quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

TDAH - QUEM SABE O QUE A MARÉ VAI ME TRAZER...






Peguei agora no Universal Channel o final do filme 'O Náufrago'. Bem no finzinho o ator principal conversa com seu amigo lamentando-se por ter perdido a mulher que amava pela segunda vez.
Pra quem não assistiu ao filme, o camarada passa 4 anos sumido numa ilha após desastre aéreo, acreditando ter ficado viúva, sua esposa se casa de novo e tem uma filha. Ou seja, ele a perdeu quando seu avião caiu e suas chances de sobrevivência eram remotas e novamente agora quando descobriu que ela estava casada e com filhos.E o mais irônico, um dos seus estímulos para manter-se vivo era uma foto da esposa que ficou em seu relógio, ou coisa parecida.
Na conversa ele relata que, logo que chegou na tal ilha, decidiu suicidar-se; mas não deu certo e ele resolveu manter-ser respirando. Até que um dia a maré trouxe-lhe uma vela, e ele fez um barco e saiu da ilha. Não me lembro direito, mas acho que é isso.
Ele disse ao amigo que estava sofrendo muito a perda da esposa amada pela segunda vez, mas que decidira manter-se respirando, quem sabe o que a maré poderia trazer-lhe no dia seguinte.
Menos TDAH impossível. Algum de nós consegue pensar dessa forma? Ou pensaria na dor que sentiria ao amanhecer e não ver o sorriso da pessoa amada? Como saberia viver sem o brilho dos olhos daquela pessoa? Ou seu sorriso luminoso? Isso é ser TDAH. Antecipamos o sofrimento que pode jamais vir a se concretizar, sentimos a dor que pode jamais acontecer, colocamos na boca das pessoas frases que elas jamais pronunciariam.
Fiquei pensando nisso. E se eu conseguisse pensar assim? Manter-me-ei  respirando, quem sabe o que virá amanhã.
Preciso aprender isso rápido!
Lembrei-me de uma piadinha ridícula, mas super TDAH.
Alta madrugada, a gasolina do carro acaba numa estrada de terra erma e solitária. Ao descer do carro o motorista vê uma luzinha no alto de um morro, bem lá no alto. Ele decide ir pedir ajuda. No caminho, vai pensando: E se eu chegar lá no meio da madrugada e o cara achar que eu sou um bandido? Imagina eu, bandido! Trabalhador, lutador, esqueci de abastecer, só isso. Se bobear nem me atende. Ou então vai abrir a porta de arma na mão. Desgraçado, sovina, egoísta. Eu sozinho no meio do nada e ser tratado assim!
Na medida em que sobe o morro seu ânimo vai se exaltando e ele vai pensando na reação do dono da casa.
É muita desumanidade, o cara pré julgar assim, um cara batalhador como eu ser confundido com um bandido.
Diante da porta, já profundamente irritado o motorista bate. Ninguém atende e ele insiste, sua irritação aumenta. De repente a porta se abre.
- Pois não, diz um senhor com cara de sono. O motorista exaltado grita: Enfia sua gasolina no -- seu filho da p...
Esse é o TDAH. Muitas vezes mordemos a mão que nos alimenta - ou poderia nos alimentar - traímos, agredimos, insultamos.
E no final, as maiores vítimas somos nós mesmos.

19 comentários:

  1. Meu Deussss!!! Nada mais EU do que isso... colocar frases na boca das pessoas, e o pior, sofrer MUITO por causa disso.. odiar, sentir raiva, fechar a cara pra pessoa que, pobre coitada, nem imagina o porque!!! Criamos situações que nos machucam unicamente com o intuito de se sentir machucados, talvez pra podermos 'engrossar nosso couro', uma vez que, sabemos que somos pessoas boas e não conseguimos sentir raiva de ninguém, criamos situações pra conseguir sentir raiva e, desta forma, não sermos tão intensos no nosso amor e nos nossos sentimentos. Sei lá, esta pode ser uma explicação plausível. Mas eu tenho que concordar, nada mais TDAH do que este tipo de situação... Tenho que aprender urgente a viver um dia de cada vez, respirar, sobreviver e esperar o que a maré tem para nos trazer. Não quero machucar ninguém com esse meu mecanismo de defesa tão baixo.

    Abraço, caro amigo!!

    Frank Slade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior Frank é que no cômputo geral nós somos nossas maiores vítimas; afastamos as pessoas, criamos obstáculos inexistentes mas que nos impedem de agir.
      Esse é o segredo: viver um dia de cada vez.
      Abração amigo.
      Obrigado por participar
      Alexandre

      Excluir
  2. Estava aqui pensando em tratamento sobre TDAH, já que a precária saúde publica não ajuda, vamos lá.....
    Uma acompanhamento de psicologo e um coaching não sai a menos de 100 reais semanais, podemos substituir isso através do seguinte processo, o psicologo? A gente vai se confessar para um padre, ele não cobra. O coaching ? Este é mais dificil, mas podemos encontrar um pastor pentecostal que tentará colocar os objetivos na sua vida.
    Neste meio temos o medicamento, essa será mais dificil, o medicamento mais barato a Ritalina de 10 Mg fica a 60 reais uma caixa de 60 comprimidos, quer dizer dá para 28 dias, neste caso verificar na farmacia de alto custo, pais sairá mais barato, mas tenha em casa duas caixas de reserva pois poderá haver meses que o remédio não estará disponivel, bem.... esse transtorno é caro para ser tratado, mas fica a dica, é dificil ter o diagnostico e não ter dinheiro para tratar, neste caso temos que encontrar alternativas. Para a dica acima voce poderá economivar R$ 400 mensais ou R$4800 anuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode soar em tom ironico, mas é uma realidade nacional, não haver o tratamento deste transtorno e também o alto custo dos remédios por causa do ICMS.

      Excluir
    2. Tenho tdah também, e de vez enquanto vou ao psicologo, rsrs gente o que é isso!!! rsrs, me falem pra que serve um psicologo, pois eu ainda não sei, juro! você fica mais ou menos uma hora, a pessoa fica olhando o relogio contando os minutos para acabar, por duas vezes eu peguei o profissional olhar o relógio, o que somos para eles além de dinheiro? sei que nosso transtorno não tem cura, mas precisamos de ajuda, procurar quem? as vezes a desilusão é grande, para onde correr? pra quem pedir ajuda a não ser a nós mesmos, acho que é esse é o ponto, não adianta tanto investimento se não há profissional.

      Excluir
    3. Nosso tratamento não é diferente de nenhum outro no Brasil. Até a semana passada um doente de câncer levava até seis meses para iniciar o tratamento pelo SUS. Isso pro câncer é praticamente uma condenação à morte; precisou de umas lei que baixasse isso pra dois meses, o que ainda é muito. Existe hoje um projeto de lei no congresso sobre o TDAH e os direitos aos seus portadores; se você quiser ajudar, entre no site da ABDA, lá eles te informam como ajudar a aprovar esse projeto.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    4. Oi Elizelma, bom dia!
      Olha, em todo os setores existem bons e maus profissionais. Minha médica fala que a terapia cognitivo comportamental (acho que é isso mesmo) é mais eficiente pro TDAH pois é mais objetiva. Mais rápida. Vou me informar melhor e te falo depois.
      Obrigado
      Um abração
      Alexandre

      Excluir
    5. Bom dia Alexandre..
      Vou ficar esperando heimm rs
      obrigada
      Abraços

      Excluir
    6. Senta aqui do meu lado Elizelma, assim esperamos juntos. rsrs
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  3. Hum... acho que é por isso que aquela velha gorda e pegajosa que atende pelo nome de Culpa, está sempre montada no meu cangote!
    rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa velha gorda e nojenta me acompanha desde o berço, Ana...
      Vivo com ela por tudo o que faço ou deixo de fazer.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  4. Eu estou mais pro tdah que no meio do caminho vê algum bichinho, se distrai e volta para o carro e só neste momento lembra que tinha ido buscar gasolina kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Qual dos dois é pior pra si mesmo?
      Sua vantagem é que o dono da casinha lá em cima ainda poderia te ajudar na hora em que você se lembrasse de chegar até ele.
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
  5. Cara como eu me sinto inútil como pessoa !
    Sabem por que inútil ? pelo fato de eu saber que ajo assim às vezes e que isso é muito ruim, pois afeta não só as pessoas que amamos e admiramos, mas também outras "vítimas" que são atingidas por essas ações deliberadas. Daí pra tentar proteger os outros eu, na maioria das vezes, me isolo de contato social. Antissocial é o meu nome, Ansiedade à minha roupa, TDAH os meus pensamentos e a Depressão a minha gruta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro ler esse blog, tenho TDAH e sofro mt com tudo isso. Claro que devido a minha criação, priorizo tratar as pessoas com educação, pessoas estranhas pelo menos, não que eu não pense tudo dessa maneira , exatamente desta maneira ou pior até,o estrago maior está nos meus relacionamentos, onde geralmente meto os pés pelas mãos.

