domingo, 2 de março de 2014

O TDAH EM BUSCA DO IMPOSSÍVEL






Queira o impossível, sonhe com o inatingível, tente ser o que lhe é impossível ser, sonhe com soluções mágicas e tenha todos os ingredientes para sentir-se frustrado e deprimido. Assim como quase todos nós TDAHs.
Lembrei-me de uma mulher que conheci a muitos anos atrás. Não era uma mulher feia, mas estava longe de ser bonita. Um rosto comum, um corpo comum, bem abaixo dos padrões das mulheres 'gostosas' do Brasil. Um tipo de mulher que não chamava a atenção quando passava. Mas uma mulher inteligente, boa de conversa, divertida, mas sozinha. Sempre só, no sentido de sem namorado ou marido, ou mesmo 'ficante'. Essa moça tinha uma maneira de manter-se sozinha; ela só queria os homens ricos, bonitos e badalados da pequena cidade em que vivia. Seu comportamento era a maneira certa de ficar sem namorado, ela não era o tipo de mulher que esse tipo de cara quer. Sobre eles, 'chovem' mulheres bonitas, gostosas e ricas, e minha amiga não era nada disso. Resultado, está sozinha até hoje. Eu nem fazia ideia do que era TDAH, nem jamais havia ouvido falar; ela não tinha nenhuma das outras características da doença, mas serve para ilustrar o que quero dizer: procurar aquilo que está fora da sua realidade, aquilo que dificilmente você poderá ser, ou vir a ser.
Nada mais TDAH do que sonhar em ser um prêmio Nobel de Literatura sem ter escrito um livro sequer. Ou sonhar em ganhar na mega sena sem jogar; ou sonhar em ser lindo como o Brad Pitt, tendo espelho em casa e sabendo que não é; sentir-se frustrado por não falar inglês, mas jamais ter se interessado em estudar o idioma.
Claro, todos - TDAHs ou não - temos um delírio aqui outro ali; sonhamos com a mulher ( ou o homem) inatingível; sonhamos com aquele iate espetacular que vimos na reportagem; mas, no nosso caso é diferente, o que sonhamos é inatingível, mas nos frustra.Passamos anos sonhando com o que no íntimo sabemos ser impossível, principalmente por que não construímos nenhuma ponte naquela direção, mas não atingi-lo, não conquistá-lo é motivo de frustração e baixa auto estima.
Agora, na TV da sala, passa o filme Tranformers, a concretização do que digo: um garoto compra um carro velho, caindo aos pedaços, mas ele é meio mágico, ele é um Transformer bonzinho mas abandonado, e que coloca um garoto medíocre no centro de uma aventura sensacional e ele vira um herói. E de quebra deve ficar com a moça linda e badalada que lhe parecia inatingível.
Ai meu Deus, por que o senhor não me dá um carro desses? Mas não, meus carros velhos só me trouxeram problemas,despesas e frustrações.
A vida não tem surpresas; você só atinge aquilo a que se habilitou a atingir. Nada mais. Até mesmo a sorte na mega sena, você só a terá se jogar. Eu sonho em ganhar SOZINHO, na mega sena, mas não jogo. Quem sabe um dia encontro um cartão premiado caído na rua. Fácil, né?
Ainda mais fácil é sonhar em acordar pela manhã livre do TDAH; sem remédio, sem terapia, sem coaching, nada. Apenas amanhecer curado.
Ponto para a frustração...

21 comentários:

  1. Ponto para a meditação...
    Ponto para a organização...

    Meditação = Organização de pensamento e comportamento.

    ResponderExcluir
  2. Trecho da biografia de Isaac Newton, na qual é relatado a notícia de que ele deveria largar os estudos e voltar para a fazenda da sua família e lá trabalhar, coisa para a qual ele não havia nascido, e que, por isso, vivia absorto e teve que ir à polícia por causa de um acidente que ocorrera por uma distração sua.

