse no seu comentário que o CAPS da sua cidade fornece o medicamento. Aqui na minha cidade tambem tem CAPS, gostaria de saber se é so a gente chegar lá e pedir o remédio.
    Sei que no CAPS aqui em Cascavel tem psiquiatra, mas daí a gente marca uma consulta com ele?
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta Carla, eu também gostaria de saber como funciona embora eu não saiba se tem CAPS aqui em Juiz de Fora.
      Obrigado
      Alexandre

      Excluir
    2. Alexabdre o CAPS (Centro de atendimento psiquiatrico) aqui em Cascavel, é tipo uma clinica, inclusive tem varios pacientes psiquiatros morando nesse CAPS, sei que tem aux. de enfermagem, enfermeiros e médicos. Sei porque uma amiga já trabalhou lá.
      Não sei se eles fazem atendimento para pacientes de fora. Vou ligar amanha para me informar

      Excluir
    3. Oi Carla, muito obrigado por sua resposta.
      Vou procurar me informar se aqui em Juiz de Fora existe CAPS ou algo similar.
      Um abraço e obrigado
      Alexandre

      Excluir
  26. Alexandre Bom Dia! Agradeço a voce pelas otimas informações que passa nesse blog para nos TDA's. Sou Marcelo, 33 anos e a dez meses uso Ritalina 10 mg, e não passa de 50 minutos o efeito dela. Estou querendo falar com meu psiquiatra a respeito do VENVANSE, vi vários relatos positivos sobre ele, e o efeito é mais duradouro. Voce já usou o Venvanse????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, eu é que agradeço sua participação.
      Já ouvi falar sim e só não uso por causa do preço.
      Parece que o efeito dura cerca de doze horas. Um sonho né?
      Mas custa em torno de 240, 00 por mês.
      Ainda tá fora do meu orçamento
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    2. Também acho caro, mas vou experimentar se meu médico prescreve-lo a mim, e ver se o custo/beneficio do Venvanse é válido. Obrigado pela resposta. Abraço
      Marcelo

      Excluir
    3. Oi Marcelo!
      Se você puder colocar no blog suas impressões com o remédio eu te agradeço muito. Temos muito retorno de quem usa a Ritalina, mas sobre o Venvanse não temos quase nada. Até por que o Venvanse é muito recente.
      Boa sorte nessa nova fase da sua vida.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    4. Oi Marcelo
      como nao me dei bem nem com Ritalina LA nem com Concerta, hj minha medica receitou o Venvanse, começo amanha, te direi se me ajudou ok? abraço
      sylvie

      Excluir
  27. Como faremos com esta falta do medicamento, se meu filho tem alto grau de TDAH, aliado a Ansiedade e comportamento? Esperamos que o governo possa entrar nesta batalha contra o laboratório e consiga quebrar a patente e possa oferecê-lo como genérico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Creio que você deve procurar o médico do seu filho e ver se existe alguma alternativa que ele possa tomar. Ainda que provisoriamente.
      Esperar que o governo interfira nisso acho que é perda de tempo, ainda somos um universo pequeno de pacientes e número de votos. Talvez se esse contingente crescer bastante os políticos resolvam interferir. Existe um projeto na Câmara dos Deputados que protege os portadores de TDAH, principalmente em relação à escola, não sei se abrange a questão do acesso aos remédios. De qualquer forma, o simples fato de existir uma lei que reconheça a existência da doença já facilita a intervenção do governo na distribuição dos remédios.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    2. Pelo o que o médico me disse, não há patente mais de Ritalina por ser antiga, por isso é tão mais barata do que a LA (essa sim com patente). O médico, porém, não não sabe dizer porque outros labs não se interessam em produzir (deve ser por isso que é tão barato, para não ter concorrência).
      Claudia

      Excluir
    3. Oi Claudia, bom dia!
      Acho que o mercado não é muito grande também. Creio que a enorme maioria dos portadores de TDAH não foram diagnosticados, por isso um mercado tão pequeno.
      Alguém no blog comentou que toma um metilfenidato com outro nome comercial que não Ritalina e Concerta. Mas já procurei e não encontrei aonde está postado esse comentário.
      Obrigado por sua participação
      Alexandre

      Excluir
  28. gente eu moro no interior do estado de SP e tb não estou encontrando o ritalina e meu filhos esta cada vez mais agressivo. o que faze?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Procure o médico do seu filho e veja se consegue alguma solução paliativa (ainda que provisória) para esse período de desabastecimento.
      Parece que a situação se normalizará até o fim de abril.
      Vamos rezar, é o que nos resta fazer além de protestar.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  29. Oi, Alexandre! Achei seu blog show de bola!!!! Parabéns!!! Tenho uma filha de 14 anos portadora de TDAH e temo pelo futuro dela. Ela faz uso da Ritalina LA de 40 mg. Totalmente dependente da medicação.O preço não ajuda. È incrível o efeito dessa " droga da obediencia' como chamam a Ritalina!!!!Descobri o problema dela e nosso( família) através de uma materia no jornal. A criança retratada no artigo era a desrição perfeita da minha filha na época com 9 anos. A LA 40 mg e indicada para pessoas com mais de 60 kg e muito baixa concentração. Dura em média 8hs e nesse período, minha filha não sente fome alguma. Quando passa o efeito come absurdamente. Almoça todos os dias as 16:00. Das 7:00 às 15:00 não come nada. Ela toma o remédio pela manhã. Quando esta sob o efeito do remédio quase não fala ou interage com as pessoas. Eu como mãe fico muito triste por obrigá-la a tomar, mas sem o remédio é impossível a convivencia dela com os colegas dde escola. Ela não consegue manter uma amizade por muito tempo. Ela e impulsiva, fala o que pensa sem medir hora, pessoa ou local. E 10 por 1(10 inimigos para 1 amigo). E dada aos extremos do bom humor ao mau humor. È muito complicado conviver, ainda bem que o meu amor por ela é imenso. Maior que as dificuldades que ainda vai enfrentar!!!!! Um beijo no coração de todos que matam um leão por dia nessa selva chamada vida!!!!!!!
    Claudia.
    obs: Meu teclado esta pessimo, porisso há muitos erros!!!!!A Ritalina esta me levando a falencia!!!!!!!!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Claudia!
      Não sou médico portanto não posso opinar dessa maneira.Achei uma dosagem bastante alta, comecei coim a LA de 20 e ficava muito nervoso e sem apetite.
      Acho que você deveria voltar ao médico e discutir essa dosagem com ele. Talvez uns 3 comprimidos de 10 por dia, da comum. Sei lá, pelo menos tentar outra dosagem para medir a reação dela.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    2. Oi, Alexandre. Obrigado por sua atenção. Minha filha começou com 10mg aos 9 anos e foi aumentando a dosagem até chegar aos 40mg LA. O problema é que o efeito da de 10mg se desfaz em duas horas. Ela precisa de pelo menos 5 hs de concentração por causa da escola.
      Ela esta em processo de adaptação da Ritalina LA 40mg. E graças a Deus tem um médico que realmente se preocupa e se importa com ela. E é disso que um paciente portador de Tdah precisa: respeito e paciência.
      Abraços, meu querido.
      Cláudia

      Excluir
    3. Com certeza Claudia, precisamos de médicos conscientes e sérios.
      Aliás, qualquer ser humano precisa disso; com ou sem TDAH.
      Boa sorte pra você e sua filha. Se eu puder ser útil em alguma coisa esteja à vontade.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    4. Obrigado, querido!!!!!!!!Fica com Deus!!!!
      Cláudia.