      Excluir
    2. Amigo, também sou anti social, por outros motivos, mas sou. O que não podemos é entregar os pontos. Uma de nossas maiores armas é termos consciência de nossa doença e poder encará-la como tal.Muitas vezes me obrigo a me relacionar, a fazer certas coisas que não queria como forma de tratamento, como remédio pra TDAH.
      Vamos lá, meu irmão, encare-se, enfrente seu TDAH, conviver é um remédio múltiplo para nós, pois evitamos, mas gostamos de conviver. E o recolhimento aprofunda a depressão.
      MEu amigo Frank Slade que comentou lá em cima sempre diz: O TDAH que nos derruba é o mesmo que nos dá força pra levantar.
      Força amigo!
      Um abraço
      Alexandre

      Excluir
    3. Olá, Nice!
      Eu também sou uma pessoa educada e tratável e muito simpática. Meus clientes me adoram, voltam pra que eu os atenda pessoalmente. O meu problema é igualzinho ao seu, nos relacionamentos. O que o cara fez com a gasolina eu faço nos relacionamentos, aí é o completo desastre.
      Abraços
      Alexandre

      Excluir
  6. Meu Deus! Como é estranho e ao mesmo tempo engraçado, confortante ou sei lá o que, ver tanta gente com o mesmo problema que a gente, né?
    Eu fico deslumbrada nisso aqui, lendo relatos que parecem ter sido escritos por mim, parece macumba né? kkkkkkkkkkk
    Gente, eu seria capaz de dar uma surra no dono da casa por demorar tanto pra acordar e me socorrer com a porcaria da gasolina!
    Não, e esse negócio de odiar pobres indefesos, como diz o Frank aí pra cima, nossa tem gente que me mata de raiva só por estudar na mesma sala que eu, porque não foi estudar em outra faculdade, né? kkkkkkkkkk
    Hoje eu comentei com meu noivo que não está sendo fácil descobrir a causa de tanto problema ao mesmo tempo e ter que lutar contra um monte de coisas de uma vez só, as vezes parece que vamos nadar nadar e morrer na praia. Que saco isso viu?
    Mas tem a parte boa né? As vezes fico rindo da minha vida, minha vida é realmente muito engraçada e o melhor é que no fundo no fundo eu sou uma pessoa feliz! Agora que estou lutando contra uma coisa que eu sei o que é e sei que posso melhorar. Estou dando um basta nas coisas ruins (as mais pesadas), pra daqui um pouco aproveitar a parte boa, que eu sei que também existe...
    Enquanto eu digitava isso tudo, ao mesmo tempo eu pensava: Nossa! tá ficando grande, "meus companheiros", não conseguirão ler até o fim! Tudo bem, quando eu terminar de digitar, eu apago. Não foi a toa que o Alexandre me perguntou se eu tinha sessenta dedos pra digitar um monte de coisa ao mesmo tempo né? rsrsrsr Mas já sei, não vou apagar, vou escrever lá em cima: Gente, não pecisa ler, ESTOU EM PLENO SURTO!!! rsrsrsrsrsrrs

    Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GENTE!!!! EU VOS APRESENTO A MARTINHA 60 DEDOS!
      Conversar com ela no Facebook é terrível, enquanto vc responde à primeira pergunta ela já te fez mais seis. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Turbinada a menina.
      Parabéns Marta! Vejo que as coisas vão se re encaixando na sua vida, você merece.
      Nosso segredo é a eterna vigilância.
      Conhecendo-nos e policiando-nos para evitarmos cair nos mesmos erros.
      Um abraço pra vc e um gigante pro seu noivo.
      Alexandre

      Excluir