sábado, 20 de outubro de 2012

25 COISAS SOBRE MIM. COM E SEM TDAH








Por sugestão do amigo Peregrino DDA fiz uma lista com 25 características minhas. Não sei dizer direito onde está ou não o TDAH, mas eu não seria eu sem a presença dele. Portanto ele deve estar em todas as 25 características.

1- Sou desatento. Não esqueço chaves, nunca perdi um celular; esqueço compromissos, consultas, lugares, pessoas...
2- Tomo banho longuíssimos, ali que eu sonho. Ali não sou eu - ou é o momento em que mais sou eu- não sou desse mundo, não existem dores, decepções e cobranças. Talvez por isso a conta de energia lá de casa seja tão alta.
3- Não posso ver uma loja vazia, para alugar, que logo imagino o que montarei ali. Mal consigo administrar minha micro loja e devaneio com mil outras empresas.
4- Não gosto de filmes, principalmente no cinema. Prefiro seriados, duram em média 40 minutos, portanto não me obrigam a ficar ali sentado por infindáveis 2 ou três horas.
5- Tenho alguns vícios: Café, Coca Cola, Sexo. Não necessariamente nessa ordem. Depende do dia, da hora e do lugar. E obviamente da companhia.
6- Sou extremamente democrático e liberal. Aceito quase tudo o que não prejudique ao outro.
7- Sou muito, muito, mas muito sarcástico.
8- Sou engraçado, divertido, simpático e alegre. E sou mesmo.
9- Sou um otimista inabalável. Mesmo quando estou pra baixo ainda acredito. Ou ingênuo, né! Prefiro otimista. rsrs
10- Sou de extremos: amo ou odeio. Mais odeio do que amo.
11- Tenho forte tendência a ser solitário, me enclausurar dentro de casa, ficar comigo mesmo.
12- Adoro livros, tanto em conteúdo como em forma. Meu sonho é ter uma livraria. Talvez eu fosse à falência pois não iria querer vender os livros que ainda não li.
13- Amo sorvete, chocolate, queijo, café e coca cola. Por isso estou bem acima do peso.
14- Adoro dirigir. Já pensei em ser motorista de ônibus rodoviário ou de carreta para viajar, viajar, viajar.
15- Sou um ex desorganizado em processo de organização. Já melhorei demais nesse quesito, quase não me reconheço.
16- Procrastino demais, mesmo com a Ritalina. Me cobro, me xingo, me policio; mas engano a mim mesmo e procrastino.
17- Sou um hedonista. Não consigo viver sem extrair prazer da vida por muito tempo. Uma vida continuadamente sem prazer acaba me levando a ações impensadas e, normalmente, catastróficas.
18- Odeio dormir! Mas odeio mesmo. Como dizia Machado de Assis: dormir é morrer provisoriamente.Durmo cerca de 5 ou 6 horas por dia e contrariado.
19-Não pretendo morrer. Mas também não faço exercícios, não caminho, não como verduras, nem me alimento de 3 em 3 horas e não vou ao médico fazer check up. Conto com a sorte e a benevolência Divina.
20-Acho que sou meio existencialista. A vida não traz surpresas, você colhe EXATAMENTE aquilo que plantou. E não interessa se você plantou TDAH, vai colher TDAHzinhos aos montes.
21-Adoro meu trabalho. Um trabalho que comecei aos 50 anos meio que sem querer e que hoje é o maior prazer que extraio da minha vida.
22- Amo água, principalmente do mar. Um dia ainda morarei á beira mar. Com certeza.
23- Minha infância foi muito parecida com a estória do livro " O menino maluquinho". Muito parecida mesmo. Inclusive eu era goleiro, atirava a mochila da escola pela janela, cantarolava e assobiava sem parar, e outras coisas que esqueci agora.
24-Sou altamente disciplinado para algumas coisas e completamente indisciplinado para outras. Mesmo meu sax, que eu amo, não consigo ser disciplinado. Quando toco sinto tanto prazer que juro a mim mesmo tocar diariamente, me aprimorar (aprender a tocar direito), uma hora por dia, no mínimo. Rá, quem dera.
25- Não sei se por causa do TDAH, sou um cara feliz. Acho que sonho tanto, viajo tanto, que não vejo que minha vida é ruim. As vezes nem é, né?
Obs.: Taí, Peregrino.

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Isa!
      Muito obrigado!
      E foi gostoso de escrever...
      Um abraço
      alexandre

      Excluir
  2. Foi muito feliz na lista de sintomas. Acredito que a maioria se identificará, sendo do tipo desatento, hiperativo ou misto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dr. Paulo André, um comentário desses vindo de um médico me deixa muito feliz e com a certeza de que estou no caminho certo, no caminho de divulgar essa doença que, apesar de contestada, não deixa em nenhum momento de dificultar nossas vidas.
      Mais uma vez obrigado por suas palavras.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  3. Gostei da lista, e como eu esperava ver, no meio, tinha reflexões e características individuais de sua parte, pois claro, os dedos de uma mesma mão não possuem o mesmo tamanho...rs

    Aqui umas nas quais me identifiquei mais...

    1- eu lembro por osmose.... eu sinto algo diferente quanto os espaço da chave ou do celular está vazio...

    2- Técnicamente, parece que o banheiro é o espaço de meditação e reflexão de todo homem...rsrsr

    7- Sou igual ao Chandler do "FRIENDS"... não perco chance de piadas inteligentes, (mas claro que deixo meu chefe de fora dessa)

    8- As vezes estou chorando por dentro, mas evito demonstrar e acabo sorrindo, pois tristeza apenas acaba com nossa imagem e afasta as pessoas, mas claro, no minimo metade do meu dia, realmente estou alegre

    17- necessito mesmo, um exemplo é que ninguem toca no meu sábado, ele é meu para eu fazer o que eu quiser com ele... se eu quiser dormir o dia todo, eu durmo.... sem contar que todo dia eu tenho que pelo menos assistir algo interessante...

    18- Eu tambem detesto, entretanto, assim como as vezes até como porque é necessário, eu tenho que procurar dormir direito, pois isso afeta meu humor no dia seguinte, se eu dormir menos de 7 horas, já noto diferença....

    24- No meu caso, eu alterno muito, pouquissimas coisas eu sou "sempre" diciplinado, como ser pontual e assiduo. Quanto ao prazer, eu tambem toco sax, mas as vezes eu tenho que me concentrar tanto em não errar, que vira mais obrigação...assim, nada de prazer, so sinto prazer quando improviso em casa..

    25- As vezes fico feliz por acabar esquecendo a memória que passou na minha cabeça que tinha acabado de me deixar triste....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado em primeiro lugar pela sugestão. O resultado ficou mais legal do que eu imaginava. E escrevê-lo foi uma delícia!
      A Ana Beatriz também fez a lista dela, vc já viu?
      É impressionante como temos coisas em comum, né mesmo?
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  4. Que legal! Farei minha lista em breve. Não se importam se eu usar CONTROL C / CONTROL V na maioria né? rsrsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossas vidas são CONTROL C/ CONTROL V. Nos repetimos e sofremos de maneira semelhante.
      Pode colar a vontade.
      Um abraço e obrigado pela participação.
      Alexandre

      Excluir
  5. bem, depois de ler e me identificar com 90% dos sintomas pensei em conversar com minha terapeuta...tenho uma filha tdah...mas vi que tb sou...nossa preciso respirar...boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Converse com sua terapeuta e faça os testes e não se desespere, o TDAH tem tratamento e você ao tratá-lo poderá melhorar muito sua vida e de sua filha.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  6. Já vi seu blog algumas vezes, entretanto, nada me chamou mais atenção do que sua lista. Não sei se é característa, pelo TDAH, mas sei lá. Pareceu demais com alguns comportamentos/devaneios que eu tenho:

    1- Sou desatento. Não esqueço chaves, nunca perdi um celular; esqueço compromissos, consultas, lugares, pessoas... (Sou um pouco desatento, mas nunca esqueci um celular, chave carteira. Entretanto, compromissos, pessoas, muito);