      Excluir
  30. Olá, pessoal
    Li em vários sites que o ômega 3 - tanto em dietas, quanto em grãos como a linhaça em pó (consumir no máximo duas colheres por dia), também oferece uma ajuda "modesta" contra o TDAH, além de trazer outros benefícios. Dizem que o consumo máximo é de 2g por dia, mais do que essa quantidade já faz muito mal à saúde.
    Não se iguala ao poder dos medicamentos, mas ajuda também. Vim passar essa informação, mas é sempre bom conversar com o médico primeiro.
    Abraços,
    Fe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar também , Fe, mas tenho um pouco de dúvidas sobre essas coisas.
      Em geral você precisaria comer um caminhão de alho por semana pra obter os efeitos de que tanto falam; ou quem sabe uma carreta cheia de soja pra não ter TPM ou sei lá quais são os benefícios da soja. E não existe nenhum estudo científico que comprove a eficácia desses alimentos/componentes em dosagens aceitáveis no organismo humano.
      Sou bastante cético em relação a essas coisas.
      Mas, não sou médico e nem dono da verdade, e mais, adoraria estar errado e descobrirem que, por exemplo, caroço de laranja cura TDAH. rsrs
      Um abraço e obrigado por sua participação
      Alexandre
      Ah, e se você souber de maiores detalhes sobre o ômega 3 ou qualquer outra substância, por favor, poste. Pode ajudar muita gente.

      Excluir
    2. Boa tarde, Alexandre
      Também sou cética, mas como vi muitos sites falando a respeito, achei interessante repassar. Os benefícios dizem ser os seguintes (boa concentração; motivação; reação rápida; boa memória; boas habilidades motoras; neutralização de estresse, além de outros benefícios pro corpo).
      Pode ser consumido por suplementos (no máximo 2 cápsulas por dia, não pode ser mais.)
      E alertam que não substitui a medicação.
      Mas também não sou médica, e é sempre bom conversar com o médico primeiro antes de qualquer decisão.

      Excluir
  31. Meu filho utiliza a Ritalina de 10mg estou muito angustiada pq esta acabando o medicamento e não encontramos em Goiás,Brasilia,Mato Grosso e não sei como arrumar,quando fica sem sente mal,já tentei em outros lugares e não consegui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você usou a palavra certa, angústia!
      Obrigado
      Alexandre

      Excluir
  32. O ritalina eh medicamento antigo.... alguem ja viu "O Exorcista"? Produzido ha' 40 anos, no filme aparece o medico receitando ritalina para a menina (antes de recomendar um exorcista para a mae desesperada....) ou seja, ja devia existir um generico do metilfenidato no mercado.... mas no Brasil nao dah para esperar nada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem o IPq do HC em SP tem mais! Sem previsão de normalização! A solução é procurar em farmácias do bairro, que pelo jeito tá difícil tambem na grande São Paulo. :(

      Excluir
    2. A verdade é que moramos num país muito cruel!
      Alexandre

      Excluir
  33. Só para contar... Campinas tb já não tem em lugar nehum...
    Eliana

    ResponderExcluir
  34. Em sao paulo nao tem em lugar NENHUM procurei tambem em navegantes, itajai, camboriu e NADAAA isso é um absurdo!!!! Se alguem achou em sp deixa o nome da farmacia

    ResponderExcluir
  35. Em Vitória, Espírito Santo, não tem em nenhuma farmácia!!! Absurdo total!!! Outro absurdo é ficarmos na dependência de um único laboratório.... cadê a concorrência??? assim, a Novartis deita e rola.... e nós ficamos prejudicados!!!

    ResponderExcluir
  36. QUERIDxS,

    Estava eu a escrever neste nobre blog anteontem, quando, após eu perder tudo o que já havia escrito aqui, o note travou, eu desliguei e... PIFOU... perdi MUITO trabalho (tentarei uma ass.técnica...). Enfim...

    Bom, quero colaborar na reflexão/solução no seguinte sentido:

    1)
    Nós NÃO TEMOS APOIO DA SOCIEDADE quanto ao TRATAMENTO COM METILFENIDATO.

    1-a)
    Isto porque alguns "profissionais" (leigos em TDAH), e outros que não conhecem TDAH, têm verdadeiro HORROR ao metilfenidato e CONSEGUIRAM DIVULGAR essa posição estúpida NA MÍDIA.

    Conclusão: qualquer agente governamental relacionado ao assunto vai pensar 1000 vezes antes de qualquer atitude, porque, de uma hora para outra, pode ser crucificado, considerado publicamente CULPADO, pela mídia - que oferece amplo espaço para esses "anti-ritalina". (refiro-me a qualquer caso de abuso/ uso não recomendado - que evidentemente é um pequeno número de casos - e que não tem nada a ver com TRATAMENTO DE TDAH)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero, número e grau com suas palavras

      Excluir
  37. 1-b)
    Não temos uma associação que nos represente - a ABDA é FINANCIADA pela Novartis, e não assume papel nenhum (que deveria) nessa situação crítica.

    2) Falou-se, acima, sobre "o governo".
    "O governo" não designa uma entidade unívoca, muito ao contrário. Precisamos especificar mais, para aumentar as chances de atingir o objetivo. Há uma pluralidade de instituições e agentes públicos, com funções diversas.

    NÃO É POSSÍVEL NEM PRATICÁVEL que haja agentes públicos 24h/dia 7dias/semana VIGIANDO os DETALHES do que as EMPRESAS/CORPORAÇÕES fazem (só para dar uma idéia vaga, a cada nova legislação/ regulamentação, a equipe de advogados de cada corporação já se reúne para encontrar brechas nessas regras oficiais).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda que financiada pela Novartis, a ABDA é a única entidade que defende o direito do portador de TDAH a um tratamento decente. Inclusive lutando pela lei que visa proteger o portador de TDAH.
      Pode estar falhando nesse quesito - por motivos óbvios - mas seu papel em prol do TDAH é inegável.

      Excluir

  38. 3)
    Nesse contexto, é preciso que NÓS, CIDADÃOS, em tratamento contínuo com metilfenidato, assumamos NOSSA RESPONSABILIDADE e nos mobilizemos para CONTRAPOR os irresponsáveis "anti-ritalina".
    (só um comentário: acho que quase todos aqui já passaram por isso: ao falar para alguém que vc toma ritalina, a pessoa arregala os olhos e, como não conhece o que é um TRATAMENTO DE TDAH, fala besteiras a respeito da ingestão de ritalina - geralmente pessoas ignorantes quanto à área de psiquiatria).


    4)
    As instituições governamentais relacionadas à autorização de produção/ comercialização de medicamentos no Brasil, têm como responsabilidade FUNDAMENTAL SALVAGUARDAR A SAÚDE PÚBLICA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você, Thaís. Precisamos combater o anti TDAHsismo. Uma doença reconhecida pela OMS e tratada com o mesmo medicamento a mais de 50 anos não pode ser vista como uma associação de bandidos destinada a roubar dos pobres contribuintes desavisados.
      Chega dessa palhaçada!

      Excluir

  39. 4-a)
    A Anvisa publicou em nov-dez/2012 um levantamento de dados, mostrando um aumento de até 75% na venda/consumo de ritalina (foi um simples levantamento de dados, que a Anvisa tem obrigação de fazer).

    *****É claro que a Novartis se aproveitou dessa situação para retirar a ritalina do mercado para voltar só depois do reajuste anual autorizado.*****

    Os "ANTI-METILFENIDATO" tomaram isso como PROVA de uso abusivo, DIVULGARAM essa interpretação rasa NA IMPRENSA, saíram falando em "droga da obediência" e outros absurdos.


    4-b)
    ACHO que a Anvisa NÃO tem relação com o atual desaparecimento da ritalina do mercado.
    Entretanto, TALVEZ, como forma de "dar uma satisfação" a essa parte da sociedade - militantes "anti-ritalina" -, a Anvisa (e outros órgãos) não estejam tão empenhados em resolver o problema do total desabastecimento provocado pela Novartis.


    E POR QUE?

    Justamente porque essas instituições governamentais ****não têm conhecimento científico PÚBLICO suficiente ****,
    sobre o tratamento do TDAH,
    PARA SUPERAR, **PUBLICAMENTE** A GRITARIA DOS "ANTI-RITALINA".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ser muito sincero, não sei se a perda das vendas em vários meses compensa um aumento de , no máximo, 6,3% no preço.
      Imagine quantos milhões de comprimidos estao deixando de ser vendidos.
      Imagine quantos médicos estão orientando seus pacientes a mudarem pro Concerta ou pro Venvanse?
      Não sei se vale o risco. A Novartis detém a maior parcela do mercado mas não é a única. O desabastecimento abre brecha pra concorrência.
      Não defendo a Novartis, nem quero crucificá-la, já trabalhei com tintas imobiliárias e enfrentamos falta de produto uma vez. Produto de primeira linha, vendia pra caramba e faltou matéria prima.
      Só acho que devemos pensar em mais de um lado, em mais de uma opção. Estamos no paraíso da burocracia e da ineficiência, por que não seriam esses os vilões do desabastecimento?
      Precisamos nos indignar, sem no entanto sermos ingênuos ou perdermos o senso crítico.
      A mídia andou divulgando que 35% do preço dos remédios é imposto. Ou seja, o preço absurdo dos medicamentos não é só culpa da ganância dos laboratórios, mas do governo brasileiro também.
      Podemos ter uma junção de ineficiência com esperteza. Dois culpados.

      Excluir
  40. 5) Conclusão:
    NÓS PRECISMOS FAZER NOSSA VOZ SER OUVIDA!!!

    Nós, que sofremos dramaticamente, inclusive com grandes perdas, com esse abuso descarado da empresa/laboratório Novartis.

    Nós, já que a associação oficial representa mais o laboratório que os portadores de TDAH (isso também é, em parte, falha nossa, que não sabemos nos associar).

    Nós, junto a nossos médicos, precisamos levar ao conhecimento de instituições governamentais (algumas listadas abaixo) a TRAGÉDIA que a falta da ritalina significa.

    Precisamos DEMONSTRAR que os "anti-ritalina a qualquer custo" NÃO SABEM do que estão falando.

    Precisamos argumentar que, se há abuso de um ou outro médico que distribui receitas sem critério, NÃO PODEM - COMO OS "ANTI-RITALINA" QUEREM - ""resolver"" simplesmente retirando o medicamento do mercado, ou seja, ACABANDO COM A VIDA de quem precisa do medicamento de uso contínuo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Thaís!
      Creio que essa deva ser a nossa bandeira, derrubar as sandices ditas pelos anti ritalina.
      Combater aqueles pseudo profissionais que buscam a fama através da propagação do pânico nos pais e portadores de TDAH.
      Imagine falar que não existe comprovação dos efeitos da Ritalina após uso prolongado. A Ritalina tem mais de 50 anos de mercado! Se isso não é longo prazo não sei mais o que é.
      Concordo, levantemos a nossa voz!
      Perfeito!

      Excluir
  41. "(...) Suspeito que este sumiço tenha relação com reajuste de preços previsto para segunda quinzena de abril.

    Até lá muitas crianças não poderão ir à escola, cidadãos não poderão ir ao trabalho, mães se desperarão pelo estado de seus filhos, pais correrão de farmácia em farmácia inutilmente".
    http://www.reclameaqui.com.br/4871483/novartis/suspensao-de-comercializacao-ritalina-10mg/



    ORIENTAÇÕES SOBRE O QUE FAZER:

    "DENUNCIE NA ANVISA neste link:
    http://www1.anvisa.gov.br/ouvidoria/CadastroProcedimentoInternetACT.do?metodo=inicia.


    DENUNCIE AO MINISTERIO PUBLICO neste link:
    http://www.prrs.mpf.gov.br/home/denuncia/digi-denuncia (para o RS)
    Para outros estados:
    http://3ccr.pgr.mpf.gov.br/ccr3/fale-conosco/denuncie.htm (Na última linha do texto tem a opção de denúncia por estado)


    DENUNCIE DIRETO AO CADE
    conforme orientação abaixo:

    *****Em caso de denúncia sobre matéria de defesa da concorrência ou abuso do poder econômico, como cartel, preço predatório, venda casada, entre outros, o órgão responsável para investigar e julgar será o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), entidade vinculada ao Ministério da Justiça. Dessa forma, a representação deverá ser enviada ao Procurador representante do MPF no CADE (mpfcade@prr1.mpf.gov.br) *****

    Não desista, lute pelo seu direito, quanto mais pessoas denunciarem maior a chance de sucesso.

    Peça ajuda aos seus amigos para amplificar a reclamação.

    Neste momento não há qualquer pessoa lutando pela sua causa e é com isto que contam os que estão nos lesando!"
    http://www.reclameaqui.com.br/4871483/novartis/suspensao-de-comercializacao-ritalina-10mg/

    (Obs.: essa não é minha reclamação no "Reclame Aqui")


    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Thais!
      Você é uma máquina de informações!
      Brilhante sua postura, embora eu discorde em alguns pontos.
      Devemos nos levantar contra a falta do produto no mercado independentemente de suas razões.
      Pouco importa se por ganãncia empresarial ou estupides e ineficiência governamental, não podemos permitir que soframos com o desabastecimento. Portanto vamos á luta!

      Excluir
    2. Reclamei à Anvisa e tb ao Ministério
      Publico, ressaltando que muitos NAO se adaptam ao metilfenidato de liberaçao lenta( Ritalina LA, Concerta). Talvez o MP possa nos ajudar, mais q a Anvisa, nao sei
      Sylvie

      Excluir
    3. Exatamente EU! Não estou me adaptando e tenho que estudar.

      Excluir
  42. QUEM AINDA TEM EMBALAGENS:
    AO REGISTRAR RECLAMAÇÃO - apesar de que a Anvisa PODE apurar isso - VAMOS COLOCAR A DATA DE FABRICAÇÃO PARA COMPROVAR QUE A NOVARTIS ****PAROU**** DE FABRICAR HÁ MUITOS MESES!!!

    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, a ultima cx q comprei em fev 2013 numa grande rede em SP:
      Z0304 Validade 09/2013, ou seja a fabricaçao foi em 09/2012 . Estranho mesmo...

      Excluir
    2. Oi Unknown,

      As caixas que comprei em março
      (ÚLTIMAS disponíveis na única
      grande rede de S.Paulo que ainda tinha):

      FABRICAÇÃO: NOVEMBRO/2012
      Validade: outubro/2013.

      É bem possível que a Novartis tenha PARADO
      DE FABRICAR NO ANO PASSADO!!!

      Se (1) conseguirmos algumas provas (inserimos nas denúncias),
      (2) cobramos a apuração disso
      (as receitas retidas têm a informação,
      acho que vão para a Anvisa)
      => SERÁ A GRANDE PROVA a nosso favor.

      Inclusive para quem for entrar com processo por danos morais (Beeh), mas o mais importante, é a conquista coletiva, do direito ao tratamento sem interrupção (danos à saúde), e o reconhecimento público (contra os "anti-ritalina") de que TDAH É um PROBLEMA DE SAÚDE.

      Thais

      Excluir
    3. Oi Thais
      como disse em outro comentario,infelizmente nao citei isto qdo reclamei pra Anvisa.
      De acordo com a resposta recebida do MP,entendi que vao cobrar alguma coisa do MS e que este terá que se mexer.
      Provavelmente nada mudará a curtissimo prazo(reabastecimento imediato) mas quem sabe a Novartis nao cometa a mesma irresponsabilidade.
      Ja houve desabastecimento em 2012 e 2011( foi qdo tentei Ritalina LA e Concerta), inclusive na época deixei reclamaçao no Reclameaqui.
      Vc acha q as pessoas estão escrevendo tb ao MP?
      qto mais gente, melhor .
      abraço
      sylvie

      Excluir
  43. Pessoal fu diagnostcao com TDH à pouco, semana passada, e quando fui comprar o medicamento aqui em São Paulo também não encontrei, o funcionario da farmacia me disse que houve um incendio na fabrica na novartis, entao liguei pra um amigo que trabalha na empresa e ele me confirmou, entao e isso que esta ocorrendo.

    ResponderExcluir
  44. E aí pessoal, moro em Arcos - MG e por aqui o medicamento também está em falta...
    Tenho 30 anos e há cerca de um mês fui diagnosticado com TDAH combinado. No começo eu ficava até meio impressionado com os efeitos da Ritalina, nunca tive tanto foco quando vou executar alguma tarefa! Também tomo o cloridrato de bupropiona pra auxiliar no tratamento.

    ResponderExcluir
  45. RESPOSTA QUE EU RECEBI DA ANVISA :


    PARECER DO PROCEDIMENTO
    Parecer Final: Prezado(a) Senhor(a),

    informamos que a GFIMP abrirá procedimento de investigação para apuração da suspeita de desabastecimento do produto no mercado.

    Atenciosamente,

    GERÊNCIA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS, MEDICAMENTOS E PRODUTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb recebi a mesma.
      E do Ministerio Publico, recebi hoje:
      "Prezados,

      De ordem do Exmo. Sr. Procurador Federal dos Direitos do Cidadão, encaminhamos o e-mail abaixo para as providências cabíveis.
      Nessa oportunidade, encaminhamos este e-mail também à parte interessada.

      Atenciosamente,
      >>> PFDC Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão 02/04/2013 09:41 "

      Sylvie

      Excluir
  46. Eu vou entrar com Processo por danos morais, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é a dor de cabeça q temos com tudo isso mas realmente é o que da vontade de fazer. Uma amiga farmaceutica que ja trabalhou no ministerio da saude me disse pra aguardar uns dias, ela acredita q a carta enviada(enviei ao MS e ao MP) terá desdobramentos.
      Sylvie
      (desculpe, nao sei como fazer meu nome aparecer, so tem a opçao Anonimo)

      Excluir
    2. Se a gente for pensar na dor de cabeça que tud isso da agente acaba deixando td passar batido..temos é que fazer nosso direito de cidadão valer.

      Excluir
    3. vc ta certa. Se eles nao normalizarem até 2ª quinzena de abril como informare, é o que farei.

      Excluir
    4. Eu irei dar entrada segunda feira jah, pois meu filho ja esta a dias sem o medicamento e eu não tive nenhum comunicado da empresa, nem da anvisa e nem de ninguem...eles querem que a gente se dane...essa é a verdade, não vou pensar to imprimindo tudo, tudo mesmo, pra levar para o advogado

      Excluir
  47. RESPOSTA QUE RECEBI DO MONISTERIO PUBLICO, HOJE:

    Assunto: Re: Enc.: DANOS À SAUDE - DESCASO LABORATORIO NOVARTIS

    Prezados,

    De ordem do Exmo. Sr. Procurador Federal dos Direitos do Cidadão, encaminhamos o e-mail abaixo para as providências cabíveis.
    Nessa oportunidade, encaminhamos este e-mail também à parte interessada.

    Atenciosamente,
    >>> PFDC Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão 02/04/2013 09:41

    Sylvie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que a Novartis acabe perdendo a patente aqui no Brasil u.u

      Excluir
  48. Fiquei indignada com o procedimento do laborátório quando liguei para saber sobre o desabatecimento da ritalina. A informação recebida foi a de que o produto voltará as farmácias no final de abril e que, enquanto isso,devo pedir ao médico a troca por outro medicamento. A falta de respeito certamente ocorre porque não temos escolha, nós precisamos do medicamento e ele tem o monopólio. Isso tem que mudar. A falta de concorrência leva a abusos.

    ResponderExcluir
  49. Meu filho tem 9 anos,e toma RITALINA 10mg,à cerca de 5 anos,está sendo muito difícil,ficar sem a medicação(principalmente na escola),estou desesperada!!já me informei em farmacias do estado de sp inteiro,e não acho....O que faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em todo o Brasil ...veja aqui as reclamaçoes http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=540&tp=9403f4c8cd5af61c485541e9444950c069c79ffa&subtp=c92a9bc341d739044ff5400661d44a60a808be22

      Excluir
  50. Anônimo, eu não posso afirmar com certeza mas se fosse por conta de um incêndio mesmo, a Novartia já teria nos dito isso há muito tempo, pois não há motivo para esconder que houve um incêndio na fábrica.
    Outra coisa é que houví dizer que todo ano acontece esse problema... é dificil de imaginar que todo ano pega fogo na fábrica né? É mais fácil de acreditar que o motivo da falta todo ano é igual e eles escondem tal motivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. concordo, inicialmente pensei q fosse por isto mas agora nao mais.

      Excluir
  51. Pessoas, por favor!

    PRIMEIRO:

    (a) O "incêndio" ocorreu em ****25/02/2013****.

    (b) De acordo com nossos levantamentos,
    a Novartis AINDA NÃO distribuiu NENHUM LOTE
    ***********FABRICADO EM **2013**!!!*****************

    (Não encontramos NINGUÉM que tenha comprado ritalina fabricada em 2013!!! Data de fabricação mais tardia: novembro/2012)

    LOGO:
    O DESABASTECIMENTO **PROVAVELMENTE** já estava PROGRAMADO.



    SEGUNDO:

    (a) QUE EVENTO FOI ESSE QUALIFICADO COMO "incêndio"?

    Um "susto":
    http://www.gazetasp.com.br/edicao/3656/files/assets/basic-html/page5.html
    "SUSTO - Um produto químico inflamável caiu no teclado de um computador e causou um pequeno incêndio"


    (b) Em que jornal tal "incêndio" foi divulgado?
    Pequena notícia em jornal local (além da notícia acima):
    http://www.otaboanense.com.br/noticia/9097/laborat%C3%B3rio-da-empresa-novartis-pega-fogo-em-tabo%C3%A3o-da-serra/


    (c) É possível raciocinar/deduzir:

    Ora, um laboratório do porte do complexo da Novartis em Taboão da Serra, se tivesse sofrido um incêndio SIGNIFICATIVO, o fato seria divulgado em TODOS os jornais locais e nacionais(impressos, televisivos, internet), o que está LONGE de ter ocorrido.


    ***"by the love of the lord"***
    Apenas um INCÊNDIO DE GRANDE PORTE, que atingisse TODO o complexo da Novartis, poderia TALVEZ comprometer, por TANTO TEMPO (três a quatro meses, pelo menos), a fabricação e distribuição de medicamentos.


    (D) O que provocou o "incêndio":
    "houve um rompimento de um frasco de solvente Aceto Nitrila. Todo o conteúdo caiu em cima do teclado de um dos computadores do laboratório, o que deu início a um curto circuito"

    **oh, lord...***
    Vamos lá:
    "houve um rompimento".
    Como assim, o frasco "se rompeu" sozinho (por uma reação química ou física)? Se não, qual dos quatro funcionários que lá estavam provocou a situação de risco?
    Ah, e caiu justamente em cima do teclado...
    (O frasco se rompeu e se jogou em cima do teclado?)
    Que funcionário qualificado deixaria um frasco de material inflamável acima de um aparelho eletrônico ligado?

    Como, em um laboratório desse porte, os produtos químicos inflamáveis poderiam estar em frascos (abertos!?) logo acima de aparelhos eletrônicos?
    Ora, seria um erro primário,
    ****o que já teria provocado acidentes do tipo****


    (e) De que porte foi o "incêndio"?
    "Quando a equipe de bombeiros chegou ao local, o incêndio já havia sido contido"
    O "incêndio" sequer precisou dos bombeiros para ser contido! Não há como (**oh god**) esse "acidente" ter comprometido o próprio funcionamento do laboratório em Taboão da Serra!

    "por volta das 8h" (...) "Na hora do acidente haviam (sic) quatro pessoas no local, todas funcionárias Novartis, mas ninguém ficou ferido"



    Bom, toda essa caracterização do "incêndio" já seria dispensável apenas pela primeira consideração acima, a respeito das datas (incongruência atribuir ao "incêndio" o que já vinha ocorrendo há DOIS MESES - de forma oculta).


    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. certo teu raciocinio + a ultima produçao da medicaçao(Nov 2012) + aquele relatorio absurdo da Anvisa.

      Excluir

  52. Olha, tem muita coisa por trás disso aí. E, agora (até mesmo com alguns fatos que não posso revelar aqui no blog), creio que há mais envolvidos além da Novartis: órgãos governamentais influenciados por grupos que consideram o metilfenidato uma **DROGA** (como cocaína, heroína, ecstasy, skank etc.), e não um medicamento neuro-psiquiátrico tão necessário quanto qualquer outro dessa área para o tratamento de pacientes.



    Relatório da ANVISA publicado em 18/02/2013:
    "Estudo aponta crescimento no consumo de metilfenidato"

    http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/anvisa/busca/!ut/p/c5/jZBBDoIwEEXPwgXoUOhgl4ixrRgqChHZEDSGkFhwYTTeXnoAGucvX_78-UMaMmvs3kPfvYZp7B6kJg22WSGVAKBcl6sNqKg8Sp6lehsEM79gm4pERvEeAHCdghIsR1ZoAE3_ccPCJGDdC7sFY85sy93ZO9IMV-N_bsYHnyFHCjTmYYgxjTg520-4m1nuuD2Xk7mTp6mq-ns69Inn_QCgyx81/?1dmy&urile=wcm%3apath%3a//Anvisa Portal/Anvisa/Sala de Imprensa/Assunto de Interesse/Noticias/Estudo aponta tendencia de crescimento no consumo de metilfenidato

    Estudo da Anvisa mencionado no relatório acima:
    SNGPC - Boletim de Farmacoepidemiologia
    02 Ano 2, nº 2, jul./dez. de 2012
    "PRESCRIÇÃO E CONSUMO DE METILFENIDATO NO BRASIL:
    IDENTIFICANDO RISCOS PARA O MONITORAMENTO E CONTROLE SANITÁRIO"

    http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/c4038b004e996487ada1af8a610f4177/boletim_sngpc_2_2012+corrigido+2.pdf?MOD=AJPERES



    Thais

    ResponderExcluir

  53. Acordo entre "cavalheiros":

    Laboratório X, nós temos tais informações que podem lhe comprometer, mas se você garantir a suspensão da comercialização por tempo Y
    (tempo que precisamos para levantar as origens dos **usuários** dessa droga, bem como os **traficantes** que a distribuem), nós "arquivamos" essas informações.

    **"usuários"**:
    modo como pacientes em uso de metilfenidato estão sendo vistos/tratados;

    **"traficantes"**:
    modo como médicos que receitam metilfenidato estão sendo vistos/tratados;


    Essas decisões e esse debate devem ser PÚBLICOS, e não ficar em mãos de meia dúzia de cérebros de minhoca escondidos atrás de estruturas burocráticas.

    Para bons entendedores, isso basta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. das hipoteses acima q vc levantou,todas perfeitamente possiveis.

      Excluir
    2. como muitos problemas na saude publica que nao conseguem resolver, matam o "doente" em vez de lidar com a "doença".

      Excluir
    3. O TDAH é subtratado no Brasil
      Rev. Bras. Psiquiatr. vol.34 no.4 São Paulo dez. 2012
      Paulo MattosI; Luis Augusto RohdeII; Guilherme V. PolanczykIII

      IProfessor Adjunto de Psiquiatria, UFRJ
      IIProfessor de Psiquiatria, UFRGS
      IIIProfessor Adjunto de Psiquiatria da Criança & Adolescente, USP


      [...]
      As preocupações de que um número excessivo de indivíduos seria tratado com estimulantes para o TDAH em nosso país carecem de qualquer base científica. Mais campanhas educativas são necessárias para identificar a proporção significativa dos indivíduos com TDAH não tratados no Brasil.


      http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462012000400023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

      Excluir
    4. Unknown,

      É importante colocar essas referências na reclamação, principalmente ao Ministério Público (que investiga órgãos públicos) e ao Ministério da Saúde.

      Thais

      Excluir
    5. CAIU MINHA FICHA Thais. Por desantenção, so lembrei agora - o SAC pede q entremos em contato(foi o q eu e muitos fizemos) pra fazer pesquisa em farmacovigilencia: qto toma, qdo, porque,nome e CRM do medico etc.
      É isso ai...


      Excluir
    6. Ah, mencionei isso também, BEM no final da reclamação (no original está formatado, com palavras em negrito e inclinadas):

      "(I) Observe-se o caráter trágico da atitude cínica da empresa Novartis.

      Diante da manifestação de pacientes dizendo que não podem ficar sem o medicamento
      (tal qual qualquer paciente em tratamento contínuo - por exemplo, um diabético - não pode ficar sem medicamento), a empresa pede que o paciente lhe telefone para fornecer informações sobre o uso do medicamento
      (o que deveria fazer através de pesquisa científica, e não tirando "proveito" daqueles a quem está a prejudicar).

      A Novartis passa, assim, a impressão de que desconhece os efeitos, largamente conhecidos entre especialistas, do uso mais testado (há mais de meio século) do metilfenidato, qual seja, sua mais simples e utilizada formulação: comprimido de 10mg."

      Excluir
    7. na verdade, ta claro q querem saber quem compra e quem prescreve( "usuarios x traficantes ")....

      Excluir
    8. Nossa, isso eu não sabia, porque não entrei em contato com o SAC da N.!!!

      Acho que é muito importante vc enviar essa informação para o MPF (sempre comprovando que o problema é coletivo, porque se for individual mandam procurar a Justiça Federal). A N. ESTÁ FAZENDO TRABALHO DA ANVISA???
      Como assim, estão coletando todas essas informações?!!! CRM do médico?
      Isso está mais para "vigilância" do que para "farmacovigilância".
      Se querem informações sobre dosagem, indicação, efeitos etc., têm de fazer PESQUISA com PROTOCOLOS CIENTÍFICOS!!!
      Parecem mesmo estar a responder uma exigência (acordo com) da Anvisa!!!
      Por mais que demorem, sabem que assim que voltarem a comercializar a ritalina comum - a demanda reprimida é tão grande por causa do monopólio - recuperarão qualquer "prejuízo" financeiro.

      Excluir
    9. Anonimo
      Para mim, as perguntas foram estas mesmas.Nao estão preocupados com a segurança do consumidor, como dizem nas respostas).
      Desabastecimento geral( o tempo necessario determinado por quem?) --> gera reclamaçoes --> reclamantes entram em contato com SAC--> terao os dados da pesquisa( pq ? a pedido de quem?....).
      Enquanto isso todos nos somos prejudicados.

      Excluir
    10. MEDIDA PROVISÓRIA (que se refere à LEI6.437, DE 20 DE AGOSTO DE 1977)
      No 2.190-34, DE 23 DE AGOSTO DE 2001.

      Altera dispositivos das Leis no 9.782, de 26 de janeiro de 1999, que define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e no 6.437, de 20 de agosto de 1977, que configura infrações à legislação sanitária federal e estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.
      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/MPV/2190-34.htm#art12
      Art.12
      XXXVIII - deixar de garantir, em estabelecimentos destinados à armazenagem e/ou distribuição de produtos sob vigilância sanitária, a manutenção dos padrões de identidade e qualidade de produtos importados sob interdição ou aguardando inspeção física:

      pena - advertência, apreensão, inutilização, interdição, cancelamento da autorização de funcionamento, cancelamento do registro do produto e/ou multa;

      XXXIX - interromper, suspender ou reduzir, sem justa causa, a produção ou distribuição de medicamentos de tarja vermelha, de uso continuado ou essencial à saúde do indivíduo, ou de tarja preta, provocando o desabastecimento do mercado:

      pena - advertência, interdição total ou parcial do estabelecimento, cancelamento do registro do produto, cancelamento de autorização para funcionamento da empresa, cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento e/ou multa;

      XL - deixar de comunicar ao órgão de vigilância sanitária do Ministério da Saúde a interrupção, suspensão ou redução da fabricação ou da distribuição dos medicamentos referidos no inciso XXXIX:

      pena - advertência, interdição total ou parcial do estabelecimento, cancelamento do registro do produto, cancelamento de autorização para funcionamento da empresa, cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento e/ou multa;

      Excluir
  54. Preciso de ritalina 10 mg urgente em Goiania se alguem souber mim avise.

    ResponderExcluir
  55. Alguém se disponibiliza para receber minha receita via correios sedex e comprar e me enviar as RITALINAS. Estou precisando muito!!!

