FELIZ ANO VELHO! O TDAH E A ARQUEOLOGIA DA ALMA EM 2026


O ano mal começou e já começou velho. Algumas decisões já não foram cumpridas, outras foram devidamente procrastinadas. Vem à mente o velho poema do imortal Carlos Drumond de Andrade sobre o Ano Novo:


"Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre."

É isso, só é novo se nos renovarmos, se fizermos diferente. Serei um homem novo?  Não completamente, claro, mas parcialmente novo? Hoje, 10 de janeiro de 2026, ainda não. As prioridades ainda estão confusas, a vida meio à deriva... 

Ressaca das festas? Já não serve mais de desculpa. A vida segue mesmo com as festas, principalmente a vida interior. A arqueologia interior, a escavação da própria alma não pode parar, não deve parar. A vida vivida no automático - pelo menos no nosso caso, TDAHs - acaba em desastre. Como mencionei na metáfora do Navio Fantasma, nossa vida tem de ser vigiada, acompanhada minuto a minuto para não sermos surpreendidos por uma manifestação nefasta do TDAH. 

O Ano Novo não aceita o TDAH velho. Esse TDAH antigo está estacionado em 2023 ou em 2022. Não, um Ano Novo exige, no mínimo, um renascimento, um ressurgimento. 
Não é roupa branca ou pular sete ondas, não, é pular sete erros que se repetem, é vestir a alma de mil cores novas, novas tonalidades, novas nuances, novas coragens...

O Ano de 2026 terá 355 dias. Trezentos e cinquenta e cinco dias novos. Novas prioridades, novas decisões, novas descobertas, novas convivências, novas experiências... Novas reticências!
Como são abrangentes as reticências, nelas cabem o futuro, nelas cabem as mudanças. Ou a mudança. Uma única será o bastante: a mudança de atitude. A atitude de assumir definitivamente o controle do TDAH, e consequentemente da minha alma, da minha vida, da minha vontade, do meu desejo, do meu destino.
Adeus Ano Velho, de 2026! Feliz Ano Novo de 2026!



Se você precisa, e quer, um ano novo melhor e diferente, procure ajuda profissional através do site da ABDA:ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO ABDA:ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO

Comentários

Postagens mais visitadas