    Estou postando este site, pois se trata mais de uma distração comum em quem é superdotado, mas que pode ser considerado TDA-H por algum psiquiatra ou psicólogo que não é especialista no assunto.

    Link: http://www.biografiaisaacnewton.com.br/2013/12/Isaac-Newton-tem-seus-estudos-interrompidos-O-genio-volta-para-o-campo.html

    E aqui abaixo, posto um link de um vídeo em que o jovem Psicólogo Thiago André trata dos dois assuntos. É um vídeo curto, de 2:21 min.

    http://www.youtube.com/watch?v=5tSvh287RkQ

    Recomendo que assistam à Palestra on line dele, caso se identifiquem com o assunto:

    http://www.youtube.com/watch?v=_32kUgqogYo

    Além, é claro, de assinarem o canal e curtirem sua página no facebook (na verdade não sei bem se é dele ou se só dele e mais alguém):

    https://www.facebook.com/superdotacao


    ResponderExcluir
  3. Oi Alexandre!
    Brilhante post, como sempre!
    Sabe, ano sei se acontece isso com você também, mas eu construo a ponte entre o real e o imaginário, contudo não tenho energia física e mental suficiente para atravessar a ponte inteira.
    A frustração é enorme, chego tão perto, mas não consigo manter o rendimento.
    Acho q de tanto achar que meu cérebro de fusca é uma Ferrari, acredito realmente que posso ser uma Ferrari... Só que aí a velocidade conheça a diminuir tanto que nem fusca mais consigo ser...
    É um esforço mental tão grande e tanta persistência que sonho que irei alcançar minha meta, mas mesmo qdo chego lá não posso usufruir o sonho pq já não tenho mais motor...
    E está ficando cada vez mais duro lidar com isso...
    Abraços,
    Aline

    ResponderExcluir
  4. Esse é o meu problema, fico colocando metas impossíveis, e depois quando não dá certo fico me sentindo a pessoa mais fracassada do mundo.
    Mas nunca perco as esperanças.
    Cecília

    ResponderExcluir
  5. Rafael P escreve:
    Graaande Alexandre!
    Dei uma sumidinha. Como parte do meu Planejamento nada estratégico TDAHziano, mudei mais uma vez de trabalho. Mas desta vez foi bastante pensado. kkkk. Estou me adaptando a trabalhar algumas horas a mais por semana. aiai
    Bueno, se não fosse o tratamento já teria trocado umas 3 vezes no mesmo período em que fiquei em 1 trabalho. Brincadeiras a parte, gostei demais do seu post anterior sobre a Ritalina, mas especialmente este aqui. Eu também fiquei vendo o tal filme. Não me perguntem nada sobre ele porque só estava olhando e pensando em outras coisas. Filme ótimo para decolarmos nos nossos pensamentos mais criativos e viajantes na maionese.
    Mas enfim, eu só comecei melhorar mesmo minhas comorbidades depois de conseguir abaixar minhas expectativas sobre as coisas. Não projetar o impossível, pois nunca será atingido mesmo e principalmente tentando fazer uma coisa de cada vez e não começar tudo ao mesmo tempo e não terminar nada. Dá uma sensação estranha de não estar fazendo nada, mas agora começando e terminando uma mesma tarefa, sem começar outra ao mesmo tempo tira muito desta frustação que eu tinha antes de fazer tudo e não entregar nada. Ainda estou num ritmo de construir pinguelas (pontes pequenas de madeira, pra quem não conhece), me sinto lento demais e estou trabalhando até 10 horas por dia direto. Não me lembro de ter trabalhado 3 horas direto até muito pouco tempo atrás. Claro que daqui a pouco vou diminuir o ritmo, sendo apenas uma fase. Falar isto para quem não tem TDAH é uma tarefa dificil, mas só nós entendemos o que é tentar focar em algo objetivo e concreto com 2 pessoas conversando ao seu lado... queremos morrer ou matar alguém. Hoje tenho isso, as custas somente de medicamentos que não causam mais nenhum efeito colateral em mim. Todos os dias são igualmente chatos, mas estão sendo bem produtivos. Fiquei meio com saudade no começo das minhas viajadas na maionese, mas agora elas não me fazem falta nenhuma. Estou justamente colocando objetivos pequenos e de curto prazo para que possa atingi-los. Isso aprendi muito aqui no Blog, com você, Maria Bonita, Walter e tantos outros. Este espaço virou meu Guia para Sobrevivencia ao TDAH. A minha mega sena já ganhei --> Ser diagnosticado e tratado nos conformes! Mas temos que ajudar o destino, pois não adianta achar o bilhete premiado e não saber o que fazer com ele. E não adianta reclamar, praguejar contra o TDAH. Ele existe sim e nos acompanhará por muito tempo......

