domingo, 10 de abril de 2016

TDAH TUDO OU NADA








Já recebi vários comentários em que as pessoas dizem que gostariam de ter um blog, mas sabem que não terão disciplina para mante-lo por muito tempo.
Nada mais TDAH... Mas não falo da falta de disciplina, mas do desistir antes de começar.
A vida é hoje!
O amanhã VOCÊ vai construir hoje.
O TDAH é isso, auto sabotagem pura. Sua mente usa o futuro para destruir o presente. Quando você imagina que DEVERÁ ter um blog pelo resto da vida, dá um desânimo... Aí você nem começa.
Onde está escrito que um blog deve ser eterno? Um blog deve durar o tempo que seu autor achar que deve; ou que tem o que dizer.
O exemplo do blog é para ser estendido para a vida toda.
Imaginar uma faculdade que dure cinco anos é uma tortura.
A vida é para ser vivida e não medida...
Claro que faço o mesmo. Não sou mais ou melhor do que ninguém aqui. Sou um TDAH.
Só que passei a analisar tudo o que faço, tudo o que penso e tudo o que NÃO faço.
E pensando no que as pessoas disseram sobre criar um blog acabei por dar na minha própria vida e minha própria auto sabotagem. No princípio desse ano desisti de voltar a estudar quando soube que o curso de eletrônica tem aulas de segunda a sexta feira, de 18:40 às 22:20. Por dois anos. Me pareceu uma eternidade..
E nem é.
Usei minha idade avançada para me imaginar cansado para empreender essa jornada interminável.
Que peso imaginei na minha vida; arrastar-me por esses intermináveis dias de aula. Posso até ver minha imagem, um espectro; esgotado pelo esforço descomunal.
Claro que usei também a desculpa da crise, desembolsar toda aquela grana faria muita falta ao meu orçamento.
E aí perdi mais um ano; não dá pra iniciar no meio do ano.
Eu não percebi. Eu não analisei essa decisão pelo crivo do TDAH.
E me ferrei de novo!
Só me resta agora vir ao blog e me lamuriar por mais essa derrota, essa perda... E claro, ficar uns dois meses paralisado me auto flagelando e com pena de mim mesmo.
Ou então buscar alternativas. E é nisso que estou pensando: se perdi um ano no curso de eletrônica, posso usar parte desse tempo para fazer um curso de manutenção de notebooks, ou impressoras.
É isso que vou fazer. Não é o ideal, mas é mais produtivo do que ficar me punindo ainda mais.
O TDAH que me derruba é o mesmo que me dá forças para me reerguer.
A vida não precisa ser tudo ou nada; existem milhões de alternativas, milhões de caminhos. Por que não podemos fazer um blog com um único post? Ou dois... Ou três...Sei lá, quantos você quiser. Mas faça alguma coisa.
Depois eu conto no que deu...


20 comentários:

  1. Adorei o incentivo!!!! E parabéns por focar em novos caminhos e não nas derrotas....AH! Tenho um blog e hj já tinha desistido de trabalhar nele (trabalho na madruga), pq supostamente deveria acordar cedo pra fazer um monte de coisa...enfim...ia acabar dormindo pouco e acordando cedo do mesmo jeito, só que por ter ficado vendo tv até tarde.
    Comecei a ler seu post, que achei no grupo do Face, e dei um pulo do sofá na hora, liguei o computador, vim terminar de ler o post e agora vou trabalhar....Obrigada por esse post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabeça de Cachos ^_^ *__________________________*
      Encontrei seu blog há uns 2 meses atrás, em minha busca por blogs sobre tdah em modos operandi em 2016 ^_^, eu estou em fase de diagnóstico, só pra saber o nivel de cada transtorno que eu tenhoooo kkkkkkkkkk, pq por falta de um eu to com supesita de 3: Ansiedade + Tdah + Transtorno de Humor/Bipolar. Adoro seu blog e estava com saudades de post novo, mas eu entendo e como entendo a ausência, tenho um blog também, que está a traças e eu to loka pra voltar a postar...

      Um abraço ^_^

      Excluir
    2. E aqui vou contar um segredo pra vocês, Joice e Palluh: Desisti de fazer qualquer curso na área de eletrônica. Vou me dedicar ao blog e às minhas historinhas infantis voltadas para o TDAH e às diferenças.
      Pronto, falei!
      Obrigado

      Excluir
  2. Bom dia, Boa Tarde, Boa noite:
    uma coisa não tenha medo de rabiscar as paredes, colar vários post its nas paredes anotas coisas em agendar utilizar softwares de organização como o todoist, as pessoas vão achar estranho mas isso não importa você precisa encontrar a melhor maneira de viver não deixe as criticas e preconceito te atrapalharem. ;D

    ResponderExcluir
  3. Pior que o "estranhismo" dos outros é você deixar de comparecer naquela reunião, ir consulta no medico/dentista consertar seu carro. o importante é cumprir as tarefas

    ResponderExcluir
  4. por isso eu uso todoist.com escrevo nas paredes na mesa, na mão no celular, em qualquer lugar pois sei que minha memoria vai falhar e me deixar na mão então tento ser mais rápido que ela.

    Inclusive para quem quiser o todoist é gratuito, um gerenciador de tarefas pessoais maravilhoso e simples de usar para celular e computador.

