O CANSAÇO INVISÍVEL DO TDAH: POR QUE O ISOLAMENTO SE TORNA UM REFÚGIO



Uma pessoa sentada em uma sala tranquila, cercada por uma bolha de luz suave que a protege de sombras externas que representam ruídos e cobranças.




O Esgotamento da Performance Social

Em conversa com a leitora do blog, amiga querida e irmã de TDAH, Emily, ela me disse uma frase marcante:

"É por isso que hoje eu ando mais isolada , pq as minhas batalhas internas já me cansam o bastante pra estar travando batalha com outras pessoas. "
Na hora eu disse a ela: isso dá um post. Vamos a ele...

A mídia fez o desfavor de reduzir o TDAH à falhas de memória, desatenção e correlatos. A quase totalidade dos novos leitores desse blog se surpreendem com a quantidade e complexidade do que passamos por causa do TDAH. 
Qualquer relacionamento com pessoas, desde os mais superficiais, exige atenção, disponibilidade, paciência... E isso gera desgaste. As pessoas cobram atenção, cobram presença, exigem isso e aquilo. Quando você já tem um histórico de lutas internas para controlar a impulsividade, a desatenção, a insegurança, o sentimento de inferioridade, o desânimo, a procrastinação, a insatisfação constante... Qualquer cobrança, qualquer pedido de interação gera irritação, que gera desgaste, que gera vontade de sair correndo e abandonar tudo e todos. 

O Isolamento como Estratégia de Sobrevivência

Resultado, passamos a evitar as pessoas. Evitamos sair de casa, evitamos caminhos onde há maior probabilidade de encontrar conhecidos, deixamos de responder mensagens ou retornar ligações. Não é por não gostar das pessoas, é pelo cansaço interno que trazemos ao final de cada dia lutando contra nós mesmos, contra o TDAH e contra a gigantesca possibilidade de cometermos alguma besteira grave. 

Além da "Distração Engraçadinha"

E ainda riem de pequenas distrações, nomeiam de TDAH uma pessoa um pouco mais distraída. A distração é a parte fácil do TDAH. 
E por isso nos isolamos, sozinhos podemos nos concentrar nas lutas internas, no autopoliciamento sem nos preocuparmos em ser educados, gentis e disponíveis. 


Leia Também:

​O TDAH que Fala Baleiês: Sobre a necessidade de compreensão e o direito ao erro.

​TDAH, Uma Bomba Relógio Desarmada: Como a pressão do tempo e das expectativas gera explosões.

A Paz do Diagnóstico: Ao contrário do que se pensa, o diagnóstico de TDAH traz paz. 


O impacto social e o isolamento são temas recorrentes na saúde mental de adultos com o transtorno. Veja como lidar com a fadiga social na ABDA: Associação Brasileira do Déficit de Atenção. 

Comentários

Postagens mais visitadas