    Moro em Itabuna-Ba e aqui não tem mais o medicamento a muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Philipe, como disse o Thiago, abaixo, a falta é em todo o Brasil.
      Ainda que não fosse, pelo menos comigo, pedem RG na hora da compra.

      Thais

      Excluir
  56. Philipe, o problema é nacional. não tem no brasil todo. Segundo a Novartis, a previsão de normalização é no final de abril. ou seja, teremos mais 25 dias de sufoco ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,
      Tem uma página do "TDAH Reconstruindo a Vida" também no FB.

      Até 01/04 a Novartis (no "Reclame Aqui") estava dando prazo até final de abril.
      Agora, já esticaram o prazo para o início de maio.

      **Precisamos** nos mobilizar. MUITO. Estrategicamente.

      Thais

      Excluir
    2. As respostas automáticas, DESDE 2/04/2013, não citam mais nenhum prazo.
      "Agradecemos o contato efetuado.
      Informamos que, apesar de todos os nossos esforços, o medicamento Ritalina 10 MG está passando por um período temporário de desabastecimento no mercado. A empresa já está tomando todas as providências que estão ao seu alcance para regularizar a comercialização desse medicamento o mais rápido possível. Sabemos de sua importância para a continuidade do tratamento e lamentamos esta situação.
      Durante esse período, orientamos que consulte o seu médico, pois apenas ele poderá orientá-lo sobre as medidas a serem tomadas."

      Excluir
    3. Pois é, esse silêncio e desinformação é que irritam os consumidores.
      Venham a público e joguem aberto.
      alexandre

      Excluir
  57. MAIS 55 RECLAMAÇÕES NO RECLAME AQUI (até 03/04 - parcial):

    ****quem ainda não fez reclamações, pode reforçá-las inserindo estes links (e os anteriores, acima)****

    23/3 (III): Guaratinguetá - SP
    http://www.reclameaqui.com.br/4870911/novartis/falta-de-medicamento/

    24/3 (I): Camaquã - RS
    http://www.reclameaqui.com.br/4871483/novartis/suspensao-de-comercializacao-ritalina-10mg/

    24/3 (II): João Pessoa - PB
    http://www.reclameaqui.com.br/4874756/novartis/falta-do-medicamento-ritalina-10-mg-em-joao-pessoa-pb/

    25/3 (I): Porto Alegre - RS 13:00
    http://www.reclameaqui.com.br/4880767/novartis/falta-de-produto/

    25/3 (II): Uberaba - MG 18:21
    http://www.reclameaqui.com.br/4885654/novartis/falta-do-medicamento-ritalina-10-mg-em-uberaba-minas-gerais/

    25/3 (III) Curitiba - PR 19:10
    http://www.reclameaqui.com.br/4891447/novartis/ritalina-em-falta/

    26/3 (I): São Paulo - SP 10:15
    http://www.reclameaqui.com.br/4891447/novartis/ritalina-em-falta/

    26/3 (II): Porto Alegre - RS 13:53
    http://www.reclameaqui.com.br/4894720/novartis/falta-de-ritalina-nas-farmacias/

    26/3 (III): Salvador - BA 15:36
    http://www.reclameaqui.com.br/4896203/novartis/falta-de-ritalina-salvador/

    26/3 (IV): Manaus - AM 15:43
    http://www.reclameaqui.com.br/4896323/novartis/ritalina-10mg-em-falta/

    26/3 (V): Sertãozinho - SP 17:45
    http://www.reclameaqui.com.br/4898200/novartis/retirada-injustificada-do-medicamento-ritalina-do-comercio/

    26/3 (VI): Curitiba - PR 21:00
    http://www.reclameaqui.com.br/4900333/novartis/abandono-ao-usuario-de-medicamento-continuo/

    27/3 (I): Porto Alegre - RS 10:49
    http://www.reclameaqui.com.br/4904432/novartis/falta-de-ritalina-no-mercado/

    27/3 (II) Goioerê - PR 12:43
    http://www.reclameaqui.com.br/4905536/novartis/falta-de-ritalina/

    27/3 (III): Curitiba - PR 13:16
    http://www.reclameaqui.com.br/4906476/novartis/falta-de-medicamento/

    27/3 (IV): Araras - SP 13:45
    http://www.reclameaqui.com.br/4906808/novartis/falta-de-medicamento-controlado-ritalina/

    27/3 (V): São Bernardo do Campo - SP 15:03
    http://www.reclameaqui.com.br/4907873/novartis/falta-de-medicamento/

    27/3 (VI): São Paulo - SP 19:58
    http://www.reclameaqui.com.br/4911287/novartis/ritalina-so-apos-o-aumento/

    28/3 (I): Maceió - AL 11:00
    http://www.reclameaqui.com.br/4915677/novartis/medicamento-ritalina-10-mg-em-falta-novamente/

    28/3 (II): Porto Alegre - RS 18:19
    http://www.reclameaqui.com.br/4920597/novartis/ritalina/

    28/3 (III): Piracicaba - SP 21:22
    http://www.reclameaqui.com.br/4921890/novartis/falta-de-medicamento/

    29/3: Petrolina - PE 07:04
    http://www.reclameaqui.com.br/4923149/novartis/falta-do-medicamento-ritalina/

    30/3 (I): Belém - PA 05:28
    http://www.reclameaqui.com.br/4927792/novartis/desabastecimento-proposital-de-ritalina/

    30/3 (II): São Paulo - SP 06:18
    http://www.reclameaqui.com.br/4927805/novartis/desabastecimento-proposital-de-ritalina-2/

    30/3 (III): Vila Velha - ES 13:00
    http://www.reclameaqui.com.br/4929188/novartis/falta-de-medicamento/

    30/3 (IV): Goiânia - GO 13:22
    http://www.reclameaqui.com.br/4929299/novartis/ritalina-em-falta/

    30/3 (V): São José dos Campos – SP 14:54
    http://www.reclameaqui.com.br/4929766/novartis/falta-de-ritalina/

    30/3 (VI): Governador Celso Ramos - SC 17:15
    http://www.reclameaqui.com.br/4930364/novartis/falta-de-ritalina-10mg/

    30/3 (VII): Belém - AL 17:25
    http://www.reclameaqui.com.br/4930411/novartis/falta-de-ritalina-no-mercado-brasileiro/

    30/3 (VIII): Goiânia - GO 20:32
    http://www.reclameaqui.com.br/4931179/novartis/ritalina-10-mg/

    (CONT. ABAIXO)

    ResponderExcluir
  58. (CONTINUAÇÃO)

    01/4 (I): Itapetininga - SP 15:12
    http://www.reclameaqui.com.br/4942770/novartis/falta-de-ritalina-de-todas-mg/

    01/4 (II): Belém - PA 18:05
    http://www.reclameaqui.com.br/4945583/novartis/total-descaso-da-novartis-falta-de-ritalina-no-brasil/

    01/4 (III): Santo André - SP 20:44
    http://www.reclameaqui.com.br/4947459/novartis/falta-de-ritalina-10mg/

    01/4 (IV): Valinhos - SP 22:21
    http://www.reclameaqui.com.br/4948749/novartis/ritalina-desapareceu-das-farmacias-a-nivel-nacional/

    02/4 (I): Lavras do Sul - RS 08:56
    http://www.reclameaqui.com.br/4950777/novartis/falta-da-ritalina-10-mg/

    02/4 (II): Joinville - SC 09:49
    http://www.reclameaqui.com.br/4951457/novartis/falta-de-ritalina/

    02/4 (III): Santo André - SP 10:05
    http://www.reclameaqui.com.br/4951755/novartis/falta-de-ritalina-10mg-no-mercado/

    02/4 (IV): São Paulo - SP 10:40
    http://www.reclameaqui.com.br/4952383/novartis/falta-de-ritalina-no-mercado/

    02/4 (V): Osasco - SP 11:18
    http://www.reclameaqui.com.br/4953089/novartis/falta-da-medicacao-ritalina-10-mg/

