Você já se fez de coitadinho?
Já destruiu sua vida pra ser visto com 'peninha' pelos outros?
Já se ofereceu em sacrifício - muitas vezes desnecessários - em busca da simpatia alheia?
É uma forma de maquiavelismo ou, simplesmente, uma maneira estúpida de chamarmos a atenção sobre nossas vidas?
O sucesso pode gerar inveja, rancor e maledicências ao nosso redor; o fracasso não, o fracasso gera pena, sentimentos de simpatia. Principalmente na nossa cultura, o fracasso, o sofrimento, a auto imolação, são vistas com profunda simpatia, quase uma beatificação.
Pois então, pra que gerarmos sentimentos de inveja se podemos nos cercar da mais pura e genuína pena?
Cortemos em nossa própria carne, e saiamos exibindo a ferida sangrenta. Se infeccionar, melhor ainda. Quem sabe uma septicemia, até mesmo uns dias na UTI? Toda a família, os amigos, até mesmo os colegas de trabalho mais arredios ficarão penalizados com tamanho sofrimento.
Adolescente, eu sonhava com uma morte provisória pra que pudesse medir a quantidade de gente que iria ao meu velório. E além disso, poderia avaliar a quantidade do sofrimento infligida àqueles que me eram mais caros. Claro que eu não queria morrer, apenas desfrutar de momentos de atenção e pena de todos. Hoje não penso mais assim, com minha tendência à reclusão, só iriam meia dúzia de gatos pingados e eu ficaria muito decepcionado.
Ainda hoje me pego em devaneios de 'coitadinho', e já me pus a investigar meu passado pra saber em quantas das tantas besteiras que fiz na vida, fui motivado pela vontade de ser o coitadinho.
Não tenho mais como avaliar, mas acho que quase todas. Ou todas tiveram esse componente envolvido. Sempre há um ganho, e esse sentimento de pseudo solidariedade cristã é reconfortante.
Se o fardo está pesado, atire-o ao chão de maneira que pareça acidental, quebre todo o seu conteúdo e exiba o resultado da tragédia. Ahhhh, logo virão as almas bondosas estendendo a mão e exibindo seus rostos compungidos. Pouco importa se são sentimentos verdadeiros, ou se falarão mal da gente pelas costas. Mas para o coitadinho sofredor o que importa são as manifestações de pena.
Quantas vezes você trabalhou como um mouro e obteve apenas prejuízos? Mas você seguiu aquele mesmo caminho, repetiu aquela mesma fórmula, apenas para ouvir aquelas frases reconfortantes: mas você trabalha tanto e nada dá certo... É muita falta de sorte, coitado... Coitado, deve estar sendo perseguido no trabalho, tão esforçado e nada...
Mas no íntimo, lá nos abismos obscuros de nossas mentes, sabemos que provocamos aquelas situações. Ou, no mínimo, nos oferecemos em sacrifício; ou ainda, deixamos que a coisa caminhasse por si só em direção ao desastre final.
Além do mais, navegar nas águas do sucesso é moleza; pra levantar da queda, sacudir a poeira e dar a volta por cima é preciso muito TDAH.
Oi! Descobri que tenho TDAH a pouco tempo, e tem sido tão duro pra mim conviver com isso, e não conheço ngm que tenha ao meu redor para conversar, ate que achei seu blog.
ResponderExcluirNamorei durante 2 anos e o TDAH se manifestou diversas vezes com brigas do nada. Eu adorava a sensacao de brigar e ter as desculpas, ele desconfiou que eu tivesse TDAH quando o irmão mais novo foi diagnosticado, ele leu um livro e procurou me entender e disse q eu poderia me curar se eu realmente quisesse! Nao!! Eu não consigo, sou impulsiva. Depressiva e louca, com apenas 20 anos...m ele terminou cmg devido as crises, terminou por um motivo banal, motivo qualquer e eu não consegui entender o pq, tentei viver minha vida sem ele... Ele voltou depois de alguns meses, aceitei ele, por impulso, sem pensar....eu estava bem sem ele, só q ele voltou e pequenas coisas me tiravam do serio, o fato dele não me responder, e tirava ele do serio eu não lembrar a data dr aniversario dele, o dia q fazíamos meses e as vezes que eu ia sair com ele... Fez ele desconfiar q eu tivesse outro, mas era só meu TDAH! Então ele pegou meu celular enquanto eu dormia (odeio q mexam naa minhas coisas sem eu permitir) foi a gota d'agua pra minha impulsividade, eu avancei nele e bati para pegar meu celular, não entendo pq fiz isso...ele me bateu também (dizendo q para se defender) e ainda quebrou meu celular, afirmando que eu tinha outro, q nunca amei ele, q sempre fui fria.. Meu deus, como a pessoa q amei fala isso? Oq ta acontecendo? Nao consegui entender na hr a gravidade, só depois de vários dias..ele queria q eu provasse q não trai, só q não tinha como provar, eu não fiz, não tenho provas... Começou a impulsividade, uma atrás da outra. Respostas mal pensadas, me desliguei no meio da discussão , foi o fim..ele me xingou, na hr a ficha não caiu, depois...estou com depressão, por me achar culpada, pq tenho isso? Pq não posso ser normal... Ele disse q morri pra ele, e isso me desespera, mando msg, email sem pensar, eu pensei em mandar o site que explica a doença, mas não sei oq fazer, a não ser chorar.. As pessoas começaram a ter pena de mim. E DOI meu coração, ahhh meu coração, q essa hr esta em pedaços, quem vai gostar de mim? Nao sei, ultimamente nem eu gosto...
Apos postar essa mensagem, não consigo parar de chorar e dar f5 pra ver se alguem me ajuda... Ansiosa, sou tanto q ate tenho vontade de vomitar por isso, eu não consigo parar de balançar minha perna, nem mesmo quando durmo, e agr queria q alguem me ajudasse, como explicar pro meu ex, o q eu tenho... Se mando email com sites, ele disse q eu consigo ser a pior pessoa do mundo e dps ser a mais maravilhosa q ele já conheceu... Meu deus, to sofrendo tanto sem ele, com esse TDAH, oq faco pra querer ele dnv? Se ate a mae dele se meteu falando q bati no filho dela? Ahhhhhh quero sumir
ExcluirCalma garota eu também tenho TDAH e tipo assim relacionamentos ja é uma coisa complicada agora imagina isso pra uma pessoa com problemas de atenção, hiperatividade, mudanças de humor não é nada fácil manter uma linha de sentimento a pessoa esta sempre mudando horas é uma coisa depois é outra, mesmo assim acredito que nada seja impossível, aqui no blog você conseguiu explicar a todos o seu problema pelo menos pra min passou sentimento na real é isso sei que é muito complicado explicar nossos sentimentos para pessoas próximas, mas acredito que se uma coisa não ta legal você tem que chegar pra pessoa e falar abertamente da mesma maneira que fez aqui no blog.. Acho que você deveria tentar isso com o seu namorado e para todas as outras pessoas que são próximos seu para que eles fiquem cientes de como funciona o seu mundo.. Você precisa ter o poder da palavra.
ExcluirTem uma coisa que eu tenho que falar no mundo existe muitaaaas pessoas muitos garotos que busquem uma garota como você não é porque seu namorado terminou com você que você tem que desisti o mundo não acabou é vida que segue, “não me quer então tchau pra você” sei que doi mas esse é o caminho.
E tem outra não fica insistindo com e-mails e mensagens deixa o cara respirar um pouco talvez seja apenas uma fase.. se continuar insistindo ele so vai te ignorar cada vez mais!!
Obrigada por me responder, Valter e rita ! E espero q o dono do site não se importe com minha chuva de comentários...tet TDAH é novo pra mim, e ngm q eu conheço tem...
ExcluirValter, eu tentei falar com ele, mas ele acha q eu trai, por conta do meu esquecimento e por eu ter avançado nele ao pegar meu celular. Eu não culpo o TDAH por tudo isso. Eu só não sei pq fiz... Eu tentei falar com ele, tentei por todo modo e ele bloqueou ate minhas chamadas! Eu fiz tudo certo e meu amor foi embora por não querer me ouvir, to desesperada... Já ate tentei o suicídio. Pq não consigo magoar os outros, ele disse q fez tudo pra dar certo e eu como sempre Estraguei tudo....
Fique calma, respire e pense falo isso pois também tenho tdah e muitas vezes a última coisa que faço é justamente pensar, o que me da forças para viver todos os dias é Deus, por que essa doença é muito complicada, ninguém acredita que ela exista mesmo, e eu descobri há cerca de 1 ano e meio que sou tdah, o que percebi é que quando a situação está muito difícil, temos que "deixar a poeira abaixar" acalmar os ânimos, e com bastante calma fale para a pessoa que vc brigou, com muita sinceridade e peça paciência, diga que ama ele e que está disposta a mudar, procure tratamento médico verá que sua vida ficará mais tranquila com apoio profissional, bjs e boa sorte.
ExcluirMoça, vai no Neurologista e em um psicólogo, ambos que sejam especialistas na área, pois tem muitos aí que não sabem de nada sobe o TDA-H ou acham que isso é besteira, e isso é sério.
ExcluirVocê precisa achar algum remédio que vá funcionar em você. 90% das vezes a Ritalina dá certo, e já fique sabendo que logo de cara pode ser que ela não funcione, pois você precisa ajustar sua dose, e com o tempo isso também vai mudando. Mas, claro, pode ser que dê certo logo de cara e você vai ter uma vida muito melhor, sem cura, mas com tratamento.
E se a Ritalina não der certo, algum Bipropiona ou Tofranl, enfim, algum antidepressivo dificilmente não terá efeito.
E uma dica, você pode pedir para algum(a) amigo(a) mais compreensivo falar com ele, mas só depois de você mostrar este site e a pessoa ler nossas respostas, ok?
Creio que o certo seja ir em um Neurologista primeiro, e este possivelmente pedirá que você faça uma TCC - Terapia Comportamental Cognitiva.
ExcluirE o TDA-H geralmente é uma pessoa muito imaginativa, que não fica no presente. Ela fica relembrando coisas do passado, planejando o futuro ou fantasiando mesmo, tendo ideias a partir desas coisas. Nossa memória costuma fazer associações interessantes e nós ficamos cativados com isso. Já a impulsividade eu creio que seja algo que todo mundo tenha tendência a ter, mas nós, por não conseguirmos ter muito controle de nossa mente, acabamos que agimos e depois pensamos.
ExcluirOi, querida! Eu já estive e estou no msm lugar do seu namorado, tbm voltei com um TDAH mas só desconfiava do transtorno, hj eu tenho certeza!!! Eu msm já dei o diagnóstico!!! kkkkkkkkkkkk Só falta o médico assinar em baixo! Eu só acho que vc perderá a razão se não procurar tratamento e se ESFORÇAR p tentar fazer dar certo! Aproveite q vc é nova (meu namorado tem 38 e eu 35! rsrsrs), ache um bom médico tome a medicação certinho faça a TCC Terapia Cognitivo Comportamental. No meu caso ta muito difícil conviver com ele e ainda por cima ele não aceita que tem TDAH e se recusa a ir no médico. Marquei médico p dia 09/02 se ele não for comigo eu vou sozinha... Se ele não fizer tratamento será impossível continuarmos juntos, não sei de onde tirarei forças mas vou deixá-lo! Deus nos ajude!
ExcluirMoça, esse flow talvez seja um nome que aqui no Brasil, ou em Português tenha o nome de hiper foco ou hiper atenção, caso queira pesquisar na net e não ache muito sobre isso, ou pelo menos atribuído ao TDA-H.
ExcluirOlá! Tenho pesquisado a respeito do Flow por q acho que é daí que vem o fanatismo religioso do meu namorado. Pelo que eu entendi é uma coisa bem maior do que o hiper foco. Dá uma lida nessa pág.: http://criancasfelizesdemais.blogspot.com.br/search/label/Flow
ExcluirEu lembro que eu dizia p ele que a seita dava onda nele, disse que nem precisava tomar o tal do santo daime (aquele chá alucinógeno da religião santo daime) a religião dele é outra, não tomam nada mas acredito que dê uma espécie de transe acho que é nessa hora que ele entra Flow. Já li tbm que pode ser uma comorbidade, um tipo de TOC. Pelo que eu sei da convivência com ele me parece ser um caso difícil, mas estou pedindo a Deus p me ajudar. Obrigada por responder!
Mas moça, esse flow dele é só durane o culto ou o tempo todo? Esse flow na verdade não é um mal, a não ser realmente que prejudique a vida do indivíduo ou dos demais em volta. Ele está se prejudicando ou a vocês em volta? Ou você só está comraiva da religião? Esse flow é prazeroso, é algum tipo de êxtase, portanto pode estar agindo como um vício. Mas o negócio é se ele está realmente se prejudicando com isso ou a você(s).
ExcluirEu sei como se sente anonima. É horrível, mas recomendo que se trate. Vou falar da minha experiência. Melhorei muito tratando minha TPM, que não sei se pelo TDAH era agravada e tomei florais, agora estou na homeopatia. Melhorei muito, fiquei mais paciente, sem brigas bobas. A doença sempre vai esta aí te desafiando, desafiei ela também. Abs Rita
ResponderExcluirOutra questão, quem tem TDAH gosta de ter domínio das situações. Será que você gosta mesmo desse seu namorado ou apenas quer ter domínio da situação? Pense nisso! Se fazer de vítima como diz o texto, pode assumir várias facetas. A doença ou trastorno existe, mas não podemos colocar a culpa sempre nela. Somos responsáveis pelo nosso comportamento e precisamos tratar de alguma forma. Rita
ResponderExcluirRapaz, ainda me espanto com sua capacidade de descrever as situações e sentimentos e ainda mais com a coragem de expressar. Já tinha observado essa minha tendência e em varias situações foi mais fácil ser a vitima. Mas nunca NUNCA tive a coragem de revelar isso pra ninguém.
ResponderExcluirParabéns
Quem convive comigo, diz que vivo me fazendo de coitadinha. Dizem que minha falta de atenção é pura preguiça e falta de esforço. Dizem que quero ser criança a vida toda, e que me finjo de desatenta pra ganhar vida fácil. Na minha opinião, não acho que o fracasso traz pena, e sim, decepção. Sempre tive medo do fracasso, e de ficar dependente, quando eu adoeço, fico com mais medo de estar atrapalhando do que desejando ser mimada.
ResponderExcluirMas quando ouço críticas referentes a minha desatenção, isso sempre fere muito o meu orgulho, e acabo retrucando, ao invés de pedir desculpas. Podem criticar qualquer coisa em mim, esqueço fácil. Mas quando criticam minha falta de atenção, fico mal for muito tempo. E acabo me fazendo de coitadinha.
Anônima, faz o seguinte.. Deixa ele pra lá, ele não vai querer debater com vc mesmo, nem vai ter idéias novas pra dar.. Me passa seu email e vamos discutir qqr assunto.. Afinal, é disso que gostamos ;-) kkkk
ResponderExcluirNão passa e-mail não. Cuidado!
ExcluirFalei brincando, como anônimo não dá pra levar a sério.. Mas que é difícil achar uma mulher com tdah para tentar um relacionamento é! E com quem não tem, já estou desistindo..
ExcluirExistem alguns grupos secretos de facebook que captam pessoas por sites como este. Uma pessoa com um perfil verdadeiro ou fake fica responsável por enviar a solicitação. Talvez se alguém se dispuser, o grupo possa ser criado e você arranje uma linda moça. =)
ExcluirOlha, o negócio aqui ta ficando movimentado... Anônimos de todos os tipos...desde os perfis falsos para falar mal ate os carentes querendo namoradas.... E o TDAH ? Onde fica??
ResponderExcluirNamorada com TDA-H ele disse acima. E isso não é um certo tipo de ajuda? De alívio, talvez? Duas pessoas que se entendam?
ExcluirSeguinte, gostei demais desse blog, descobri a pouco que esse tdah existia, sempre achei que a palavra lesado, atrasado, irresponsável, fossem apenas um traço da minha personalidade, comecei a fazer o tratamento com venvance, to muito feliz, to me sentindo bem demais, consegui ler um livro inteiro, sem figuras e to me sentindo muito mais confiante, e to me identificando muito com as histórias que estou lendo aqui, quem me indicou esse blog foi meu psiquiatra Dr. Rodrigo (podia fazer um desconto na próxima consulta pelo Jaba) rssss, Alexandre vc simplesmente é o cara, deu até vontade de faZer um blog tbm contando tudo já que já aconteceu comigo, mas ler esse aqui já ta de bom tamanho, por enquanto, quem sabe mais tarde ... ;-)
ResponderExcluirVocê está fazendo tratamento com Psicólogo ao mesmo tempo? Isso ajuda também. É complementar, recomendável. Mas claro, com um que entenda do assunto, senão voc~e vai jogar dinheiro no lixo, praticamente. Entre eles também há os que não acreditam nessa doença/distúrbio/desordem da mente.
ExcluirAinda não, só estou sendo acompanhado com o psiquiatra, e ta difícil já, não tenho muito $$e tenho muitas dívidas$$ as consultas são caras, a mediação tbm, fiquei até meio receoso de comprar comprei mesmo pq o psiquiatra disse que valia muito a pena e que me ajudaria muito, vou esperar um pouco pra fazer esse acompanhamento
ExcluirTalvez dê para fazer pelo SUS, não sei. No site da ABDA acho que tem uma lista desse pessoal. Procure pela sua região (no site).
ExcluirOi Mel, boa noite!
ExcluirMenina, escreva o seu blog; é uma terapia. Vale a pena.
Não sou o cara, não, Mel; apenas exponho meus sentimentos. E olhe, isso faz mais bem pra mim do que pra vocês que leem.
Continue seu tratamento, vale muito à pena.
Abração
Alexandre
Opa, Alexandre. Tudo bom?
ResponderExcluirEntão, cara, adorei a postagem. Muito bem escrita e expressa. Sinto isso desde sempre e nunca soube explicar.