    ResponderExcluir
  5. Boa sorte Alexandre esse tipo de atitute é do que nós precisamos, e você vai conseguir olha esse blog e as pessoas que te seguem e mudam suas vidas eu sou uma delas, obrigado. E continue siguindo em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Valter! Fico muito feliz que possa ajudar de alguma forma.
      Abração!

      Excluir
  6. Olá Alexandre, aproveitando o gancho do comentário que fiz para a Joice de Sá, já vai fazer uns 4 meses que eu acompanho seu blog e vem me ajudado muito, a me compreender melhor e ver que muitas vezes nos seus textos eu encontro a história da minha vida, ainda estou em fase de diagnóstico, mas estou lendo muito, muito, muito a respeito de todos os transtornos que andam me rondando rsrsrs, estou lendo seu blog por ano, e pelos posts atuais, ainda estou em 2012. Sempre que posso dou um pulo por aqui, seus textos são fantásticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Palluh, obrigado! Ando bastante afastado, ou andava. Decidi voltar a me dedicar ao blog, faz bem pra mim tanto quanto a vocês.
      Um abraço

      Excluir
  7. Sempre brilhante em suas postagens!

    Gostaria de te agradecer por remar contra a corrente do TDAH e sempre escrever. Nos dá ânimo e também conhecimento.

    Foi lendo essa postagem que criei coragem e criei um blog também, hoje!! Não sei se serei disciplinada, mas o primeiro passo eu dei.

    Segue o link, quentinho, saído do forno rsrs

    http://tdah-umaddanomundodalua.blogspot.com.br/2016/04/mas-por-que-um-blog-nunca-me-imaginei.html

    Ah, boa sorte e persistência no novo curso!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érita, já estive no seu blog e gostei bastante. Não se cobre, use-o como a uma terapia, escrevendo nos conhecemos melhor. Vale a pena se for espontâneo, do contrário vira obrigação e fardo.
      Abraços

      Excluir
  8. "A vida não precisa ser tudo ou nada; existem milhões de alternativas, milhões de caminhos.". Você disse tudo, e essa é exatamente a minha visão de mundo. A vida é uma coisa única e nossa, e tem muita coisa a oferecer! Não adianta querer se espelhar muito nem se comparar às pessoas ditas "normais" porque isto só nos causará mais tristeza.
    Eu já tinha um blog onde eu extravasava toda minha criatividade com textos, desenhos, reflexões chamado http://comdefeitodefabricacao.blogspot.com/ mas nunca um especialmente sobre meu problema pessoal com o TDAH (e com o daltonismo, esse de menos rsrs); vendo este seu blog, tomei ânimo e recentemente criei um novo, aliás, suas reflexões me auxiliaram muito em momentos ruins que passei, obrigado por expor suas ideias. Eis o endereço do meu blog:
    http://tdahdaltonico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, você enxerga a vida, realmente, de outra maneira. Vou ler seu blog, deve ser um aprendizado muito legal.
      Abraços

      Excluir
  9. Não sei se vocês já passaram pela experiência de usar a Ritalina ou o Venvanse, mas pelo menos comigo, mais especificamente o Venvanse, tive outra qualidade de vida para executar as tarefas que eu tinha que fazer. O Venvanse me deu uma energia e uma capacidade de "sair do lugar" que eu nunca tinha experimentado antes. Me sentia o tempo todo como se estivesse motivado para fazer qualquer coisa que fosse preciso fazer.
    Atualmente estou 6 meses sem o Venvanse ou a Ritalina e sinto falta. Voltei ao marasmo de antes de usar o medicamento.
    Não acho que é dependência química. É a constatação de que o medicamento realmente faz efeito para quem precisa.
    Alex - Goiânia - liberdadedez@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola só um duvida quanto tempo você usou o venvance?

      Excluir
    2. Oi Alex! Já usei os dois e gostei mais da Ritalina. O Venvanse me deu um efeito estranho, eu me sentia fora de mim. Como se assistisse a vida pela janela; ou num filme.
      Muito estranho

      Excluir
  10. Tenho um Blog , desde que tive o diagnóstico, e até hoje ainda posso dizer que o tenho. Não como deveria ser , com postagens regulares, mas da maneira que é possível , em momentos de aflição ou quando dá saudade. Pra mim não é uma obrigação e esse que se o faz tão querido , porque posso tomá-lo , esquecê-lo, cuspi-lo e engolir novamente. Ele é meu mas também é nosso porque está na rede. Somos uma rede, conectados por nossas dificuldades e mas estamos aqui pra dizer não à fatalidade da projeção que nos persegue. Penso em seis coisas impossíveis antes do café da manhã, mas pode ser antes do jantar também ou então pro outro dia. Sempre caímos na mesma armadilha da procrastinação. Agora mesmo deveria estar estudando ou fazendo um das milhares de tarefas e obrigações que me rondam , mas parei tudo para visitar o meu Blog e do meu querido amigo Alexandre. Obrigada por compartilhar suas palavras conosco, nos motivando e nos mostrando que não estamos sozinhos nessa. Um Abraço. Alice.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, gostaria de uma dica,se devo comentar com meu namorado a respeito do blog,ou isso vai ontraria-lo,por saber que to sabendo tantos detalhes dele? Foi ele mesmo que me falou da doença,mas não se aprofundou no assunto,só falo que tem. E hj estamos brigados e percebi que foi o tdha quem agiu por ele. Obg

    ResponderExcluir