segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

O TDAH E O TERRORISMO





Você seria capaz de matar por uma causa? Por sua crença?
Não sei responder com certeza...
Trabalho a cerca de seis meses com um jovem portador de TDAH diagnosticado e não tratado. Essa convivência tem sido um verdadeiro laboratório para mim pois me reconheço em vários de seus comportamentos. Já iniciei um post sobre isso, mas parei por causa do atentado ao Charlie Hebdo.
Meu colega Jonas é um xiita evangélico e eu já afirmei várias vezes que se ele fosse muçulmano já teria explodido dezenas de pessoas.
Há poucos anos Jonas era um roqueiro Hard, dark, daqueles que frequentam cemitérios, bebem até cair e se divertem agredindo os outros gratuitamente. Seu comportamento destrutivo rendeu-lhe o sugestivo apelido de 'Morte'. Jonas pesava na época quase cento e noventa quilos e, sei lá por quê, decidiu entrar numa academia para emagrecer. Passou a frequentar a academia quatro horas por dia, malhando até quase a completa exaustão. Emagreceu quase cinquenta quilos.
Virou evangélico, abandonou a bebida, os cemitérios e as agressões. Hoje afirma que vai casar-se virgem, só ouve música evangélica, tenta diariamente me converter (inutilmente) e à todos que cruzam seu caminho; duas ou três vezes por semana dorme na Igreja que frequenta e já virou a madrugada ajudando a pintar sua Igreja e a casa do pastor, indo trabalhar insone na manhã seguinte.
Tamanha intensidade e entrega me fez fazer esse paralelo: teria o Jonas coragem de matar por sua Igreja, crença, pastor?
E aí veio a extensão: eu, você, os portadores de TDAH, teríamos coragem de sair explodindo e atirando em quem agredisse nossas verdades?
Quanto mais eu penso, mais acredito que sim, eu poderia fazer isso na minha adolescência. A maturidade nos traz uma tranquilidade, um medo, uma tolerância inexistentes na juventude. Hoje não, talvez eu escrevesse um protesto, participasse de uma passeata (se ela passasse na porta da minha casa, rsrsrs), esbravejasse um bocado, mas nada além disso.
Mas a soma de adolescência, TDAH e fanatismo gera verdadeiras bombas relógios humanas
Somemos à isso essas reportagens tendenciosas, esses pseudo médicos anti TDAH, essa desinformação que grassa em nossas escolas e teremos meu amigo Jonas; diagnosticado com onze, doze anos, tomou Ritalina enquanto sua mãe podia com ele. Adolescente, com quase dois metros de altura e duzentos quilos, abandonou o tratamento pois não se acha doido pra tomar 'Tarja Preta'.
Nossa sociedade cria seus xiitas; preconceitos, teses estapafúrdias, interesses escusos, são ferramentas do desserviço causado pelas pessoas que se opõe ao TDAH e seu tratamento.
A intensidade dos sentimentos e emoções do TDAH é patológica e em muitos casos prejudiciais ao próprio portador.
Quantas vezes enredados em nossas emoções dizemos ou agimos de maneira intempestiva para nos arrependermos em seguida? Se essa ação incluir armas, pode ser tarde demais pra arrependimentos.
Pelo amor de Deus, não estou dizendo que os terroristas são TDAHs, somente fiz uma ligação entre a perigosa equação: TDAH x Adolescência x Fanatismo =  Tragédia. e  o atentado na França.
Também não estou criticando os evangélicos, critico o fanatismo sob qualquer aspecto: religioso, político, amoroso, esportivo...
Eu sempre tive medo de mim mesmo. Jamais bebi bebida alcoólica por medo de chegar ao fundo do poço e jamais tive uma arma; sempre achei que se tivesse uma, poderia criar uma tragédia em uma fração de segundo de irracionalidade.
Hoje, acredito ainda mais nisso!

41 comentários:

  1. A impulsividade de um TDA-H e capaz de muitas coisas, coisas estás perigosas para todos. Eu surto, surto se ouvir que '' TDA-H não existe, que e coisa inventada, que apenas com umas conversas com terapeutas e a melhor é única opção'' Quer dizer que minha história, minhas lutas pra não dizer derrotas e invenção? Quer dizer que quando estou em uma palestra de 1/h e meia que não consigo permanecer parado e nem focar a atenção no que eu ouço enquanto todos os outros parecem estátuas com olhos vidrados? Isso também e invenção?; Eu surto.

    Só sei que esse Jonas vai ser um caso muito trabalhoso, no meu caso, patrão nenhum me perdoou, demissões foi a melhor opção, espero que este Jobas aprenda com os erros e seja tratado, pois o mundo não perdoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando eu ia para o Paraguai, enchia o carro de muamba e contratava desconhecidos para levar a min e a muamba por dentro de estradas rurais e desconhecidas .... podia ser morto e nunca iam achar meu corpo.

      Pior, não sabia comprar, não sabia vender, à cada viagem ficava mais pobre...

      Que irresponsabilidade... que burrice ... que ... TDAH rsrsrs

      Excluir
    2. Lembre o Jonas que a Bíblia nos pede a famosa Temperança.

      Excluir
    3. Meninos, por favor me deem uma opinião!!! O que eu faço??? Minha história está nestes 3 últimos posts. Acredito que meu namorado entre em estado FLOW quando está na seita religiosa que ele frequenta, está totalmente fanático!!! Como o Alexandre disse ele está sendo levado pela correnteza e eu estou da margem olhando sem poder fazer nada!!! É muito sofrimento! Prejudica muito todos os campos de sua vida, principalmente trab e nosso relacionamento... Obrigada!

      Excluir
    4. Moça, é assim mesmo, por isso é tão difícil de nós nos libertarmos da nossa mente. Ela cria coisas muito prazerosas e nós não conseguimos dizer não. Ela nos faz entrar em êxtase.

      Excluir
  2. Tenho muito receio do futuro do meu filho que possui Tdha ,o mundo não entende que essas crianças precisam de tratamento e que não é frescura .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, já disse isto aqui outras vezes, "olhando para a minha vida toda de M.., eu tenho é PÂNICO só de pensar no futuro dele".

      Excluir
  3. Oi pessoal tudo bem? Tenho TODOS os sintomas do TDAH e resolvi ir ao médico. Aqui na minha cidade não tem psiquiatra conveniado a UNIMED, mas, tem capitada a neurocirurgia. Fui a um que no dia expliquei que sofro com esse TDAH desde criança e de cara ele me pediu um mapeamento do cérebro. Ok. Fui e fiz e ele me disse que no mapeamento dá pra vê nada relacionado à TDAH. Fiquei na minha me perguntando 'MAS, LI EM ALGO DIZENDO QUE NÃO DÁ PRA SABER EM EXAMES SE A PESSOA TEM OU NÃO TEM TDAH'. No final das contas ele me receitou o remédio OLEPTAL. Vocês conhecem esse remédio? O que faço? Tomo-o e acredito que vou melhorar ou, procuro outro médico?
    AJUDEM-ME! Qualquer coisa meu e-mail é leozinrv@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léo procure outro médico. Psiquiatra cuida da sua saúde mental, vc tem que acreditar primeiramente e juntos, os dois, encontrar uma solução. Suas idéias e as dele precisam estar olhando pro mesmo caminho. Diagnóstico é um longo caminho. Troque de médico quantas vezes for preciso, até fazer da sua consulta um encontro motivador, de qualidade de vida.

      Excluir
    2. Oi Leo, esse "médico" é tão bom, que viu em você um epiléptico pois eu li a bula do OLEPTAL e lá diz que:

      "Oleptal é indicado como uma droga antiepiléptica de primeira linha para uso como monoterapia ou terapia adjuvante. Oleptal pode substituir outras drogas antiepilépticas quando o tratamento usado não for suficiente para o controle da crise."

      Daí você a "qualidade" deste "médico".

      Apenas para esclarecer, existem sim exames que detectam e comprovam a existência do TDAH, mas são exames muito invasivos e feitos somente na área científica, pois não podem ser usados como diagnóstico clinico.

      Apenas por distração, tem um especialista gigante nesta área do TDAH, Dr. Paulo Mattos, que fala destes exames.

      Mas, repito, o TDAH somente se diagnostica pelo investigação, que é feita via entrevistas e formulários.

      Grande abraço Irmão, saudade de falar com você. Você sumiu, o Alexandre some, e eu fico aqui, falando babaquice, rsrrs

      Excluir
    3. Léo, pelo seu "médico" além de epiléptico, você pode ser também BIPOLAR, pois fui ler um pouco mais sobre o OLEPAL e vi um trabalho científico que indica o OLEPAL para o TAB - Transtorno Afetivo Bipolar.

      Só não vi nada que associe o OLEPAL ao TDAH. Outra coisa, se você ler a bula, você não toma de jeito nenhum, até dirigir você não pode, pois dá muita sonolência.

      Abcs.

      Excluir
    4. Oi Walter, pois é estou de volta. Espetou pensando em criar um blog em relação ao TDAH.
      Bem, eu mesmo suspendi o remédio, pois não sou epiléptico e sim TDAH . O ‘foda’ que gastei 60 reais nas duas caixas e agora fica lá parado. Estou procurando outro médico que posso me ajudar de verdade. Se alguém quiser compras minhas caixas, vendo de boa rsrs.
      Abraços!

      Excluir
    5. Você tem que procurar médicos especialistas na área. O pessoal aqui pode tentar te ajudar, se você falar a região. E vá a um psicólogo tamém. Uma TCC (Terapia comportamental cognitiva) pode te ajudar.

      Excluir
    6. Pois eh...esta eh a luta de muitos TDAH....eu já fui a 2 psicólogos, 3 neurologistas e 1 psiquiatra..... Parece brincadeiras as coisas já ouvi e os remédios que passaram. Desde frescura, literalmente a maus conselhos de um namorado que não existia. Já sai chorando de consultórios.... Hoje encontrei uma boa psicóloga e uma neurologista que não tem cara de boas amigas mas cumpre seu papel. Finalmente escutam o q estou falando mesmo que confuso e desorganizado. Rsrs.

      Excluir
  4. Sou de Rio Verde Goiás. Se conhecerem algum especialista daqui ou da região agradeço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez se você ligar apra o Conselho dos psicólogos e médicos você consiga...

      Excluir
    2. Oi Léo, no site da ABDA só existe um médico em Goiás e é em Goiânia. É difícil pra vc?

      PAULO VERLAINE BORGES E AZEVÊDO - CRM 7078
      Psiquiatria - crianças, adolescentes e adultos
      Av Jamel Cecílio nº 3310, 1º andar sala 103, Ed. Office Flamboyant - Setor. Jd. Goiás
      Goiânia - GO
      CEP: 74810-100
      Tel: (62) 3092-8083
      E-mail: pvbazevedo@gmail.com - See more at: http://www.tdah.org.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=84:cadastro-de-m%C3%A9dicos-go&Itemid=137&lang=br#sthash.65uMaFIE.dpuf

      Excluir
  5. Olá a todos do blog, gostaria de tirar uma duvida. tenho todos os sintomas de um portado de TDAH, e Hoje dia 17/1/2015 fui na minha primeira consulta com uma psiquiatra, e ela me passou um medicamento chamado NORADOP. eu não conheço esse medicamento em relação ao TDAH, e estou em dúvida se tomo ou não o medicamento. Alguém conhece esse medicamento? se ele é indicado para que tem TDAH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou médico nem nada, mas buscando no google, Noradrop é o nome do remédio, mas o princípio ativo é o Cloridrato de Bupropiona, que é um anti depressivo. É normal os médicos receitarem anti depressivos, como o tofranil, para TDA-H.
      Lá também diz que a ação é prolongada. Isso me lembra a diferença entre Ritalina e Ritalina LA ou Concerta. Estes dois últimos possuem ação de 12h no organismo, enquanto a Ritalina comum (e mais barata) possui apenas 4h.
      Olhei a bula do Bupropiona neste site:

      http://www.medicinanet.com.br/bula/1053/bupropiona.htm

      Tem uma lista das coisas que você precisa saber para poder tomar o remédio ou não. Se você se encaixa em alguma dessas situações, então a própria bula lhe recomenda que volte ao médico.

      Enfim, são esses os critérios para que você tenha um pouaop mais de noção: Ler as especificações da bula e olha o princípio ativo, ao invés do nome do remédio.

      Excluir
    2. Obrigado Anônimo. Então, pelo o que eu acho que entendi, ela não vai me deixa concentrado. é isso?

      Excluir
    3. AI, AI, meu deus... estou pensando em abrir um blog com as listas dos médicos estúpidos. Este aí de cima, que passou, de cara, a Bupropiona - NORADROP, ia direto para ela.

      Meus amigos, meus iguais em TDAH, o negócio é o seguinte:

      PRIMEIRO PASSO - DIAGNÓSTICO DO TDAH.

      SEGUNDO PASSO - TRATAMENTO DO TDAH.

      O tratamento já tem até consenso: A PRIMEIRA ESCOLHA são os estimulantes à base de Cloridato de Metilfenidato, ou a popular RITALINA, o CONCERTA e o VANVENSE.

      ATT: Lembrem-se que, na cabeça do TDAH, o ¨estimulante¨ funciona ao contrário, ou seja, ele nos deixa mais calmos e concentrados, focados, etc...

      O recomendado é tratar com um dos medicamentos acima, e, se não der certo, tratar com o outro ou mesclar.

      SEGUNDA ESCOLHA, NÃO DANDO CERTO OS ESTIMULANTES acima mencionados, a segunda escolha vem a ser a Atomoxetina, cujo nome de comercialização é. ¨STRATTERA¨, que não sei o que é e não estou com tempo de pesquisar.

      Além do mais, felizmente, com o CONCERTA eu me dei bem, e não precisei tomar mais nada.

      TERCEIRA OPÇÃO: NÃO DANDO CERTO A SEGUNDA ESXOLHA, aí sim é que deve ser usado Antidepressivos, entre eles o que você citou a BUPROPIONA.

      OU SEJA, O SEU PSIQUIATRA PULOU TODAS AS DUAS PRIMEIRAS ETAPAS E FOI DIRETO PARA A TERCEIRA.

      Não sei se teve alguma informação sua sobre os dois primeiros tratamentos para ele fazer isto, pois ele fugiu da recomendação padrão do tratamento do TDAH. Se não, se ele pulou direto os dois primeiros sem uma razão forte, boto sim o nome dele na listas dos profissionais estúpidos.

      Tô de saco cheio destes profissionais que não sabem de nada do TDAH.

      POR FIM, LHE RESPONDENDO: ¨NÃO, tomando o NORADROP você não vai ficar mais focado, isto quem vai lhe deixar são os medicamentos da PRIMEIRA ESCOLHA.

      Galera, grande abraço, e, pelo que ando vendo, se a gente não se ajudar, vamos continuar ferrados, porque os ¨profissionais não estão nem um pouco se preparando para tratar o TDAH.

      Grande abraço à todos.

      Excluir
    4. Tem uma outra coisa também, que é o ajuste da medicação. O Walter deve saber escrever melhor sobre isso.

      Quando eu fui no Neurologista, ele me passou a Ritalina para tomar por 20 dias meio comprimido de manhã e meio comprimido à tarde. Não modificou em nada a minha atenção. Falei isso com o médico e ele já me receitou um antidepressivo. Eu não sabia de nada, mas o tal do Tofranil começou a dar efeito.

      Ok. Porém, o negócio é que ele deveria ter pedido para que eu aumentasse, até acertar a dose, mas não, já me passou outro... E essa dose de meio comprimido eu imagino que seja fraca...

      A Ritalina tem dessas coisas.

      Excluir
    5. Veja bem, eu comecei com a RITALINA de 10mg e .. nada.

      Fui para o CONCERTA LA (12hs de duração) de 36mg. Quando comecei a tomar, o negócio foi tão bom que eu pensava comigo mesmo: ¨meu deus, felicidade existe e é vendida em comprimidos!¨.

      Com o tempo adquiri certa resistência (ou pensei que era isto) e fui para o de 54mg. Aí, minha esposa chiou, pois ele percebeu que a dosagem de 54mg era demais, me deixando ¨ligado demais¨.

      Hoje, eu tomo o CONCERTA LA de 36mg, só que tem dias e horas que eu percebo que é pouco, aí eu tomo um ¨reforço¨ da Ritalina de 10mg.

      ATENÇÃO: Tudo isto foi construído com Neurologista, psiquiatra e terapeuta, ao longo de mais de 5 anos de consultas, pois muitos dos ¨profissionais nem sabia o que era o tal do ¨Cloridato de Metilfenidato¨.

      Ou seja, a primeira opção é sim o ¨Cloridato de Metilfenidato¨ - RITALINA, CONCERTA, VANVENSE

      Tem que ajustar a dose, hora aumentando, hora diminuindo, hora trocando, hora mesclando ...

      Esta medicação tem efeitos colaterais que quase todos os TDAHs sentem, mas que passam com o uso constante.

      Só, e somente só, nada disto der certo, é que se parte para outro tratamento.

      Meu deus, tem até um manual médico para isto e os cara nem sabem ... tratar um TDAH sem saber disto é um absurdo,

      Como eu disse, galera, vamos nos informar mais, vamos nos ajudar mais, porque está muito difícil achar um profissional médico competente nesta área.



      Excluir
    6. P.S.: Ôh Anônimo, ¨meio comprimido¨ de Ritalina de 10mg??????

      Quantos anos você tem? 8, 10 anos? kkkkkk

      Esta é a dosagem para crianças, literalmente falando.

      Excluir
    7. Oi Walter, você percebeu que aquele débil mental voltou a postar aqueles videozinhos ridículos em meu nome?
      Como é mesmo que faço pra identificar o IP da máquina dele para podermos processá-lo?
      Obrigado, amigo.
      Alexandre

      Excluir
    8. mano se pudesse te ajudava achar esse engraçadinho

      Excluir
  6. Olhem este trailer de uma animação que vai sair no meio deste ano:

    http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-111213/?page=10

    é muito TDA-H, só que com pessoas normais!

    ResponderExcluir
  7. Neste texto (em inglês) tem um parágrafo que achei interessante:

    Fonte: http://www.brainpickings.org/2012/02/27/purpose-work-love/


    "O Psicologista Mihaly Csikszentmihalyi tem um termo que separa obra criativa e trabalho: flow (Do inglês: Vazão, corrente) -- um tipo de foco intenso e senso rápido de claridadeonde você se esquece de si mesmo, não vê a hora passar, e se sente parte de algo maior.{...}, ou se já gastou 20 horas consecutivas compondo uma carta de amor, você teve a experiência do flow e você sabe o que é uma obra criativa."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma correnteza que pode virar um tsunami e engolir a gente.

      Excluir
    2. Meninos, por favor me deem uma opinião!!! O que eu faço??? Minha história está nestes 3 últimos posts. Acredito que meu namorado entre em estado FLOW quando está na seita religiosa que ele frequenta, está totalmente fanático!!! Como o Alexandre disse ele está sendo levado pela correnteza e eu estou da margem olhando sem poder fazer nada!!! É muito sofrimento! Prejudica muito todos os campos de sua vida, principalmente trab e nosso relacionamento... Obrigada!

      Excluir
    3. a religião cega pode causar isso, o tdah quer algo estimulante, sou evangelico, mas nao pirado, depende de cada pessoa e de como foi criado essa pessoa, muitos vao pra igreja procurando curas, mas depende da onde voce vai, pode ser destroso, se é uma seita seria bom vc fala com o lider da seita e explicar sobre seu amigo, se o seu amigo confia no lider deles, e mais facil de ajuda lo

      Excluir
  8. A minha história é bem curiosa. Pedi muito a Deus para ajudar meu namorado na doença mental que ele tem (até então eu não sabia o que era, achava que era fanatismo religioso) eu sabia que ele era diferente. Ele tem um filho biológico com a 1ª mulher que pelo que ele fala deve ter TDAH tbm só que nesse caso hereditário dele e uma menina filha da 2ª mulher que ele adotou como se fosse filha dele. Um dia reclamando do comportamento da menina contou que o médico disse que poderia ser TDAH. Fui pesquisar o transtorno para poder ajudar de alguma forma e comecei a identificar todas as características que meu namorado tem e lembrei q ele sempre falava que era muito parecido com a menina apesar de não ser sua filha de sangue. Infelizmente ele também tem fanatismo religioso que acredito que seja uma comorbidade (o caso é difícil) acho que só Deus msm p me ajudar. Ele não aceita o transtorno e não quer ir ao médico. Me preocupo por que acho que as crianças tbm têm e enquanto ele não se tratar elas também não terão tratamento. É um homem bonito, inteligente, formado e pós-graduado que não alcançou o todo o potencial que poderia ter alcançado, típico do TDAH.

    ResponderExcluir
  9. Continuando o comentário acima... Chegamos a ficar separados durante 6 meses sem contato nenhum, pelo jeito dele de ser mas principalmente pelo fanatismo religioso que prejudica todos os campos da vida dele inclusive nosso relacionamento e o profissional, pesquisei muito e até ler esse texto não tinha visto nada parecido! Será que se trata de uma comorbidade??? O que vcs acham???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, o tdah tem o famoso tanto faz, as vezes não sentimos necessidade de ligar, eu mesmo não pros meus pais que estão a 500 km daqui,faz 1 semana que estou em tratamento junto com o meu filho, minha mãe tem os transtorno ela ficava meses sem ligar,meu pais sao separados a muito tempo ela mora muito mais longe ate pedi pra minha prima fazer um teste com ela que tem na net, e depois encaminhar ela a um neurologista como eu fiz, uma dica seria assim, sou evangelico tb a 15 anos e vou te passar umas dicas, geralmente o tdah faz aquilo que da prazer, depende muito da cada um, então faça algo assim, visite a igreja dele tente descobrir quem é a pessoa que influencia ele que ele goste e respeita, o ideal seria o pr para voce explicar sobre esse transtorno, se tiver alguém la na igreja que seja sábio na palavra melhor ainda, apostolo lucas era medico, então quer dizer que lucas tratava de pessoas ? claro algumas doenças da epoca era curadas, se tiver embasamento biblico melhor, porque dai o seu amado pode compreender através da bíblia que nem os apóstolos curavam todo mundo esta na bíblia isso, Jesus curava as pessoas que que as pessoas crescem que Ele era filho de Deus, isso é fato, outro ponto existem três tipos de doenças que esta na biblia espiritual,emocional e hereditária, pr silas malafaia e psicologo em umas das pregações dele ele fala a respeito disso, Deus trouxe ciencia ao homem para que possa a ajudar a humanidade, isso é fato, espero que eu tenha ajudado de alguma forma, nós 'tdahgadianos' somos radicais as vezes tipo sim sim não não, e queremos adotar isso em tudo, mas não somos exatos ja nascemos imperfeitos e nao sabemos lidar com muitas coisas emocionais, minha esposa sem me amou muito mas ja houve vezes da gente pensar em separação, e depende dos casos pensamos em suicídios por causa do grau de depressão causada pelo transtorno, isso é relato meu, liguei pro meu pai essa semana, foi um prejuizo emocional enorme, no financeiro tambem foi, mas dinheiro a gente recupera agora as magoas e brigas de longos anos sao feridas que a gente ve que não partia da gente e sim da doença.

      Excluir
    2. ola, o tdah tem o famoso tanto faz, as vezes não sentimos necessidade de ligar, eu mesmo não pros meus pais que estão a 500 km daqui,faz 1 semana que estou em tratamento junto com o meu filho, minha mãe tem os transtorno ela ficava meses sem ligar,meu pais sao separados a muito tempo ela mora muito mais longe ate pedi pra minha prima fazer um teste com ela que tem na net, e depois encaminhar ela a um neurologista como eu fiz, uma dica seria assim, sou evangelico tb a 15 anos e vou te passar umas dicas, geralmente o tdah faz aquilo que da prazer, depende muito da cada um, então faça algo assim, visite a igreja dele tente descobrir quem é a pessoa que influencia ele que ele goste e respeita, o ideal seria o pr para voce explicar sobre esse transtorno, se tiver alguém la na igreja que seja sábio na palavra melhor ainda, apostolo lucas era medico, então quer dizer que lucas tratava de pessoas ? claro algumas doenças da epoca era curadas, se tiver embasamento biblico melhor, porque dai o seu amado pode compreender através da bíblia que nem os apóstolos curavam todo mundo esta na bíblia isso, Jesus curava as pessoas que que as pessoas crescem que Ele era filho de Deus, isso é fato, outro ponto existem três tipos de doenças que esta na biblia espiritual,emocional e hereditária, pr silas malafaia e psicologo em umas das pregações dele ele fala a respeito disso, Deus trouxe ciencia ao homem para que possa a ajudar a humanidade, isso é fato, espero que eu tenha ajudado de alguma forma, nós 'tdahgadianos' somos radicais as vezes tipo sim sim não não, e queremos adotar isso em tudo, mas não somos exatos ja nascemos imperfeitos e nao sabemos lidar com muitas coisas emocionais, minha esposa sem me amou muito mas ja houve vezes da gente pensar em separação, e depende dos casos pensamos em suicídios por causa do grau de depressão causada pelo transtorno, isso é relato meu, liguei pro meu pai essa semana, foi um prejuizo emocional enorme, no financeiro tambem foi, mas dinheiro a gente recupera agora as magoas e brigas de longos anos sao feridas que a gente ve que não partia da gente e sim da doença.

      Excluir
  10. Acredito que esse fanatismo possa ser o hiperfoco ou Flow (que só conheci o que era hj pesquisando) ttp://criancasfelizesdemais.blogspot.com.br/search/label/Flow

    Flow (ou fluxo, em português), teoria proposta pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi. Citando a Wikipédia:
    Flow é um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade. Nessa sensação e identificado o prazer de estar em alguma atividade imersiva na qual objetivo, habilidades e ambiente estavam alinhados. Estados de Flow são experiências únicas, onde se é imperador absoluto em uma pequena redoma de vidro onde há controle pleno sobre o processo. Você não sente, você é aquela atividade.

    De acordo com Csikszentmihalyi, são características do estado de Flow (não precisando necessariamente estarem todos presentes):
    Objetivos claros (expectativas e regras são discerníveis).
    Concentração e foco (um alto grau de concentração em um limitado campo de atenção).
    Perda do sentimento de auto-consciência.
    Sensação de tempo distorcida.
    Feedback direto e imediato (acertos e falhas no decurso da atividade são aparentes, podendo ser corrigidos se preciso).
    Equilíbrio entre o nível de habilidade e de desafio (a atividade nunca é demasiadamento simples ou complicada).
    A sensação de controle pessoal sobre a situação ou a atividade.
    A atividade é em si recompensadora, não exigindo esforço algum.
    Quando se encontram em estado de fluxo, as pessoas praticamente "se tornam parte da atividade" que estão praticando e a consciência é focada totalmente na atividade em si.

    Perda do sentimento de auto-consciência. (Acho que é isso que ele sente quando está na religião, fica horas a fio, capaz de passar o dia todo. Prejudicando trab e relacionamentos em geral). :(

    ResponderExcluir
  11. Continuando... Hj marquei médico p dia 09/02, tentarei convencê-lo até lá, mas se ele não quiser vou sozinha msm...

    ResponderExcluir
  12. Estou me dando muito bem com bupropiona.

    ResponderExcluir
  13. To perdendo para o TDAH, com risco de perder o emprego, nao faço tratamento, mas lendo casos de várias pessoas, vejo minha vida igual, sem tirar nem por. Certa, vez ao assitir o panico na tv, e ao ver um personagem chamado "confuso", cheguei a pensar que eu era como ele. Essa semana tive um surto, após errar procedimentos que domino, errar nome de pessoas que conheço, ficar após o horário de trabalho, pois o dia é pequeno para mim. Antes de descobrir sobre o tdah, achei que era deficiente mental, me questionei várias vezes sobre isso. Sempre tive esse transtorno, mas após os 35 anos, pesquisando, descobri do que se tratava. Incrivem como alguns depoimentos que leio, são identicos a minha vivência, e só isso me fez acreditar que o transtorno é real. Trabalho com duas pessoas há quase dois anos, mas as vejo poucas vezes por semana, e ainda troco o nome deles, da ultima vez ao chamar um pelo nome trocado, ele me olhou, deu uma risadinha, e deve ter pensado, "deve ser louco'. Ao descobrir o que realmente tinha, tirei um peso das minhas costas, mas nao consigo dominar o transtorno. Cheguei a tomar ritalina, por conta propria, dai parei, nao percebi um diferença muito grande, acho que 10 mg foi pouco. Estou desesperado, sou visto por muito como atrapalhado, e na verdade sou, nao consigo organizar meia duzia de folhas, e meu trabalho é burocratico e precisa de muita atençao. Certa vez, sai de carro, parei em um local perto de casa, sai do local a pé, e pela manha ao ir na minha vaga de garagem e nao ver o carro liguei para a policia, minha esposa achou o carro quando passou por ele. Bem, me sinto melhor escrevendo para pessoas que entendem o que sinto. Nunca falei com niguem sobre isso, no meu trabalho ninguem entenderia. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oa meu irmão tdah, olha eu também passei por muitas coisa, uma delas foi que eu teno uma empresa e em 2008 pra ca comecei a comprar compulsivamente, final das contas perdi a minha casa e meu carro e moro encima da loja, em muios tantos fracassos esse ano que descobri que estava com tdah, agora é recomeçar, sobre a rita voce deve consultar um psiquiatra para te avaliar sobre o tdah, quem sabe o 20 ou 30 mg te ajude, não tome por conta própria , se a ritalina não funcionar existe outros remédios que possa se adaptar a você

      Excluir
    2. Concordo com o Adonai, amigo, procure um médico.
      Nem convém contar no trabalho, é desnecessário, mas trate-se, sua vida vai mudar.
      Boa sorte
      Abraços
      Alexandre

      Excluir