Além do post muito bom, devo acrescentar que o blog em si é fantástico. Maravilhoso, mesmo. Você consegue fazer o que eu ainda não havia achado pela net: passar, além de tudo sobre TDAH, os sentimentos, pensamentos e personalidade de ser um, que é o que muita gente procura. Ou seja, não se limitar em apenas descrever a doença. Nem preciso dizer que tenho, né?
Ademais, gostaria de fazer duas sugestões de posts mais específicos, que seria um sobre comorbidades, como TOC, depressão, baixa autoestima, ansiedade etc; e um sobre medicações em uso concomitante, que seriam as passadas para os tratamentos das supracitadas comorvidades, como, por exemplo, paroxetina, sertralina, clonazepam, diazepam e por aí vai.
Peço isso, pois tenho as comorbidades que falei e vem sendo bastante difícil pra eu lidar com elas.
Se eu estiver me precipitando sobre as sugestões, me avise. É que li muitas postagens desde que descobri o blog essa semana (seu blog virou meu mais novo vício) e não achei nada em específico ao que falei. Ou achei e não lembro. Acho que você pode me desculpar, né?
Abraço! Você é fera!
P.S: caso as postagens já existam, passa os links.
Boa noite, Ivo!
ExcluirObrigado pelos elogios, esse é o objetivo do blog: ser o menos técnico e o mais vivencial possível. Quanto às suas sugestões, não posso falar do TOC pois não tenho(e só falo sobre aquilo que sinto e vivencio), o resto,vou tentar.
Sobre o sentimento de inferioridade, tenho um post antigo;
http://www.tdah-reconstruindoavida.com.br/2011/01/o-tdah-e-inferioridade_26.html
Vou pensar em um novo.
Abração
Alexandre
Haha,de boa, Alexandre!
ExcluirE uma coisa que esqueci de frisar: fazer, caso tenha passado. Afinal, aqui estão presentes duas experiências.
Quanto ao post, vou lê-lo agora!
Forte abraço!
A grande prova de que TDA-H vive sonhando acordado.
ResponderExcluir[...]
"'Em um sonho normal, nós temos uma consciência muito rasa, experimentamos percepções e emoções, mas não estamos conscientes de estar apenas sonhando. É apenas em um sonho lúcido que a pessoa tem noção de seu estado', explica o pesquisador Martin Dresler.
Apesar das diferenças, a atividade cerebral tanto em sonhos lúcidos quanto em sonhos normais é muito parecida. Contudo, três áreas ficam especialmente ativas durante os sonhos lúcidos: o córtex pré-frontal dorsolateral (normalmente associado com a tomada de decisões); o córtex fronto-polar (responsável por processar nossos pensamentos e sentimentos); e o precuneus (ligado à autopercepção).
[...]
Fonte: http://hypescience.com/sonhos-lucidos-aprenda-a-controlar-os-seus-sonhos/
Creio que tudo o que o TDA-H deva fazer é aprender a treinar o uso do tal córtex pre-frontal. TEM QUE HAVER TÉCNICA PARA ISSO! Com auxílio de remédios, claro.
ExcluirO GRANDE ERRO DO TDA-H
ResponderExcluirNão procure motivação, procure disciplina. Se você fica achando que depende da motivação, você será um procastinador. Você não espera que você esteja em forma para correr em uma olimpíada, você, ao cotrário, treina para isso. É amesma coisa, você deve se treinar. Não pense que só por causa da sua dificuldade maior você não irá conseguir.
Fonte: http://www.wisdomination.com/screw-motivation-what-you-need-is-discipline/
Está em inglês, mas acredito que seja possível entender bem se pedir a tradução do google.
Amigo, essa é a grande questão das nossas vidas: disciplina. Eu sou disciplinado pra um monte de coisas, mas não dura muito tempo; consigo mantê-la durante um certo tempo, depois desanimo.
ExcluirConseguir disciplina é que é o milagre.
Abraços
Alexandre
Pra falar a verdade, tenho dessas de querer ser vista como vítima sim, sempre me falaram isso. Mas o que tenho mais vontade mesmo, é de conseguir meu lugar ao sol, assim como cada um consegue ter o seu. Cada pessoa tem seu lado bom, uns são lembrados por serem inteligentes, outros por serem generosos, outros por serem batalhadores, sensíveis, ousados, etc. Não tenho tanta vontade mais de ser uma vítima, mas sim de conseguir tocar o coração das pessoas com algo de bom, e não ser lembrada apenas por ser uma pessoa difícil e toda errada.
ResponderExcluir