domingo, 15 de julho de 2012

ISSO QUE É TRATAMENTO DE TDAH!





Eu sou um privilegiado!
Responda sinceramente, quantas vezes seu médico entrou em contato com você preocupado com seu estado de saúde, ou sua psicóloga - ou a coach no meu caso  - acompanha atentamente sua vida ao ponto de comentar seus comportamentos?
Pois eu tenho essa sorte.
Tanto minha médica, Dra. Valéria Modesto, quanto minha coach, Luciana Fiel, são assinantes do meu blog e raramente deixam de fazer um comentário ou mesmo me dar um puxão de orelhas quando preciso.
Há cerca de um mês a Dra. Valéria me 'convocou' para uma nova consulta, o teor de um dos meus posts deixou-a em alerta. Eu cheio de serviço e com uma certa preguiça andei procrastinando e não marquei a consulta. Essa semana , na manhã seguinte ao meu post anterior (sobre os biscoitos que 'jamais' havia experimentado) recebi um email dela preocupada com o desenvolvimento do meu tratamento e praticamente exigindo minha presença no seu consultório. Confesso que fiquei até um pouco envergonhado. É o cúmulo da TDAHzice procastinar a consulta da médica de TDAH. Que vergonha!
Mas esse é apenas um detalhe. O que me levou a escrever esse post foi a atenção da Valéria e da Luciana com seus pacientes. Não sei quantos possuem um blog que elas acompanham, mas sei que esse é o seu diferencial, o atendimento pessoal, humano. O que todo tratamento de saúde deveria ser.
A criação do programa Mente Confiante é um exemplo disso. Mensalmente a Dra. Valéria e a Luciana reúnem seus pacientes e familiares para discutirmos juntos os sintomas, os tratamentos e as estratégias para enfrentarmos juntos o TDAH. É uma injeção de ânimo, de força no coração de cada um de nós. Participei da primeira reunião com cerca de meia dúzia de membros, na última deveriam ter umas setenta pessoas. Espero, sinceramente, que essa forma de enxergar seus pacientes se dissemine por este país tão marcado pela medicina impessoal e mercantilista.
Não estou aqui fazendo propaganda de nenhuma das duas, apenas enalteço uma forma diferenciada e humanizada de atendimento. Através dos meus posts a Dra. Valéria e a Luciana acompanham minha caminhada de TDAH e interferem quando julgam necessário.
Realmente é um privilégio e eu agradeço às duas por isso.

4 comentários:

  1. Oi Alexandre, eu acho que pode ser propaganda sim. Eu faço propaganda de tudo que me vale a pena. Se sua médica e sua coach são tão presentes e atentas a seus clientes, elas merecem sim sua admiração e a divulgação dos trabalhos realizados. Como vc mesmo disse, vc é um privilegiado por ter encontrado profissionais deste gabarito. Agora o seu post dos biscoitos, independente da falta de lembrança, foi uma provocação a todos nós que te acompanhamos. Minha vontade foi de pegar o carro e ir a JF procurar por essa casa e me fartar dessa variedade de biscoitos. Vc pegou pesado com a gente(rs).
    Abração e nao desanime, nós estamos aqui tb pra isso. Te dar força!
    PCesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, PC. Tudo bem?
      Cara, elas são o que a medicina deveria ser; um instrumento para melhorar o ser humano, claro que merecem e devem ganhar dinheiro. Mas o médico cuida de seres humanos e, muitas vezes, esquecem isso.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  2. Tenho uma pergunta,
    Para ser diagnosticado como TDAH a pessoa precisar ser um desastre acadêmico? Não basta ser um desastre na vda amorosa, financeira e Profisional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade você precisa se enquadrar em alguns comportamentos característicos do TDAH, e esses comportamentos devem ser acentuados o bastante para prejudicar sua vida, não importa em que área.
      Acesse o site da Dra Valéria - valeriamodesto.com, lá tem um teste que te dará uma noção de seu diagnóstico. Mas o ideal é uma consulta com um neurologista ou psiquiatra especializado em TDAH para que vc inicie seu tratamento o mais breve possível.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir