domingo, 16 de setembro de 2012

A ORGANIZAÇÃO NO TDAH





Uma das principais características do portador de TDAH é a desorganização. Não só a desorganização do espaço em que vive e trabalha como na própria vida.
Nesses dias uma amiga virtual me perguntou como faço para me organizar; pra falar a verdade em termos de espaço melhorei demais ao longo da vida, ainda estou muito longe do ideal, mas preocupo-me diariamente em melhorar. E acho que essa é a chave: querer melhorar.
Tenho de confessar a verdade, não consegui essa evolução sozinho. Casei-me com duas mulheres extremamente organizadas. Com elas aprendi a organizar-me e ainda mais, aprendi como é melhor viver em um ambiente organizado. É muito, mas muito melhor. Numa fração de segundos você encontra as coisas ou sabe onde encontrá-las sem surpresas. Cansar-se das surpresas é outra coisa muito importante. É um saco você perder um tempão procurando as chaves, os documentos, ou pior, chegar em determinado local e descobrir que esqueceu as chaves.
Por falar em chave, essa foi uma coisa que aprendi na vida: tenha-as todas num único chaveiro. Adotei essa tática depois de anos de esquecimentos e raivas desnecessárias. Num único chaveiro tenho as chaves do carro, de casa e do trabalho. Não as esqueço em nenhuma hipótese. Pode ser um pouco grande, um pouco barulhento, mas não esqueço uma chave nunca, estão todas ali.
E como não esquecer o molho de chaves ao sair? Aprendi uma estratégia interessante com um funcionário de minha loja: contar o que tem nos bolsos antes de sair. Vou explicar: imagine que você leva ao sair alguns itens obrigatórios; chaves, dinheiro, carteira, celular. Então temos aí quatro itens; um em cada bolso. O que meu funcionário fazia era, ao chegar à porta de saída, conferir o número de itens nos bolsos 1,2,3,4; contava  tocando cada bolso. Se faltasse um voltava e buscava. Aprendi e aplico.
Como organizar sua agenda diária. Se você tem um celular com Android, minha dica é: baixe o Astrid. Um programinha de tarefas sensacional, que conheci no blog da Avoada. Um polvo vermelho passa os dias te lembrando, zanga com você ou te parabeniza se você cumpre, ótimo. Se seu celular não for Android use o calendário normal, não é tão simpático mas é útil. Mesmo que você adie as tarefas o celular fica ali te lembrando.
Acima das estratégias pontuais o principal é a nossa mudança de postura. Se você conseguir passar uns dois ou três dias organizadamente verá o quanto é bom.
Internalize a necessidade de se organizar, cobre-se o cumprimento, seja duro com você mesmo. Uma das políticas que adoto é não adiar o momento de guardar algo, principalmente no trabalho. Usei, guardo; imediatamente. Se esqueço, quando percebo zango comigo mesmo. Claro que uso palavras carinhosas comigo mesmo: Você não guardou isso, seu idiota! Ou então: sua mula estúpida, olha a bagunça que você deixou. Tudo com muito carinho.
Como não esquecer a ritalina? Deixe-a no seu caminho obrigatório. Na cozinha, em cima da mesa, em local que você OBRIGATORIAMENTE veja ou acesse várias vezes por dia.
No mais, queira organizar-se.
Por favor, se alguém tiver estratégias de organização, comentem, compartilhem.
Quanto à organização da vida, bem, um dia poderei colocar um post sobre isso.

10 comentários:

  1. Ola Alexandre, comecei a acompanhar seu blog há pouco tempo, tbem sou TDAH mas confesso que minha procrastinação levou tempos para me dar conta de compartilhar e ler sobre o assunto. Como você tbém estou começando um Blog por indicações médicas inicialmente, mas tornou um exercício fantástico de compromisso comigo mesmo de postar e ler sobre para ter argumentos. Essa é uma forma particular de me organizar pelo menos na manutenção de informações sobre nosso diagnóstico. Parabéns pela postagem e confesso que a organização é hoje o que mais me aflige.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, João Luiz!
      Obrigado pelo comentário.
      Que bom que vc também tem o seu blog, é muito bom, n?
      Depois deixe aqui o link do seu blog para que todos possamos ler.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  2. Pra mim, a descoberta do BlackBerry foi A salvação. Dou aulas particulares e muuitas vezes recebia mensagens do tipo: "professora, tá tudo bem com você? Pensei que tínhamos aula hoje...". E eu feliz e contente viajando em algo pessoal... Aí me vem um sentimento de raiva de mim mesma, como uma tijolada na cabeça. A agenda desse cel é muito funcional e agora me avisa quando e onde devo estar. rs
    Vale à pena tentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Beatriz!
      Dá muita raiva mesmo. O pior foi que mudei de celular e perdi minha sessão de coaching. To morrendo de raiva.
      Um abraço
      Obrigado pela participação
      Alexandre

      Excluir
  3. Gostaríamos de convidá-lo (a) para o primeiro Ciclo de Palestras que será dirigido pela médica psiquiatra e escritora Dra Ana Beatriz Barbosa Silva e vai discutir temas atuais sobre o comportamento humano, entre eles o tdah, desatenção e a hiperatividade.



    A médica psiquiatra é referência nacional no tratamento de transtornos mentais e será protagonista de um grande evento voltado para o comportamento humano, no próximo dia 28/09, no Club Homs, na Avenida Paulista, 735, em São Paulo.


    Mais informações: (11) 3791-9599 de segunda a sexta das 09:30 as 12: 30 e das 13:30 as 18:30 ou www.cpalestras.com.br





    Atenciosamente,

    Equipe Cpalestras


    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!
    Gostei da dica de contar os bolsos, meu namorado usa e funciona pra ele!
    Curti muito o quanto você se deu bem com o Astrid! Agora descobri que podemos editar as listas também no site: www.astrid.com
    Pra quem trabalha com computador ligado, pode ser uma maneira de ir controlando as tarefas diárias também!
    Coincidentemente acabei de criar um post sobre organização. Vai publicar essa semana, mas agora não lembro pra que dia exatamente eu programei o post! Hahauahuaha!
    Mas é essa semana, passa lá, que tem! Hahaha!

    Beijooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Você é ótima!
      Mas tá muito sumida, hein!
      O Astrid é ótimo, né!
      Troquei meu celular essa semana e não tem Android, já levei ferro. Perdi minha sessão de coaching.
      Que ódio!
      Que saudade do Astrid!
      Socorrooooo!
      Um beijo!
      Alexandre

      Excluir
  5. Eu marco as consultas (dentista, pediatra, neuro) do meu filho e faço bilhetes, prego com durex na porta da sapateira dentro do quarto. Também quando temos um evento, tipo: festa da família, quadrilha, aniversários, faço os bilhetes.
    Todos os dias a noite chego do trabalho e olho o que temos, assim, tento me organizar e não marcar várias coisas no mesmo dia. E quando acontece de termos mais de um evento nomesmo dia, fazemos juntos a escolha de qual nós vamos querer ir.
    Agora, confesso: Sair de casa é outra tortura. afff
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gastamos a metade da nossa vida tentando nos controlar e controlar esse maldito TDAH.
      Pode ter certeza, você não está sozinha, nem seu filho. Ainda bem que vcs estão numa época com informação e tratamento.A vida do seu filho , com certeza, será muito melhor.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir