segunda-feira, 4 de junho de 2012
O TDAH E OS GRILHÕES DO PASSADO
O diabo desta vida é que entre cem caminhos temos que escolher apenas um, e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove. ( Fernando Sabino)
Pois é, assim é a vida dos 'normais'. Optam por algo e ficam com aquela lembrança, aquela quase saudade do caminho que não escolheram.
Nós não! Nós somos intensos, passionais, fervilhantes! As opções não escolhidas crescem ao longo do tempo, todas em belíssimos tons de rosa em um fortíssimo contraste com a aridez acinzentada do caminho que escolhemos e percorremos. Fantasmas róseos, assombrações belíssimas daquele caminho que percorreríamos se tivéssemos feito aquela escolha.
Uma espécie de campanha eleitoral pós eleição. Você votou no único corrupto, somente um era desonesto; e você escolheu exatamente o dito cujo. Os outros candidatos, do partido dos relegados, desfilam ao seu redor todas as suas virtudes e vantagens e você as contrapõe raivosamente aos defeitos que você não viu no pilantra que elegeu.
No final do ano passado, decidi mudar-me de minha cidade. Tomei todas as medidas necessárias para partir, menos partir. Fiquei, por uma série de razões, algumas racionais, outras emocionais, afetivas, e, também por causa dele; o medo. Sempre ele.
Não fui, mas não fiquei. Navego hoje num canal entre lá e cá. Trabalho como um mouro, dedico-me de corpo e alma ao meu trabalho, mas não posso ver uma brisa, uma água tremulante, uma areia mais branquinha que uma fisgada forte me atinge a alma. Não fui, mas gostaria de ter ido. Abdiquei da minha vontade (mais uma vez) em prol de outras coisas que me pareceram as mais corretas e sensatas.
Mas não esqueço o que não tive.
Minha coach- Luciana Fiel - fala sempre: Dá pra você fazer agora? Se não dá, esquece e toca a vida.
É o que eu faço. O fantasma é que não me abandona. Está sempre ali, furtivo, se esgueirando e esperando a chance pra atacar. E claro, quanto mais difícil estiver a vida mais ele se deixa ver, mais bonito e rosado ele se apresenta. Há dias em que eu peço a Deus para me ajudar a ter foco, a esquecer todas as tentações que eu mesmo crio, a interromper todos os caminhos paralelos que minha imaginação e meus sabotadores abrem ao meu redor.
Foco! Foco, essa é a palavra. Um dia voltarei a ter condição de retomar o projeto de sair daqui e viver num lugar que sonho há dez ou doze anos.
Agora, no presente momento, essas condições não existem e Ilhéus é apenas uma paisagem bela e como todas as paisagens, esconde seus problemas e as dificuldades que certamente surgirão quando eu lá estiver.
A vida é aqui e agora!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi, Alexandre!
ResponderExcluirLi sua resposta no post anterior, mas meu nome não é Alexandre mesmo. Kkkkk
Agora estou com três comprimidos de ritalina ao dia, minha concentração melhorou muito, não dá nem para comparar.
Agora o mais difícil é mudar os hábitos. Vou voltar a estudar, mas tenho que me comprometer a não parar outra vez e fazer um esforço.
Essa questão da escolha é triste mesmo. Até hoje eu tenho vontade de mudar-me de cidade. Eu sei que não posso, que tenho que tocar a vida assim, mas não há um dia que eu não me pegue pensando na organização da mudança, em abandonar tudo por aqui, em viver de outra forma. O diabo é que eu não tenho mais 20 anos, porque antes eu faria isso, como já fiz. Não gostei de um curso, começo outro. Mudar de cidade, era só organizar uma mochila... Agora não dá, tenho filha, marido, emprego... Quando minha filha entrar na faculdade, eu mudo de cidade.
Foco é o mais difícil.
O pior é quando as pessoas me dizem que queriam ter a coragem que eu tenho de mudar os planos... E eles não sabem como eu queria conseguir seguir o planejado, ser mais persistente.
Bjos e vamos tocar a vida para frente!
Oi, Kika!
ExcluirNA verdade é muito difícil separar ou discernir o que é o TDAH e o que é nossa responsabilidade real com a vida, com a família, essas coisas.
Não podemos é nos paralisar por causa de sonhos ou desejos difíceis de se realizarem.
Eu também amo mudanças, adoro o novo, mas não consegui me mudar no fim do ano passado. Mas não vou prender-me a isso.
Bola pra frente!
Bjs
Tenta meditação. É absurdo achar que o ser humano venha a depender o resto da vida de medicamentos. Isso é controlável, com a meditação. Há personalidades no passado que sofriam disso, e se deram bem por que encontraram a resposta de alguma forma. Paul Macartney nos Beatles, falava de meditação, escute a música de Tom jobim meditação. Boa sorte. Há um jeito mas saudavel, autocontrolavel.