    Um forte abraço!!
    Aproveite o feriado.
    Rafael P.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. grande parte dos q tem tdah se sentem assim.é claro q existem exceções,mas é minoria.essa exceção ñ deve ter tdah moderado ou grave,e alem disso tem inteligencia bem acima da media ou outros talentos,e conseguiu se dar bem em uma area,mas é minoria. alias, da população ja é minoria,da que tem tdah é menor ainda essa minoria. e esse que conseguiram algumas coisas tiveram q se esforçar mais do q teriam se ñ tivessem tdah.

      Excluir
  7. Gente, me tira uma duvida: quanto tempo ritalina leva pra fazer efeito? pois to tomando faz quatro dias e senti efeito minimo,me sinto mais calmo,mas a distração ainda continua,justo o q eu ñ qria q continuasse.Se eu continuar tomando,vai ficar assim ou vai melhorar um pouco mais ainda,ou seja,vou ter mais atenção com o tempo e talz?
    Detalhi: tomo ritalina de 10mg, a normal,q dura ñ sei quanto.Me falam q é 12 horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ritalina não funciona com 100% das pessoas. Parece que há um percentual de 15% das pessoas que não se satisfazem com ela. Eu mesmo não senti efeito algum, tomando meio comprimido de manhã e a tarde, durante 20 dias. Daí o médico me receitou outro, que começou a fazer efeito.

      O seu caso pode ser esse, mas também pode ser que a dose esteja baixa. É assim mesmo, volte ao médico e combine com ele e veja se ele solicitará uma dose maior ou se pedirá para trocar o remédio.

      A Ritalina que você está tomando tem um efeito em média de 4h (3 a 5). Existe a Ritalina LA e o Concerta, que são Metilfenidato também, mas com mais miligramas, porém o remédio é solto no organismo de forma mais lenta, durando as tais 12h que você disse que te disseram, rs.

      Pergunta: você está fazendo terapia? Não confie apenas no remédio. As conversas com o psicólogo são importantes, e, detalhe, não vá em qualquer um, mas em um que entenda do assunto. É muito arriscado ir em um que não entenda muita coisa.

      Excluir
    2. Eu me esqueci de citar outros remédios, como o Venvanse, que é outro composto que não o Metilfenidato, mas que está fazendo "sucesso" por que funciona bem também. O problema ainda é o preço, e o Cocerta e a Ritalina LA também são bem mais caros, pois a tal fórmula mais lenta possui excipientes preparados para a longa liberação do remédio (princípio ativo).

