terça-feira, 12 de abril de 2011
A PROCRASTINAÇÃO É UMA ESTUPIDEZ.
Alguns comportamentos são especialmente difíceis de se combater. A procrastinação é um deles. Elegemos algumas situações ou pessoas e criamos um fantasma em torno delas. A partir daí, evitamos enfrentá-las ou mesmo lembrar de sua existência. Hoje, mesmo após um período extremamente favorável do meu tratamento, ainda tenho três ou quatro questões que procrastino evitando até mesmo, lembrar-me delas. O pior, é que na maioria delas sou credor, a situação me é favorável. Mas criei uma barreira mental contra elas, achando que mesmo sendo credor, posso me prejudicar, ou adiar indefinidamente a solução dessas questões. Ao adiá-las, acabo me prejudicando, invertendo situações que me eram extremamente favoráveis, simplesmente por não querer estar com determinadas pessoas (que nada me fizeram de mal) ou por que criei em minha cabeça que apesar de me ser favorável, temo me decepcionar com o resultado final.
Aí está uma característica forte do TDAH, da minha personalidade e que está particularmente difícil de resolver.
Em minha última sessão de coaching, estabelecemos a solução destas questões como metas. Terei de solucionar essas questões em caráter definitivo, com prazo certo e rápido.
Como podemos criar essa sensação de antipatia de determinadas questões. Me sinto desconfortável só de pensar nessas coisas. Mas esse é o problema da procrastinação, adiamos mas não esquecemos em definitivo. O problema ronda nossa vida e sempre reaparece para nos assombrar. Tornamos a empurrá-lo para debaixo do tapete, mas fica aquele montinho que volta e meia nos faz tropeçar. O sentimento vai piorando à medida que não solucionado, o problema cresce um pouco a cada dia.
Essa semana é a combinada com minha coach para a solução. Ontem adiei novamente e hoje não sei se terei 'tempo' para solucioná-los. Estou envolvido em outro projeto e eles fazem parte de uma página da minha vida que quero virar, mas que só vou conseguir se enfrentá-los e solucioná-los. Mas enfrentá-los, é um pouco de volta ao passado, por isso adio enfrentá-los e adio a virada definitiva dessa página.
Estúpido, não?
Obs.: Só de escrever este post fiquei incomodado em relembrar essas situações e saber que tenho de resolvê-las ainda nesta semana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Com certeza! Vencer a procrastinação é um dos maiores desafios da gente.Pense no alívio que sentirá quando conseguir espantar esses fantasmas!!!!!!!!!bjos
ResponderExcluirestou longe infelizmente de vencer esse mal =(
ResponderExcluirme sinto vencedor até a proxima tarefa aparecer e eu procrastinar novamente, é muito chato isso.
Olha, amigo, todos procrastinamos. Com ou sem ritalina. O que precisamos tomar cuidado é que os portadores de TDAH exageramos nessa procrastinação.
ResponderExcluirTente identificar se seu comportamento está além do normal. Se isso te gera sofrimento, está na hora de tomar uma atitude.
Um grande abraço
E ai, como anda a vida? Sei que já faz tempo de mais desde que você postou esse texto, mas me senti 100% dentro da sua situação, porque passo exatamente pelas mesmas coisas. Sabemos que procrastinar não é algo legal, não queremos fazer isso, sabemos que temos que resolver as coisas, que é o melhor, que vai nos livrar dos problemas, mas simplesmente não conseguimos! Pior também é que ninguém consegue entender a gente, nem mesmo os amigos mais próximos, acham que não nos esforçamos, que é falta de vontade ou o que for. Espero que você tenha conseguido melhoras nessa área. Fui recentemente diagnosticada como portadora de TDAH e estou tentando arrumar minha vida ^^
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirApesar desse texto ter mais de uma ano, ainda cometo os mesmos pecados, menos intensamente, mas creio que jamais acabarão. O tratamento ajuda demais e a consciência de que essas atitudes são fruto do TDAH fazem toda a diferença.
Dificilmente as pessoas à nossa volta entnedem ou enxergam o que passamos, por isso criei esse blog, um espaço para que nós, portadores, possamos discutir e trocar experiências de vida.
Mantenha-nos informado sobre seu tratamento, sobre seus progressos, alegrias e dores. Sua presença enriquece nosso blog.
Boa sorte e conte comigo
Alexandre
OI,
ResponderExcluirfoi muito bom saber q não estou sozinha nesse barco, as pessoas ao redor simplesmente não entendem. Hoje resolvi vou procurar ajuda psicologica, para não ter que pedir exoneração no meu serviço, sou professora e nunca consigo fazer meu planejamento, é muito triste e angustiante.
Meus amigos , estou nesta luta a mais de um ano, estou tentando varias técnicas ,mas não encontrei pra mim que desse certo, mas não vou desistir ,pois sei que posso vencer esta procrastinação . A persistência e a esperança são nossas únicas aliadas,não Desistam!
ResponderExcluirPessoal
ResponderExcluirÉ uma M... , estar assim mas eu sinto que eu só faço as coisas chatas se elas começão a me afofar.
E que sinto tambem e um alivio por ter conseguido, reparei que isto gera um fino e pequeno impulso. Que em algumas vezes consegui usar ao meu favor mas não durou muito tempo.
Hoje estou tentando sair do segundo grande buraco que me meti por ser assim.
Não desita a vida vale ser vivida na sua plenitude. Como coisa chatas e legais.
Denovo, a procrastinação é o pior dos sintomas a superar. Eu luto (e quase sempre perco) com esse meu hábito; como é difícil.
ExcluirVocê se trata?
Fale mais de sua trajetória pra gente...
Abraços
Alexandre
Nossa pessoal, como é difícil isso. Quantas reprovações na faculdade já acumulei simplesmente por procrastinar. Bem que eu queria que fosse apenas uma preguiça, daquelas que tomando um banho ou um café fosse suficiente pra espantar, mas não. É doloroso ver que não foi por falta de inteligência, mas sim, por falta de foco, de se manter estudando e principalmente, DANDO CONTINUIDADE, pois de nada adianta começar e abandonar na metade do caminho as coisas e querer retomá-las lá na frente sem ter algum prejuízo. Enfim...um grande abraço a todos os TDAHs. Vocês são meus heróis, grandes guerreiros que se mantém dia a dia nessa luta árdua chamada vida.
ResponderExcluir