Excluirótimos livros sobre meditação:
Excluir-A Arte da meditação de Daniel Goleman livro e Cd.
-Medicina e meditação (Um medico ensina a meditar) Roberto Cardoso, livro que fala sobre os beneficios veja os videos dele no youtube: Roberto Cardoso meditação. Acho que somente a meditação da respiração é suficiente. Há videos de Wagner Moura do tropa de elite falando sobre meditação no youtube e da modelo Raquel Zimmermann conta sua experiência com a Meditação:
http://www.youtube.com/watch?v=_6OCtu8ydY8
E espalhem para aqueles que ainda não encontraram o caminho e que sofrem com esse "descontrole mental" essa avalanche de pensamentos.
Não duvido de que a meditação traga benefícios e seja um bom auxiliar no tratamento do TDAH. Já substituir o medicamento pela meditação é uma sugestão perigosa ou você não acredita que o TDAH seja uma patologia.
ExcluirAcredito que devamos buscar alternativas auxiliares ao medicamento, substitui-lo somente após estudos científicos que comprovem a eficácia da substituição.
Depoimentos de duas celebridades podem ser interessantes mas não são depoimentos científicos.
Obrigado por seu comentário.
Um abraço
Alexandre
Nossa amigo, acho que erro esta ai. Da psicologia tratar do tdah como uma patologia. Assista esse video no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=XfCEwknCN7Y&feature=g-like (caso não entenda inglês há opções de legenda para o português).
ExcluirBem para todo tdah o principal é os pensamentos constantes que todo mundo tem porém o tdah possui isso 100vezes mais, o córtex pre frontal não filtra ou impede esses pensamentos. A meditação é o exercício para a mente como quem vai a academia exercitar o corpo. Será que o cérebro também não necessite de exercício? Não falo de raciocínio logico ou xadrez que são essenciais para o desenvolvimento entre outros. Tipo o homem em tudo que aprende e assimila durante a vida vai para a mente(para o cérebro), mas é como se empilhássemos esses conhecimentos um por cima do outro, a meditação faz você organizar tudo isso como se estivesse colocando em prateleiras de uma estante, tudo o que você sabe estará lá porém organizado. Você não vai ter mais aquela pilha de coisas(pensamentos)caindo sobre você (vindo a sua mente) no momento em que você estiver conversando, estudando e etc ou seja no momento em que você quiser se concentrar, você vai ter o controle sobre esses pensamentos, ex: agora quero estudar, pensamento vem para te distrair e você o para e volta a estudar normalmente.(Procura no youtube monge René Feusi:http://www.youtube.com/watch?v=w8uiIcw8U44&feature=relmfu , ele explica muito bem sobre isso, os budistas chamam isso de monkey mind ou mente de macaco, pensamentos que pulam constantemente em sua mente(Acho que Budha tinha isso) Uma metáfora sobre o tdah que engraçado, te dar dicas e informações, pois quem escreveu a história possui tdah é o filme X-men primeira classe. Stan Lee criou histórias sobre superheróis metáforas de tdah, pois ele tem tdah , tem até video com ele falando a respeito no youtube, é só procurar. Tom Jobim escreveu meditação, observa a letra, e também a angústia que foi para ele, só a parte em que ele diz que: O amor, o sorriso e a flor, Se transformam depressa demais, -já quer dizer tudo a concentração que buscava em escrever, e a mudança constante dos pensamentos em sua cabeça e no fim encontrou uma solução de tanto sofrer que foi a meditação. Essas pessoas encontraram um meio, um caminho para seu autocontrole, Albert Eisntein, Jim Carey(veja videos no youtube dele falando a respeito disso), entre outros. Tom Jobim e Albert Einstein esses e outros não precisaram de medicação. "Meditação" temos que entender o por que isso é tão básico e primordial nessas culturas no oriente, sofrem da mesma coisa que nós no ocidente porém encontraram a solução a milhares de anos atrás.
ExcluirUma vez escutei: "a gente só conhece o caminho que estamos trilhando , o outro que deveriamos ter escolhido não exite.Então é viver o q a gente escolhe intensamente, escutei tb que o "SE "não existe,realemente "se" meu pai fosse mulher eu teria duas mães..rsrsr.
ResponderExcluirAbraço
Wal
Ei Wal! Que legal reencontrarmo-nos aqui.
ExcluirGosto quando vejo seus comentários.
Sim, você está certa, o diabo é conseguir esquecer o outro, principalmente quando vc enfrenta difiuldades no caminho escolhido.
Mas vamos lá,aprendendo a cada dia.
Beijos
Alexandre