sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
O TDAH E O PLANEJAMENTO
O que é planejamento?
Não faço a menor ideia.
Nem nunca consegui entender pra que serve um planejamento se a vida é tão cheia de surpresas e desvios.
Como prever as reações de todas as pessoas envolvidas em nossas vidas?
Qualquer planejamento de vida deve incluir o marido/esposa/mãe/pai/irmãos e irmãs/ filhos e filhas, patrão/empregado/sócio/consumidor/governo/concorrentes; enfim variáveis demais que devem se comportar de acordo com nosso planejamento pra que ele dê certo. Ontem falei das multas, eu tinha um planejamento pra esse dinheiro e as multas sugaram o dinheiro e o planejamento. Tudo bem, não era assim um PLANEJAMENTO, mas tinha uma ideia prática do que fazer com o dinheiro, que me levaria a um alívio financeiro significativo. As multas adiaram tudo. Inclusive transformaram o alívio em sufoco.
Como se pode planejar o futuro num país louco como o Brasil? Onde tudo muda a todo o instante?
E planejamento de longo prazo? O que estarei fazendo daqui há cinco anos?
Sei lá, não tenho a menor ideia.
Cinco meses? Também não.
Nas menores e mais simples das coisas: eu queria ir com a namorada ao show do Elton John em BH dia 09 de março. A grana acabou (as multas de novo). Se minhas ideias funcionassem eu teria uma bela folga em março. Mas ou pago as multas ou fico sem carro, não tenho escolha.
Conta o folclore do futebol que antes de um jogo de copa do mundo o técnico do Brasil chamou o craque Garrincha e explicou pra ele como deveria jogar. Ao final da explicação Garrincha perguntou: tudo bem, mas o senhor combinou isso tudo com o time deles?
Minha filha mais velha formou-se em Turismo e fez estágios em alguns hotéis da cidade e região e adorou trabalhar em hotel. A título de intercâmbio morou seis meses nos EUA onde trabalhou em hotéis e restaurantes ( além de passear pra caramba). Ao retornar ao Brasil, ela descobriu que existe um curso de hotelaria na Suíça considerado o melhor do mundo.
Fomos atrás das informações e o custo era muito acima do que eu podia pagar. A própria Deborah me fez a proposta: pai me mande pra Aspen na alta temporada de inverno que faço mais da metade desse dinheiro.
Assim fizemos. Banquei a segunda viagem dela pros EUA e ela foi trabalhar em Aspen (uma estação de esqui famosíssima). Ao pisar em terras americanas explodiu a crise econômica de 2008.O movimento em Aspen caiu mais de 60% e minha filha, junto com todos os trabalhadores temporários, foi demitida.
A crise de 2008 impediu o mestrado em hotelaria da minha filha. Tudo bem, ela voltou ao Brasil seguiu outros caminhos, mas o planejamento do que ela sonhava foi pro espaço.
Não consigo absorver quando as pessoas dizem que é preciso planejar.
Juro que não entendo muito. Imagino que se eu aplicar todas as variáveis possíveis ao meu planejamento ele vai virar uma loteria e não mais um planejamento.
Se chover, faço isso; se der sol, aquilo; se ventar demais, aquilo outro; se tiver cerração, sigo esse caminho.
Será que é assim?
E se for um ciclone, um terremoto, sei lá uma chuva daquelas de Friburgo. Tá tudo ali?
Aberto a ensinamentos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sinto isso no dia a dia... Rs no meu trabalho planejo a agenda e..... Nunca dava certo...... Sempre apareciam intercorrencias que me impediam de cumprir meus planos. Daí a sensaçao de incapacidade vinha forte. Atualmente planejo a agenda de meio dia, a outra metade fica para cumprir as variaveis da vida... Fazer o que é preciso. Abç
ResponderExcluirOi Viviane!
ExcluirInteressante, meio dia para as surpresas.
Não havia pensado nisso. Por exemplo, a OI me deixou sem internet dezembro inteiro, e agora estou de novo. Aí só posso escrever e responder os comentários no trabalho.
Aí atraso meu trabalho.
Acho que vou planejar meio mês, em lugar de meio dia. rsrsrs
Abraços e obrigado
Alexandre
Minha forma de planejamento sempre foi vendo o lado pessimista de tudo que eu fosse fazer para poder ter aquela sensação de "controle" da situação, tentando prever a maioria das coisas ruins que pudessem vir a acontecer e já criando planos B para a maioria delas. Quase todo mundo me critica por ter esse tipo de visão sobre as coisas, mas no final eu percebi que todo esse "planejamento" negativo, era uma forma inconsciente de tentar vencer a procrastinação, caso contrário eu me sinto impelido de começar determinada ação.
ResponderExcluirOi André, por isso amo esse blog.
ExcluirExistem mil alternativas pra vencermos o TDAH, acabamos aprendendo com todas elas. Gostei de sua estratégia, vou pensar em como adotá-la.
Planejamento negativo, rsrsrs, muito bom!
Um abraço, amigo e obrigado
Alexandre
hahaha Muito bom! Escutar as pessoas falarem em planejamento, na verdade, tenho que admitir, me causa considerável irritação! Já me cansa só de seguir os passos mentalmente do que a pessoa está me descrevendo. rs
ResponderExcluirPosso estar falando besteira, não sei. Mas creio que muita gente tem objetivos e traçam metas pra chegar lá (planejam). Se algo dá errado, automaticamente encontram atalhos ou recursos pra chegar onde haviam intencionado (planejado), ou pelo menos o mais próximo possível. Nós não. Temos sonhos/objetivos. Surgem as surpresas (quase sempre desagradaveis rs), os problemas, daí olhamos pra um lado, olhamos pro outro, olhamos pra trás, e em alguma dessas direções encontramos outro sonho/objetivo e lá vamos nós de novo!
Talvez o ponto não seja bem o tal de "planejamento" (que tanto nos encafifa rs), mas o objetivo definido e a disposição de procurar meios (mutáveis) pra se chegar nele.
Hummmmm Ana, muito legal isso que você falou.
ExcluirAs pessoas sem TDAH, encontram alternativas para atingirem os objetivos traçados, nós, mudamos os objetivos.
Ao nos deparar com a falha de planejamento nos desviamos pra um novo objetivo. Muito legal essa ótica.
Gostei muito disso.
Abraços
Alexandre
è pessoal planejamento é uma área critica para um TDAH , mas sem ele pagamos um preço muito alto , falo planejamento me referindo a organização, sempre fui muito desorganizado , esquecido um procastinador profissional, mas vi que isso me trouxe muito prejuizo financeiro, emocial. A última foi um carro que comprei paguei o carro e deixei pra lá multas e ipva, sou de SP, quando a minha situação melhorou fui por em ordem a documentação , bom estava na dívida ativa um IPVA de 2009 que era 700,00, eles me cobram 700,00 (valor ipva) + 100% multa 700,00 + juros do valor base 350,00 + juros a multa 350,00= 2.100,00 , fiquei muito p....,mas paguei o preço de ser desorganizado e ter um governo filha ....,bom agora estou usando alguns recursos para facilitar minha vida, Google agenda , para lembrar dos compromissos, aniverários, contas ,uso no celular um aplicativo Dragon Dication , eu falo e ele escreve as orientações , muito útil , senão eu tenho uma idéia e deu 1 minuto já esqueci, comprei um chaveiro que vc assobia e vc encontra a maldita chave que perco toda semana. Rsrsrsrsr ..é papo de louco ..mas preciso facilitar a minha vida , dançar conforme a música , ficar reclamando,criticando , não vai mudar..acontece todos os dias um monte de coisa ..que ficamos de boca aperta e o mundo continua...então o meu jeito e melhorar o meu mundo , se eu melhorar o meu mundo , melhoro o mundo das pessoas ,amigos,colegas etc .Um Abraço a todos .
ResponderExcluirOi Celso!
ExcluirParece a minha vida.
Como cometi esses mesmos erros e como eles voltam pra me assombrar.
Às vezes lembro de atitudes assim e perco até o sono imaginado quando esse bumerangue vai voltar.
É terrível.
Também tenho usado meu celular e a agenda do hotmail.
Valeu, amigo, obrigado pela participação.
Alexandre
Q ódio!
ResponderExcluirOntem vim aqui e escrevi muito, tinha virado quase um post pq esse assunto muito me interessa uma vez q foi por causa dele q pensei q eu tinha TDAH.
Mas qdo fui publicar o site avisou q eu não estava logada e NADA, não fez nada! Não deu nem para recuperar o q eu tinha escrito... Muito ingrato esse seu blog rs ;)
Acho q vou escrever um post sobre isso lá no Vida&Disciplina, pq agora q vi os 2 lados acredito q esse é o problema da maioria das pessoas.O problema é q antes eu só olhava pra mim e não via o povo correndo tb, feito barata tonta em busca de soluções para si.
Eu sempre planejei muito bem diversas coisas, meu trabalho é planejamento e nisso sempre fui fera. O problema era planejar a vida, ela sempre saia do controle, não era lógica como meu trabalho é.
Acho q a maioria das pessoa disfarça, pq a maioria das pessoas não olha pra si, mas todos vivem isso de uma forma ou de outra.
Nós, os que vêm aqui e leem esse blog, já estamos em grande vantagem (não vou desistir de falar isso), tentando organizar nossas vidas - mesmo que doa.
Os outros, muitos dos outros, só vão perceber isso na hora da morte. Tô falando sério, tem estudos que compravam isso - só que daí não há mais nada a fazer!
Se a gente vai morrer, como todo mundo um dia... Q a gente morra tentando ser feliz! Por isso q eu gosto desse blog e desse pessoal que acabei conhecendo por atalhos da vida.
Ei, vou postar como anônimo pq não estou logada e não quero perder DE NOVO o q escrevi. rsrsrs
Mas é a Lua, Lua Flor!
PS: acho q vou mudar o nome do blog para DELÍRIOS DA LUA e escrever uns posts sobre umas viagens como essa q tive agora aqui... rsrsrs
[]´s
e eu continuo vindo! ;)
Oi Lua!!!!!!
ExcluirQue legal vê-la aqui de novo.
Pois é, minha amiga, a vida insiste em sair do meu controle.
Gostei muito do que disse a Ana Beatriz ali em cima. Ao nos depararmos com os obstáculos, não mudamos as estratégias, mudamos as metas ou os sonhos.
Adorei seu comentário e fico feliz que não tenha nos abandonado.
Vamos continuar lutando por nossas vidas e por nossa felicidade.
Obrigado de verdade!
Um beijão
Alexandre
Tenho desistido de planejar...
ResponderExcluirNunca consigo seguir um planning...nada!
Oi Isa!!!!
ExcluirDureza, minha amiga.
Existe gente que planeja mesmo, de verdade?
As vezes acho que tudo isso é ficção. É moda.
Enfim, sei lá.
Abraços
Alexandre
Fiz uma lista hj... Não segui a metade.. Aliás, nem um terço... Ficava muito frustrada antes, aliás ainda fico, porém menos. Preciso me conhecer mais... Obg por existir e por manter esse blog...
ResponderExcluirNossa, Adryanna!, Calma, menos. rsrs
ExcluirFiquei até emocionado.
Mas, em primeiro lugar temos de ser condescendentes com nossas falhas. Temos uma doença, não somos irresponsáveis.
Temos de nos tratar, sem tratamento passamos a ser irresponsáveis.
E devemos criar estratégias para cumprir as coisas. Não deixe de anotar, esmo que adie, elas estarão ali para lembra-lhe que precisam ser feitas.
Abração e obrigado
Alexandre
Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirDescobr que tenho tda esse ano, com 27 anos.
Foi difícil, mas ao mesmo tempo um alívio saber que posso me tratar e tomar as redeas de minha própria vida.
já passei inúmras situações muito difíceis, que não quero usar a doença
como desculpa, mas que hoje entendo mais o porque de tudo.
Estou me tratando e já li quase todos os posts e comentários desss blog que me anudam a refletir e a não sentir tão diferente, pois vocês escrevem algumas coisas que parecem ter sido vividas por mim, pois tem a mente brilhante e confusa como a
minha. Mas acima de tudo prevalece a vontade da Superação. Essa é minha vida, tentar superar a cada dia meus problemas , já superei muitas coisas muitp difíceis mesmo, como divórcio, depressão , obesidade. Hoje sou uma outra pessao , mais confiante, mas sei que ainda tenho que lutar diariamente contra esses problemas que parecem pequenos, como desorganização, esquecimentos, memória ruim, mas que no nosso dia a dia são furacão contra o qual temls que lutar semp
desculpa os
ResponderExcluirerros
de
digitação, acho que meis dedos não acompanham a velocidade da
minha
mente na hora de
digitar. Acabo comendo ou trocando algumas letras. Da próxima vez vou revisar
o texto antes de
publicar, agora já foi rs
obs; meus dedos, tentei concertar, mas
o editor
n tá aceitando.