segunda-feira, 18 de junho de 2012

UM TURBILHÃO CHAMADO TDAH







Da mais negra e úmida tristeza à claridade ofuscante da mais genuína alegria por uma palavra.
Momentos do mais puro cinza dominados pelo torpor da indiferença podem ser invadidos pelo vermelho da pura raiva, uma profunda vontade de tomar a radical decisão suprema.
Torrentes de pensamentos provocam uma sucessão indistinguível de sentimentos, um redemoinho interior que pode ser sentido fisicamente nos batimentos do coração ou na alteração da respiração.
O radar ligado capta sons e diálogos ao redor captando também todo o potencial explosivo que entrecortadas conversas alheias podem causar. E lá vamos nós na montanha russa emocional de novo.
Uma notícia esperada como alento pode ser capaz de chocar e decepcionar pelo excesso de alento.
Um diálogo que era pra ser amistoso, quase vira um confronto por muito pouco.
Um boa música é capaz de um transporte quase interplanetário.
Um filme, uma frase, um toque, pequenas vitórias ou fracassos corriqueiros no dia a dia são amplificados de maneira irracional numa caixa de ressonância emocional chamada TDAH.
Nada é pequeno, nada é superficial. Sentimentos simples transbordam num tsunami de emoções levando de roldão todas as estratégias de sobrevivência elaboradas ao longo desses anos de convivência com o transtorno.
Uma força descomunal  é necessária para retornar ao eixo. E são necessários vários desses esforços diariamente para que as derrapadas emocionais não se transformem numa queda definitiva no precipício dos sentimentos radicais e sombrios.
Agora são 22:40, ao terminar esse texto irei dormir e terei vencido mais um dia desse turbilhão chamado TDAH.

4 comentários:

  1. Olá! Descobri há pouco tempo o nome para aquilo que sempre me atormentou - TDAH (raio, difícil de decorar a sigla...) O seu blog tem me ajudado muito. Em Portugal acho que ninguém assume que tem problema...Gostaria de pôr o seu blogue nas minhas referências mas não quero fazê-lo sem autorização. Se não achar legal a ideia não levo a mal, juro!
    Obrigada,

    sempalavras15@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cápsula Efervescente!
      Em primeiro lugar adorei seu apelido, achei sensacional. Em segundo, obrigado por suas palavras.
      Quanto a usar meu blog, esteja à vontade, esse é o objetivo, disseminar a existência do TDAH e abrir os olhos para os tratamentos existentes.
      Desde que você cite a fonte, pode usá-lo.
      Se eu puder ajudá-la em alguma coisa não se acanhe, mande-me um email ou um novo comentário no blog.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    2. Obrigada pela sua atenção, Alexandre!
      Infelizmente por estes dias ando inconstante de mais - ora abro, ora fecho o blog - típico, não?
      Gostaria de lhe mandar email, mas não encontro seu endereço...mas não tem pressa, por agora está mesmo difícil é respirar...brincadeira!
      Por estes lados há pouca coisa sobre TDAH, está tudo muito focado nas crianças, parece q sou a única portuguesa adulta "apanhada":)
      Gostaria muito de agradecer a você por ser uma Luz neste mundo tantas vezes tão escuro e por estar ajudando tantas pessoas a perceber que muitas coisas afinal têm uma explicação bem simples e, sobretudo, que não estamos sós!
      Sorriso

      Excluir
  2. Sou fisico de formação, com mestrado. Descobri aos 52 an0s meu TDAH...estou refezando minha vida...
    http://comtdah.blogspot.com

    ResponderExcluir