    2- Tomo banho longuíssimos, ali que eu sonho. (Tomo banhos muito longos, e geralmente ali estou sonhando - principalmente após conseguir minha aprovação em concurso público, pois sou concurseiro, além de estar no final do curso de Direito - e sempre sonho, sonho sonho, e ao sair, penso em como chegar lá, e dificilmente meus planos conseguem encontrar rumo... rs)

    4- Não gosto de filmes, principalmente no cinema. Prefiro seriados, duram em média 40 minutos, portanto não me obrigam a ficar ali sentado por infindáveis 2 ou três horas. (Até gosto de filmes, porém, pra me fazer assistir um, É UM SACRIFÍCIO TREMENDO! Só de imaginar, todo o tempo do filme, até eu começar a me interessar e tal, eu desisto. Tem pelo menos uns 15 filmes que me recomendaram e tá na minha lista "ainda verei" há uns 3 anos. E assisto muita série, principalmente as sitcom's de 20 minutos);

    5- Tenho alguns vícios: Café, Coca Cola, Sexo. Não necessariamente nessa ordem. Depende do dia, da hora e do lugar. E obviamente da companhia. (Sou VICIADO em coca-cola, obviamente em sexo, e principalmente em comer. Comer, comer, beber coca. Sexo, com a mulher, claro... rs Vício, demais!);

    6- Sou extremamente democrático e liberal. Aceito quase tudo o que não prejudique ao outro. (Sou assim, e quase sempre faço coisas pra próximos, mesmo contra a vontade, mas por talvez, ser uma 'boa pessoa'... se está a meu alcance, eu faço);


    8- Sou engraçado, divertido, simpático e alegre. E sou mesmo. (Sou o cara que junta o grupo pra me escutarem falar, o agregador, pois além de ser engraçado, simpático e divertido, modéstia a parte, claro (rs), sou extremamente inteligente - palavras da minha esposa e meus dois irmãos - )

    9- Sou um otimista inabalável. Mesmo quando estou pra baixo ainda acredito. Ou ingênuo, né! Prefiro otimista. rsrs (Claro. Fazem 5 anos que faço concursos. Nunca consigo estudar como devo. Esse semestre, com a ritalina, melhorei um pouco. Acredito que 2013 deva ser um ano. Desistir jamais! rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de esquecer lugares e pessoas, crio algumas. Uma vez cismei que o consultório de um médico era num determinado edifício e não era. Revirei o prédio de alto a baixo e, claro, não encontrei. Eu conseguia até ver o consultório, mas no lugar errado. kkkkk
      Faltou dizer isso.
      Alexandre

      Excluir
  7. continuando...

    11- Tenho forte tendência a ser solitário, me enclausurar dentro de casa, ficar comigo mesmo. (O "defeito" mais cobrado pela minha esposa e amigos: não saio de casa. É muito, MAS MUITO raro eu sair pra algum programa social, ou até mesmo ir na igreja. Trabalho, faço faculdade. Ponto. Nada melhor que meu sofá, minha tv, meu notebook, meu iphone pra me fazerem companhia - esposa, claro, rs - geralmente baixo filmes, séries e etc., e vejo com ela, e esse é meu programa 'pétreo');

    13- Amo sorvete, chocolate, queijo, café e coca cola. Por isso estou bem acima do peso. (Comer comer comer, salgados, almoço, mcdonalds, batata frita, sorvete de palito... é isso que eu gosto. Talvez seja fruto de uma depressão que tive, mas engordei 35kg nos últimos 4 anos. Ansiedade pura, que acabou virando prazer por comer - e beber minha nega, claro rs - );


    14- Adoro dirigir. Já pensei em ser motorista de ônibus rodoviário ou de carreta para viajar, viajar, viajar. (Apesar de ter pouco tempo de cnh - 4 anos - ADORO dirigir. Sempre vou pro litoral, pra andar pelas praias dirigindo, e já pensei em ser motorista, justamente por isso... rs)


    15- Sou um ex desorganizado em processo de organização. Já melhorei demais nesse quesito, quase não me reconheço. (Eu era desorganizado. Ao virar adulto, casar, e etc, talvez pela minha esposa ser muito desorganizada, virei um perfeccionista. Limpo a casa direto, lavo roupa, tiro o pó, tenho pavor de sujeira no meu chão... rs)


    16- Procrastino demais, mesmo com a Ritalina. Me cobro, me xingo, me policio; mas engano a mim mesmo e procrastino. (O que eu considero meu maior defeito. Eu sou um procrastinador de carteirinha, tudo fica pra ultima hora, levo tudo com a barriga. Tem vezes até que isso me prejudica. Deixo de pagar contas na data do vencimento pra deixar pra depois, deixo pra estudar de ultima hora, pago meus cartões atrasados, minha internet pago atrasada - a ponto de cortarem-na - Procrastino DEMAIS! Isso é um defeito que não sei como corrigir, mas queria seriamente achar um meio, porque eu sou exageradamente procrastinador... sei que devo fazer algo, mas não faço, pra deixar pra depois, simples... péssimo);


    19-Não pretendo morrer. Mas também não faço exercícios, não caminho, não como verduras, nem me alimento de 3 em 3 horas e não vou ao médico fazer check up. Conto com a sorte e a benevolência Divina. (Nem precisava comentar, mas só pra dizer que vivo assim também. Esse ano que começou a doer meus rins fui ver que era pedra, e comecei a tratar. Não faço nenhum tipo de exercício, me alimento desreguladamente nem nada. E sou gordo. E sou feliz. rs);


    20-Acho que sou meio existencialista. A vida não traz surpresas, você colhe EXATAMENTE aquilo que plantou. E não interessa se você plantou TDAH, vai colher TDAHzinhos aos montes. (Penso nisso, e sempre sei que vou colher o que plantar. Tô a 5 anos tentando entrar num concurso pra ganhar bem, porém sei que não estudo o suficiente, e ainda não fiz por merecer... mas acho que vai chegar minha hora);


    21-Adoro meu trabalho. Um trabalho que comecei aos 50 anos meio que sem querer e que hoje é o maior prazer que extraio da minha vida. (Adoro meu estagio. Ganho bem, faço o que gosto, rodeado por pessoas bacanas. Meu sonho é ser Juiz, e vou até lá);

    22- Amo água, principalmente do mar. Um dia ainda morarei á beira mar. Com certeza. (Moro no interior de SP. Mas em 2014 vou pra Florianópolis, com total certeza, eu adoro aquele lugar);

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, a maldita da procrastinação é o mais difícil pra mim. 50 anos procrastinando e mudar agora é uma luta enorme. O pior é que adio e o treco fica me martelando na cabeça, mas adio.
      Um saco.
      Alexandre

      Excluir


  8. 24-Sou altamente disciplinado para algumas coisas e completamente indisciplinado para outras. Mesmo meu sax, que eu amo, não consigo ser disciplinado. Quando toco sinto tanto prazer que juro a mim mesmo tocar diariamente, me aprimorar (aprender a tocar direito), uma hora por dia, no mínimo. Rá, quem dera. (Tenho meu violão, sempre prometo melhorar, mas nunca faço. Tenho meus estudos, mas nunca consigo me disciplinar pra eles. Tenho minhas séries, e sou altamente disciplinado com elas, bem como as atualizações do meu notebook, manutenções do meu carro... Mas pro maldito estudo, não consigo ser disciplinado...);

    25. Não sou completamente feliz. Mas acho que ano que vem vou ser. Vou mudar pro apto que queria morar, começarei num emprego novo, vou estar à distancia certa de pessoas próximas - que no momento são próximas demais - ... acredito que ano que vem vou poder dizer que "estou feliz" ...


    Sei que ficou grande, mas sei lá, me chamou a atenção demais sua lista de 25 coisas... rs

    Mas é um blog bacana, e acho que estarei mais presente aqui. Não é todo mundo que tem o que a gente tem, por isso as experiências são sempre boas de se compartilhar. E ajudas sempre bem vindas!

    Um abraço.

    Diego de São José dos Campos-SP


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego!
      Que legal que vc tenha gostado e se identificado.
      A verdade é que somos parecidos e a troca de experiências ajuda muito. Aprendo muito com os comentários e sugestões.
      Participe mais e não se preocupe com o tamanho dos comentários. Pelo menos eu leio todos, inteiros.
      Valeu a participação
      Abraços
      Alexandre

      Excluir