      Excluir
    3. Meu amigo, eu uso o LA 20mg, no site da Novartis agente se cadastra e fica com direito a compra nas farmácias cadastradas a Ritalina com um desconto bom

      Excluir
  8. Então,estou tomando ritalina,e hoje foi o quinto dia.Me senti mais calmo e concentrado finalmente,mas ñ como antigamente.Tomei quando tinha 15 anos,e por uns 6 meses,lembro q melhorei muito,mas ñ sei se foi mais perto do fim que melhorei e só me lembro disso,ou se a ritalina ñ faz mais efeito como antes agora.Talvez seja por serem os primeiros dias,ja q falam q leva uma semana pra fazer efeito ou duas semanas.Mas enfim,quanto aos outros medicamentos,pra mim acho que fica muito caro.E quanto a psicologos e terapia cognitivivo comportamental,ainda ñ faço.Quando tomava anteriomente fazia uma vez por semana,mas agora ñ faço mais. ñ sei se isso faz falta.abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente se prender cada vez mais à realidade. Demora um pouco, mas os resultados vêm, quanto mais intensos são os exercícios.

      Primeiramente atente-se para o fato de que Nossa mente atua no presente. Tudo o que se passa dentro de nossa cabeça são apenas coisas virtuais, não reais, planejamentos e lembranças, ou seja, Futuro e Passado, porém não reais.

      Estamos sempre planejando coisas, preocupados com o futuro, ou cheios de passado na cabeça, às vezes lamentando os erros, às vezes apenas sentido o prazer da lembrança de um tempo ou alguma memória boa.

      Excluir
    2. Para se prender mais ao momento, dar mais atenção aos seus sentidos. Meu psicólogo viva falando de respiração, também. Não sei até hoje a importância disso. Mas se o cara que é especialista no assunto disse isso, então eu relevei.

      Os sentidos são bons de se prestar mais atenção pois eles acontecem no presente, no local onde você se encontra.

      Se estiver na sala, você possui o tato, que não é só na mão, você está encostando em algo no momento, sentindo a temperatura, mas é para focar na área de contato.

      Tente fazer isso, FOQUE NA ÁREA DE CONTATO, e veja se pelo menos por um instante você se sentiu NO LUGAR!

      Esse é o começo, pois gera uma esperança de que você tem capacidade para estar consciente do que está ocorrendo no momento.

      Excluir
  9. Uma das declarações mais marcantes de Otto Rank foi a sua crença absoluta na singularidade de cada ser humano. A declaração mais citado do seu diz precisamente: "Será que as pessoas nunca aprendem ... que não há outra igualdade possível que o igual direito de cada indivíduo a tornar-se e ser ele mesmo, o que realmente significa aceitar a sua própria diferença e tê-lo aceito por outros. "

    ResponderExcluir
  10. Tem um povo idiota ai do espiritualismo dizendo que os "maias" previram que seres iluminados (portadores da luz) vão se despertar depois de 2012, e que hoje vivem em estado de auto-destruição, e quando houver esse despertar em massa, eles vão se tornam quem eles são.

    e que seres da mesma "especie" são tidos como genios, avatares (einstein, buda, jesus, john lennon, thomas edson)

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    e agora tão dizendo q são os TDAH´s esses seres, e que haverá uma grande revolução mundial.

    pqp, quando idiotisse...

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o Segredo da Vida tá em seguir sua Intuição e fazer o que seu Coração manda! Não se importando com as opiniões alheias, cumprir sua missão e fazer o bom trabalho.

      Excluir
  12. Ritalina tem efeitos sobre o o coração no inicio do tratamento? tomei e senti uma leve dor no 6 dia q tomei,q durou nem 3 minutos.ja tinha sentido em outras situações antes de tomar ritalina.A q tomo é a de 10mg, a comum,ñ LA. Enfim,vale a pena continuar tomando? eu ñ sou de correr muito e praticar exercícios,ja vi pesquisas q dizem q a ritalina aumenta o risco de efeitos cardíacos,mas tb q era mínimo,oq acham? algum de vcs teve isso? pois no 6 dia tive,mas muito fraco.E no 5 dia uma leve enxaqueca,mas tb muito fraca.

    ResponderExcluir
  13. De boa seus textos são muito longo, como um verdadeiro TDAH não tenho paciência de ler nenhum...

    ResponderExcluir