sexta-feira, 22 de março de 2013

RITALINA EM FALTA NO MERCADO?






A leitora Thais, me mandou um comentário indignado sobre a falta de Ritalina comum no mercado das grandes cidades.
Anexou ao seu comentário links de queixas de vários usuários no site "Reclame Aqui", e justificativas, que ela chamou de vagas, do laboratório Novartis, que produz a Ritalina.
Ontem, num segundo comentário, Thais postou uma resposta da Novartis alegando problemas burocráticos para a importação do metilfenidato. Quem mora no Brasil sabe que essa justificativa deve ser verdadeira. Somos um país em que a burocracia é mais importante do que a vida. Mas a maior indignação de Thais, é o fato da Novartis ter priorizado a produção da Ritalina LA - muito mais cara - em lugar da Ritalina comum com o pouco Metilfenidato que entra no país.
Não sei se dei sorte, ou se a drogaria que comprei em Juiz de Fora tem um estoque maior, comprei Ritalina comum a cerca de dez dias sem problemas.
Em primeiro lugar, gostaria de pedir às pessoas que leem o blog e que estão conseguindo comprar a Ritalina nos grandes centros que postassem aqui onde estão encontrando o medicamento.
Em segundo lugar, não sei se alguém da Novartis já leu ou lê esse blog, em caso afirmativo, seria legal que a empresa postasse aqui um comentário, uma explicação ou uma justificativa sobre a ausência do remédio no mercado brasileiro.
Não estou aqui para execrar ou defender a Novartis - preciso do remédio tanto quanto a Thais e os outros portadores - mas nesses dois anos e meio que faço uso nunca tive problema em adquiri-lo.
Até entendo a opção da Novartis pela produção da Ritalina LA ( todas as empresas privadas do mundo precisam de lucros para sobreviverem e manterem os investimentos), mas para quem precisa diariamente do produto e não pode pagar, ou como eu, não se adaptou bem à versão LA é realmente alarmante.
Será que não teria como fazer uma parte LA e outra comum?
Ou será que a venda da Ritalina comum é tão menor que não justifica essa opção?
Se possível, gostaríamos de uma posição da Novartis a esse respeito e acho que um espaço como esse - exclusivamente voltado para quem possui TDAH - seria o local ideal para discutirmos essas questões.
Obrigado Thais por sua participação e informação.
Agradeço desde já àqueles que colaborarem com informações à respeito de onde encontrar a Ritalina comum.

NESSE ESPAÇO EU HAVIA PUBLICADO O NOME E O TELEFONE DA DROGARIA QUE EU COMPREI MINHA RITALINA NO MÊS PASSADO. MAS, INFELIZMENTE, JÁ NÃO EXISTE RITALINA EM JUIZ DE FORA. 
DESCULPEM-ME SE DEMOREI A ATUALIZAR ESSE POST.