    02/4 (VI): Itabira - MG 12:45
    http://www.reclameaqui.com.br/4954804/novartis/falta-da-ritalina-no-mercado/

    02/4 (VII): Ubatuba - SP 13:28
    http://www.reclameaqui.com.br/4955512/novartis/falta-de-ritalina/

    02/4 (VIII): Curitiba - PR 14:02
    http://www.reclameaqui.com.br/4956079/novartis/desabastecimento-de-ritalina-no-mercado/

    02/4 (IX): Caxias do Sul - RS 14:15
    http://www.reclameaqui.com.br/4956326/novartis/sem-ritalina-10mg-no-mercado/

    02/4 (X): Porto Alegre - RS 14:43
    http://www.reclameaqui.com.br/4956788/novartis/falta-de-ritalina-no-mercado/

    02/4 (XI): São Paulo - SP 16:18
    http://www.reclameaqui.com.br/4958224/novartis/ritalina-10mg-falta/

    02/4 (XII): Santana do Livramento - RS 16:36
    http://www.reclameaqui.com.br/4958568/novartis/falta-do-medicamento/

    02/4 (XIII): São José do Rio Preto - SP 16:56
    http://www.reclameaqui.com.br/4958923/novartis/falta-de-medicacao/

    02/4 (XIV): Piripiri - PI 19:09
    http://www.reclameaqui.com.br/4960693/novartis/sem-ritalina/

    02/4 (XV): Goiânia - GO 19:33
    http://www.reclameaqui.com.br/4960964/novartis/ritalina/

    03/4 (I): Rio Claro - SP 01:19
    http://www.reclameaqui.com.br/4964081/novartis/falta-ritalina/

    03/4 (II): Porto Alegre - RS 11:25
    http://www.reclameaqui.com.br/4967127/novartis/descaso-do-novartis-com-os-pacientes-em-tratamento-com-rital/

    03/4 (III): Belém - AL 12:48
    http://www.reclameaqui.com.br/4968309/novartis/ritalina-10-mg-em-falta-em-belem-pa/

    03/4 (IV): Porto Alegre - RS 14:36
    http://www.reclameaqui.com.br/4969807/novartis/falta-de-medicamento/

    03/4 (V): Guarulhos - SP 15:40
    http://www.reclameaqui.com.br/4970792/novartis/falta-de-ritalina-10-mg/

    03/4 (VI): Taubaté - SP 16:52
    http://www.reclameaqui.com.br/4971864/novartis/ritalina-falta-no-mercado/

    ResponderExcluir
  59. Muito diagnóstico errado fez crescer o uso do medicamento. Podem reparar, qualquer criança meio sapeca já é taxada de hiperativa e muito médico "cérebro de ameba" receita a Ritalina, os pais gostam do efeito na criança e por ai vai.
    Sei de casos de pessoas que usam Ritalina pra estudar para concursos e vestibulares. Agora queria saber: como eles conseguem a receita?

    Por outro lado o aumento das vendas deveria ser visto como bom para a Novartis, e não ficarem com essa frescura toda.

    Já pensei também que eles querem fazer isso para obrigar o pessoal a usar a Ritalina LA, no caso do meu filho não faz efeito. Bom não sei se a LA tem a venda, ainda não busquei essa informação.

    Em todo caso infelizmente não sei o que podemos fazer, só esperar boa vontade da novartis.

    Aliás, nunca entendi porque é o único laboratório a comercializar a ritalina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, por esses irresponsaveis, nos somos prejudicados.
      O jeito é se dirigir diretamente ao MPF ou advogado.

      Excluir
    2. Pelo visto jamais saberemos a verdade, eu creio que é a questão de preço, aumento essas coisas.
      Sei lá;
      Alexandre

      Excluir
  60. Sim, o uso indevido até acontece, seria muita %$#$ e incompetencia a Anvisa querer resolver este problema( fiscalizaçao e controle adequados) penalizando todos os portadores de uma doença e em tratamento.

    Qto à LA muitos nao se adaptam, o que adiantará empurrar um remedio pras alguns ineficaz? eu nao compraria.E tem o Concerta da janssen-cilag- concorrrente deles, tb é metilfenidato de liberaçao lenta.

    Sei la viu, nao sei mais o q pensar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um país estranho, ou não se fiscaliza nada e deixa correr solto, ou vez por outra cismam com algo ou alguém e todas as armas e punições se voltam pra esse alvo.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  61. Resposta do Reclameaqui.com.br hoje: SEM PRAZO P/ REABASTECIMENTO DE RITALINA 10 MG.
    NAO sei mais o q fazer.
    "Agradecemos o contato efetuado.
    A empresa já está tomando todas as providências que estão ao seu alcance para regularizar a comercialização do medicamento RITALINA 10 MG o mais rápido possível. Sabemos de sua importância para a continuidade do tratamento e lamentamos esta situação.

    A previsão de regularização da comercialização era realmente para a última semana de abril/ 2013. Porém, apesar de nossos esforços, não mais data para a regularização da comercialização .[...]"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baeeada nesta resposta, vou reescrever ao MP
      - incluindo a lei citada acima( Lei 6437/77 )
      - a interrupçao (programada?) de produção a partir do ultimo lote Nov/12
      - e questionar um possivel "acordo" Novartis X Anvisa.
      E consultarei um advogado.
      Se alguem tiver outra sugestão, eu agradeço.

      Excluir
    2. Unknown,

      Enviei uma LONGA reclamação à Procuradoria Federal da República (MPF), reclamando da ANVISA e da Novartis.
      É tão longa que acho que nem cabe colar aqui.
      Citei a "pesquisa" da ANVISA que fala em "droga da obediência" (2 links), pedindo para investigar papel da ANVISA; coloquei a pesquisa que você citou (subtratamento de TDAH no Brasil), citei pesquisa da UNIFESP (metilfenidato não melhora função cognitiva de não-TDAHs); coloquei os NOVENTA E QUATRO LINKS de reclamações no "Reclame Aqui"; coloquei o manifesto da ABDA com + de 5000 assinaturas; falei sobre controle ultra-rígido das receitas A (muitos médicos nem trabalham com essa receita, o que restringe o tratamento principalmente para pessoas desfavorecidas economicamente).
      Como reclamei DIRETAMENTE da ANVISA, não fiz reclamação na própria Anvisa - outras pessoas já fizeram, e, como fiz um texto bastante incisivo responsabilizando a Anvisa, acho que assim foi melhor.
      Coloquei essa questão dos prazos também (primeiro era março, depois fim de abril, agora sem prazo), bem como o monopólio e o CONTROLE da Anvisa sobre a importação do metilfenidato.

      Thais

      Excluir
    3. Quis dizer: o monopólio da Novartis e o CONTROLE da Anvisa sobre a importação do princípio ativo.

      Há diversos outros argumentos, queria postar aqui, mas é enorme...

      Thais

      Excluir
    4. Thais, acabei de te responder mais acima: Caiu a minha ficha...
      Tentei escrever pro MPF, porem tenho MUITA dificuldade pra organizar e redigir um texto.

      Excluir
    5. Obs.:
      Só não coloquei o link:

      02/4 (III): Santo André - SP 10:05
      http://www.reclameaqui.com.br/4951755/novartis/falta-de-ritalina-10mg-no-mercado/

      Porque é muita falta de noção dessa pessoa, (começando por não aceitar o tratamento do/a filho/a) dizer:
      "todos os neurologistas agora receitam o medicamento da moda 'Ritalina' ".

      O medicamento está em falta justamente por causa da divulgação desse tipo de opinião senso-comum, e a pessoa que precisa do remédio ainda diz essa barbaridade...

      Então esse link foi retirado, ficando 94 links de reclamações de todo o Brasil.

      Excluir
    6. A estigmatização e nos é q somos penalizados.
      Sylvie(aqui aparece como Unknown)

      Excluir
    7. Poxa, esqueci de citar essa lei...
      Thais

      Excluir
    8. Ah, Sylvie, acho que é positivo que várias pessoas já tenham reclamado na própria Anvisa, porque (creio) uma das primeiras coisas que o MPF deve fazer é apurar se a Anvisa recebeu reclamações sobre o desabastecimento.

      Thais

      Excluir
    9. Sylvie,
      Sobre dificuldade em redigir:
      sem querer negar sua auto-percepção,
      não tive essa impressão (desse nível de dificuldade) pelo que li aqui e no RA do que vc escreveu.
      No meu "caso", o "problema" é que demoro MUITO MUITO para redigir, o resultado é bom, mas, por exemplo, nessa reclamação (sem contar os materiais anteriores que passei HORAS, DIAS pesquisando e gravando) passei mais de QUATRO HORAS escrevendo...
      Thais

      Excluir
    10. Thais, gostaria de pedir sua ajuda no texto, caso vc possa entrar em contato via mail, eu ficaria muito grata, meu email é smarc84@gmail.com

      Sylvie(Violette no fb)

      Excluir
    11. Poxa Sylvie, com certeza, se eu puder ajudar... Só não consigo disfarçar meu "jeito" de escrever. Estou enviando e-mail para vc.

      Thais

      Excluir
    12. Muito obrigada por responder e tao gentilmente.
      Tenho sim Thais,até tenho as ideias, me falta organiza-las no papel, suscinta, dai demoro muito, empaco e desisto...pra recomeçar tudo de novo no dia seguinte.Aí ja viu né? !a nao ser ontem na minha 3ª reclamaçao no RA (à qual, surpresa, responderam)tava tão revoltada q foi do jeito q foi.
      Novamente muito obrigada
      Sylvie

      Excluir
    13. disfarçar que jeito? vc se expressa muito bem !

      Excluir
    14. Boa tarde, Silvye e Thaís!
      Gostaria de agradecer a participação de vocês para o engrandecimento desse post e do blog. Muito legal. Inclusive a decisão de vocês de levar às esferas superiores essa questão do desabastecimento da Ritalina.
      Essa [e a essência do que sonhei para o blog, um espaço de discussão e ajuda mútua.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  62. Eu tambem gostaria de saber como certas pessoas conseguem a receita da Ritalina somente com o pretesto de aumentar o rendimento nos estudos. Estou vendo pessoas que até formação academica tem e usam a Ritalina pra estudar sem ter diagnóstico de TDAH.
    Eu que passei a vida inteira aos trancos e barrancos, repetindo de ano em ano, só fui render quando tomei o metilfenidato.
    Não podemos deixar assim pessoal, deve haver alguma forma de fazer valer nossos direitos, uma ação conjunta, emfim.
    Temos que nos unir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caminho é o MPF
      MEDIDA PROVISÓRIA (que se refere à LEI6.437, DE 20 DE AGOSTO DE 1977)
      No 2.190-34, DE 23 DE AGOSTO DE 2001.

      Altera dispositivos das Leis no 9.782, de 26 de janeiro de 1999, que define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e no 6.437, de 20 de agosto de 1977, que configura infrações à legislação sanitária federal e estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.
      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/MPV/2190-34.htm#art12
      Art.12

      XXXIX - interromper, suspender ou reduzir, sem justa causa, a produção ou distribuição de medicamentos de tarja vermelha, de uso continuado ou essencial à saúde do indivíduo, ou de tarja preta, provocando o desabastecimento do mercado:

      pena - advertência, interdição total ou parcial do estabelecimento, cancelamento do registro do produto, cancelamento de autorização para funcionamento da empresa, cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento e/ou multa;

      XL - deixar de comunicar ao órgão de vigilância sanitária do Ministério da Saúde a interrupção, suspensão ou redução da fabricação ou da distribuição dos medicamentos referidos no inciso XXXIX:

      pena - advertência, interdição total ou parcial do estabelecimento, cancelamento do registro do produto, cancelamento de autorização para funcionamento da empresa, cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento e/ou multa;

      Excluir
    2. Esse post está se transformando numa aula de direito do consumidor. Muito legal isso.
      Obrigado pela participação
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
    3. Conseguir a receita com um parente ou amigo médico é fácil. O Brasil é um país onde ter as amizades certas pode ser até mais importante do que ter muito dinheiro.
      Somos os país do tráfico de influência.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  63. Aqui em Campinas/SP também está em falta.

    ResponderExcluir
  64. Não tem no Piaui inteiro nem no Maranhão

    ResponderExcluir
  65. É triste....
    conforme for vou me informar de como funciona para ir comprar no uruguai!
    Afinal, estou precisando e não existe aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você possui essa alternativa amigo, aproveite-a.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  66. Pessoal, tenho uma boa notícia a curto prazo pra quem mora em Brasília-DF, e algumas não tão boas.

    A boa é que ainda há Ritalina disponível no Adolescentro, órgão da Secretaria de Saúde localizado na 605 sul. Para conseguir por lá, basta apresentar a receita (que ficará retida como de costume), mas ATENÇÃO: deve estar prescrito "metilfenidato", nome da substância, e não o nome comercial "Ritalina". Se aparecer por lá com receita pra Ritalina, eles não dão.

    As notícias não tão boas: a Ritalina que consegui HOJE lá também foi fabricada em setembro de 2012, como vários outros usuários postaram aqui (foto: http://s15.postimg.org/ttkc6guyj/08042013786.jpg ), o que significa que se trata de um lote antigo. Perguntei para o senhor que me atendeu, e ele me informou que ainda há muitas caixas por lá, mas como foi meu psiquiatra que indicou, provavelmente todo mundo vai recorrer ao estoque deles, que não deve durar muito. Outra notícia é que escrevi hoje pra ABDA solicitando informações sobre o problema, e eles responderam hoje mesmo: "Prezado Max,



    Infelizmente, fomos informados de que em algumas regiões do Brasil está havendo desabastecimento do produto Ritalina, fabricado pelo laboratório Novartis.

    A informação que temos é de que o produto terá sua distribuição normalizada até o final de Abril, mas não tivemos até agora nenhuma posição oficial do laboratório.

    Entendemos e somos solidários a sua dificuldade e de milhares de outras pessoas que necessitam da medicação para exercer suas atividades diárias e ter a garantia de uma boa qualidade de vida.

    Sendo assim, informamos que tão logo tenhamos alguma posição veicularemos através de e-mail e do nosso Portal (www.tdah.org.br).

    Como Associação de pessoas com TDAH do Brasil, estamos atentos e também extremamente preocupados com o que vem acontecendo em relação a distribuição de medicação para pessoas com TDAH.

    Estamos atuando no sentido de cobrar uma posição em relação a essa situação o mais breve possível.

    A ABDA entende que as pessoas que sofrem com o TDAH merecem respeito e tem urgência.



    Atenciosamente,





    Favor acusar recebimento desta mensagem.


    Equipe ABDA

    (21) 2295-0921

    abda@tdah.org.br"

    Uma resposta solidária, mas vaga e sem novidades. Por outro lado, a secretária do meu psiquiatra afirmou que o laboratório Novartis estaria pensando em retirar a Ritalina comum do mercado, o que sinceramete acho muito pouco provável. Vou continuar acompanhando a questão por aqui e amanhã telefonarei ao laboratório para ver se a resposta-padrão deles mudou. Se a situação não tiver sofrido alteração nos próximos 15 dias, vou marcar consulta com meu psiquiatra e pegar receita pro Concerta, que nem sei se vai funcionar (uma vez, já tentei a Ritalina LA e simplesmente não surtiu efeito em mim).

    Vamos continuar pressionando em todos os canais, no mínimo uma resposta nós vamos obter!

    Abraço e boa sorte a tod@s,

    Max

    ResponderExcluir
  67. eu também registrei reclamação no reclame aqui e estou sem tbm.. gente, ano passado foi a mesma coisa! Como assim? Tenho prova daqui 3 dias e acabou, tomo ritalina há 4 anos e vira e mexe acontece isso.. sem comentários!!! (Ps. interior de Minas, perto de BH)

    ResponderExcluir
  68. Nem adianta procurar na Drogasil e na Drogaria Sao Paulo. Liguei na central de ambas em SP e nao tem nada !

    ResponderExcluir