segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

6 SITES E BLOGS LEGAIS SOBRE TDAH






Ao sermos diagnosticados como portadores de TDAH, em geral, a primeira reação é mergulhar na internet em busca de informações sobre o transtorno. Existe muita informação de maneira esparsa e fragmentada e poucos sites e blogs específicos sobre o assunto. De tanto pesquisar acabei elegendo os sites e blogs de minha preferência. Listo-os aqui como forma de ajudar a quem se interessar pelo assunto.

BLOGS:

Alma Frenética

O blog Alma Frenética foi criado, segundo seu autor, para falar de TDAH. Com o tempo ele ampliou seu leque de assuntos mas os artigos sobre TDAH são originalíssimos. O autor aborda o tema de uma forma engraçadíssima. Chorei de rir (literalmente) lendo sobre o TDAH tentando contar carneirinhos ou as dicas de economia para um TDAH. Vale a pena!

Eu tenho TDAH, e agora?

O blog da Rita parece ter tido uma motivação muito parecida com a minha; desabafar, colocar 'no papel' toda a perplexidade com o diagnóstico. Muito bem escrito, alternando seriedade e risos. Seus textos (assim como os meus) parecem ter sido escritos pela mesma pessoa. Passamos pelos mesmos dissabores, sofrimentos e lutas. Confiram sua  estratégia de trabalho, muito criativa, típica de um TDAH.

SITES


Os sites sobre TDAH são sites de profissionais de saúde. Em geral são mais técnicos e abrangentes, possuem testes para auxiliar o diagnóstico e abordam as formas de tratamento.

ABDA

Este é o site oficial da Associação Brasileira do Déficit de Atenção. É o mais completo que conheci. Possui os testes diagnósticos, histórico do tdah, tratamentos, depoimentos (o depoimento deste link está em um dos meus posts) , artigos...
No meu caso, me deu uma informação valiosa, a única médica especializada em TDAH de Juiz de Fora. Me poupou tempo e dinheiro por não ter de buscar tratamento fora da minha cidade.
Site imprescindível para o entendimento do transtorno.

TDAH em foco

Ótimo o site da Dra. Evelyn Vinocur. Depois que aprendi a lidar com o site,  pricipalmente a desligar a musiquinha, os textos são muito interessantes, bem escrito e esclarecedores. Os textos sobre o isolamento do TDAH e sobre o casamento são muito bons; as dicas sobre como estudar são utilíssimas.

Universo TDAH


Excelente site. Assim como os outros possui os testes, tratamentos, dicas de livros, etc. Gostei muito da forma didática e esquemática com que aborda os assuntos. No tópico TDAH e adultos existem subtópicos como consequências, benefícios e relacionamento de casais. Muito bom, recomendo.

TDAH.net.br


Muito bom o site da Viviane Cornachini, psicóloga que se descobriu portadora. Além dos tópicos tradicionais sobre o transtorno, possui os espaços: Diário de uma desatenta, onde narra sua próprias peripécias e uma página com depoimentos chamada de Conte sua história. Vale a pena um excelente site.



Bem gente, é isso aí. Espero que gostem. A ordem dos sites neste texto não pressupõe melhor ou pior qualidade. Apenas eu precisava de relacioná-los e usei a técnica típica dos TDAH, ou seja, nenhuma.
Sei lá por que eles apareceram nessa ordem. Talvez por vontade própria.
Lembrem-se, esta é minha opinião, você pode amar ou odiar esta lista. mas não deixe de consultá-las. No mínimo, você vai aprender muito sobre sua vida ou sobre o seu TDAH amado.